prova binho metodologia
8 pág.

prova binho metodologia


DisciplinaMetodologia Científica52.579 materiais1.047.134 seguidores
Pré-visualização1 página
Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
Parte superior do formulário
QUESTÃO 1
O projeto de pesquisa é composto por diversos itens, dentre eles, a metodologia da pesquisa ou, como também denominado, procedimentos metodológicos. Segundo Santos (2015) denominam-se procedimentos metodológicos as atividades práticas necessárias para o desenvolvimento do estudo e construção da resposta à problematização.
Em relação à elaboração da metodologia do projeto de pesquisa, pode-se afirmar que:
I - É nesse tópico que devem ser apresentados os métodos e técnicas que serão utilizados no desenvolvimento do estudo.
II - A elaboração da metodologia da pesquisa deve tomar como base os objetivos específicos.
III - Devem ser especificadas, na metodologia da pesquisa, apenas as atividades de coleta de dados em campo.
É correto apenas o que se afirma em:
a ) I e II
QUESTÃO 2
"Relatar é basicamente contar o que se observou. É tipicamente o primeiro texto produzido após uma pesquisa de campo ou de laboratório, em que o pesquisador envolve-se diretamente com as realidades. É claro que a confiabilidade e a validade dos relatórios de pesquisa dependem, em grande parte, do notório saber, da capacitação e do olho clínico do pesquisador". (SANTOS, 2015, p. 30)
SANTOS, Antônio Raimundo dos. Metodologia científica: a construção do conhecimento. 8.ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2015.
Sobre a elaboração e formatação de relatórios, é correto afirmar que:
I - O objetivo do relatório é relatar, descrever os dados, as informações ou os processos observados e analisados.
II - O relatório é considerado um texto científico mais simples, por ser caracterizado como uma atividade descritiva. Sua redação deve ser clara, objetiva e concisa, dispensando a elaboração da introdução e conclusão.
III - Geralmente o relatório se refere a um projeto ou a um período específico da pesquisa e tem por objetivo historiar o desenvolvimento da pesquisa, apresentando os caminhos percorridos, seus objetivos, descrevendo as atividades realizadas e os resultados obtidos (parciais ou finais).
IV - Recomenda-se que no decorrer da execução do trabalho sejam coletados e organizados diversos materiais que posteriormente ajudarão na elaboração do relatório.
É correto apenas o que se afirma em:
e ) I, III e IV
QUESTÃO 3
Segundo Severino (2007, p. 244), "o memorial é uma retomada articulada e intencionalizada dos dados do curriculum vitae do estudioso, no qual sua trajetória acadêmico-profissional fora montada e documentada, com base em informações objetivas".
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23.ed. São Paulo: Cortez, 2007.
Quanto à elaboração do memorial, é correto afirmar:
I - O memorial é um tipo de currículo específico para ingresso e promoção da carreira docente, livre-docência e em exames de seleção ou qualificação.
II - As informações a serem apresentadas no memorial são diferentes das apresentadas no currículo.
III - Pode ser caracterizado como autobiografia que, além de descrever, analisa e avalia a trajetória acadêmica e profissional do candidato, evidenciando seu amadurecimento profissional.
É correto apenas o que se afirma em:
b ) I e III
QUESTÃO 4
Segundo Matias-Pereira (2012) as referências caracterizam-se como um conjunto de elementos que permitem a identificação, no todo ou em parte, de documentos impressos ou registrados que foram utilizados na construção teórica do estudo científico.
Para a elaboração das referências é importante considerar as orientações da NBR 6023 que determina quais são os elementos obrigatórios e a ordem que estes devem ser apresentados.
Assinale a alternativa que apresenta todos os elementos obrigatórios na ordem correta de apresentação, segundo a norma técnica:
 a ) Autor, título, edição, local da publicação, editora e ano da publicação.
QUESTÃO 5
As considerações finais apresentam os resultados obtidos no decorrer do processo de pesquisa. Nesse capítulo são explicitados os resultados considerados relevantes, vinculados à hipótese de investigação, cujo conteúdo foi comprovado ou refutado. (MARCONI; LAKATOS, 2017, p. 186-187)
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. 8.ed. São Paulo: Atlas, 2017.
Quanto à elaboração das considerações finais, assinale a alternativa correta:
b )
 O capítulo das considerações finais deve apresentar, de forma sucinta, as principais ideias e resultados obtidos no decorrer da pesquisa. Sugere-se que para cada objetivo específico seja desenvolvido um parágrafo. 
QUESTÃO 6
As citações têm função de dar credibilidade às informações apresentadas no texto, especialmente na fundamentação teórica. A NBR 10520 é a norma técnica que orienta quanto à inserção e formatação das citações nos trabalhos acadêmicos. De acordo com essa norma, há 2 formas de inserir as citações: o sistema numérico e o sistema autor-data.
Tendo como base essas afirmações, analise as sentenças a seguir:
I - No sistema autor-data devem ser apresentados sobrenome do(s) autor(es), seguido do ano e da página nas citações diretas.
II - No sistema numérico a indicação da fonte da citação é feita por meio de numeração arábica única e consecutiva.
III - Aconselha-se não utilizar o sistema autor-data quando o texto apresenta notas de rodapé evitando, assim, confundir o leitor.
IV - A apresentação das referências no sistema autor-data deve ser feita no final do trabalho, seguindo a ordem alfabética, a partir do sobrenome dos autores.
É correto apenas o que se afirma em:
d ) I, II e IV
QUESTÃO 7
O currículo para fins empresariais tem como objetivo destacar as competências, formação e experiência do candidato. Deve ser utilizado quando se pretende concorrer a uma vaga de emprego ou propor serviços de consultoria e/ou assessoria.
Quanto ao currículo para fins empresariais, é correto afirmar que:
I - Não deve ultrapassar duas folhas.
II - Não é indicado inserir itens complementares como capa, sumário e documentos comprobatórios.
III - É necessário inserir os números dos documentos como RG, CPF, Carteira de Trabalho etc.
IV - A pretensão salarial deve constar apenas se for solicitada pela empresa contratante.
É correto apenas o que se afirma em:
 
c ) I, II e IV
QUESTÃO 8
Segundo Andrade (2005, p. 61), "As leituras realizadas numa pesquisa bibliográfica devem ser registradas, documentadas, através de anotações. As anotações tornam-se mais acessíveis, funcionais, se foram feitas em fichas."
ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico. São Paulo: Atlas, 2005.
Analise as seguintes sentenças em relação ao fichamento, indicando as que são verdadeiras (V) e as falsas (F):
( ) O fichamento facilita na identificação de obras; na análise do conteúdo trabalhado; na realização de citações e na elaboração de críticas.
( ) É um procedimento que utiliza estrutura definida e técnicas de resumo e resenha.
( ) É um meio de divulgação de um novo livro ou documento.
( ) A ficha bibliográfica consiste na reprodução fiel de frases ou trechos da obra analisada, sempre informando o número da página de onde foi extraída
Assinale a alternativa que corresponde a sua análise:
b ) V, V, F, F
------\u2019-----------------------------------------------------------------------------------------------
prova da andresssa
Parte inferior do formulário