Buscar

Educação Indígena no Brasil

Prévia do material em texto

Curso de Pedagogia EAD
	NOTAS
ATV 4:
	Atividade: ATV 4 
	Data: novembro de 2018
	
	Disciplina: História da Educação
	Semestre: 2º
	
	
PROFESSORA/Dra: Claunice Maria Dorneles
COORDENADORA: Profa./Me Natacya
	Acadêmico (a): Claudioneia Ribeiro Tormes
	RGM: 053.17948
	
ATENÇÃO:
1) Preencha todos os campos em branco do cabeçalho (exceto o campo “nota”). 
2) Questões descritivas; erros ortográficos/gramaticais poderão ser considerados na correção.
3) Caso tenha interesse em receber a devolutiva de suas atividades antes das provas, deve encaminhá-las até no máximo dia 16/11/2018. As atividades postadas posteriormente a data de 16/11, pode não ter os resultados antes das provas.
 
BOA SORTE!
Olá acadêmica e acadêmicos,
 Esse é o terceiro bloco de atividades, denominada de atividade 4 – (Enviar no portfólio 4 a partir dos dia 04/11 até o dia 23/11/2018. Sugiro que não deixe para o ultimo dia, evitando assim transtornos. 
A Educação indígena é apresentada como porta de entrada a um futuro menos adverso, baseado no conceito de desenvolvimento sustentável, incentivada a fixação das populações tradicionais no seu habitat. Assina os principais documentos que possibilitou garantir as condições de escolarização de grande parte dos povos indígenas, quanto a qualidade do ensino com ênfase na interculturalidade bilíngue.
( X ) os documentos norteadores são -Diretrizes para a Política Nacional de Educação Escolar Indígena (1993), Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas (1998) e as Diretrizes Nacionais para a Formação de Professores Indígenas (2000). Inclusive a oportunidade de índios serem pesquisadores de suas próprias línguas, história, alfabetizadores em suas línguas maternas, e como escritores e redatores de material didático-pedagógico em suas línguas maternas. A participação em decisões na formação de recursos humanos para a educação indígena, tais como de formação pelos professores indígenas, responsáveis diretos por este tipo de documento pedagógico, favorece-se por meio dele, momentos de reflexão coletiva do projeto educacional e institucional requerido pelas comunidades, exercitando o direito de promoverem o ensino das línguas maternas e os processos próprios de aprendizagem.
( ) os documentos norteadores são – Carta Nacional da Terra e Escolar Indígena (1993), Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas e Surdos (1998) e as Diretrizes Nacionais para a Formação de Professores Indígenas e Negros (2000).Com essas Leis toda oportunidade da população indígena do Brasil, serem pesquisadores de suas próprias línguas, história, alfabetizadores em suas línguas maternas, e como escritores e redatores de material didático-pedagógico em suas línguas maternas. A participação em decisões na formação de recursos humanos para a educação indígena, tais como de formação pelos professores indígenas, nos quais a educação é ofertada em todo território brasileiro com escolas em condições dignas (prédios escolares bem construídos, transporte escolar, uniforme, merenda de acordo a alimentação daquela população, material escolar com livros na língua ética e em português e salários dos professores indígenas superior ao professor branco, como uma forma de incentivo de maior interesse dos povos indígenas na docência e formação de seu povo) exercitando o direito de promoverem o ensino das línguas maternas e os processos próprios de aprendizagem.
Desde o início das experiências escolares da colonização portuguesa há registro no Brasil. Cabendo aos jesuítas o papel, por meio da catequese, promover a educação escolar dos índios. Essa educação é notadamente pautada em interesses de submeter os indígenas ao mercado de trabalho, capturando e escravizando no intuito de resolver questões relativas à falta de mão de obra. Com base no conteúdo da aula 08 que trata da educação indígena nos primeiros séculos da história brasileira as principais conquistas no contexto atual foram:
( X ) Os séculos da história brasileira foram marcados por pouca ou nenhuma mudança na educação indígena, ignoradas, numa concepção de catequese e da civilização e novas ordens e congregações religiosas. Algumas conquistas visam assegurar aos membros das sociedades indígenas alguns dos serviços públicos relativos à cidadania e equidade, como a educação escolar, com acesso garantido aos diversos níveis de estudo, do ensino fundamental ao superior. Demandas de lideranças e membros das comunidades para que se tornem atores de suas próprias história.
( ) Os séculos da história brasileira foram marcados por pouca ou nenhuma mudança na educação indígena, mas em menos de um século ainda numa concepção de catequese e da civilização e novas ordens e congregações religiosas, foram inúmeras conquistas visam assegurar aos membros das sociedades indígenas todos os serviços públicos relativos à cidadania e equidade, como a educação escolar, com acesso garantido aos diversos níveis de estudo, do ensino fundamental ao superior, sobretudo de qualidade, com isso foi extinto o analfabetismo e lideranças e membros das comunidades decidem suas próprias história a ponto de fechar a FUNAI, por ser desnecessária.
Quanto os processos de exclusão escolar a população afrodescendente, quais os processos de exclusão, que se faz necessário a presença das cotas, como reparo pelo descaso do governo brasileiro ao longo da história da educação brasileira. Para ajudar compreender, leia os textos complementares que tratam da questão do negro no Brasil, para compreender o por quê das cotas.
 
( ) à abolição através da Lei Áurea, acabou a exclusão, os libertos tinham acesso à escola e sobretudo uma política de massas voltada para garantir aos ex-escravos o acesso à escola. Como resultado, grande parte da população afrodecendente, só não estuda se não quer , pois não há mais preconceito racial, por isso não faria falta de politica compensatória. Por isso as cotas, embora tardias, precisa ser dada a toda população, branca e negra com a baixa escolaridade, pois os negros sempre ocuparam as melhores moradias, empregos de 1ª categoria, longe do ranque de pobreza.
( X ) à abolição através da Lei Áurea , foram formalmente não resolveu exclusão porque os libertos tinham acesso à escola na medida de suas possibilidades -inexistiu, durante a escravidão ou depois dela, uma política de massas voltada explicitamente para garantir aos ex-escravos o acesso à escola. Como resultado, grande parte da população afrodecendente carrega o peso da exclusão e do preconceito racial, pela falta de politica compensatória. Por isso as cotas, embora tardias, é como uma forma de perdão, devido os descasos e maus tratos que a população negra sofreu e sofre, com a baixa escolaridade, moradia, empregos de 5ª categoria e pobreza.
Bons estudos! Afinal, já está na penúltima atividade!

Continue navegando