apol 1 ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO CONCEITOS E APLICAÇÕES
7 pág.

apol 1 ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO CONCEITOS E APLICAÇÕES

Disciplina:Administração e Gestão: Conceitos e Aplicações131 materiais70 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Nota: 100
PROTOCOLO: 2017061274131312123D5
Disciplina(s):
Modelos Contemporâneos de Gestão
Administração e Gestão: Conceitos e Aplicações
	Data de início:
	12/06/2017 21:07

	Prazo máximo entrega:
	- 

	Data de entrega:
	12/06/2017 21:24

Atenção. Este gabarito é para uso exclusivo do aluno e não deve ser publicado ou compartilhado em redes sociais ou grupo de mensagens.
O seu compartilhamento infringe as políticas do Centro Universitário UNINTER e poderá implicar sanções disciplinares, com possibilidade de desligamento do quadro de alunos do Centro Universitário, bem como responder ações judiciais no âmbito cível e criminal.
Questão 1/5 - Modelos Contemporâneos de Gestão
A partir do viés dos níveis de decisões da empresa, a eficácia relaciona-se ao nível tático (gerencial, logo abaixo do estratégico), e a eficiência ao nível operacional (como realizar as operações com menos recursos - menos tempo, menor orçamento, menos pessoas, menos matéria-prima, entre outros). Para fins de analogia e exemplificação, podemos dizer que a eficiência é cavar, com perfeição técnica, um poço artesiano; eficácia é encontrar a água.  A figura ilustra de modo resumido, os aspectos inerentes à eficácia e a eficiência.

KRIESER, P. A diferença entre eficiência e eficácia, 2009. Disponível em: <http://www.baguete.com.br/colunas/paulo-krieser/29/01/2009/a-diferenca-entre-eficiencia-e-eficacia>.
Com o que se apresenta na contextualização da questão e na figura, a eficácia e a eficiência se diferenciam, pois:
Nota: 20.0
	
	A
	A eficiência enfatiza os resultados e a eficácia os meios.

	
	B
	A eficiência baseia-se em resolver problemas, enquanto a eficácia busca atingir os objetivos.
Você acertou!
	Eficiência
	Eficácia

	Ênfase nos meios
	Ênfase nos resultados

	Fazer corretamente as coisas
	Fazer as coisas certas

	Resolver problemas
	Atingir objetivos

	Salvaguardar os recursos
	Otimizar a utilização dos recursos

	Cumprir tarefas e obrigações
	Obter resultados

	Treinar os subordinados
	Dar eficácia aos subordinados

	Manter as máquinas
	Maquinas em bom funcionamento

	
	C
	A eficiência trata-se de obter bons resultados, enquanto a eficácia busca cumprir as tarefas.

	
	D
	A eficiência relaciona-se com as máquinas em bom funcionamento e a eficácia em manter as máquinas.

	
	E
	A eficiência baseia-se em otimizar a utilização dos recursos e a eficácia em salvaguardar os recursos.

Questão 2/5 - Modelos Contemporâneos de Gestão
As organizações podem ser eficientes e eficazes, ou ineficientes e ineficazes. Tudo depende da forma como são administradas. O papel da administração é assegurar a eficiência e eficácia nas organizações. A palavra eficiência é empregada para indicar a(o):
Nota: 20.0
	
	A
	Alcance dos objetivos da organização

	
	B
	Utilização produtiva dos recursos da organização
Você acertou!
a resposta correta é a letra b, eficiência é a utilização produtiva dos recursos da organização. A eficiência é uma relação entre custos e benefícios. Assim, a eficiência está voltada para a melhor maneira pela qual as coisas devem ser feitas ou executadas (métodos), a fim de que os recursos sejam aplicados da forma mais racional possível. (Chiavenato, 1994, p. 70).

	
	C
	Retorno da informação, efeito retroativo ou realimentação

	
	D
	Planejamento e montagem dos sistemas que produzem resultados

	
	E
	Feedback

Questão 3/5 - Modelos Contemporâneos de Gestão
De acordo com o dicionário, a Administração é “o ato de administrar ou gerenciar negócios, pessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas". É uma palavra com origem no latim administratione, que significa direção, gerência. A administração é um ramo das ciências humanas que se caracteriza pela aplicação prática de um conjunto de princípios, normas e funções dentro das organizações.
Com base no texto acima, analise se as afirmações abaixo são verdadeiras ou falsas, e analise a relação entre elas. Em seguida, assinala a alternativa que corresponde à análise correta.

I - A Administração é praticada  nas empresas, sejam elas públicas, privadas, mistas ou outras.
PORQUE
II - A Administração pode ser empregada de diversas maneiras e em diversas organizações, pois pode se referir ao processo pelo qual os gerentes tomam decisões para alcançar os diferentes objetivos de uma empresa; pode ser vista como a gestão do conjunto de conhecimentos presentes numa organização, expressos no conjunto de informações que fornecem orientações de como administrar; e, por fim, o termo ainda remete ao modo como uma organização faz a gestão das pessoas que nela trabalham.
 
Nota: 20.0
	
	A
	As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
Você acertou!
É praticada tanto nas empresas públicas, como nas empresas privadas, mistas ou outras, pois os processos descritos precisam ser implementados em qualquer tipo de empresa, quaisquer que sejam seus objetivos. A tomada de decisão, o gerenciamento e o uso do conhecimento e da informação, bem como a gestão das pessoas são elementos da Administração necessários em qualquer tipo de empresa. São ainda a própria expressão de uma organização.

	
	B
	As duas afirmações são falsas.

	
	C
	As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não se justifica a primeira.

	
	D
	A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.

	
	E
	A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.

Questão 4/5 - Modelos Contemporâneos de Gestão
O ambiente contemporâneo exige instituições extremamente flexíveis e adaptáveis; instituições que produzam bens e serviços de alta qualidade, assegurando alta produtividade aos investimentos feitos. Requer instituições que respondam às necessidades dos clientes, oferecendo-lhes opções de serviços personalizados; que influenciem pela persuasão e com incentivos, sem usar o comando; que tenham para seus empregados uma significação, e um sentido de controle, que eles sintam como se fossem deles. Instituições que confiram poder aos cidadãos, em lugar de simplesmente servi-los.
SANTOS, L. F. B. Evolução do Pensamento Administrativo. Curitiba: Editora InterSaberes, 2013.
A partir do que se apresenta sobre o ambiente contemporâneo e o que se torna imprescindível para as organizações, analise se as sentenças são verdadeiras ou falsas:

() No final da década de 1980 imperou, no contexto das organizações, a Era das Competências, onde satisfazer o cliente é essencial e primordial.

() A reengenharia de processos, advoga a adoção de uma nova visão processual da atividade combinada com a aplicação da reengenharia nos processos chave das organizações.

() A reengenharia é uma teologia, pois requer a crença de que há um modo diferente de fazer e organizar o trabalho de uma organização.

() No contexto da reengenharia a tradição é essencial, pois é dela que surgem as mudanças.
Assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V-V-V-F.

	
	B
	F-F-F-V.

	
	C
	V-V-F-F.

	
	D
	F-V-V-F.
Você acertou!
FALSA. O final da década de 1980 é marcado pela Era da Qualidade, pois satisfazer o cliente é considerado um diferencial competitivo.
VERDADEIRA. A reengenharia de processos advoga a adoção de uma nova visão processual da atividade combinada com a aplicação da reengenharia nos processos chave das organizações.
VERDADEIRA. A reengenharia é uma teologia, pois requer a crença de que há um modo diferente de fazer e organizar o trabalho de uma organização.
FALSA. A reengenharia é a procura de novos modelos de organização do trabalho. A tradição não vale nada. A reengenharia é um novo começo.

	
	E
	V-F-V-F.

Questão 5/5 - Administração e Gestão: Conceitos e Aplicações
Considerando a importância dos quatro processos do P (Planejamento); O (Organização); D (Direção); C (Controle) a Administração pode ser definida como o conjunto das atividades integradas que realiza estes quatro processos. Logo, na busca de alcançar os objetivos globais de