apol 2 ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO CONCEITOS E APLICAÇÕES
5 pág.

apol 2 ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO CONCEITOS E APLICAÇÕES

Disciplina:Administração e Gestão: Conceitos e Aplicações131 materiais70 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Nota: 100
PROTOCOLO: 20170427741313107A915
Disciplina(s):
Modelos Contemporâneos de Gestão
Administração e Gestão: Conceitos e Aplicações
	Data de início:
	27/04/2017 22:02

	Prazo máximo entrega:
	- 

	Data de entrega:
	27/04/2017 22:18

Atenção. Este gabarito é para uso exclusivo do aluno e não deve ser publicado ou compartilhado em redes sociais ou grupo de mensagens.
O seu compartilhamento infringe as políticas do Centro Universitário UNINTER e poderá implicar sanções disciplinares, com possibilidade de desligamento do quadro de alunos do Centro Universitário, bem como responder ações judiciais no âmbito cível e criminal.
Questão 1/5 - Modelos Contemporâneos de Gestão
Leia o texto a seguir:

O discurso de que precisamos acompanhar as mudanças, aprender a aprender, buscar o autodesenvolvimento e o auto aperfeiçoamento já é bem conhecido e se mostra eficaz em muitos casos. Mas precisamos estar atentos a outros problemas que ainda são pouco explorados: como identificar a necessidade de mudar de profissão, antes que ela morra. Como identificar, entre tantas, a corrente profissional que nos dará maior sobrevida. Onde encontrar os gurus que nos indicarão o caminho, já que os que nos trouxeram até aqui se encontram tão perdidos quanto nós.
Jack Welch, presidente mundial da GE e eleito o administrador do século, orienta que seus diretores e gerentes-sênior se associem a jovens recém-contratados, de futuro promissor, invertendo a conhecida relação entre idade e experiência. E ele deve saber o que está fazendo.
(http://www.edigital.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=125%3Aobsolecencia-profissional&catid=67%3Acarreira&Itemid=30, acessado em 20/01/2016).
Marque a alternativa correta:

Vivemos em um ambiente caracterizado por rápidas mudanças tecnológicas e que está exigindo da parte das empresas:
Nota: 20.0
	
	A
	Elevado nível de educação dos seus empregados para compensar a rápida obsolescência profissional.
Você acertou!
(CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da administração. Rio de Janeiro: Campus, 2013)

	
	B
	Baixo nível de educação dos seus empregados, pois as máquinas e os equipamentos (como computador, por exemplo) fazem todo o trabalho mais complexo e importante.

	
	C
	Tarefas menos complicadas e menos técnicas para desburocratizar e simplificar a vida nas empresas públicas e privadas.

	
	D
	Reduzir o número de objetivos para que as empresas não se tornem complicadas pela heterogeneidade de tarefas e de atividades.

	
	E
	Todas as alternativas estão corretas.

Questão 2/5 - Administração e Gestão: Conceitos e Aplicações
(adaptada do ESAG/CGU 2008) A motivação é algo presente em nossa vida desde o momento que nascemos e seu entendimento tem-se constituído em um desafio para as pessoas que ocupam funções gerenciais. Assinale se as frases a seguir sobre motivação são falsas ou verdadeiras:

I. Por motivação se entende uma força intrínseca que impulsiona a direção de alguma coisa.

II. Estímulos são energias internas que determinam o comportamento dos indivíduos.

III. As motivações para o trabalho são iguais para os indivíduos que exercem cargos do mesmo grupo ocupacional.
Escolha ao opção correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Apenas a alternativa I está correta;

Você acertou!
A resposta correta é a letra ‘a’, apenas a alternativa I está correta. Pois: A motivação é uma força interna do individuo que impulsiona a ação. Porém, a alternativa II está incorreta, pois os estímulos são energias externas, e não internas, que podem gerar uma resposta do individuo. A alternativa III também está incorreta, pois cada individuo pode ter motivações diferentes, dependendo de suas percepções, contexto individual, cultura, etc.

	
	B
	As alternativas I e II estão corretas;

	
	C
	Apenas a alternativa III está correta;

	
	D
	As alternativas II e III estão corretas;

Questão 3/5 - Modelos Contemporâneos de Gestão
O grande desafio de gerir um negócio na selva da competitividade na era do conhecimento, caracterizada pela grande velocidade das mudanças nas variáveis externas e internas, está em conhecer profundamente onde se pretende chegar ao futuro, utilizando as diversas ferramentas de gestão estratégica para obter informações que fundamentem a tomada de decisão na direção do propósito do negócio.  As ferramentas de gestão abordadas em um planejamento estratégico permitem que o gestor conheça o seu negócio, o ambiente no qual está inserido, as perspectivas para o futuro, bem como, o que fazer para manter-se sustentável, gerando satisfação e retorno esperado para os seus interessados. Com este estudo é possível vislumbrar caminhos com maior probabilidade de sucesso para a realização do propósito pretendido.
 
PEIXOTO, A. Os desafios do gestor contemporâneo. Jornal Grande Bahia, 2014. Disponível em: <http://www.jornalgrandebahia.com.br/2014/05/os-desafios-do-gestor-contemporaneo.html>.
Com os desafios presentes na gestão atual, o perfil gerencial se modifica e novos contextos são inseridos em tal perspectiva. A administração por informações baseia-se:
Nota: 20.0
	
	A
	No encorajamento e na direção das pessoas nas organizações, motivando-as, treinando-as, educando-as, impulsionando-as e, assim por diante, no plano individual.

	
	B
	Na ação para que as coisas sejam feitas, neste sentido, o administrador é um realizador.

	
	C
	Na condução das pessoas e a segurança que ações necessárias sejam realizadas, logo o gestor concentra-se nas informações para fazer com que as coisas aconteçam.
Você acertou!
O administrador processa informações para conduzir as pessoas e assegurar que as ações necessárias sejam realizadas. O administrador se concentra em informações como forma indireta de fazer as coisas aconteceram.

	
	D
	Na conexão das pessoas com as informações que se conectam com a estrutura organizacional.

	
	E
	Na regulação do recebimento da influência externa, atuando como amortecedor para proteger suas unidades.

Questão 4/5 - Modelos Contemporâneos de Gestão
Dentre os preceitos sobre liderança. É correto o que consta APENAS em:

I. Liderança é o processo de exercer influência sobre um indivíduo ou um grupo, nos esforços para a realização de objetivo em determinada situação.

II. autocrática é aquela na qual o líder exerce sua liderança e não nega a participação aos demais liderados na escolha e/ou implementação de suas decisões.
III. democrática é aquela na qual o líder aceita e estimula a participação dos liderados na escolha de suas decisões, mas não permite a participação na implementação de suas decisões.

IV. Laissez-faire é aquela na qual o líder se afasta e deixa que os liderados ajam como bem o desejarem, decidindo por eles próprios o que devem fazer.
Nota: 20.0
	
	A
	I e IV.

Você acertou!
A Liderança é o processo de exercer influência sobre um indivíduo ou um grupo, nos esforços para a realização de objetivo em determinada situação. e Laissez-faire é aquela na qual o líder se afasta e deixa que os liderados ajam como bem o desejarem, decidindo por eles próprios o que devem fazer.

	
	B
	II, III e IV.

	
	C
	III e IV.

	
	D
	I, II e III.

	
	E
	II e III.

Questão 5/5 - Administração e Gestão: Conceitos e Aplicações
(CONCURSO- Centro Federal de Educação Tecnologica Celso Suckow da Fonseca- 2014)
Um gerente de médio escalão de uma empresa do setor de hotelaria observa alguns problemas de relacionamento em sua equipe. Por esse motivo, identificou que precisaria adquirir maior conhecimento sobre sua atividade, suas responsabilidades e competências para desempenhar seu papel com eficiência e gerenciar adequadamente sua equipe. A habilidade a ser utilizada, com maior ênfase, no desempenho das atividades desse gerente e em que consiste essa habilidade estão apresentadas, respectivamente, em:
Nota: 20.0
	
	A
	Técnica- capacidade de enxergar a empresa como um todo.

	
	B
	Administrativa- modo como a empresa se relaciona com