apol 3 ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO CONCEITOS E APLICAÇÕES
4 pág.

apol 3 ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO CONCEITOS E APLICAÇÕES

Disciplina:Administração e Gestão: Conceitos e Aplicações131 materiais70 seguidores
Pré-visualização1 página
Nota: 100
PROTOCOLO: 20170502741313109A8D2
Disciplina(s):
Modelos Contemporâneos de Gestão
Administração e Gestão: Conceitos e Aplicações
	Data de início:
	02/05/2017 20:53

	Prazo máximo entrega:
	- 

	Data de entrega:
	02/05/2017 21:03

Atenção. Este gabarito é para uso exclusivo do aluno e não deve ser publicado ou compartilhado em redes sociais ou grupo de mensagens.
O seu compartilhamento infringe as políticas do Centro Universitário UNINTER e poderá implicar sanções disciplinares, com possibilidade de desligamento do quadro de alunos do Centro Universitário, bem como responder ações judiciais no âmbito cível e criminal.
Questão 1/5 - Modelos Contemporâneos de Gestão
Existem várias ferramentas que servem de auxílio na hora de planejar os passos do presente e do futuro da companhia. Uma delas é a Análise Swot, que é utilizada durante a realização do planejamento estratégico para auxiliar na compreensão do cenário em que se encontra a companhia.A palavra Swot é uma sigla em inglês originária das palavras Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats) e dá nome a uma matriz que facilita a visualização destas quatro características, que são inerentes aos mais variados tipos de empresas.

Alguns desses itens são internos à Organização e outros são itens externos, que independem da vontade da empresa, mas que podem interferir de forma drástica na mesma. Assinale (I) para os processos que são Internos e (E) para os que são Externos.

Forças (Strengths);
Fraquezas (Weaknesses);
Oportunidades (Opportunities);
Ameaças (Threats).
Nota: 20.0
	
	A
	I; I; E; E

Você acertou!
Forças: devemos lembrar que as forças são os elementos internos da organização que podem trazer benefícios para o seu negócio se você tiver com dúvidas é só pensar nos elementos que estão sob o seu controle, que você consegue decidir, podemos citar como exemplos: a união da equipe, o número e o valor dos ativos, a localização da empresa, os relacionamentos que a empresa desenvolveu com os clientes e os fornecedores. Deve-se focar sempre nos itens que fazem a diferença para a empresa.
Fraquezas: já no caso das fraquezas são os elementos  internos que podem atrapalhar o seu negócio, elas complementam as forças já identificadas e também são características que estão dentro do seu controle, mas que atrapalham a realização da missão da organização. Podemos citar como exemplos: matéria prima escassa, uma equipe pouco qualificada, tecnologia ultrapassada, processo de logística de entrega, logística reversa. Nesta situação é necessário que se listem os itens que mais atrapalham o processo.
Oportunidades: não devemos esquecer que as oportunidades são externas à empresa, portanto não temos controle do seu acontecimento, mas que sabemos que eles podem existir e acontecer. Podemos citar como exemplo uma nova lei, um novo software, um concorrente precisando de ajuda, algum concorrente lançar um produto complementar ao seu. As oportunidades devem ser vislumbradas como os sonhos, caso isso ocorra pode ser muito bom ao meu negócio, apesar de estar fora de controle podemos identificar como uma oportunidade ao nosso negócio.
Ameaças: essas são situações externas à empresa mas que podem atrapalhar seu negócio, estão fora do controle mas caso ocorram podem prejudicar a organização. Podemos ter como exemplo: a entrada de um concorrente internacional, pirataria dos seus produtos, mudança de legislação que possa prejudicar seu setor, escassez de mão de obra ou algum tipo de catástrofe natural. Essa ameaças são conhecidas como medos que existem por parte da gestão da empresa, devem ser identificadas e deve-se sempre criar um plano “b” para as mesmas.

	
	B
	E; I; E; I

	
	C
	I; I; I; E

	
	D
	E; E; I; I

	
	E
	E; I; I; E

Questão 2/5 - Modelos Contemporâneos de Gestão
O conjunto de técnicas e ferramentas que permite identificar, analisar e administrar, de forma estratégica e sistêmica, o ativo intelectual da empresa e seus processos associados, é a definição de gestão:
Nota: 20.0
	
	A
	de competências;

	
	B
	de talentos;

	
	C
	de ativos;

	
	D
	do conhecimento.

Você acertou!

	
	E
	de atitudes.

Questão 3/5 - Modelos Contemporâneos de Gestão
As tarefas de planejamento, implementação, operação, verificação, ações corretivas e análise crítica de aspectos e impactos ambientais das atividades de uma organização identificam a estrutura organizacional reconhecida como:
Nota: 20.0
	
	A
	Medida mitigadora.

	
	B
	Gestão ambiental.

	
	C
	Gestão de SMS.

	
	D
	Sistema de gestão ambiental.
Você acertou!
O Sistema de Gestão Ambiental desenvolve as tarefas de planejamento, implementação, operação, verificação, ações corretivas e análise crítica de aspectos e impactos ambientais das atividades de uma organização, e identificam a estrutura organizacional.

	
	E
	Sistema de gestão de SMS.

Questão 4/5 - Administração e Gestão: Conceitos e Aplicações
(ENADE 2009) Durante sua atividade profissional, os administradores precisam tomar inúmeras decisões que envolvem riscos com impacto no desempenho de suas organizações. Fazem-no num contexto em que não dispõem de informações suficientes e têm restrições de recursos e de tempo para coletar mais informações para apoiar o seu processo decisório. Além disso, possuem limitações cognitivas que impedem de alcançar uma solução ótima para os problemas que enfrentam. Com base no texto, é CORRETO afirmar que os administradores tomam decisões num contexto de racionalidade:
Nota: 20.0
	
	A
	a) legal

	
	B
	b) formal

	
	C
	c) limitada

Você acertou!
Gabarito: Para Sobral e Peci (2013), a teoria de Simon sugere que a tomada de decisão é baseada em informações inadequadas, limitações de tempo e recursos para análises mais completas, além de restrições de memória, inteligência e percepção da informação disponível: a isto damos o nome de racionalidade limitada.

	
	D
	d) plena

Questão 5/5 - Modelos Contemporâneos de Gestão
No processo de gestão do futuro da organização, é o conjunto de esforços ordenados e sistematizados com o objetivo de identificação do conteúdo empresarial existente, organização das informações obtidas, refinamento e agregação de valor ao conteúdo e sua socialização/distribuição pela organização:
Nota: 20.0
	
	A
	Feedback.

	
	B
	Gestão da qualidade de conteúdo

	
	C
	Gestão do conhecimento
Você acertou!
é o conjunto de esforços ordenados e sistematizados com o objetivo de identificação do conteúdo empresarial existente, organização das informações obtidas.

	
	D
	Gestão de enfoque

	
	E
	Gestão da Qualidade Total