apol 4 ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO CONCEITOS E APLICAÇÕES
4 pág.

apol 4 ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO CONCEITOS E APLICAÇÕES

Disciplina:Administração e Gestão: Conceitos e Aplicações131 materiais70 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Nota: 100
PROTOCOLO: 2017051074131310DB1F5
Disciplina(s):
Modelos Contemporâneos de Gestão
Administração e Gestão: Conceitos e Aplicações
	Data de início:
	10/05/2017 19:56

	Prazo máximo entrega:
	- 

	Data de entrega:
	10/05/2017 20:05

Atenção. Este gabarito é para uso exclusivo do aluno e não deve ser publicado ou compartilhado em redes sociais ou grupo de mensagens.
O seu compartilhamento infringe as políticas do Centro Universitário UNINTER e poderá implicar sanções disciplinares, com possibilidade de desligamento do quadro de alunos do Centro Universitário, bem como responder ações judiciais no âmbito cível e criminal.
Questão 1/5 - Modelos Contemporâneos de Gestão
Em relação à prática da gestão participativa.

I. A principal vantagem da gestão participativa é que as decisões tomadas de forma compartilhada aumentam o comprometimento de toda a equipe com a solução encontrada.

II. Deve-se cuidar para que as informações necessárias para a melhoria de processos e indicadores sejam disseminados apenas por pessoas selecionadas pela direção, evitando que dados e visões pessoais negativas circulem livremente.
III. Quando adequadamente implementada, tende a substituir a hierarquia de autoridade pela hierarquia de competências, em que o que conta é a capacidade técnica e a motivação das equipes.

IV. Na gestão participativa, o grau de participação torna-se o principal fator de avaliação e progressão na carreira, tendo prioridade sobre a avaliação das capacidades técnicas.

V. O sucesso da gestão participativa depende da definição clara de metas de mudança, assim como o consenso de todos os colaboradores em torno dos valores e resultados que se pretende alcançar.
Nota: 20.0
	
	A
	Estão corretas APENAS as afirmativas I e II.

	
	B
	Estão corretas APENAS as afirmativas I, II e V.

	
	C
	Estão corretas APENAS as afirmativas I, III e V.
Você acertou!
II. Deve-se cuidar para que as informações necessárias para a melhoria de processos e indicadores sejam disseminados apenas por pessoas selecionadas pela direção, evitando que dados e visões pessoais negativas circulem livremente.

IV. Na gestão participativa, o grau de participação torna-se o principal fator de avaliação e progressão na carreira, tendo prioridade sobre a avaliação das capacidades técnicas.

As duas questões estão incorretas.

	
	D
	Estão corretas APENAS as afirmativas II, III e IV.

	
	E
	Estão corretas APENAS as afirmativas II, III, IV e V.

Questão 2/5 - Administração e Gestão: Conceitos e Aplicações
(FUMARC-CEMIG-TELECOM/2010) Recomenda-se a descentralização à uma organização, quando, por exemplo:
Nota: 20.0
	
	A
	A capacidade dos gerentes está equilibrada com a carga de trabalho

	
	B
	Os processos informatizados estão em reformulação

	
	C
	A carga de trabalho da alta administração está volumosa e/ou demasiadamente complexa
Você acertou!
Situações em que ocorre a descentralização: A carga de trabalho da alta administração está volumosa e/ou a demasiadamente complexa; A situação anterior provoca morosidade no processo decisório; Pela maior ênfase que a empresa quer dar à relação produtos ou serviços versus segmentos de mercado; Para encorajar o processo decisório de seus executivos alocados na média e baixa administração;  Para proporcionar maiores participação, motivação e comprometimento dos executivos e funcionários da empresa.

	
	D
	A contratação de pessoal está além da capacidade de treinamento da empresa

Questão 3/5 - Modelos Contemporâneos de Gestão
Os grupos de funcionários da mesma área, que se encontram com frequência semanal ou mensal a fim de discutir e recomendar soluções para os problemas de trabalho, constituem as(os):
Nota: 20.0
	
	A
	equipes de trabalho.

	
	B
	equipes de solução de problemas.

	
	C
	grupos gerenciais.

	
	D
	círculos de qualidade.
Você acertou!
Os Círculos de Qualidade são grupos formais, com 6 a 8 colaboradores. Reúnem-se regularmente durante o tempo de trabalho (pelo menos uma vez por mês) e são coordenados por pessoas competentes (geralmente designados como facilitadores) com conhecimentos em relações industriais, em fatores humanos, qualificados na identificação de problemas, recolha de informação, análise estatística e concepção de soluções.

	
	E
	grupos de trabalho.

Questão 4/5 - Administração e Gestão: Conceitos e Aplicações
(Adaptado IDECAN- DETRAN/RO- 2014) Para Gonçalves (1997), o atual desenho organizacional das empresas força os administradores a redistribuir os recursos humanos ao longo dos processos, formar parcerias e até mesmo redes de empresas, pois nem todos os recursos necessários encontram-se dentro de uma organização. As empresas agora funcionam com quadro de pessoal mais enxuto, menor numero de níveis hierárquicos, terceirizações e uso de desenho organizacional baseado nos processos, redistribuição das tarefas e novas formas de estrutura organizacional. Uma das novas formas de flexibilização organizacional é o empoderamento dos colaboradores.
Para distribuir níveis adequados de autoridade e responsabilidade por toda a organização, torna-se necessário fortalecer todos os seus membros. São fatores que propiciam o empoderamento das pessoas, EXCETO:
Nota: 20.0
	
	A
	Recompensar as pessoas

	
	B
	Proporcionar informação

	
	C
	Desenvolver Competências

	
	D
	Concentrar Responsabilidades
Você acertou!
Concentrar responsabilidades não é um fator de empoderamento dos funcionários, pois atende ao principio de pensamento mecanicista, onde o nível hierárquico era predominante nas relações trabalhistas. Para Chiavenato (2004), empowerment ou empoderamento é fortalecer o papel das equipes e dos indivíduos ao atribuir-lhes responsabilidade sobre suas decisões, ações e autoridade. Para Adami (2014), significa ceder a alguém o poder e Long (1999) confirma declarando que é a permissão para que outras pessoas assumam as responsabilidades, recompensas e riscos das próprias decisões.

Questão 5/5 - Modelos Contemporâneos de Gestão
Dentre as vantagens para a instituição, destaca-se o comprometimento dos funcionários, que é alcançado com uma gestão mais participativa. Sobre a Administração Participativa, considere:
I. É uma das ideias mais antigas da administração e tem suas raízes no Japão.

II. É considerada um dos novos paradigmas da administração, já que esse modelo de gestão integra as práticas mais avançadas nas relações de trabalho.
III. O diferencial desse modelo está em integrar os princípios de participação em um modelo estratégico de gestão articulado e considerado legítimo para toda a organização.

IV. Esse modelo exige flexibilidade da alta administração para permitir acesso às informações necessárias para que se possa tomar a decisão mais adequada possível.
Está correto o que se afirma APENAS em:
Nota: 20.0
	
	A
	II, III e IV.
Você acertou!
A administração participativa é uma filosofia ou política de administração de pessoas, que teve origem há mais de 2000 anos na Grécia, com a Democracia. Essa filosofia valoriza a capacidade de tomar decisões e resolver problemas, aprimorando a satisfação e a motivação no trabalho, contribuindo para o melhor desempenho e para a competitividade das organizações.
Esse método permite a manifestação dos funcionários em relação ao processo de administração da empresa de forma organizada e responsável, sempre contribuindo com suas experiências e conhecimentos, buscando sempre agregar mais valores às funções e pessoas dos quais participa.
Administrar de forma participativa consiste em compartilhar as decisões que afetam a empresa, não apenas com funcionários, mas também com clientes ou usuários, fornecedores, e eventualmente distribuidores da organização. A meta da administração participativa é construir uma organização participativa em todas as interfaces.
No modelo participativo, predominam a liderança, a disciplina e a autonomia. Nas organizações que adotam esse modelo, as pessoas são responsáveis