Buscar

Circulação MMSS

Prévia do material em texto

FARMÁCIA – 1º SEMESTRE 
Mirele de Mattos Ribeiro Cervantes
SISTEMA CIRCULATÓRIO
Membros Superiores
Americana
2017
Introdução
Nesse trabalho da disciplina de Anatomia no 1º semestre do curso de Farmácia será explicado como ocorre a circulação sanguínea dos membros superiores humano. Mas antes de falar sobre o assunto especifico será feito uma breve apresentação do que é sistema circulatório para melhor entendimento.
O sistema circulatório é composto por sangue (liquido de coloração avermelhada), coração (órgão oco, muscular, com 4 câmaras sendo 2 ventrículos e 2 átrios) e vasos sanguíneos( veias, artérias e capilares). A função do Sistema Circulatório é levar sangue rico em oxigênio para as células e recolher delas o sangue pobre em oxigênio e rico em gás carbônico, é um sistema sem comunicação com o meio externo.
O sistema circulatório se divide em 2:
Sistema Arterial: Compostos de artérias (a.) vasos musculares elástico de parede espessa saem do coração e se ramificam levando sangue oxigenado para o organismo.
Figura 1 - Artéria
Fonte: http://www.abcdamassagem.com.br/anatomia/s-cir06.htm
Sistema Venoso: Composto por veias (vv.), essas possuem válvulas venosas para levar o sangue rico em gás carbônico até o coração para mais tarde ser oxigenado nos pulmões.
Figura 2 - Veia
Fonte: http://www.inf.ufsc.br/~j.barreto/Projetos/Luciana/aplicativo/veias.html
Irrigação e Drenagem dos Membros Superiores (MMSS)
Irrigação - (sistema arterial): Inicialmente a irrigação dos MMSS da origem no ventrículo esquerdo propelindo o sangue para o arco da aorta dando origem ao tronco braquiocefalico e assim iniciando a a. subclávia direito/esquerda que depois dará origem para a a. axilar direita/esquerda irrigando as áreas adjacentes, cabeça do úmero, deltoides entre outros. Já na fossa axilar terá o nome de a. circunflexa anterior do úmero (irrigando as porções anteriores) e a. circunflexa posterior do úmero (irrigando as porções mais posteriores). Abaixo dessas artérias, aproximadamente 2,5 cm, tem – se a origem da a. braquial profunda (origina-se da a. braquial), ela percorrerá a região posterior do úmero, desembocando na a. radial.
A a. braquial (que tem origem perto das aa. Circunflexas) passa pelo corpo do úmero (como se estivesse abraçando), irrigando a região proximal e no seu terço médio se da origem a a. colateral ulnar superior e a a. colateral ulnar inferior, as 2 sofreram transformação de nome a nível de fossa cubital (base anterior ao cotovelo) dando origem a a. recorrente posterior e a. recorrente anterior.
	Artéria colateral ulnar superior
	Artéria recorrente posterior
	Artéria colateral ulnar inferior
	Artéria recorrente anterior
Ambas desembocaram na a. ulnar, bem próximo dessas teremos a origem da a. intraóssea anterior que irrigara a parte medial mais profunda do ante braço.
	ARTÉRIAS
	1
	Artéria axilar
	2
	Artéria circunflexa anterior do úmero
	3
	Artéria circunflexa posterior do úmero
	4
	Artéria braquial
	5
	Artéria braquial profunda
	6
	Artéria interossea cubital
	7
	Artéria interossea posterior
	8
	Artéria radial
	9
	Arco palmar profundo
	10
	Arco palmar superficial
	11
	Artéria circunflexa ulnar superior
	12
	Artéria circunflexa ulna inferior
	13
	Artéria recorrente ulnar anterior
	14
	Artéria recorrente ulnar posterior
	15
	Artéria interossea anterior
	16
	Artéria ulnar
	17
	Artérias digitais
	
	
 A a. braquial a nível mais distal da fossa cubital se bifurcara em a. radial e a. ulnar que vão confluir formando nas mãos os arcos palmar superficial e profundo, ambos formaram as a. digitais para irrigar a porção mais distal da mão (falanges e metacarpo).
Figura – 3 
Fonte: autor
Drenagem - (sistema venoso): A drenagem tem a função de levar o sangue rico em gás carbônico dos capilares para o coração, a drenagem se inicia nas vv. Digitais, em primeiro momento as superficiais vão desembocar no arco venoso palmar superficial, dando origem a duas veias, são elas: vv. Basílica (medial) e vv. Cefálica (lateral). Na vv. Cefálica em nível de fossa cubital existe uma anastomose chamada de vv. Intermediaria do cotovelo (cubital mediana), onde são feitas coletas de sangue e medicação.
A drenagem profunda começa nas vv. Digitais formando o arco venoso palmar profundo, recebendo sangue da região posterior da mão e das regiões mais profunda anterior. Essas veias recebem nomes parecidos com os das artérias, na vista medial temos a vv. Ulnar e na vista lateral temos a vv. Radial, na região anterior medial dá-se origem a vv. Interóssea, que vão se confluir formando a vv. Braquial essa percorre e se unira a vv. Basílica formando a vv. Axilar que se confluirá com a vv. Cefálica formando a vv. Subclávia passando pela vv. Braquiocefalica desembocando na vv. Cava e em seguida no átrio direito, começando novamente todo o processo.
	VEIAS
	1
	Veia axilar
	2
	Veia braquial
	3
	Veia cefálica
	4
	Veia basílica 
	5
	Veia interossea cubital
	6
	Veia interossea mediana
	7
	Veia radial
	8
	Veia ulnar
	9
	Arco palmar profundo
	10
	Arco palmar superficial
	11
	Veias digitais
Figura - 4
Fonte: autor
Bibliografia:
NETTER, F. H – Atlas de Anatomia Humana, 6ª ed. Rio de Janeiro, 2014.
SISTEMA ARTERIAL. disponível em:<https://www.auladeanatomia.com/novosite/sistemas/sistema-cardiovascular/> Acesso em: 09 out. 2017.
SISTEMA CARDIOVASCULAR disponível em: <https://www.auladeanatomia.com/novosite/sistemas/sistema-cardiovascular/vasos-sanguineos/sistema-arterial/> Acesso em: 09 out. 2017.

Outros materiais