Buscar

Ep2_Nietzsche

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nietzsche – A Gaia Ciência/ Humano, demasiado humano.
Crítica de Nietzsche sobre Positivismo Científico (Nietzsche’s Critique of Scientific Positivism)
A ciência é a verdade?
Ciência: Talvez a maior ferramenta do homem para entender como o mundo funciona. Mas ela nos leva até a verdade? O filósofo alemão Friederich Nietzsche era um ávido entusiasta da ciência. Mas ele também reconhecia que mesmo a ciência tinha suas limitações. Veja, a ciência prega a habilidade de “explicar” o mundo, enquanto, de acordo com Nietzsche, ela consegue apenas “descrevê-lo”.
Por exemplo, a ciência pode tentar explicar porque o fogo queima, dizendo que é uma ‘combinação exotérmica de um material combustível com oxigênio’. Isso certamente descreve “como” o fogo queima, mas não explica exatamente “por que”. Em outras palavras, porque o fogo existe da maneira que ele existe? (why does fire exist in the way that it does?)
Embora a ciência tenha nos permitido descrever o mundo detalhadamente, ainda estamos completamente sem pistas quanto ao significado por trás disso tudo.
Sendo o filósofo que disse a famosa frase “Deus está morto”, fica óbvio que ele não está criticando a ciência em favor da religião.
-“Deus está morto. Deus permanece morto. E nós o matamos” (God is dead. God remains dead. And we have killed him. THE GAY SCIENCE),
 Mas ele reconhece este dilema: a religião tenta responder a questão do sentido (meaning), mas as conquistas da ciência lançaram dúvidas (cast doubt) sobre tais crenças. A ciência pode tentar preencher este vácuo do sentido (void of meaning), mas não consegue; porque como Nietzsche disse 
-“A ciência... não tem consideração por propósitos definitivos.” (Science... has no consideration for ultimate purposes. HUMAN, ALL TOO HUMAN).
 O problema para Nietzsche é que muitas pessoas não reconhecem esta limitação e, em vez disso, veneram a ciência como um tipo de ‘nova religião’; um valor objetivo para uma era sem deuses (an objective value for a godless age). Basta ligar a televisão e poderá ver como até mesmo a ciência pode ser ‘evangelizada’:
“Isto é fato cientifico” = “Porque a bíblia diz”
“Provado pela ciência” = “É a vontade de Deus”
Nietzsche nos desafia a dar um passo adiante, para não pensarmos criticamente apenas sobre a religião, mas pensar criticamente sobre o conhecimento em si. Pois venerar o conhecimento pelo próprio conhecimento pode levar a conseqüências terríveis. Como ele disse: 
- “O homem não deveria ser servo do conhecimento. O conhecimento deveria ser servo do homem” (Man shouldn’t be the servant of knowledge. Knowledge should be the servant of man. Parafraseado, THE GAY SCIENCE).
Este texto pertence à Wisecrack –YouTube Channel e detém toda sua autoria. Esta versão é meramente uma tradução livre.

Outros materiais