Buscar

Células Sanguíneas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Células do Sangue
O sangue é formado pelos glóbulos sanguíneos (eritrócitos, plaquetas e diversos tipos de leucócitos) e plasma (parte líquida). 
Hematócrito: exame realizado com sangue colhido por punção venosa tratado por anticoagulante e em seguida centrifugado, separando-se em várias camadas heterogêneas. O plasma corresponde ao sobrenadante e a camada inferior vermelha corresponde às hemácias e a branca acinzentada aos leucócitos. 
Plasma: constituído por componentes de baixo e médio peso molecular, além de proteínas plasmáticas (alfa, beta e gamaglobulina, lipoproteína e protrombina e fibrinogênio). 
Eritrócitos: anucleados e contém grande quantidade de hemoglobina. Possuem a forma de disco bicônvavo e são acidófilos, corando-se por eosina. Apresentam basofilia quando imaturos devido ao RNA e coram-se em azul. 
Perdem o núcleo e as organelas durante a maturação na medula óssea. 
Leucócitos: são incolores, de forma esférica e tem a função de proteger o organismo contra infecções. São produzidos na medula óssea ou em tecidos linfoides e permanecem temporariamente no sangue. 
São classificados em 2 grupos: 
Granulócitos: têm núcleo de forma irregular e possuem grânulos no citoplasma envoltos por uma membrana. 
Distinguem-se em 3 tipos: neutrófilos, eosinófilos e basófilos. 
Agranulócitos: forma mais regular, e não possuem grânulos no citoplasma. Há 2 tipos: linfócitos e monócitos. 
Os leucócitos deixam os capilares e vênulas constantemente por diapedese e vão para o TC, onde sofrem apoptose. São atraídos por quimiotaxia quando há invasão de microrganismos nos tecidos. 
O número de leucócitos por microlitro de sangue no adulto normal é de 4.500 a 11.500. Quando há aumento do número chama-se leucocitose e quando há diminuição, leucopenia.
GRANULÓCITOS
Neutrófilos: polimorfonucleares, núcleo formado de 2 a 5 lóbulos ligados entre si por finas pontes de cromatina. 
Célula em estágio final de diferenciação, realizando síntese proteica muito limitada. Possui raros ribossomos livres, poucas mitocôndrias e aparelho de Golgi rudimentar. 
Eosinófilos: núcleo bilobulado e possuem granulações ovoides que se coram por eosina (acidófilos).
São menos numerosos que os neutrófilos. 
Possuem retículo endoplasmático, mitocôndrias e aparelho de Golgi pouco desenvolvidos. 
Paralelamente ao eixo o maior do grânulo, encontra-se um cristaloide ou internum alongado, eletro-denso. Possui como principal componente uma proteína básica principal rica em arginina e responsável por sua acidofilia. É envolvida por uma camada menos densa denominada externum, rica em proteína catiônica eosinofílica, peroxidase eosinofílica e neurotoxina derivada de eosinófilos que possuem atividade antiviral. 
A proteína catiônica promove o aparecimento de poros nas células-alvo (ação citotóxica); a peroxidase está envolvida na geração de espécies reativas de oxigênio, importante mecanismo de defesa. 
Secretam também citocinas e mediadores inflamatórios que exacerbam a resposta inflamatória e possuem antígenos para linfócitos. 
Basófilos: núcleo volumoso com forma retorcida e irregular com aspecto da letra S. Possuem grânulos maiores que os outros granulócitos que obscuram o núcleo e contém histamina e heparina. 
Sua membrana contém receptores de IgE e liberam seus grânulos sob estímulo. Secretam citocinas e leucotrienos (mediadores antinflamatórios). 
AGRANULÓCITOS
Linfócitos: reconhecem moléculas estranhas presentes em diferentes agentes infecciosos combatendo por meio de resposta humoral e citotóxica mediada por células. 
Possuem núcleo esférico e basofilia discreta corando-se em azul claro. Contém citoplasma pobre em organelas e ribossomos livres.
Pode conter grânulos azurófilos.
Podem ser separados em 2 tipos principais: linfócitos B e Linfócitos T. 
Monócitos: têm núcleo ovoide, em forma de rim ou ferradura. O núcleo do monócito contém 2 ou 3 nucléolos e é mais claro.
Contém grânulos azurófilos muito finos que preenche todo o citoplasma, dando um aspecto cinzento. Há muitas mitocôndrias pequenas, RER pouco desenvolvido e aparelho de Golgi grande. 
Passam para o sangue e penetra em alguns órgãos transformando-se em macrófagos – fazendo parte do sistema mononuclear fagocitário.
A superfície celular mostra muitas microvilosidades e vesículas de pinocitose.
Plaquetas: corpúsculos anucleados com forma de disco derivados de células gigantes da medula óssea. 
Normalmente existem 150.000 s 450.000 plaquetas por mililitro de sangue. 
No esfregaço tendem a aparecer em grupos (aglutinação). 
Apresentam parte transparente azul-clara – hialômero. 
Possuem sistema de canais que comunica com invaginações da membrana plasmática das plaquetas. 
O granulômero possui uma variedade de grânulos delimitados por membrana, algumas mitocôndrias e glicogênio. Os grânulos densos/delta armazenam ADP e ATP e contém também serotonina retirada do plasma sanguíneo. Os grânulos alfa são um pouco maiores e contém fibrinogênio e fator de crescimento plaquetário. Os grânulos lambda (menores) são lisossomos carregados com as enzimas usuais dessas organelas.

Outros materiais