Buscar

Didática e Planejamento

Prévia do material em texto

Iniciado em
	domingo, 18 Nov 2018, 20:57
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	domingo, 18 Nov 2018, 21:40
	Nota
	10,00 de um máximo de 10,00(100%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Segundo uma concepção de educação, concebe-se o ato de ensinar e aprender de diferentes formas, mas toda ação educativa envolve intervir, encaminhar e devolver. Assinale a alternativa que corresponde ao tipo de concepção de educação que descreve o seguinte: “... podemos afirmar que o primeiro movimento da construção da aula é a intervenção; o segundo é o encaminhamento, e o terceiro é a devolução. (Freire apud LIMA, 2013, p.54).
Escolha uma:
a. Pedagógica;
b. Democrática;
Em uma concepção democrática de educação, afirma-se que o primeiro movimento da construção da aula é a intervenção; o segundo é o encaminhamento, e o terceiro é a devolução.
c. Popular;
d. Tradicional;
e. Planejada;
Feedback
A resposta correta é: Democrática;.
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Existe por trás do discurso do professor distinções relacionadas aos conteúdos estudados e os utilizados em sua sala de aula, mesmo que estes já tenham sido pré-estabelecidos pela escola. Contudo, a transmissão destes fica a seu critério quando não há intervenções. É nesse momento que o docente decide que tipo de pedagogia irá utilizar para planejar suas aulas. Segundo Saviani (1992), “Há uma divisão na pedagogia histórico-crítica: de um lado, estariam as pedagogias não críticas, e de outro, as pedagogias crítico-reprodutivistas” (Livro da Disciplina, Cap. I). Assinale as pedagogias não críticas:
I – Escola Estruturalista e Inatista
II – Pedagogia tradicional, Pedagogia nova ou escolanovismo e Pedagogia tecnicista.
III – Escola como violência simbólica, Escola como aparelho ideológico de Estado e Escola dualista.
IV – Escola Behaviorista e Interacionista
Leia atentamente as questões acima e marque a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Apenas as alternativas III e IV estão corretas.
b. Apenas a alternativa I está correta.
c. Apenas a alternativa IV está correta.
d. Apenas a alternativa III está correta.
e. Apenas a alternativa II está correta.
Pedagogia tradicional, Pedagogia nova ou escolanovismo e Pedagogia tecnicista. As pedagogias não críticas agregam o arcabouço teórico da modernidade e definem grande parte das práticas educativas nas escolas contemporâneas. a) Pedagogia tradicional. Segundo essa pedagogia, o papel da escola é transmitir autoritariamente os conhecimentos acumulados pela humanidade e sistematizados logicamente, ou seja, difundir a instrução. O professor, sujeito do processo, transmite os conhecimentos por meio de lições e exercícios; aos alunos, cabe assimilá-los, atenta e disciplinadamente. O foco está no “aprender”. b) Pedagogia nova ou escolanovismo. Movimento que critica a escola tradicional. Esboça um método em que o professor é estimulador e orientador das aprendizagens, cujas iniciativas cabem exclusivamente aos alunos, sujeitos do processo. Tendo em vista que os procedimentos pedagógicos foram elaborados a partir de experiências com alunos “especiais”, houve a biopsicologização da sociedade, da educação e da escola. Entendemos que os alunos especiais desafiavam a visão padronizada da escola tradicional. Assim, no escolanovismo, a questão pedagógica passa do intelecto para o sentimento, do professor para o aluno, do esforço para o interesse, dos conteúdos para os métodos, da disciplina para o espontaneísmo, do diretivismo para o não diretivismo. Em suma, o importante é “aprender a aprender”, e a escola é a responsável pela adaptação e o ajuste dos indivíduos à sociedade. c) Pedagogia tecnicista O elemento principal é a organização racional dos meios para ensinar: professor e alunos passam a ser executores de um processo cuja concepção, planejamento, coordenação e controle ficam a cargo de especialistas supostamente habilitados, neutros, objetivos e imparciais. A função da escola é a formação de indivíduos eficientes para aumento da produtividade – é o “aprender a fazer”.
Feedback
A resposta correta é: Apenas a alternativa II está correta..
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Por ser o processo de ligação entre as disciplinas, a interdisciplinaridade estabelece uma sequência organizada na comunicação do saber, integrando e comunicando as mesmas. Porém, para entendermos a interdisciplinaridade precisamos, também, compreendermos determinados conceitos. Um deles é o de disciplina, como ciência, que é entendida como:
I – Um conjunto específico de conhecimento de características variadas, que produz um conhecimento superficial;
II – Do latim, matéria (substância física), é qualquer coisa que possui massa, é tudo que tem volume, podendo se apresentar no estado sólido, líquido ou gasoso. "Matéria" são as "disciplinas" que fazem parte do currículo dos estabelecimentos de ensino, que têm o objetivo de instruir e formar os alunos;
III – Disciplinas são os conhecimentos específicos que se ensinam em cada cadeira de um estabelecimento escolar e que formam um plano de estudos;
IV – Um conjunto específico de conhecimento de característica própria, obtido por meio de método analítico, linear e atomizador da realidade, que produz um conhecimento aprofundado, correspondente a um saber especializado, que permite ao homem o conhecimento da realidade.
Leia atentamente as questões acima e marque a alternativa correta:
Escolha uma:
a. A alternativa IV está correta.
um conjunto específico de conhecimento de característica própria, obtido por meio de método analítico, linear e atomizador da realidade, que produz um conhecimento aprofundado, correspondente a um saber especializado, que permite ao homem o conhecimento da realidade. “A disciplina (ciência), entendida como um conjunto específico de conhecimento de característica própria, obtido por meio de método analítico (análise), linear (uniforme) e atomizador da realidade, produz um conhecimento aprofundado, correspondente a um saber especializado, ordenado e profundo, que permite ao homem o conhecimento da realidade a partir de especificidades, ao mesmo tempo em que deixa de levar em consideração o todo de que faz parte (LÜCK, 1994)”.
b. Apenas a alternativa III está correta.
c. Apenas a alternativa II está correta.
d. Apenas as alternativas III e IV estão corretas.
e. Apenas a alternativa I está correta.
Feedback
A resposta correta é: A alternativa IV está correta..
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
As teorias pedagógicas são definidas a partir de concepções filosóficas que dão fundamento às diferentes práticas educativas. Na educação tradicional, é comum encontrarmos duas linhas de pensamento que justificam suas práticas o determinismo biológico e o determinismo social. (LIMA, 2013, p. 6). Assinale a alternativa correta que corresponde, respectivamente, como são denominados o determinismo biológico e o determinismo social:
Escolha uma:
a. Ambiental e social
b. Humano e educativo
c. Inatismo; ambientalismo
O Determinismo biológico é conhecido como inatismo e Determinismo social como ambientalismo.
d. Educativo e pedagógico
e. Político e econômico
Feedback
A resposta correta é: Inatismo; ambientalismo.
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
As Políticas educacionais fazem parte do grupo de Politicas Publicas e possibilitam a criação de leis voltadas a organização do sistema educacional. Nesse contexto temos como exemplo de organização de Politicas Educacionais a LDB, Base Nacional Curricular e PNE esses documentos tem o objetivo de direcionar o sistema de educação a partir de leis e decretos. Identifique com V para questões Verdadeiras e F para questões Falsas sobre o objetivo do Ensino Fundamental de acordo com LDB 9394.95.
( ) Estimular a capacidade de aprender por meio do domínio da leitura, cálculo e escrita;
( ) Compreender o ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores emque se fundamenta a sociedade;
( ) Desenvolver a capacidade de aprendizagem a partir da aquisição conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;
( ) Fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.
( ) O ensino será ministrado na língua portuguesa.
Identifique a sequência correta:
Escolha uma:
a. F, F, V, F, F.
b. V, V, F, F, V.
c. V, V, V, V, V.
todas as questões estão corretas. De acordo com o livro, seção III Do Ensino Fundamental Art. 32. O ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante: (redação dada pela Lei no 11.274, de 2006) I – o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo; II – a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade; III – o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores; IV – o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social. § 1o É facultado aos sistemas de ensino desdobrar o ensino fundamental em ciclos.
d. F, F, F, F, F.
e. F, V, F, V, F.
Feedback
A resposta correta é: V, V, V, V, V..
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Sabe-se que o professor ao lecionar em sala de aula deve ter o domínio do conteúdo da aula que ira ministrar. Além do conhecimento do conteúdo, outros fatores são importantes no processo de ensino aprendizagem e que orienta a prática pedagógica do educador que são os instrumentos metodológicos. Nesse contexto, identifique nas sequências a alternativa correta que apresentam os instrumentos metodológicos.
Escolha uma:
a. Registro e Reflexão, Avaliação, Replanejamento, Planejamento, Observação;
Instrumentos metodológicos guiam a prática pedagógica do educador eles se constituem em: Registro e Reflexão, Avaliação, Replanejamento, Planejamento, Observação.
b. Avaliação e planejamento;
c. Registro e Reflexão;
d. Replanejamento e Avaliação;
e. Observação e planejamento;
Feedback
A resposta correta é: Registro e Reflexão, Avaliação, Replanejamento, Planejamento, Observação;.
Questão 7
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O sistema de avaliação existe na sociedade há mais de 3.000 anos. Um dos meios de avaliação considerados mais antigos é o exame para entrar no exercito. A avaliação no sistema educacional não se limita somente avaliar o aluno em um momento, período educacional a avaliação deve ser algo continuo, ou seja, deve ser feita todos os dias e pode ser refletida em três diferentes concepções de educação. Identifique a sequência correta que aborda as concepções educacionais.
Escolha uma:
a. Registro e Reflexão e Replanejamento.
b. Avaliação inicial, concepção autoritária e somatória.
c. Pedagogia Tradicional, Pedagogia nova e Pedagogia Tecnicista.
d. Concepção autoritária, Concepção espontaneistas e Concepção democrática.
Segundo Freire (1997), a avaliação pode ser pensada em relação a três diferentes concepções de educação: a concepção autoritária, a concepção espontaneísta e a concepção democrática da educação. (p. 60).
e. Avaliação inicial, formativa e somatória.
Feedback
A resposta correta é: Concepção autoritária, Concepção espontaneistas e Concepção democrática..
Questão 8
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O sistema de avaliação existe na sociedade há mais de 3.000 anos. Um dos meios de avaliação considerados mais antigos é o exame para entrar no exercito. A avaliação no sistema educacional não se limita somente avaliar o aluno em um momento, período educacional a avaliação deve ser algo continuo, ou seja, deve ser feita todos os dias e pode ser refletida em três diferentes concepções de educação. Identifique a sequência correta que aborda as concepções educacionais.
Escolha uma:
a. Pedagogia Tradicional, Pedagogia nova e Pedagogia Tecnicista.
b. Avaliação inicial, concepção autoritária e somatória.
c. Concepção autoritária, Concepção espontaneistas e Concepção democrática.
Segundo Freire (1997), a avaliação pode ser pensada em relação a três diferentes concepções de educação: a concepção autoritária, a concepção espontaneísta e a concepção democrática da educação. (p. 60).
d. Avaliação inicial, formativa e somatória.
e. Registro e Reflexão e Replanejamento.
Feedback
A resposta correta é: Concepção autoritária, Concepção espontaneistas e Concepção democrática..
Questão 9
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Os instrumentos pedagógicos auxiliam na orientação da prática pedagógica do professor e se caracterizam como: Registro e Reflexão, Avaliação, Replanejamento, Observação e Planejamento. Cada item está relacionado um com o outro por meio de uma ordem cíclica conforme é possível analisar na tabela abaixo. Nesse contexto, sobre os instrumentos pedagógicos registre nas questões V para VERDADEIRAS e as questões FALSAS com F. 
( ) Observação no trabalho pedagógico vai além de ver o objeto que se apresenta, a observação exige que haja dúvidas e duvidar das suas respostas;
( ) Observação é um instrumento metodológico relacionado ao processo de avaliação;
( ) Ao desenvolver o planejamento o professor deve ter bem claro em sua mente onde quer chegar;
( ) O planejamento tem a função de pensar no futuro;
( ) Uma das maneiras de planejar se constitui por projetos;
A sequência correta é:
Escolha uma:
a. F, V, F, V, F.
b. V, V, V, V, V.
c. F, F, V, V, F.
d. F, F, F, F, F.
e. V, V, V, F, V.
A questão falsa é a questão D, que traz que a função do planejamento é pensar no futuro. O planejamento tem sim a função de pensar no futuro, mas ele precisa também pensar no passado para a construção efetiva do presente. Analisando os planejamentos passados o que foi trabalhado para os futuros planejamentos contemplem outros elementos no processo de ensino aprendizagem. Também é preciso analisar o passado o que esses alunos aprenderam para saber como prosseguir no planejamento.
Feedback
A resposta correta é: V, V, V, F, V..
Questão 10
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A formação docente é importante e deve ser um processo contínuo de aprendizagens e desenvolvimento profissional. (LIMA, 2013, p. 34). Assinale a alternativa correta que está relacionada com a importância da formação docente:
Escolha uma:
a. Com saberes que mobilizam novas respostas para as vivências da sala de aula.
b. Com as interações sociais nos processos de ensinar e aprender.
c. Com o modo como os conteúdos são trabalhados e quais competências são privilegiadas.
d. Com o processo que possa acontecer efetivamente, é necessário que a prática pedagógica seja contextualizada.
e. Com o aperfeiçoamento de habilidades e com a aquisição de novos conhecimentos, de modo a melhorar a qualidade do ensino.
A importância da formação docente está relacionada com o aperfeiçoamento de habilidades e com a aquisição de novos conhecimentos, de modo a melhorar a qualidade do ensino.
Feedback
A resposta correta é: Com o aperfeiçoamento de habilidades e com a aquisição de novos conhecimentos, de modo a melhorar a qualidade do ensino..
Questão 1
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A aula tem que ser vista e pensada não apenas como um momento em que se segue um currículo, em horários pré-determinados e com planos de aula a serem seguidos, mas como um momento de encontro entre os conteúdos de ensino e os próprios sujeitos da ação: os alunos. Marque a alternativa que cita o objetivo principal da aula:
Escolha uma:
a. O objetivo principal da aula é sempre o ensino e a aprendizagem de conteúdos de ensino, porém para que esse processo possa acontecer efetivamente, é necessário que a prática pedagógica seja construída com muita rigidez,não considerando a situação econômica, social e política de cada sujeito ali envolvido.
b. O objetivo principal da aula é promover a educação não formal do cidadão.
c. É na aula que a construção do conhecimento vai se dar, através de um processo rígido, que não leva em consideração as peculiaridades de cada indivíduo.
d. A sala de aula é um espaço complexo, deve ser neutro, não levando em consideração as relações estabelecidas.
e. O objetivo principal da aula é sempre o ensino e a aprendizagem de conteúdos de ensino. Para que esse processo possa acontecer efetivamente, é necessário que a prática pedagógica seja contextualizada e que se considere a situação econômica, social e política de cada sujeito ali envolvido.
O objetivo principal da aula é sempre o ensino e a aprendizagem de conteúdos de ensino. Para que esse processo possa acontecer efetivamente, é necessário que a prática pedagógica seja contextualizada e que se considere a situação econômica, social e política de cada sujeito ali envolvido.
Feedback
A resposta correta é: O objetivo principal da aula é sempre o ensino e a aprendizagem de conteúdos de ensino. Para que esse processo possa acontecer efetivamente, é necessário que a prática pedagógica seja contextualizada e que se considere a situação econômica, social e política de cada sujeito ali envolvido..
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Por ser um dos caminhos da integração, a interdisciplinaridade ocorre quando os componentes curriculares possibilitam a construção do conhecimento, permitindo mudanças nos métodos de ensino e praticas pedagógicas. Sendo assim, a interdisciplinaridade permite que as disciplinas sejam estudadas e relacionadas umas com as outras. Dessa maneira questiona-se: Qual o objetivo da interdisciplinaridade?
I – Estabelecer relações entre duas ou mais disciplinas ou ramos de conhecimento;
II- Promover a superação da visão restrita de mundo e a compreensão da complexidade da realidade, resgatando concomitantemente a centralidade do homem na realidade e na produção do conhecimento, de modo a permitir, ao mesmo
tempo, melhor compreensão da realidade e do homem como ser determinado e determinante;
III – Ser comum a duas ou mais disciplinas;
IV – É utilizar apenas uma disciplina para trabalhar determinado conteúdo.
Leia atentamente as questões acima e marque a alternativa correta:
Escolha uma:
a. A alternativa IV está correta.
b. Apenas as alternativas III e IV estão corretas.
c. Apenas a alternativa II está correta.
promover a superação da visão restrita de mundo e a compreensão da complexidade da realidade, resgatando concomitantemente a centralidade do homem na realidade e na produção do conhecimento, de modo a permitir, ao mesmo
tempo, melhor compreensão da realidade e do homem como ser determinado e determinante. “O objetivo da interdisciplinaridade é, portanto, o de promover a superação da visão restrita de mundo e a compreensão da complexidade da realidade, resgatando concomitantemente a centralidade do homem na realidade e na produção do conhecimento, de modo a permitir, ao mesmo tempo, melhor compreensão da realidade e do homem como ser determinado e determinante. A interdisciplinaridade é um elo entre os conhecimentos que almeja abranger todas as disciplinas em um só tema por meio de uma visão global do mundo. Por meio desse enfoque, a educação tem por finalidade contribuir para a formação do homem pleno, inteiro, uno, que alcance níveis cada vez mais competentes de integração das dimensões básicas, o eu e o mundo, com a finalidade de que seja capaz de resolver os problemas globais e complexos que a vida lhe apresenta e de produzir conhecimentos que possam contribuir para a renovação da sociedade”.
d. Apenas a alternativa III está correta.
e. Apenas a alternativa I está correta.
Feedback
A resposta correta é: Apenas a alternativa II está correta..
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
De acordo com LIMA (2013, p. 58): “A concepção pedagógica que constituímos em nossas práticas pedagógicas está implicada na viabilidade de um processo de ensinar e aprender. Isso significa que nunca estamos isentos de uma “posição de sujeito”, que se faz por um campo de escolhas e que sempre produz efeitos nos espaços nos quais nos fazemos presentes”. Nesse sentido, encontra-se a avaliação cuja intenção é a de reorientar o aluno para uma melhor aprendizagem e também para melhoria do sistema de ensino. Assinale a alternativa correta sobre a Avaliação.
Escolha uma:
a. A avaliação atualmente é vista como instrumento classificatório cuja função é o de rotular alunos disciplinados e indisciplinados.
b. A avaliação é o caminho encontrado pelas Instituições de ensino para medir a qualidade do aprendizado e oferecer alternativas para uma evolução mais segura.
A avaliação é o caminho encontrado pelas Instituições de ensino para medir a qualidade do aprendizado e oferecer alternativas para uma evolução mais segura.
c. A avaliação fundamenta-se no certo ou errado, porém considera toda a análise realizada pelo aluno, e também qual a base em que este se instituiu para encontrar a resposta proposta.
d. A avaliação é um método completo de analise do conhecimento adquirido pelo discente.
e. A avaliação sempre esteve relacionada ao poder, visto que a mesma oferece ao professor possibilidades de controlar a turma e sentir-se detentor do conhecimento.
Feedback
A resposta correta é: A avaliação é o caminho encontrado pelas Instituições de ensino para medir a qualidade do aprendizado e oferecer alternativas para uma evolução mais segura..
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Para Vygotsky (apud LIMA, 2013), a ideia de interação social e de mediação é extremamente importante no processo educativo. O referido autor acredita que esses dois elementos estão intimamente relacionados ao processo de constituição e desenvolvimento dos sujeitos. Em relação à Vygotsky e suas ideias é possível afirmar:
Escolha uma:
a. A sala de aula é, sem dúvida, um dos espaços mais oportunos para a construção de ações partilhadas entre os sujeitos.
Para Vygotsky, a sala de aula é, sem dúvida, um dos espaços mais oportunos para a construção de ações partilhadas entre os sujeitos. Segundo o autor, é importante perceber que como o aluno se constitui na relação com o outro, a escola é um local privilegiado em reunir grupos bem diferenciados a serem trabalhados. Essa realidade acaba contribuindo para que, no conjunto de tantas vozes, as singularidades de cada aluno sejam respeitadas
b. A sala de aula, é um dos espaços menos indicado para a construção de ações partilhadas entre os sujeitos. Ele acredita que no seio familiar o aluno consegue construir melhor essas ações.
c. A sala de aula não realiza a mediação por essa ser um elo de interação constante no processo ensino e aprendizagem.
d. A sala de aula realiza a mediação, porém a mesma não é um elo de interação constante no processo ensino e aprendizagem, visto que esse é adquirido no campo profissional e não acadêmico.
e. A sala de aula é importante, pois constitui a essência e o caráter dos alunos em relação ao outro, visto que a escola é um local privilegiado em reunir grupos bem diferenciados a serem trabalhados.
Feedback
A resposta correta é: A sala de aula é, sem dúvida, um dos espaços mais oportunos para a construção de ações partilhadas entre os sujeitos..
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A formação docente é importante e deve ser um processo contínuo de aprendizagens e desenvolvimento profissional. (LIMA, 2013, p. 34). Assinale a alternativa correta que está relacionada com a importância da formação docente:
Escolha uma:
a. Com saberes que mobilizam novas respostas para as vivências da sala de aula.
b. Com o modo como os conteúdos são trabalhados e quais competências são privilegiadas.
c. Com as interações sociais nos processos de ensinar e aprender.
d. Com o aperfeiçoamento de habilidades e com a aquisição de novos conhecimentos, de modo a melhorara qualidade do ensino.
A importância da formação docente está relacionada com o aperfeiçoamento de habilidades e com a aquisição de novos conhecimentos, de modo a melhorar a qualidade do ensino.
e. Com o processo que possa acontecer efetivamente, é necessário que a prática pedagógica seja contextualizada.
Feedback
A resposta correta é: Com o aperfeiçoamento de habilidades e com a aquisição de novos conhecimentos, de modo a melhorar a qualidade do ensino..
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Segundo LIMA (2013, p. 49): ”Mesmo para um professor experiente, é muito difícil entrar em classe sem antes planejar a aula. É por isso que os profissionais que entendem bastante de didática insistem na ideia de planejamento como algo que requer horário, discussão, esquematização e certa formalidade”. Assinale a alternativa correta sobre Plano de Aula:
Escolha uma:
a. É um instrumento individual de trabalho e deve ser desenvolvido para atingir os objetivos particulares de cada turma.
b. É fundamental, pois é por meio dele que o docente obtém resultados significativos no processo ensino e aprendizagem.
O Plano de aula é fundamental, pois é por meio dele que o docente obtém resultados significativos no processo ensino e aprendizagem. O Plano de aula serve como o guia que conduzirá o professor nos preparativos necessários para as aulas, dando uma previsão de tudo o que será feito dentro de classe em um período determinado.
c. Não possui finalidade de alcançar objetivos, visto que esse não tem como aproveitar todo o tempo disponível de aula.
d. É um instrumento de trabalho que se faz necessário no dia a dia de todo professor. Porém, devido a alguns contratempos em sala o mesmo não pode ser executado por inteiro.
e. Serve como o guia que conduzirá o professor nos preparativos necessários para as aulas, contudo não tem como prevê o que será feito dentro de classe em um período determinado.
Feedback
A resposta correta é: É fundamental, pois é por meio dele que o docente obtém resultados significativos no processo ensino e aprendizagem..
Questão 7
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Os currículos se dão por meio da construção e seleção de conhecimentos e práticas produzidas. Nesse sentido, os diferentes conteúdos assimilam-se de diferentes formas. Existem muitas formas de classificar os conteúdos de aprendizagem e cada uma nos oferece uma forma de entender melhor o modo como são aprendidos e ensinados. Assinale a alternativa correta que apresenta os grupos de conteúdos e seus conceitos:
Escolha uma:
a. Os conteúdos atitudinais abrem-se as portas da dúvida, a qual estimula a descoberta do conhecimento, gerando novas duvidas possibilitando descobertas infinitas. Os conceituais são os que precisam saber e os procedimentais são os que admitem ser.
b. Procedimentais - É aqueles que são preciso saber. Conceituais são Os que precisam saber fazer e os Atitudinais que admitem ser. É evidente que em cada um desses agrupamentos também podemos distinguir características diferenciais;
c. Os Conteúdos Conceituais - aqueles conteúdos que precisam saber. Procedimentais - são os que precisam saber fazer. Atitudinais - são os que admitem ser.
Conceituais - aqueles que é preciso saber. Procedimentais - são os que precisam saber fazer e os Atitudinais que admitem ser. É evidente que em cada um desses agrupamentos também podemos distinguir características diferenciais.
d. Os conteúdos procedimentais fazem parte da construção do pensamento, nele o indivíduo aprende a discernir o real do abstrato; ou ilusório. Os conteúdos conceituais resumem-se em colocar em prática o conhecimento que adquirimos com os conteúdos conceituais. Os conteúdos atitudinais são a vivencia do ser com o mundo que o rodeia.
e. Os conteúdos atitudinais são a base do aprender a conhecer. Os conteúdos procedimentais são caracterizados pelo estudo de técnicas e estratégias para o avanço do conhecimento proporcionado através da experiência do fazer. Os conteúdos conceituais passam pelo processo sociedade-indivíduo-sociedade.
Feedback
A resposta correta é: Os Conteúdos Conceituais - aqueles conteúdos que precisam saber. Procedimentais - são os que precisam saber fazer. Atitudinais - são os que admitem ser..
Questão 8
Correto
Marcar questão
Texto da questão
As Políticas educacionais fazem parte do grupo de Politicas Publicas e possibilitam a criação de leis voltadas a organização do sistema educacional. Nesse contexto temos como exemplo de organização de Politicas Educacionais a LDB, Base Nacional Curricular e PNE esses documentos tem o objetivo de direcionar o sistema de educação a partir de leis e decretos. Identifique com V para questões Verdadeiras e F para questões Falsas sobre o objetivo do Ensino Fundamental de acordo com LDB 9394.95.
( ) Estimular a capacidade de aprender por meio do domínio da leitura, cálculo e escrita;
( ) Compreender o ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
( ) Desenvolver a capacidade de aprendizagem a partir da aquisição conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;
( ) Fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.
( ) O ensino será ministrado na língua portuguesa.
Identifique a sequência correta:
Escolha uma:
a. V, V, F, F, V.
b. V, V, V, V, V.
todas as questões estão corretas. De acordo com o livro, seção III Do Ensino Fundamental Art. 32. O ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante: (redação dada pela Lei no 11.274, de 2006) I – o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo; II – a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade; III – o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores; IV – o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social. § 1o É facultado aos sistemas de ensino desdobrar o ensino fundamental em ciclos.
c. F, V, F, V, F.
d. F, F, F, F, F.
e. F, F, V, F, F.
Feedback
A resposta correta é: V, V, V, V, V..
Questão 9
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A história da Didática aponta as crises educacionais e uma imagem que constitui um marco dito revolucionário e doutrinário no campo da própria educação. O século XVII tem como referência a obra clássica Didactica Magna, de Comenius. A respeito dessa obra, avalie as seguintes assertivas:
I.O documento apresentou ideias conservadoras como as da nobreza e do clero, com o princípio do pensamento empírico.
II. Na obra Didactica Magna, criticava-se o método de ensino utilizado pelas escolas da Igreja.
III. Comenius fundamentou o trabalho de sua obra na escolástica.
IV.A obra de Comenius apresentou ideias inovadoras para a prática educacional.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. II, III e IV.
b. II e IV.
II e IV.
c. I, II, e IV.
d. II e III.
e. I e III.
Feedback
A resposta correta é: II e IV..
Questão 10
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Existe por trás do discurso do professor distinções relacionadas aos conteúdos estudados e os utilizados em sua sala de aula, mesmo que estes já tenham sido pré-estabelecidos pela escola. Contudo, a transmissão destes fica a seu critério quando não há intervenções. É nesse momento que o docente decide que tipo de pedagogia irá utilizar para planejar suas aulas. Segundo Saviani (1992), “Há uma divisão na pedagogia histórico-crítica: de um lado, estariam as pedagogias não críticas, e de outro, as pedagogias crítico-reprodutivistas” (Livro da Disciplina, Cap. I). Assinale as pedagogiasnão críticas:
I – Escola Estruturalista e Inatista
II – Pedagogia tradicional, Pedagogia nova ou escolanovismo e Pedagogia tecnicista.
III – Escola como violência simbólica, Escola como aparelho ideológico de Estado e Escola dualista.
IV – Escola Behaviorista e Interacionista
Leia atentamente as questões acima e marque a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Apenas a alternativa II está correta.
Pedagogia tradicional, Pedagogia nova ou escolanovismo e Pedagogia tecnicista. As pedagogias não críticas agregam o arcabouço teórico da modernidade e definem grande parte das práticas educativas nas escolas contemporâneas. a) Pedagogia tradicional. Segundo essa pedagogia, o papel da escola é transmitir autoritariamente os conhecimentos acumulados pela humanidade e sistematizados logicamente, ou seja, difundir a instrução. O professor, sujeito do processo, transmite os conhecimentos por meio de lições e exercícios; aos alunos, cabe assimilá-los, atenta e disciplinadamente. O foco está no “aprender”. b) Pedagogia nova ou escolanovismo. Movimento que critica a escola tradicional. Esboça um método em que o professor é estimulador e orientador das aprendizagens, cujas iniciativas cabem exclusivamente aos alunos, sujeitos do processo. Tendo em vista que os procedimentos pedagógicos foram elaborados a partir de experiências com alunos “especiais”, houve a biopsicologização da sociedade, da educação e da escola. Entendemos que os alunos especiais desafiavam a visão padronizada da escola tradicional. Assim, no escolanovismo, a questão pedagógica passa do intelecto para o sentimento, do professor para o aluno, do esforço para o interesse, dos conteúdos para os métodos, da disciplina para o espontaneísmo, do diretivismo para o não diretivismo. Em suma, o importante é “aprender a aprender”, e a escola é a responsável pela adaptação e o ajuste dos indivíduos à sociedade. c) Pedagogia tecnicista O elemento principal é a organização racional dos meios para ensinar: professor e alunos passam a ser executores de um processo cuja concepção, planejamento, coordenação e controle ficam a cargo de especialistas supostamente habilitados, neutros, objetivos e imparciais. A função da escola é a formação de indivíduos eficientes para aumento da produtividade – é o “aprender a fazer”.
b. Apenas a alternativa III está correta.
c. Apenas a alternativa I está correta.
d. Apenas as alternativas III e IV estão corretas.
e. Apenas a alternativa IV está correta.
Feedback
A resposta correta é: Apenas a alternativa II está correta..
	Iniciado em
	domingo, 18 Nov 2018, 22:09
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	domingo, 18 Nov 2018, 22:33
	Nota
	10,00 de um máximo de 10,00(100%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Sabe-se que o professor ao lecionar em sala de aula deve ter o domínio do conteúdo da aula que ira ministrar. Além do conhecimento do conteúdo, outros fatores são importantes no processo de ensino aprendizagem e que orienta a prática pedagógica do educador que são os instrumentos metodológicos. Nesse contexto, identifique nas sequências a alternativa correta que apresentam os instrumentos metodológicos:
Escolha uma:
a. Observação e planejamento;
b. Registro e Reflexão, Avaliação, Replanejamento, Planejamento, Observação;
Instrumentos metodológicos guiam a prática pedagógica do educador eles se constituem em: Registro e Reflexão, Avaliação, Replanejamento, Planejamento, Observação.
c. Replanejamento e Avaliação;
d. Registro e Reflexão;
e. Avaliação e planejamento;
Feedback
A resposta correta é: Registro e Reflexão, Avaliação, Replanejamento, Planejamento, Observação;.
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O sistema de avaliação existe na sociedade há mais de 3.000 anos. Um dos meios de avaliação considerados mais antigos é o exame para entrar no exercito. A avaliação no sistema educacional não se limita somente avaliar o aluno em um momento, período educacional a avaliação deve ser algo continuo, ou seja, deve ser feita todos os dias e pode ser refletida em três diferentes concepções de educação. Identifique a sequência correta que aborda as concepções educacionais.
Escolha uma:
a. Registro e Reflexão e Replanejamento.
b. Avaliação inicial, formativa e somatória.
c. Avaliação inicial, concepção autoritária e somatória.
d. Concepção autoritária, Concepção espontaneistas e Concepção democrática.
Segundo Freire (1997), a avaliação pode ser pensada em relação a três diferentes concepções de educação: a concepção autoritária, a concepção espontaneísta e a concepção democrática da educação. (p. 60).
e. Pedagogia Tradicional, Pedagogia nova e Pedagogia Tecnicista.
Feedback
A resposta correta é: Concepção autoritária, Concepção espontaneistas e Concepção democrática..
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Por tratar-se do momento em que a escola reavalia todas as ações propostas que foram realizadas no planejamento inicial, o replanejamento tem como objetivo garantir a aprendizagem dos alunos, bem como, as conquistas de metas propostas no inicio do ano letivo. Sobre o Replanejamento pode-se afirmar que:
Escolha uma:
a. É a retomada do ano letivo é o momento propício para analisar as ações realizadas ao longo do primeiro semestre e recoloca-las em práticas.
b. É de extrema importância, pois é um processo de elaboração e organização da ação docente envolvendo problemas de contexto social atual.
c. É o momento onde professores se reúnem para discutir sobre práticas pedagógicas, bem como, reorganizar e adequar suas práticas com as exigências do contexto de sociedade atual.
O replanejamento escolar é de extrema importância, pois é um processo de organização e reorganização da ação docente envolvendo problemas de contexto social atual. É o momento onde professores se reúnem para discutir sobre práticas pedagógicas bem como reorganizar e adequar suas práticas com as exigências do contexto de sociedade atual.
d. No âmbito escolar, o replanejamento é uma ação pedagógica continua e semestral que favorece a integração de estudantes por meio dos professores, gestores, pais e funcionários.
e. Analisa o fluxo de cada unidade escolar discutindo suas práticas pedagógicas.
Feedback
A resposta correta é: É o momento onde professores se reúnem para discutir sobre práticas pedagógicas, bem como, reorganizar e adequar suas práticas com as exigências do contexto de sociedade atual..
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A aula tem que ser vista e pensada não apenas como um momento em que se segue um currículo, em horários pré-determinados e com planos de aula a serem seguidos, mas como um momento de encontro entre os conteúdos de ensino e os próprios sujeitos da ação: os alunos. Marque a alternativa que cita o objetivo principal da aula:
Escolha uma:
a. O objetivo principal da aula é promover a educação não formal do cidadão.
b. A sala de aula é um espaço complexo, deve ser neutro, não levando em consideração as relações estabelecidas.
c. O objetivo principal da aula é sempre o ensino e a aprendizagem de conteúdos de ensino, porém para que esse processo possa acontecer efetivamente, é necessário que a prática pedagógica seja construída com muita rigidez, não considerando a situação econômica, social e política de cada sujeito ali envolvido.
d. É na aula que a construção do conhecimento vai se dar, através de um processo rígido, que não leva em consideração as peculiaridades de cada indivíduo.
e. O objetivo principal da aula é sempre o ensino e a aprendizagem de conteúdos de ensino. Para que esse processo possa acontecer efetivamente, é necessário que a prática pedagógica seja contextualizada e que se considere a situação econômica, social e política de cada sujeito ali envolvido.
O objetivo principal da aula é sempre o ensino e a aprendizagem de conteúdos de ensino. Para que esse processo possa acontecer efetivamente, é necessário que a prática pedagógica seja contextualizada e que se considere a situaçãoeconômica, social e política de cada sujeito ali envolvido.
Feedback
A resposta correta é: O objetivo principal da aula é sempre o ensino e a aprendizagem de conteúdos de ensino. Para que esse processo possa acontecer efetivamente, é necessário que a prática pedagógica seja contextualizada e que se considere a situação econômica, social e política de cada sujeito ali envolvido..
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Segundo LIMA (2013, p. 49): ”Mesmo para um professor experiente, é muito difícil entrar em classe sem antes planejar a aula. É por isso que os profissionais que entendem bastante de didática insistem na ideia de planejamento como algo que requer horário, discussão, esquematização e certa formalidade”. Assinale a alternativa correta sobre Plano de Aula:
Escolha uma:
a. É um instrumento individual de trabalho e deve ser desenvolvido para atingir os objetivos particulares de cada turma.
b. Serve como o guia que conduzirá o professor nos preparativos necessários para as aulas, contudo não tem como prevê o que será feito dentro de classe em um período determinado.
c. É um instrumento de trabalho que se faz necessário no dia a dia de todo professor. Porém, devido a alguns contratempos em sala o mesmo não pode ser executado por inteiro.
d. Não possui finalidade de alcançar objetivos, visto que esse não tem como aproveitar todo o tempo disponível de aula.
e. É fundamental, pois é por meio dele que o docente obtém resultados significativos no processo ensino e aprendizagem.
O Plano de aula é fundamental, pois é por meio dele que o docente obtém resultados significativos no processo ensino e aprendizagem. O Plano de aula serve como o guia que conduzirá o professor nos preparativos necessários para as aulas, dando uma previsão de tudo o que será feito dentro de classe em um período determinado.
Feedback
A resposta correta é: É fundamental, pois é por meio dele que o docente obtém resultados significativos no processo ensino e aprendizagem..
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Para o seguinte enunciado: “a avaliação é entendida aqui como um processo que não avalia apenas os conteúdos, mas o modo como eles chegam até o educando, ou seja, o caminho que se dá para a efetiva aprendizagem”. Assinale a alternativa correta que corresponde que avaliação é:
Escolha uma:
a. Capacidade de observação
b. Processo de avaliação
A avaliação é um dos instrumentos metodológicos do professor, entendida aqui como um processo que não avalia apenas os conteúdos, mas o modo como eles chegam até o educando, ou seja, o caminho que se dá para a efetiva aprendizagem.
c. Instrumento metodológico
d. Planejamento
e. Projeto educativo
Feedback
A resposta correta é: Processo de avaliação.
Questão 7
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Assinale a alternativa correta que corresponde ao seguinte conceito: “... é um documento que sistematiza o planejamento do trabalho pedagógico, organizando-o por temática ou aula, descrevendo os objetivos, o tempo, os procedimentos metodológicos, os recursos e o processo de avaliação”. (LIMA, 2013, p.49).
Escolha uma:
a. Projeto;
b. Observação;
c. Avaliação;
d. Planejamento;
e. Plano de aula;
É o plano de aula, um documento que sistematiza o planejamento do trabalho pedagógico.
Feedback
A resposta correta é: Plano de aula;.
Questão 8
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Segundo uma concepção de educação, concebe-se o ato de ensinar e aprender de diferentes formas, mas toda ação educativa envolve intervir, encaminhar e devolver. Assinale a alternativa que corresponde ao tipo de concepção de educação que descreve o seguinte: “... podemos afirmar que o primeiro movimento da construção da aula é a intervenção; o segundo é o encaminhamento, e o terceiro é a devolução. (Freire apud LIMA, 2013, p.54).
Escolha uma:
a. Popular;
b. Planejada;
c. Pedagógica;
d. Tradicional;
e. Democrática;
Em uma concepção democrática de educação, afirma-se que o primeiro movimento da construção da aula é a intervenção; o segundo é o encaminhamento, e o terceiro é a devolução.
Feedback
A resposta correta é: Democrática;.
Questão 9
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O educador dialógico acredita que o aluno é um sujeito que traz conhecimento internacionalizado o qual deve ser respeitado, pois só assim refletirá a cerca do conhecimento não fragmentado. “Uma das funções do professor é o de dar sentido aos conhecimentos apresentados aos alunos através da interdisciplinaridade, promovendo uma maior articulação entre os conteúdos e também com as demais áreas de aprendizagens e conhecimentos” (Livro da Disciplina, Cap. II pág. 27). Em consonância com o exposto pode-se dizer que o professor deve ter, acima de tudo:
I – Consciência de que, trabalhando dentro de um sistema de interdisciplinaridade, produzirá conhecimento útil, capaz de interligar teoria e prática, e estabelecerá relação entre o conteúdo do ensino e a realidade social escolar;
II – Pulso firme para manter os alunos disciplinados para poder exercer sua função;
III - Domínio, não perder o controle, pois, mesmo na interdisciplinaridade o mais importante é o professor exercer seu poder;
IV – Domínio sobre apenas uma determinada matéria.
Leia atentamente as questões acima e marque a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Apenas a alternativa I está correta.
consciência de que, trabalhando dentro de um sistema de interdisciplinaridade, produzirá conhecimento útil, capaz de interligar teoria e prática, e estabelecerá relação entre o conteúdo do ensino e a realidade social escolar. Outra função do professor deve ser dar sentido aos conhecimentos apresentados aos alunos através da interdisciplinaridade, promovendo uma maior articulação entre os conteúdos e também com as demais áreas de aprendizagens e conhecimentos. O conhecimento, ao ser selecionado e organizado curricularmente, muitas vezes, acaba caracterizando um recorte simplificado, reduzido e condensado do saber científico. Esse recorte, ao ser descontextualizado das origens de sua produção, dificulta a compreensão da aprendizagem e impõe limites a uma articulação interdisciplinar. A escolha dos saberes escolares a serem ensinados ocorre mediante decisões fundamentadas na concepção de conhecimentos socialmente valorizados em determinado momento histórico. A escolha dos conteúdos é feita através do interesse de quem os transmite. Nesse sentido, o professor deve, então, O professor tem de ter consciência de que, trabalhando dentro de um sistema de interdisciplinaridade, produzirá conhecimento útil, capaz de interligar teoria e prática, e estabelecerá relação entre o conteúdo do ensino e a realidade social escolar”.
b. Apenas a alternativa II está correta.
c. A alternativa V está correta.
d. As alternativas I e III estão corretas.
e. Todas as alternativas estão corretas.
Feedback
A resposta correta é: Apenas a alternativa I está correta..
Questão 10
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Assinale a alternativa correta que apresenta qual o objetivo da interdisciplinaridade:
Escolha uma:
a. Ensinar e aprender se constitui pela valorização do saber do outro e pela possibilidade de construção dos espaços de trocas. Ato social e econômico;
b. Promover a superação da visão restrita de mundo e a compreensão da complexidade da realidade;
O objetivo da interdisciplinaridade é o de promover a superação da visão restrita de mundo e a compreensão da complexidade da realidade, resgatando concomitantemente a centralidade do homem na realidade e na produção do conhecimento, de modo a permitir, ao mesmo tempo, melhor compreensão da realidade e do homem como ser determinado e determinante.
c. Promover a educação formal do cidadão, as trocas e as relações vão acontecer.
d. Ter o trabalho docente na construção do conhecimento de cada educando.
e. Estudar os diferentes tipos de conteúdo que podem ser trabalhados pelo professor.
Feedback
A resposta correta é: Promover a superação da visão restrita de mundo e a compreensãoda complexidade da realidade;.
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário

Outros materiais