Buscar

AV MARÇO DE 2015 PPE4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0357_AV_201304089657 » PESQUISA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO IV 22146392
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: RAFAELA
	Professor:
	MARCIA GONZALEZ DAS CHAGAS
	Turma: 
	Nota da Prova: 4,5        Nota de Partic.: 2        Data: 
	
	 1a Questão (Ref.: 93932)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	No processo da pesquisa acadêmica, o fichamento se apresenta como um componente fundamental à organização da investigação e coleta dos dados para a pesquisa. Assim sendo, defina o que é um fichamento e qual sua finalidade?
		
	
Resposta: É uma forma organizada de arquivar todos os seus trabalhos , da escola , faculdade , emforma de resumo.
	
Gabarito: É um conjunto de registros feito de livros, aulas e artigos pelo aluno de forma a organizar o material de pesquisa, que será utilizado pelo aluno no momento da elaboração do trabalho acadêmico.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 251985)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Qual foi a principal crítica do socialismo utópico ao liberalismo econômico e qual era sua proposta política e econômica?
		
	
Resposta: A principal critíca ao sistema economico emergente , a sua proposta era uma sociedade que tivesse também os seus direitos e nõo só seus os seus deveres
	
Gabarito: O socialismo utópico fez críticas ao liberalismo econômico, principalmente à livre iniciativa e à livre concorrência e defendeu a formação de comunidades autossuficientes, onde os homens, através da livre cooperação ¿ cooperativas de trabalhadores - teriam suas necessidades satisfeitas
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 227321)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Segundo Marcondes (2010) o conhecimento _______ oferece explicações sobre os fenômenos naturais e sobre a criação do mundo e dos seres vivos, recorrendo ao sobrenatural, a magia e a fé.
		
	 
	Mítico
	
	Artístico
	
	Científico
	
	Filosófico
	
	Do senso comum
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 92629)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A defesa da Pedagogia como ciência da Educação com estatuto científico próprio tem como ponto de partida a constatação de que conhecimento sobre a educação elaborado a partir das contribuições das demais ciências humanas e sociais tem se mostrado:
		
	 
	insuficiente para explicar o fenômeno educativo
	
	incapaz de dialogar com a educação
	
	incoerente no que diz respeito à sua formulação teórica
	 
	ineficaz em função do seu pragmatismo
	
	ineficiente na explicação do universo infantil
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 268911)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sobre os procedimentos de leitura é correto afirmar que:
I - Ao fazer a leitura dos textos (livro didático da disciplina, textos complementares, aulas on-line), procure registrar as palavras que você não conhece e faça uma pesquisa no dicionário (ele é uma fonte de consulta fundamental em nossa formação). Após compreender o significado da palavra, refaça a leitura do texto. Assim, estará ampliando o seu entendimento sobre o tema.
II - Procure fazer uma síntese (resumo) das principais ideias do(a) autor(a) com suas palavras ou com as palavras do(a) autor(a). Tal prática é fundamental para você compreender o que está e como está sendo dito.
III - Anote suas dúvidas e coloque-as para o(a) professor(a). Assim, o(a) mesmo(a) terá como fazer as devidas orientações para os seus estudos e entendimentos.
IV - Sempre que possível, consulte outras fontes de pesquisa, como Internet, jornal, artigos, livros de assuntos que você não domina. A prática da pesquisa é um diferencial na formação de ensino superior.
V - Procure elaborar novas questões problematizando o que está sendo estudado e faça uma relação entre os referenciais teóricos e as práticas sociais. Com o tempo, você perceberá que toda prática social está alicerçada em uma determinada forma de compreensão e que toda teoria é resultado de práticas humanas como, por exemplo, a pesquisa.
		
	 
	As alternativas I e II estão corretas.
	 
	As alternativas I, II e III estão corretas.
	 
	Somente a alternativa V está correta.
	 
	As alternativas I, II, III e IV estão corretas.
	 
	As alternativas I, II, III, IV e V estão corretas.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 228809)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é responsável pela determinação das normas dos trabalhos científicos e acadêmicos em nossa sociedade. A ABNT, fundada em 1940, é uma:
		
	 
	Entidade privada sem fins lucrativos.
	
	Organização Não Governamental (ONG) com fins lucrativos.
	
	Organização Não Governamental (ONG) sem fins lucrativos.
	
	Entidade privada e pública com fins lucrativos.
	
	Entidade privada com fins lucrativos.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 229799)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O ________ é um recurso de registro, estudo e entendimento dos diferentes significados de uma palavra, conceito ou categoria de uma determinada área de conhecimento ou saber. Sendo assim, deve-se organizar o mesmo em ordem alfabética com os significados e a fonte na qual o mesmo foi retirado. Tal recurso é fundamental para ampliar o vocabulário e a forma de compreensão e análise de um conceito. É uma excelente fonte de consulta para a produção de trabalhos acadêmicos.
		
	
	Resenha
	 
	Glossário
	
	Fichamento
	
	Resumo
	
	Estudo
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 251493)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	 Leia as sentenças abaixo e identifique as que caracterizam a PESQUISA QUALITATIVA. Em seguida, marque a única alternativa correta: I - Enfatiza indicadores numéricos e percentuais e apresenta gráficos e tabelas sobre os objetos ou fenômenos pesquisados. II - Implica na partilha densa com pessoas, fatos e locais que constituem objetos de pesquisa, para extrair desse convívio os significados visíveis e latentes que somente são perceptíveis a uma atenção sensível (CHIZZOTTI, 2006). III - Fornece uma compreensão profunda de certos fenômenos sociais, apoiada em aspectos subjetivos. Pode ser aplicada em três diferentes situações: a) quando a evidência substitui a simples informação estatística relacionada a épocas atuais e/ou passadas; b) quando a evidência é usada para captar dados psicológicos que são reprimidos ou não facilmente articulados como atitudes e motivos e; c) quando a evidência foca, por meio da observação, indicadores do funcionamento de estruturas e organizações complexas que são difíceis de mensurar (medir). IV - As questões e os problemas para a pesquisa advêm de observações do mundo real e seus dilemas. A teoria surge durante a própria pesquisa e isso ocorre através da interação contínua entre a coleta e a análise de dados (STRAUSS; CORBIN, 1994).
		
	
	As questões I, III estão corretas
	
	As questões III e IV estão corretas
	 
	As questões II, III e IV estão corretas
	
	As questões II e IV estão corretas
	 
	As questões I, II e III estão corretas
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 252004)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Leia as sentenças e verifique as que fazem parte do contexto histórico da Escola de Frankfurt: I) Transição do capitalismo empresarial de pequena escala para o capitalismo monopolista e o imperialismo; II) Crescimento do movimento socialista e da necessidade do estado de bem-estar social; III) Revolução Russa e a ascensão do comunismo; IV) Ascensão do nazismo; V) Emergência da mídia de massa e cultura de massa, arte "moderna".
		
	
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 
	As sentenças III, IV e V estão corretas.
	 
	Todas as sentenças estão corretas.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 92650)Pontos: 0,0  / 1,0
	De acordo com Ferrari (2002, p. 44): "a área de educação poderia dar mais atenção às potencialidades, aos limites e aos métodos relacionados com o uso de dados originados de fontes como os censos, as PNADs e os registros escolares. Temo que, com o argumento de livrar-se do quantitativismo e dos problemas relacionados com a utilização das estatísticas educacionais, tenha-se acabado por jogar fora a criança junto com a água do banho. Se assim foi, talvez se possa ainda recuperá-la." O autor chama atenção para a necessidade de: I) considerar que as análises de dados quantificados podem trazer reais subsídios para a compreensão de fenômenos educacionais
II) verificar que as pesquisas quantitativas podem ajudar a construir caminhos para a implementação de políticas educacionais transformadoras
III) aceitar as construções teóricas obtidas pelas pesquisas qualitativas construídas a partir do senso comum
IV) compreender que os censos educacionais podem orientar ações pedagógicas para o enfrentamento dos impasses educacionais
Assinale a opção correta:
		
	
	apenas as alternativas II, III e IV são verdadeiras
	 
	apenas as alternativas I, II e IV são verdadeiras
	
	apenas as alternativas III e IV são verdadeiras
	
	apenas as alternativas II e III são verdadeiras
	 
	apenas as alternativas I, III, e IV são verdadeiras
		 Gabarito Comentado.

Outros materiais