Buscar

Provas Online ESAB Fundamentos de Sistema de Informação

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1 :
Esta dimensão dos sistemas é abrangente e atinge todas as áreas das empresas, pois isso representa economia de energia e de recursos, bem como significa a busca por processos que permitam a criação de novos produtos e/ou serviços. De qual dimensão estamos falando?
Resposta Errada! A resposta correta é a opção C
Justificativa:A dimensão organizacional é capaz de atingir todas as áreas das empresas, podendo representar economia de energia e de recursos, bem como significa a busca por processos que permitam a criação de novos produtos e/ou serviços
	A
	
	Dimensão social
	B
	
	Dimensão institucional
	C
	
	Dimensão organizacional
	D
	
	Dimensão processual
uestão 5 :
Assinale a alternativa correta que contenha duas medidas ligadas às políticas de informação de uma empresa.
Resposta Errada! A resposta correta é a opção A
Justificativa:A política de informação de uma empresa deve-se pautar pela manutenção de atividades orientadas aos negócios com ênfase em segurança e, em segundo lugar, deve-se buscar a qualidade, produtividade e continuidade dos processos.
	A
	
	Prioridade às atividades orientadas aos negócios da empresa e ênfase na segurança, qualidade, produtividade e continuidade dos processos.
	B
	
	Geração de informações úteis e geração de subjetividade.
	C
	
	Utilização de metodologia de desenvolvimento e normas ISO.
	D
	
	Aproveitamento máximo dos recursos disponíveis e controle das subjetividades.
Questão 1 :
Leia atentamente as duas afirmações e assinale a alternativa correta:
I.A sigla SIG carrega informações preciosas sobre os Sistemas de Informações Gerenciais. Esse tipo de sistema é tão importante que basicamente criou uma área de estudo dentro da área de estudos tecnológicos.
II.Esse tipo de sistema (SIG) também é conhecido como sistemas de apoio à gestão empresarial ou, ainda, como sistemas gerenciais. Isto porque eles podem abranger uma gama bem ampla de aspectos gerenciais que são capazes de afetar toda a gestão da organização.
Resposta Errada! A resposta correta é a opção D
Justificativa:
As duas afirmações estão corretas porque a sigla SIG quer dizer Sistemas de Informações Gerenciais e esse tipo de sistema é tão importante que basicamente criou uma área de estudo dentro da área de estudos tecnológicos. Além disso, o SIG também é conhecido como sistemas de apoio à gestão empresarial ou, ainda, como sistemas gerenciais, porque pode abranger uma gama bem ampla de aspectos gerenciais que são capazes de afetar toda a gestão da organização.
	A
	
	A afirmação I e II estão incorretas.
	B
	
	Apenas a afirmação I é correta.
	C
	
	Apenas a afirmação II é correta.
	D
	
	As duas afirmações estão corretas.
Questão 2 :
Esta função é primordial no desenvolvimento de Sistemas de Informação, pois tem a atribuição de coletar, organizar e sistematizar as demandas da organização em variáveis capazes de serem automatizadas ou processadas por Sistemas de Informação. 
Estamos nos referindo:
Resposta Errada! A resposta correta é a opção C
Justificativa:O analista de requisitos é quem faz o desenvolvimento de Sistemas de Informação, pois tem a atribuição de coletar, organizar e sistematizar as demandas da organização em variáveis capazes de serem automatizadas ou processadas.
	A
	
	ao profissional chamado de Analista de projeto.
	B
	
	ao profissional chamado de Analista de objetivos.
	C
	
	ao profissional chamado de Analista de requisitos.
	D
	
	ao profissional chamado de Analista de processos.
Questão 10 :
A invenção dos SI informatizados facilitou a organização das empresas. Sobre a informatização dos sistemas, assinale a alternativa correta.
Resposta Errada! A resposta correta é a opção B
Justificativa:Antes dos sistemas informatizados, as empresas utilizavam fichários e arquivos de papel. Além de oferecer um trabalho mecânico, esse tipo de processo exigia um número maior de pessoas para organizar um departamento.
	A
	
	Antes dos SI, não havia sistemas organizacionais.
	B
	
	As empresas utilizavam fichários e arquivos de papel.
	C
	
	Não havia pessoas capazes de organizar os sistemas.
	D
	
	Os clientes se encarregam desse trabalho.
Questão 1 :
Durante a quarta fase de projeto de sistemas, dá-se toda a parte de criação, programação e aquisição de recursos computacionais (físicos ou digitais) necessários para satisfazer as solicitações do projeto. 
Assinale a alternativa que indica o que ocorre nesta fase de projeto de sistemas:
Resposta Errada! A resposta correta é a opção A
Justificativa:Durante a quarta fase de projeto de sistemas, dá-se toda a parte de criação, programação e aquisição de recursos computacionais (físicos ou digitais) necessários para satisfazer às solicitações do projeto, então é aqui que ocorre a implementação ou finalização do sistema.
	A
	
	Ocorre a implementação ou finalização do sistema.
	B
	
	Ocorre o início do projeto de sistemas.
	C
	
	Ocorre uma fase intermediária que indica atenção redobrada.
	D
	
	Não ocorre muita coisa, visto que o sistema está inoperante nesta fase.
Questão 5 :
Trata-se de um sistema de softwares e hardwares que tentam simular o comportamento humano e os padrões de pensamento humano. Tais técnicas incluem os chamados sistemas especialistas, raciocínio a partir de estudo de casos, lógica difusa, redes neurais, algoritmos genéticos e agentes inteligentes. Estamos nos referindo ao:
Acertou! A resposta correta é a opção A
Justificativa:Os sistemas de inteligência artificial são constituídos basicamente por um sistema de softwares e hardwares que tentam simular o comportamento humano e os padrões de pensamento humano. Além disso, o IA inclui os chamados sistemas especialistas, raciocínio a partir de estudo de casos, lógica difusa, redes neurais, algoritmos genéticos e agentes inteligentes.
	A
	
	Sistema de inteligência artificial.
	B
	
	Sistema de inteligência difusa.
	C
	
	Sistema de inteligência natural.
	D
	
	Sistema de inteligência humana.
Questão 6 :
Estas ferramentas são capazes de criar, editar e, portanto, fazer a gestão de conteúdos on-line, sem a necessidade de envolver um profissional de programação, e sem que haja necessidade de mexer no código do sistema. Do que se trata esta definição?
Resposta Errada! A resposta correta é a opção C
Justificativa:Quando falamos de ferramentas capazes de criar, editar e fazer a gestão de conteúdos on-line, estamos nos referindo ao CMS (Content Management System ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdos).
	A
	
	DMV
	B
	
	LMS
	C
	
	CMS
	D
	
	FRD
Questão 9 :
Esta expressão define um conjunto de recursos tecnológicos que podem ser usados de forma integrada com o foco comum. Este tipo de tecnologia é usado atualmente nas mais diversas situações: em processos de automação, nos diversos tipos de gestão, e, sobretudo, na educação. Assinale a alternativa correta.
Resposta Errada! A resposta correta é a opção A
Justificativa:As tecnologias da informação servem para definir o conjunto de recursos tecnológicos que podem ser usados de forma integrada com o foco comum. Como, por exemplo, em processos de automação, nos diversos tipos de gestão, e, sobretudo, na educação.
	A
	
	O texto define as tecnologias da informação.
	B
	
	O texto define os Sistemas da Informação.
	C
	
	O texto define os sistemas educacionais.
	D
	
	O texto define os sistemas inteligentes.
Questão 4 :
Ao se buscar uma melhor compreensão tecnológica dos SI, é necessário que se tenha em mente algumas tarefas básicas, tais como compreender a dimensão de tecnologia dos SI, que consiste em um aparato computacional. 
Assinale a alternativa correta que descreve como podemos reconhecer tal dimensão.
Resposta Errada! A resposta correta é a opção C
Justificativa:
A busca pela melhor compreensão tecnológica dos SI passa por: conhecer equipamentos que serão usados ao longo da linha de produção;
reconhecer a programação utilizada nos softwares; conhecer o tipo ou os tipos de armazenamentos que serão usados; conhecer um pouco mais sobre quais serão as tecnologias de comunicação empregadas pelo sistema.
	A
	
	Visão geral de sistemas inteligentes; reconhecer a programação utilizada pelos sistemas; conhecer os tipos de demandas.
	B
	
	Visão sistêmica da vida útil dos sistemas; reconhecer a programação usada pelos sistemas e processos; conhecer as TICs.
	C
	
	Conhecer equipamentos que serão usados ao longo da linha de produção; reconhecer a programação utilizada nos softwares; conhecer o tipo ou os tipos de armazenamento que serão usados; conhecer um pouco mais sobre quais serão as tecnologias de comunicação empregadas pelo sistema.
	D
	
	Visão dos processos; prever relacionamento intermediado com clientes; compreender as melhorias de gestão pública; conhecer os equipamentos que não são úteis aos processos de produção a fim de descartá-los.
Questão 7 :
Você já deve ter ouvido várias expressões que colocam os clientes no centro das atenções: “o cliente sempre tem razão” ou “o cliente em primeiro lugar” ou outras expressões com o mesmo tipo de teor. Que tipo de SI pode tornar real tais expressões?
Resposta Errada! A resposta correta é a opção C
Justificativa:Os sistemas de gerenciamento do relacionamento com o cliente, como o próprio nome indica, são SIs capazes de incrementar as formas de relacionamento com os consumidores.
	A
	
	Sistema de valor agregado
	B
	
	Sistema de usuário satisfeito
	C
	
	Sistemas de gerenciamento do relacionamento com o cliente
	D
	
	Sistema integrado de relacionamento com o consumidor
Questão 1 :
Os Sistemas de Informação dedicados à gestão do aprendizado são conhecidos como Learning Management System (LMS). No Brasil, esse tipo de sistema também é conhecido como:
Resposta Errada! A resposta correta é a opção B
Justificativa:Os Sistemas de Informação dedicados à gestão do aprendizado são conhecidos como Learning Management System (LMS). No Brasil, esse tipo de sistema também é conhecido como Sistema de Gestão da Aprendizagem (SGA) ou Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).
	A
	
	Sistema de Gestão do Conhecimento (SGC)
	B
	
	Sistema de Gestão da Aprendizagem (SGA) ou Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
	C
	
	Sistema de Gestão Acadêmica (SGA)
	D
	
	Ambiente Virtual de Educação (AVE)
Questão 8 :
Vários são os fatores que fazem dos Sistemas de Informação ferramentas indispensáveis nas organizações. Assinale a alternativa correta que indica três desses fatores:
Resposta Errada! A resposta correta é a opção A
Justificativa:A excelência operacional,o lançamento de novos produtos, a expansão dos serviços e modelos de negócios e a melhoria na qualidade das decisões são ferramentas indispensáveis nas organizações.
	A
	
	Excelência operacional; novos produtos, serviços e modelos de negócios; melhor tomada de decisões.
	B
	
	Vantagem competitiva; relacionamento intermediado com clientes; melhoria de gestão pública.
	C
	
	Fator humano; fator tecnológico; fator burocrático.
	D
	
	Fatores subjetivos; fatores redundantes; fatores humanos.
Questão 9 :
Modo de comunicação à distância em tempo real, no qualas mensagens são trocadas por dois ou mais interlocutores virtualmente presentes em um mesmo momento. Exemplo: softwares mensageiros virtuais. 
Isto remete a:
Resposta Errada! A resposta correta é a opção A
Justificativa:A comunicação síncrona permite que sejam trocadas mensagens em tempo real. Esse tipo de troca de mensagens pode ser de grande valia em qualquer tipo de gestão.
	A
	
	uma comunicação síncrona
	B
	
	uma comunicação assíncrona
	C
	
	uma comunicação desigual
	D
	
	uma comunicação momentânea
Questão 8 :
Trata-se de uma linguagem de modelagem para SI que adota a orientação a objetos. Muitos não a consideram uma técnica, mas um modelo de composição de SI. Essa linguagem pode ser dividida em três modelos, o funcional (trabalha as funcionalidades do SI para o usuário), o objeto (exibe a estrutura do SI por meio de suas classes) e o dinâmico (exibe o comportamento interno do SI). Assinale a alternativa que contém o nome correto dessa linguagem:
Resposta Errada! A resposta correta é a opção A
Justificativa:A linguagem de modelagem para SI que adota a orientação a objetos é a UML (Unified Modeling Language). Porém, deve-se ficar atento porque muitos experts não a consideram uma técnica, mas sim um modelo de composição de SI. Essa linguagem pode ser dividida em três modelos, o funcional (trabalha as funcionalidades do SI para o usuário), o objeto (exibe a estrutura do SI por meio de suas classes) e o dinâmico (exibe o comportamento interno do SI).
	A
	
	UML (Unified Modeling Language)
	B
	
	RAD (Rapid Application Development)
	C
	
	XP (Extreme Programming)
	D
	
	Cleanroom
Questão 6 :
O uso de gráficos, documentos e planilhas gera uma riqueza maior de informações porque permite a sobreposição de resultados, a mensuração de atividades e a projeção estatística baseada na leitura dos processos. Com base nessa afirmação, assinale a alternativa correta.
Resposta Errada! A resposta correta é a opção C
Justificativa:Antes dos computadores serem usados com essa função, as pessoas levavam muito mais tempo para organizarem as informações de gráficos, documentos e planilhas, mas isso não impedia o seu uso.
	A
	
	Os recursos descritos são exclusivos dos computadores.
	B
	
	Somente sistemas complexos permitem tais recursos.
	C
	
	Os computadores facilitam o uso desses recursos, mas o meio impresso também permite esses usos.
	D
	
	Não há condições de fazer isso sem a participação do consumidor.
uestão 2 :
O que é um Sistema de Informação?
Resposta Errada! A resposta correta é a opção A
Justificativa:Um SI opera a partir da matéria-prima básica fornecida pelos dados e pelas informações, gerando novas informações a partir da reorganização dessa matéria-prima.
	A
	
	É um sistema que opera a partir da matéria-prima básica fornecida pelos dados e pelas informações.
	B
	
	São conjuntos desconexos de dados.
	C
	
	São fatos superiores, ou seja, são fontes agregadas de um conjunto.
Questão 7 :
Conforme Rezende e Abreu (2009), os SIs possuem atualmente importante papel nos processos decisórios das empresas. Sobre essa afirmação, pode-se concluir que:
Resposta Errada! A resposta correta é a opção C
Justificativa:Uma das principais funções de um SI está ligada à tomada de decisões, seja fornecendo acesso às informações, seja fornecendo informações estruturadas sobre o cenário econômico ou da concorrência.
	A
	
	Os primeiros sistemas não eram usados para tomar decisões.
	B
	
	Os primeiros sistemas informatizados tinham outras funções.
	C
	
	Atualmente, uma das funções centrais de um SI está ligada à tomada de decisões.
	D
	
	Apenas os consumidores fazem parte do alvo dos SIs.
Questão 1 :
Da perspectiva da sociotécnica, temos a união da tecnologia e da organização em busca do controle administrativo. Todavia, para tornar essa mistura viável, deve haver harmonia na combinação entre tecnologia e organização. Para tanto, é necessário que se faça um bom projeto de harmonização entre esses dois sistemas. Qual alternativa apresenta a melhor harmonização?
Resposta Errada! A resposta correta é a opção B
Justificativa:Da perspectiva da sociotécnica, os sistemas são formados por pessoas e máquinas e é esta união entre tecnologia e humanidade que permite a criação de sistemas cada vez mais complexos.
	A
	
	Neste caso, basta uma boa dosagem de tecnologia.
	B
	
	Os sistemas são formados por pessoas e máquinas.
	C
	
	Os sistemas complexos dependem mais dos fatores externos.
	D
	
	O fator humano sempre prepondera.
Questão 3 :
A gestão pública da informação visa oferecer excelência de atendimento ao cidadão. Parece que ainda estamos
longe da situação ideal neste ponto, porém é preciso reconhecer que houve avanços na última década. Assinale a alternativa correta que contenha dois requisitos de um SI ligado à gestão pública.
Acertou! A resposta correta é a opção A
Justificativa:A agilidade na troca de informações e a valorização das pessoas estão entre os principais requisitos de um Sistema de Informação dedicado à gestão pública da informação.
	A
	
	Agilidade na troca de informações e valorização das pessoas.
	B
	
	Valorizar o patrimônio e a industrialização.
	C
	
	Valorizar a industrialização e o comércio eletrônico.
	D
	
	Agilidade no envio de cobranças patrimoniais e na tarefa legislativa.
Questão 2 :
Trata-se de um desses sistemas complexos que dispensam a necessidade de pessoas especializadas para gerenciar os conteúdos das empresas.Este caso é talvez o que tenha maior sucesso nesse meio. Depois de oferecer a customização de blogs, o serviço passou a ofertar o serviço de sites customizáveis. Assinale a alternativa correta.
Resposta Errada! A resposta correta é a opção A
Justificativa:O sistema Wordpress é uma plataforma muito versátil que serve para ajudar os usuários com pouca experiência em programação.
	A
	
	Trata-se do sistema Wordpress.
	B
	
	Trata-se do sistema Windows.
	C
	
	Trata-se do sistema LMS.
	D
	
	Trata-se do sistema Helpdesk.
Questão 3 :
Esta teoria refina o conceito de sistema e influencia não só a tecnologia, mas a forma como pensamos e assimilamos as informações. A visão administrativa e sistêmica juntas criaram as condições ideais para o avanço tecnológico. De qual teoria a afirmação trata?
Acertou! A resposta correta é a opção C
Justificativa:A teoria que refina o conceito de sistema e influencia não só a tecnologia, mas a forma como pensamos e assimilamos as informações, é a Teoria Geral dos Sistemas.
	A
	
	Teoria Contextual dos Sistemas
	B
	
	Teoria Refinadora
	C
	
	Teoria Geral dos Sistemas
	D
	
	Teoria Informal
Questão 5 :
Quando tratamos dos elementos dos SI, também mencionamos a importância da sinergia. Qual o significado de sinergia nesse contexto?
Acertou! A resposta correta é a opção C
Justificativa:Sinergia quer dizer coerência, integração, relação horizontal e vertical entre os elementos dos SI.
	A
	
	Interação sazonal, paradoxo.
	B
	
	Ausência de coerência e de relações bilaterais.
	C
	
	Coerência, integração, relação horizontal e vertical.
	D
	
	Localização e georreferência.
Questão 6 :
Durante a quarta fase de projeto de sistemas, dá-se toda a parte de criação, programação e aquisição de recursos computacionais (físicos ou digitais) necessários para satisfazer as solicitações do projeto. 
Assinale a alternativa que indica o que ocorre nesta fase de projeto de sistemas:
Resposta Errada! A resposta correta é a opção A
Justificativa:Durante a quarta fase de projeto de sistemas, dá-se toda a parte de criação, programação e aquisição de recursos computacionais (físicos ou digitais) necessários para satisfazer às solicitações do projeto, então é aqui que ocorre a implementação ou finalização do sistema.
	A
	
	Ocorre a implementação ou finalização do sistema.
	B
	
	Ocorre o início do projeto de sistemas.
	C
	
	Ocorre uma fase intermediária que indica atenção redobrada.
	D
	
	Não ocorre muita coisa, visto que o sistema está inoperante nesta fase.
Questão 7 :
Os SIs atuam como facilitadores de tomadas de decisões. Para isso, é necessário que você conheça e identifique o que são os níveis decisórios e de que forma eles estão dispostos dentro do planejamento das organizações. Quais são os três níveis decisórios? Assinale a alternativa correta.
Resposta Errada! A resposta correta é a opção B
Justificativa:Os níveis decisórios de planejamento das organizações são os seguintes: estratégico, tático e operacional.
	A
	
	Tecnológico, sistemático e de custos.
	B
	
	Estratégico, tático e operacional.
	C
	
	Sistemas complexos, paradigmas e pessoas.
	D
	
	Investimento, teorias e de marketing.
Questão 8 :
Quais são as fases que compõem um ciclo de vida de um sistema? Assinale a resposta correta.
Resposta Errada! A resposta correta é a opção D
Justificativa:A ordem correta que explica as fases que compõem o ciclo de vida de um sistema deverá sempre indicar concepção, construção, implantação, implementação, maturidade ou utilização plena, declínio, manutenção e morte.
	A
	
	Construção, implantação, duração, declínio, manutenção e morte.
	B
	
	Concepção, projeto, processos, utilização plena, declínio, manutenção e morte.
	C
	
	Concepção, construção, implantação, implementação, maturidade ou utilização plena, decadência.
	D
	
	Concepção, construção, implantação, implementação, maturidade ou utilização plena, declínio, manutenção e, por último, morte.
Questão 9 :
Modo de comunicação à distância em tempo real, no qualas mensagens são trocadas por dois ou mais interlocutores virtualmente presentes em um mesmo momento. Exemplo: softwares mensageiros virtuais. 
Isto remete a:
Acertou! A resposta correta é a opção A
Justificativa:A comunicação síncrona permite que sejam trocadas mensagens em tempo real. Esse tipo de troca de mensagens pode ser de grande valia em qualquer tipo de gestão.
	A
	
	uma comunicação síncrona
	B
	
	uma comunicação assíncrona
	C
	
	uma comunicação desigual
	D
	
	uma comunicação momentânea
Questão 10 :
O segundo sistema administrativo conhecido foi proposto por Jules Henri Fayol (1841-1925), que também era engenheiro e tornou-se um clássico entre os teóricos da Ciência da Administração. Por volta de 1900, Fayol propôs o método de abordagem conhecida como Gestão Administrativa, ou Processo Administrativo, que tem um forte componente de controle e impessoalidade. Essa teoria ficou conhecida como:
Acertou! A resposta correta é a opção A
Justificativa:O segundo sistema administrativo conhecido foi proposto por Jules Henri Fayol (1841-1925) e ficou famoso entre estudantes, professores e pesquisadores como nome de Teoria Clássica da Administração. “Clássica” porque foi a primeira a formular princípios de organização da matéria.
	A
	
	Teoria Clássica da Administração
	B
	
	Teoria Simplista
	C
	
	Teoria Geral dos Sistemas
	D
	
	Teoria Tradicional
Questão 1 :
Assinale a alternativa que contém três dos principais processos de formalização de um planejamento estratégico.
Acertou! A resposta correta é a opção A
Justificativa:Os três dos principais processos de formalização de um planejamento estratégico são os seguintes: preparar e organizar o planejamento; estabelecer e identificar missão, políticas e objetivos estratégicos; e conhecer o negócio da empresa, funções empresariais, meio ambiente, problemas e ferramentas para execução da estratégia empresarial.
	A
	
	Preparar e organizar o planejamento; estabelecer e identificar missão, políticas e objetivos estratégicos; e conhecer o negócio da empresa, funções empresariais, meio ambiente, problemas e ferramentas para execução da estratégia empresarial.
	B
	
	Capacitar pessoas; definir objetivos; e organizar as subjetividades.
	C
	
	Planejar a estratégia empresarial; organizar os processos externos; e organizar as subjetividades.
	D
	
	Organizar possíveis alternativas de ação; redefinir a superposição de funções burocráticas; e formular planos de objetividades.
Questão 7 :
Assinale a alternativa que contenha três capacidades de um LMS.
Acertou! A resposta correta é a opção A
Justificativa:Os LMS possuem uma gama bem diversificada de funções, servindo como repositório de arquivos, estruturando cursos a distância ou semipresenciais, gerenciando atividades interativas entre os alunos.
	A
	
	Servir como repositório de arquivos de diferentes mídias; estruturar cursos a distância, ou semi presenciais; gerenciar atividades de interação entre alunos.
	B
	
	Interpretar
pacotes de conteúdo de entretenimento; expor recursos sistemáticos.
	C
	
	Gestão do conhecimento; gestão de pessoas; gestão de recursos.
	D
	
	Telefonia voip; recursos de mídias; recursos inteligentes.
Questão 4 :
Um SI deve ser capaz de calcular rotas mais rápidas entre os endereços de deslocamento, bem como criar uma rota diária baseada nos diversos endereços que um veículo deve atender durante um dia. O sistema pode levar em conta que determinados trajetos em determinados horários são piores por estarem congestionados, mesmo que a distância por ali seja menor. 
Em relação a essa frase, pode-se afirmar que:
 
 
Resposta Errada! A resposta correta é a opção B
Justificativa:Um SI deve ser capaz de realizar todas as funções descritas, como: calcular rotas mais rápidas entre os endereços de deslocamento, criar uma rota diária baseada nos diversos endereços que um veículo deve atender durante um dia. O sistema pode ainda levar em conta que determinados trajetos em determinados horários são piores por estarem congestionados, mesmo que a distância por ali seja menor.
	A
	
	A afirmação está incorreta.
	B
	
	Sim, um SI é capaz de realizar todas essas funções.
	C
	
	Não, um SI não é capaz de realizar essas funções.
	D
	
	Não, pois esse tipo de tecnologia não se aplica a situações externas.
Questão 5 :
O conhecimento é a ponte indispensável capaz de conceber a manipulação, a edição e a sobreposição de dados como um processo capaz de gerar novos dados e informações. Esse tipo de conhecimento emana do ser humano e é alimentado pelas informações advindas dos sistemas, criando um conjunto de ressignificações, que por sua vez tornarão esse conhecimento adquirido mais refinado do ponto de vista dos recursos humanos. Assinale a alternativa que define a palavra conhecimento.
Resposta Errada! A resposta correta é a opção D
Justificativa:
O conhecimento é a ponte indispensável capaz de conceber a manipulação, a edição e a sobreposição de dados como um processo capaz de gerar novos dados e informações. Neste sentido, o conhecimento significa ter consciência de um conjunto de informações e torná-las úteis para apoiar uma tarefa específica.
	A
	
	Conhecimento significa ter controle sobre as situações limites.
	B
	
	Conhecimento significa a obtenção de valores materiais.
	C
	
	Conhecimento não se define com palavras.
	D
	
	Conhecimento significa ter consciência de um conjunto de informações e torná-las úteis para apoiar uma tarefa específica.
Questão 8 :
Todo profissional da área precisa desenvolver uma cultura computacional, devendo manter-se sempre atualizado quanto às novas tecnologias, práticas e metodologias. Assinale a alternativa que define corretamente a cultura computacional.
Resposta Errada! A resposta correta é a opção C
Justificativa:O profissional da área precisa desenvolver uma cultura computacional, ou seja, manter-se atualizado em relação às novas tecnologias, práticas e metodologias. Cultura computacional é o conhecimento dos sistemas e equipamentos computacionais e da forma como eles funcionam, dando ênfase aos equipamentos e dispositivos, programas e instruções, bases de dados e telecomunicações.
	A
	
	Cultura computacional não se refere a nenhum conhecimento específico de sistemas e equipamentos computacionais, mas sim ao entendimento da massa crítica gerada pelo aprendizado anterior. .
	B
	
	Cultura computacional é um termo que não serve muito bem para exemplificar o que um profissional da área precisa saber.
	C
	
	Cultura computacional é o conhecimento dos sistemas e equipamentos computacionais e da forma como eles funcionam; enfatiza equipamentos e dispositivos, programas e instruções, bases de dados e telecomunicações.
	D
	
	Cultura computacional diz respeito à gestão do conhecimento e a ferramentas esparsas que podem ser unificadas conforme a necessidade dos clientes
Questão 2 :
A TGS começou a ser aplicada na administração, principalmente por causa da necessidade de uma síntese e uma maior integração das teorias anteriores (as científicas, as de relações humanas, a estruturalista e a comportamental, oriundas das Ciências Sociais), e da intensificação do uso da cibernética e da tecnologia da informação nas empresas. A partir do enunciado acima, pode-se afirmar que:
Acertou! A resposta correta é a opção A
Justificativa:A TGS tem a preocupação de demonstrar que em todos os setores da natureza e da vida social, os sistemas criam ecossistemas capazes de incluir coisas diferentes, ou seja, na prática, os sistemas são inclusivos.
	A
	
	Para a TGS, a natureza não está dividida em partes, e os ecossistemas não são exclusivos, ao contrário, eles são inclusivos.
	B
	
	A ideia básica advém da constatação de que os sistemas humanos não estão arbitrariamente separados em segmentos ou partes.
	C
	
	Os sistemas não funcionam em conjunto.
	D
	
	Não há elementos capazes de confirmar essa afirmação.
Questão 3 :
Qual é a melhor definição para o software perfeito?
Resposta Errada! A resposta correta é a opção D
Justificativa:A alternativa d está correta, pois ainda não temos condições de construir um software perfeito.
	A
	
	O software deve gerar ao menos uma informação de saída.
	B
	
	O software trata de priorizar todas as etapas.
	C
	
	O software coleta dados de toda série.
	D
	
	Não existe um software perfeito e a incidência de erros pode ser apenas controlada.
Questão 7 :
Esta é uma ferramenta central a ser usada para aprimorar o relacionamento. Que ferramenta é esta?
Resposta Errada! A resposta correta é a opção A
Justificativa:O CRM é o SI responsável por intermediar a relação entre os consumidores e os prestadores de serviços.
	A
	
	CRM
	B
	
	PUR
	C
	
	URPT
	D
	
	FDU
Questão 8 :
Tornar viáveis mecanismos de produção do conhecimento na esfera pública trará enormes benefícios para todos, sobretudo gerando muita economia aos cofres públicos, visto que a prioridade desta gestão está em descobrir novos processos mais eficazes e mais baratos para se chegar a um determinado objetivo. 
A este propósito, assinale a alternativa correta.
Resposta Errada! A resposta correta é a opção C
Justificativa:A gestão do conhecimento deve desenvolver mecanismos de produção do conhecimento em todas as esferas,sobretudo na esfera pública, onde se espera enormes benefícios para todos, pois isto pode significar economia aos cofres públicos, visto que a prioridade desse tipo gestão está em descobrir novos processos mais eficazes e mais baratos para se chegar a um determinado objetivo.
	A
	
	Trata-se da gestão de dados concretos.
	B
	
	Trata-se da gestão de inovação.
	C
	
	Trata-se da gestão do conhecimento.
	D
	
	Trata-se da gestão da segurança pública.
Questão 9 :
Ao se buscar uma melhor compreensão tecnológica dos SI, é necessário que se tenha em mente algumas tarefas básicas, tais como compreender a dimensão de tecnologia dos SI, que consiste em um aparato computacional. 
Assinale a alternativa correta que descreve como podemos reconhecer tal dimensão.
Resposta Errada! A resposta correta é a opção C
Justificativa:A busca pela melhor compreensão tecnológica dos SI passa por: conhecer equipamentos que serão usados ao longo da linha de produção; reconhecer a programação utilizada nos softwares; conhecer o tipo ou os tipos de armazenamentos que serão usados; conhecer um pouco mais sobre quais serão as tecnologias de comunicação empregadas pelo sistema.
	A
	
	Visão geral de sistemas inteligentes; reconhecer a programação utilizada pelos sistemas; conhecer os tipos de demandas.
	B
	
	Visão sistêmica da vida útil dos sistemas; reconhecer a programação usada pelos sistemas e processos; conhecer as TICs.
	C
	
	Conhecer equipamentos que serão usados ao longo da linha de produção; reconhecer a programação utilizada nos softwares; conhecer o tipo ou os tipos de armazenamento que serão usados; conhecer
um pouco mais sobre quais serão as tecnologias de comunicação empregadas pelo sistema.
	D
	
	Visão dos processos; prever relacionamento intermediado com clientes; compreender as melhorias de gestão pública; conhecer os equipamentos que não são úteis aos processos de produção a fim de descartá-los.
Questão 9 :
As informações trafegam na rede por meio de um recurso chamado de pacote. Os pacotes permitem que a informação chegue ao destinatário por intermédio de vários equipamentos. Assinale a alternativa que melhor define esses pacotes.
Acertou! A resposta correta é a opção A
Justificativa:As informações são transportadas em pacotes. Os pacotes permitem que a informação chegue ao destinatário por intermédio de vários servidores. A definição correta de pacotes é a seguinte: constituem um método destinado a fragmentar as mensagens digitais em pequenas unidades, enviando aos poucos essas informações, conforme as redes sejam disponibilizadas.
	A
	
	Pacotes constituem um método destinado a fragmentar as mensagens digitais em pequenas unidades, enviando aos poucos as informações, conforme as redes sejam disponibilizadas.
	B
	
	Um pacote de informação não é um método, mas sim uma lista de requisitos.
	C
	
	Pacotes constituem um método destinado a consolidar as informações em formato compacto, conforme as redes sejam disponibilizadas.
	D
	
	O conceito de pacote engloba as características de um sistema sem fragmentar as mensagens
Questão 10 :
Desde a época dos blogs, este tipo de SI vem se tornando um recurso básico de comunicação e de compartilhamento de informações nas organizações. O texto se refere a:
Resposta Errada! A resposta correta é a opção A
Justificativa:Sistemas publicadores de conteúdo ou CMS estão se tornando cada vez mais populares dentro das empresas porque possuem um recurso básico e eficiente de comunicação e de compartilhamento de informações.
	A
	
	Sistemas publicadores de conteúdo, ou CMS.
	B
	
	Sistemas refletores e geração de espelhamento, ou CRM.
	C
	
	Sistemas de identificação, ou AI.
	D
	
	Sistemas de gestão de aprendizagem, ou LMS.
Questão 4 :
Este método consiste em desenvolver a habilidade de compreender os sistemas de acordo com a nossa capacidade de identificar as ligações entre os fatos particulares do sistema. Esta abordagem foi desenvolvida a partir de modelos científicos para serem capazes de dar explicações complexas sobre as relações entre os sistemas. Estamos falando da:
Resposta Errada! A resposta correta é a opção D
Justificativa:A visão sistêmica se refere ao método de desenvolver a habilidade de compreender os sistemas de acordo com a nossa capacidade de identificar as ligações entre os fatos particulares do sistema.
	A
	
	visão geral
	B
	
	visão científica
	C
	
	visão moderna
	D
	
	visão sistêmica
Questão 5 :
Antes do surgimento da internet, conceitos como ___________ e ______________eram abstratos e precisava-se de certa imaginação para projetar os efeitos de um mundo interligado. Assinale a alternativa correta que completa as lacunas.
Resposta Errada! A resposta correta é a opção D
Justificativa:As palavras que completam as lacunas estão na alternativa d, porque antes do surgimento da internet, conceitos como globalização e sociedade da informação eram abstrações complexas e utilizadas apenas no âmbito da política e da economia.
	A
	
	Ciência; informação
	B
	
	Modernidade; sociedade da informação
	C
	
	Atualidades; globalização
	D
	
	Globalização; sociedade da informação
Questão 5 :
As chamadas bases científicas para os SIs derivam da Teoria Geral dos Sistemas. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.
Resposta Errada! A resposta correta é a opção B
Justificativa:A afirmação está correta porque as bases científicas que orientaram a construção de uma área de estudos para os SIs derivam da Teoria Geral dos Sistemas.
	A
	
	A afirmação diz respeito a uma Teoria que não teve impacto junto aos SIs.
	B
	
	A afirmação procede porque as bases científicas dos SIs derivam da TGS.
	C
	
	A afirmação não dá crédito à Teoria dos Sistemas Herméticos.
	D
	
	A afirmação deixa de levar em conta o papel do consumidor.
Questão 4 :
Este tipo de sistema direciona o Sistema de Informação para servir como suporte à tomada de decisão. O texto se refere a qual sistema?
Resposta Errada! A resposta correta é a opção C
Justificativa:Sistemas BI, ou Business Intelligence, são sistemas que direcionam um SI para servir como suporte à tomada de decisão nos mais diversos âmbitos da empresa.
	A
	
	Sistemas publicadores de conteúdo, ou CMS.
	B
	
	Sistemas refletores e geração de espelhamento, ou CRM.
	C
	
	Sistemas BI, ou Business Intelligence.
	D
	
	Sistemas de gerenciamento de aprendizagem, ou LMS.
Questão 3 :
Qual é a definição correta para designar o sistema operacional Linux em sua versão livre? 
Resposta Errada! A resposta correta é a opção C
Justificativa:O nome GNU parece uma sigla, mas na verdade não é. Trata-se somente de uma palavra que gera um som “guinu”, em inglês, que agradou aos criadores desse projeto, do qual o Linux é um dos seus principais produtos.
	A
	
	Comercial
	B
	
	Proprietário
	C
	
	GNU
	D
	
	Demo
Questão 8 :
Qual é a designação correta para designar softwares pagos?
Resposta Errada! A resposta correta é a opção D
Justificativa:Softwares pagos são propriedade de alguém ou de alguma empresa, por isso os chamamos de proprietários
	A
	
	Livres
	B
	
	Gratuitos
	C
	
	Atributivos
	D
	
	Proprietários
Questão 5 :
Leia atentamente as duas afirmações e assinale a alternativa correta:
I. Dizemos que as empresas que “se saem melhor” têm uma vantagem competitiva sobre as outras: ou elas têm acesso a recursos especiais que as outras não possuem, ou são capazes de usar os recursos disponíveis de maneira mais eficiente – normalmente devido a ativos de conhecimentos e informações superiores. 
II. Um dos exemplos nessa matéria é a Microsoft, que vem perdendo espaço porque não interpretou corretamente as mudanças ocorridas no mundo virtual na última década. Já o Google, por outro lado, soube interpretar as mudanças e investiu pesado na migração de serviços “gratuitos” (nem sempre são ou alguém sempre está pagando por esta gratuidade). 
Acertou! A resposta correta é a opção A
Justificativa:As duas afirmativas estão corretas porque as empresas que “se saem melhor” têm uma vantagem competitiva sobre as outras, pois elas têm acesso a recursos especiais que as outras não possuem ou são capazes de usar os recursos disponíveis de maneira mais eficiente. Além disso, um dos exemplos nessa matéria é o caso da Microsoft, que vem perdendo espaço porque não interpretou corretamente as mudanças ocorridas no mundo virtual na última década. Já o Google, por outro lado, soube interpretar as mudanças e investiu pesado em serviços.
	A
	
	As duas afirmações estão corretas.
	B
	
	Apenas a afirmação I é correta.
	C
	
	Apenas a afirmação II é correta.
	D
	
	As duas afirmações são incorretas.
Questão 10 :
O conhecimento pode ser compreendido como um tipo de informação valiosa que só a mente humana é capaz de gerar, pois são necessários alguns requisitos para processar dados e informações de modo a transformá-los em conhecimentos. Em relação à afirmação, pode-se concluir que:
Resposta Errada! A resposta correta é a opção B
Justificativa:Ainda não inventaram uma máquina capaz de realizar tarefas mais complexas. Desse modo, precisamos deixar claro que apenas a mente humana é capaz de realizar as operações de síntese, contexto e reflexão.
	A
	
	Somente máquinas são capazes de gerar as operações requisitadas.
	B
	
	Apenas a mente humana é capaz de realizar as operações de síntese, contexto e reflexão.
	C
	
	A afirmação está errada.
	D
	
	Embora a mente humana esteja mais adequada para a tarefa, as máquinas fazem isso
muito mais rápido.
Questão 4 :
A disponibilidade de todas as __________________ garante acesso ao cidadão e pode e deve ajudar na melhoria da _____________da própria cidadania, porém nada disso seria possível se não fossem os ______________, que organizam e auxiliam na criação de meios para uma ampla divulgação dessas informações. 
Assinale a alternativa correta para completar as lacunas.
Resposta Errada! A resposta correta é a opção D
Justificativa:Estamos no início de um processo de transparência em que a disponibilidade de todas as informações públicas possa garantir acesso ao cidadão para saber como o dinheiro pago nos impostos está sendo gasto. O papel dos SIs é fundamental nesse processo, pois sem eles seria muito complicado comunicar a todos de forma ampla. Assim, a frase fica dessa forma: A disponibilidade de todas as informações públicas garante acesso ao cidadão e pode e deve ajudar na melhoria da qualidade da própria cidadania, porém nada disso seria possível se não fossem os SI, que organizam e auxiliam na criação de meios para uma ampla divulgação dessas informações.
	A
	
	Informações; gestão; processos
	B
	
	Informações privadas; transparência; recursos
	C
	
	Especificações; qualidade; arquivos
	D
	
	Informações públicas; qualidade; Sistemas de Informação
Questão 6 :
Os Sistemas Especialistas apresentam custo alto e são de difícil desenvolvimento, por isso sua execução deve ser avaliada em função das necessidades da organização. Assinale a alternativa que apresenta três situações na qual Sistemas Especialistas seriam necessários:
Acertou! A resposta correta é a opção D
Justificativa:As três situações nas quais Sistemas Especialistas seriam necessários são as seguintes: alto retorno potencial ou redução significativa de custo; captura e preservação de material humano insubstituível; desenvolvimento de sistema mais consistente que os especialistas humanos. Nestes casos, o custo-benefício torna viável a escolha de um SE.
	A
	
	Baixo retorno potencial; captura de material tecnológico; desenvolvimento de sistema complexo.
	B
	
	Experiência subjetiva; captura disponibilizada de desenvolvimento; solução especialista.
	C
	
	Captura disponibilizada de desenvolvimento; experiência objetiva de superposição; soluções diversificadas e funcionais.
	D
	
	Alto retorno potencial ou redução significativa de custo; captura e preservação de material humano insubstituível; desenvolvimento de sistema mais consistente que os especialistas humanos.
Questão 2 :
O responsável pela tomada de decisão deve usar seu bom senso, sua capacidade de avaliação e sua perspicácia na definição do problema. Cada uma dessas decisões é inusitada, importante e não rotineira, e não há procedimentos bem compreendidos ou predefinidos para tomá-las. Sobre qual tipo de decisão o texto está se referindo?
Acertou! A resposta correta é a opção C
Justificativa:Decisões não estruturadas são decisões inusitadas e não rotineiras, ou quando não há procedimentos bem compreendidos ou predefinidos para tomá-las.
	A
	
	Decisões indefinidas
	B
	
	Decisões estruturadas
	C
	
	Decisões não estruturadas
	D
	
	Decisões definitivas
Questão 6 :
Assinale a alternativa que melhor define a palavra estratégia.
Acertou! A resposta correta é a opção A
Justificativa:A alternativa que melhor define a palavra estratégia é aquela que vincula a estratégia aos objetivos macros, às ações mais globais, de maior tempo e maior amplitude e que pode ser decomposta em metas e objetivos claros.
	A
	
	Está vinculada a objetivos macros, ações mais globais, de maior tempo e maior amplitude e pode ser decomposta em metas e objetivos.
	B
	
	Define somente ações menores direcionadas, de menor tempo e menor amplitude.
	C
	
	Define somente ações macros, de maior tempo e menor amplitude.
	D
	
	Contempla as ações restritas à área de RH de uma organização.
Questão 4 :
Por meio da computação nas nuvens, softwares e arquivos pessoais e de trabalho ficam guardados em servidores. Assinale a alternativa correta que contenha outra funcionalidade da chamada computação nas nuvens.
Resposta Errada! A resposta correta é a opção A
Justificativa:O uso de softwareson-line é um dos negócios em expansão na rede, sobretudo no ambiente da nuvem, e por isso mesmo dependemos cada vez mais de banda larga em nossos equipamentos.
	A
	
	Permite usar softwares on-line.
	B
	
	Permite usar todas as funcionalidades da máquina.
	C
	
	Permite somente compras on-line.
	D
	
	Permite apenas o uso de aplicativos de jogos.
Questão 3 :
Leia as assertivas a seguir e verifique se são verdadeiras, assinalando a alternativa correspondente.
I.A Era da informação não tem relação com o surgimento da internet.
II.As Tecnologias da Informação ganharam força durante a Era da Informação.
Resposta Errada! A resposta correta é a opção C
Justificativa:Apenas a afirmativa II é verdadeira porque a Era da Informação possui relação direta com o surgimento da internet, e, em virtude do surgimento dessa Era, as tecnologias da informação ganharam velocidade.
	A
	
	Apenas a afirmativa I é verdadeira.
	B
	
	As afirmativas I e II são verdadeiras.
	C
	
	Apenas a afirmativa II é verdadeira.
	D
	
	As afirmativas I e II são falsas.
Questão 2 :
Durante a fase _____________________, estuda-se o problema sob os enfoques tecnológico e humano, procurando os recursos que proporcionarão os resultados esperados, bem como o aperfeiçoamento dos processos que trarão as melhores soluções da maneira mais viável possível tanto econômica e socialmente, quanto tecnologicamente.
Preencha a lacuna com a expressão correta.
Resposta Errada! A resposta correta é a opção C
Justificativa:Durante a fase de análise de sistemas, estuda-se o problema sob os enfoques tecnológico e humano, procurando os recursos que proporcionarão os resultados esperados, bem como o aperfeiçoamento dos processos que trarão as melhores soluções da maneira mais viável possível tanto econômica e socialmente, quanto tecnologicamente.
	A
	
	de proposta técnica de sistemas
	B
	
	de incubação de sistemas
	C
	
	de análise de sistemas
	D
	
	de investigação de sistemas
Questão 1 :
Como podemos caracterizar a terceira fase de projeto de sistemas? Assinale a alternativa correta.
Resposta Errada! A resposta correta é a opção D
Justificativa:Podemos caracterizar a terceira fase de projeto de sistemas como sendo a fase que define como o sistema funcionará, visando cumprir os objetivos da análise.
	A
	
	Durante esta fase se fazem os testes finais.
	B
	
	Durante esta fase se estuda o planejamento de processos.
	C
	
	Não existe uma terceira fase de projeto de sistemas.
	D
	
	Durante esta fase se define como o sistema funcionará, visando cumprir os objetivos da análise.
Questão 10 :
Em busca de boas práticas no desenvolvimento de projetos de tecnologia, surgiu um grupo que formulou as regras do chamado PMBOK. Essa metodologia foi publicada (e é revista continuamente) por um grupo de pesquisadores e técnicos conhecidos pelo nome de Project Management Institute (PMI) e constitui a base do conhecimento em gerenciamento de projetos. Assinale a alternativa correta que explica o que a sigla PMBOK quer dizer.
Acertou! A resposta correta é a opção A
Justificativa:A sigla PMBOK quer dizer Método de gerenciamento de projetos.
	A
	
	Método de gerenciamento de projetos
	B
	
	Método de gestão de processos
	C
	
	Meios de gestão processuais
	D
	
	Meios de gestão pontuais
Questão 9 :
Um exemplo de Sistema de Informação muito antigo, porém eficiente, é o sistema de indexação e catalogação da Bíblia. Sua estrutura de livros, capítulos e versículos foi uma maneira estratégica de criar um modo rápido de acesso às partes do conteúdo, criando uma espécie de endereçamento interno. Assinale a alternativa que contém outros exemplos de sistemas eficientes
de organizar a informação.
Resposta Errada! A resposta correta é a opção D
Justificativa:A lista telefônica e os dicionários impressos usam essa lógica em suas estruturas, pois isto permite acessar de forma mais rápida a informação desejada.
	A
	
	Livros em geral têm essa capacidade.
	B
	
	Todo impresso em geral tem essa funcionalidade.
	C
	
	A publicidade tem soluções funcionais.
	D
	
	Uma lista telefônica ou um dicionário possuem a mesma lógica.
Questão 5 :
Em Sistemas de Informação, quando falamos da interligação entre os diversos componentes de um sistema estamos falando da maior eficácia e eficiência da relação entre os componentes de um sistema e da qualidade da informação gerada. O pensamento sistêmico, derivado da Teoria Geral dos Sistemas, pode ser uma importante ferramenta de avaliação dos componentes e variáveis de um SI, em contraponto ao pensamento analítico, também importante, porém fragmentado. Do que estamos falando?Acertou! A resposta correta é a opção A
Justificativa:Quando falamos da interligação entre os diversos componentes de um sistema (da maior eficácia e eficiência da relação entre os componentes de um sistema e da qualidade da informação gerada) agregado ao pensamento sistêmico, derivado da Teoria Geral dos Sistemas, estamos nos referindo à sinergia.
	A
	
	sinergia
	B
	
	processos
	C
	
	análise
	D
	
	risco
Questão 4 :
Qual é a função de uma UCP (Unidade Central de Processamento)?
 Acertou! A resposta correta é a opção B
Justificativa:A UCP ou Unidade Central de Processamento é responsável pelas operações de manipulação e obtenção de dados.
	A
	
	Essa unidade é responsável exclusivamente pela entrada de dados.
	B
	
	Essa unidade responde pelas operações de manipulação e obtenção de dados.
	C
	
	Essa unidade corresponde à saída de dados e pode ser considerada como secundária.
	D
	
	Essa é uma unidade de controle, que pode ser desligada quando não precisamos de seu auxílio.
Questão 8 :
É um tipo de licença usada no caso de software livre ou open source, cuja propriedade pertence à ASF. Qualquer produto produzido pela ASF é licenciado sempre se levando em conta os termos desta licença. Assinale a alternativa correta.
Resposta Errada! A resposta correta é a opção A
Justificativa:A Licença Apache se caracteriza por ser usada no caso de uso de um software livre ou open source, cuja propriedade pertence à ASF. Qualquer produto produzido pela ASF é licenciado sempre se levando em conta os termos desta licença.
	A
	
	Trata-se da Licença Apache.
	B
	
	Trata-se da Licença Livre.
	C
	
	Trata-se da Licença Linux.
	D
	
	Trata-se da Licença Windows.
Questão 9 :
Qual é o nome de um LMS voltado para atender às necessidades corporativas da educação a distância?
Resposta Errada! A resposta correta é a opção A
Justificativa:O nome de um LMS voltado para atender às necessidades corporativas é E-learning.
	A
	
	E-learning
	B
	
	E-education
	C
	
	E-TI
	D
	
	E-Source
Questão 3 :
São sistemas muito utilizados para a Educação a Distância, e surgiram na esteira dos CMS, com foco na gestão do aprendizado e nas atividades on-line dos alunos. O texto se refere a:
Resposta Errada! A resposta correta é a opção D
Justificativa:Os sistemas de gerenciamento de aprendizagem, ou LMS, são sistemas utilizados para a Educação a Distância, e surgiram na esteira dos CMS, com foco na gestão do aprendizado e nas atividades on-line dos alunos.
	A
	
	Sistemas publicadores de conteúdo, ou CMS.
	B
	
	Sistemas refletores e geração de espelhamento, ou CRM.
	C
	
	Sistemas de identificação, ou AI.
	D
	
	Sistemas de gerenciamento de aprendizagem, ou LMS.
Questão 2 :
São fatos básicos, o nome e a quantidade de horas trabalhadas em uma semana de um funcionário, números e peças em estoque ou pedidos. Em determinado estágio do processamento de informações, eles são “frios”, ou seja, ainda não possuem um valor para um indivíduo ou empresa. O que são fatos básicos? Assinale a alternativa correta.
Resposta Errada! A resposta correta é a opção B
Justificativa:Dados são fatos básicos, servindo para definir a quantidade de horas trabalhadas ou a quantidade de peças em estoque. Em determinado estágio do processamento de informações, eles são “frios”, ou seja, ainda não possuem um valor para um indivíduo ou empresa.
	A
	
	Conhecimento.
	B
	
	Dados.
	C
	
	Informações.
	D
	
	Sistemas.
Questão 7 :
A correta gestão de dados só é possível quando estes são modelados de acordo com as características da organização. A organização dos dados é essencial para que estes possam ser mais bem utilizados. Essa organização deve refletir os processos de negócios da empresa e permitir rápido acesso e facilidade de manipulação. 
Assinale a alternativa que contém três elementos relacionados à elaboração de uma base de dados:
Acertou! A resposta correta é a opção A
Justificativa:Os três elementos relacionados à elaboração de uma base de dados são: conteúdo, acesso e estrutura lógica.
	A
	
	Conteúdo, acesso e estrutura lógica.
	B
	
	Organização física, origem dos dados e formatação.
	C
	
	Sistemas, origem e destinatário.
	D
	
	Consumidores, processos e requisitos.
Questão 7 :
Trata-se de decisões repetitivas e rotineiras e envolvem procedimentos predefinidos, de modo que não precisam ser tratadas como se fossem novas. Estamos nos referindo a:
Acertou! A resposta correta é a opção B
Justificativa:Decisões estruturadas são aquelas decisões repetitivas e rotineiras que envolvem procedimentos predefinidos, de modo que não precisam ser tratadas como se fossem novas.
	A
	
	Decisões indefinidas.
	B
	
	Decisões estruturadas.
	C
	
	Decisões não estruturadas.
	D
	
	Decisões definitivas.
Questão 6 :
De que forma os bancos de dados relacionaisorganizam os dados internamente?
Resposta Errada! A resposta correta é a opção A
Justificativa:Os bancos de dados relacionais funcionam a partir de tabelas. São as tabelas que organizam os dados dentro desse tipo de banco.
	A
	
	Essa organização é feita a partir de tabelas.
	B
	
	Essa organização é feita a partir de linhas e colunas.
	C
	
	Essa organização é feita somente a partir de linhas.
	D
	
	Essa organização é feita somente a partir de colunas.
Questão 9 :
O terceiro sistema administrativo foi proposto por Max Weber por volta de 1910. Weber foi um dos fundadores da Sociologia e criou um sistema mais complexo para o estudo da Administração. O que Max Weber introduziu em seu método administrativo?
Resposta Errada! A resposta correta é a opção C
Justificativa:A burocracia foi o terceiro sistema administrativo. Ele foi proposto por Max Weber por volta de 1910 com a finalidade de organizar as demandas das pessoas em relação ao Estado, criando assim uma estrutura administrativa para a sobrevivência do Estado.
	A
	
	A inovação
	B
	
	O desenvolvimento
	C
	
	A burocracia
	D
	
	Os sistemas complexos
Questão 5 :
Qual o significado da sigla SaaS?
Resposta Errada! A resposta correta é a opção B
Justificativa:A sigla SaaS quer dizer software as service ou software como serviço.
	A
	
	Sistema de atendimento e serviço
	B
	
	Software como um serviço
	C
	
	Software como nuvem
	D
	
	Software como sociedade
Questão 4 :
Tornar viáveis mecanismos de produção do conhecimento na esfera pública trará enormes benefícios para todos, sobretudo gerando muita economia aos cofres públicos, visto que a prioridade desta gestão está em descobrir novos processos mais eficazes e mais baratos para se chegar a um determinado objetivo. 
A este propósito, assinale a alternativa correta.
Resposta Errada! A resposta correta é a opção C
Justificativa:A gestão do conhecimento deve desenvolver mecanismos de produção do conhecimento em todas as esferas,sobretudo na esfera pública, onde se espera enormes
benefícios para todos, pois isto pode significar economia aos cofres públicos, visto que a prioridade desse tipo gestão está em descobrir novos processos mais eficazes e mais baratos para se chegar a um determinado objetivo.
	A
	
	Trata-se da gestão de dados concretos.
	B
	
	Trata-se da gestão de inovação.
	C
	
	Trata-se da gestão do conhecimento.
	D
	
	Trata-se da gestão da segurança pública.
Questão 3 :
Este tipo de rede é usado para resolver problemas complexos que já possuem um grande número de informações coletadas e busca padrões e relações entre muitas variáveis. Essa definição se refere à qual rede?
Resposta Errada! A resposta correta é a opção C
Justificativa:Rede neural é um tipo de rede usado para resolver problemas complexos que já possuem um grande número de informações coletadas. Esse tipo de rede busca padrões e relações entre muitas variáveis.
	A
	
	Rede sem fio
	B
	
	Rede inteligente
	C
	
	Rede neural
	D
	
	Rede difusa
Questão 6 :
Esta máquina trabalha a partir da base de conhecimento, e sua função é oferecer respostas, previsões e recomendações. Já os recursos para explicações permitem que um usuário conheça o modo e os critérios pelos quais um Sistema Especialista chegouaté o resultado proposto. Estamos tratando da:
Acertou! A resposta correta é a opção A
Justificativa:O nome da máquina que trabalha a partir da base de conhecimento, tendo por função oferecer respostas, previsões e recomendações é Máquina de inferência.
	A
	
	Máquina de inferência
	B
	
	Máquina de interferência
	C
	
	Máquina de contorno
	D
	
	Máquina de processos
Questão 7 :
Para o bom funcionamento dos sistemas SIG e SAD, é necessário que haja uma boa interface, ou seja, o sistema precisa ser agradável, rápido e fácil de usar, e isso é um aspecto subjetivo de seus usos. Neste caso, estamos falando da:
Resposta Errada! A resposta correta é a opção B
Justificativa:A usabilidade do sistema auxilia e até define em certos aspectos o bom funcionamento dos sistemas SIG e SAD. Portanto, a construção de uma boa interface é um ponto crítico dos SI.
	A
	
	Seriedade do sistema.
	B
	
	Usabilidade do sistema.
	C
	
	Sustentabilidade do sistema.
	D
	
	Informalidade do sistema.
Questão 10 :
O compartilhamento sugere a possibilidade de produção colaborativa, ou seja, muitas pessoas trabalhando em documentos de modo interativo e à distância. Existem muitas ferramentas de comunicação, produção de conteúdo, armazenamento e compartilhamento de dados, que permitem que pessoas trabalhem de modo síncrono ou assíncrono, sem a necessidade de estar vinculado a um computador, basta um terminal qualquer conectado à internet, e todos os dados já estarão disponíveis. 
Como podemos caracterizar esta situação?
Acertou! A resposta correta é a opção B
Justificativa:Podemos caracterizar o compartilhamento de arquivos, a produção colaborativa e a oferta crescente de serviços on-line como parte das novidades presentes na computação nas nuvens.
	A
	
	Computação em casa
	B
	
	Computação nas nuvens
	C
	
	Computação fácil
	D
	
	Inclusão digital
Questão 9 :
Antes de implantar um ERP, um gestor de uma empresa pode ter uma visão equivocada dos resultados da empresa. Isto ocorre porque, por exemplo, os números dos setores de vendas podem indicar um caminho, enquanto os números do setor financeiro podem indicar outro. Nesse sentido, a integração é bem-vinda porque ela será capaz de oferecer uma visão bem mais realista do presente e do futuro próximo da empresa. 
O texto anterior destaca a chamada razão de integração das operações financeiras para usarmos um ERP. Quais são as outras duas razões para se implantar um sistema desse tipo?
Resposta Errada! A resposta correta é a opção D
Justificativa:O enunciado da questão destaca a chamada razão de integração das operações financeiras para usarmos um ERP. Outras duas razões para se usar um ERP podem ser a sistematização das informações de RH e uniformização dos processos de produção.
	A
	
	Sistematização das informações de gestão do conhecimento e uniformização dos processos de indução.
	B
	
	Sistematização das informações de marketing e uniformização dos processos internos.
	C
	
	Sistematização das informações publicitárias e uniformização dos processos de inovação.
	D
	
	Sistematização das informações de RH e uniformização dos processos de produção.
Questão 10 :
Ao se buscar uma melhor compreensão tecnológica dos SI, é necessário que se tenha em mente algumas tarefas básicas, tais como compreender a dimensão de tecnologia dos SI, que consiste em um aparato computacional. 
Assinale a alternativa correta que descreve como podemos reconhecer tal dimensão.
Resposta Errada! A resposta correta é a opção C
Justificativa:A busca pela melhor compreensão tecnológica dos SI passa por: conhecer equipamentos que serão usados ao longo da linha de produção; reconhecer a programação utilizada nos softwares; conhecer o tipo ou os tipos de armazenamentos que serão usados; conhecer um pouco mais sobre quais serão as tecnologias de comunicação empregadas pelo sistema.
	A
	
	Visão geral de sistemas inteligentes; reconhecer a programação utilizada pelos sistemas; conhecer os tipos de demandas.
	B
	
	Visão sistêmica da vida útil dos sistemas; reconhecer a programação usada pelos sistemas e processos; conhecer as TICs.
	C
	
	Conhecer equipamentos que serão usados ao longo da linha de produção; reconhecer a programação utilizada nos softwares; conhecer o tipo ou os tipos de armazenamento que serão usados; conhecer um pouco mais sobre quais serão as tecnologias de comunicação empregadas pelo sistema.
	D
	
	Visão dos processos; prever relacionamento intermediado com clientes; compreender as melhorias de gestão pública; conhecer os equipamentos que não são úteis aos processos de produção a fim de descartá-los.
Questão 1 :
Por meio da computação nas nuvens, softwares e arquivos pessoais e de trabalho ficam guardados em servidores. Assinale a alternativa correta que contenha outra funcionalidade da chamada computação nas nuvens.
Acertou! A resposta correta é a opção A
Justificativa:O uso de softwareson-line é um dos negócios em expansão na rede, sobretudo no ambiente da nuvem, e por isso mesmo dependemos cada vez mais de banda larga em nossos equipamentos.
	A
	
	Permite usar softwares on-line.
	B
	
	Permite usar todas as funcionalidades da máquina.
	C
	
	Permite somente compras on-line.
	D
	
	Permite apenas o uso de aplicativos de jogos.
Questão 2 :
Leia as duas afirmações:
I.As tecnologias da comunicação empregadas por um sistema tornaram-se uma questão estratégica. A crescente demanda pelo acesso aos dispositivos móveis está evidenciando a nossa dependência, também crescente, pelas redes 3G e a nova rede 4G. 
II.Existem limitações de todas as ordens em relação ao futuro dessas redes, tornando um grande ponto de interrogação a migração dos sistemas remotos para as nuvens. 
Assinale a alternativa correta.
Resposta Errada! A resposta correta é a opção D
Justificativa:As duas afirmações são verdadeiras porque as tecnologias da comunicação empregadas pelos sistemas se tornaram uma questão estratégica; e também é correto afirmar que existem limitações de todas as ordens em relação à migração de arquivos para a nuvem e também em relação ao funcionamento das redes 3G e 4G.
	A
	
	A afirmação I é falsa e a IIé verdadeira.
	B
	
	As afirmações I e II são falsas.
	C
	
	A afirmação II é falsa e a Ié verdadeira.
	D
	
	As duas afirmações são verdadeiras.
Questão 3 :
A TGS ou Teoria Geral dos Sistemas designa um método científico dos sistemas em geral que surgiu em 1950, a partir das pesquisas do biólogo alemão Karl Ludwig Von Bertalanffy. Assinale a alternativa correta que indica qual é o foco da TGS.
Resposta Errada! A resposta correta é a opção B
Justificativa:A Teoria Geral dos Sistemas designa
um método científico dos sistemas em geral e tem base em observações da natureza. O seu foco é a criação de conceitos que permitam encontrar soluções práticas cuja aplicação na realidade empírica seja possível.
	A
	
	O foco da TGS está na busca por oferta de soluções.
	B
	
	O foco da TGS está na criação de conceitos que permitam encontrar soluções práticas cuja aplicação na realidade empírica seja possível.
	C
	
	A TGS não possui um foco específico.
	D
	
	A TGS se preocupa mais com a natureza dos eventos.
Questão 7 :
A correta gestão de dados só é possível quando estes são modelados de acordo com as características da organização. A organização dos dados é essencial para que estes possam ser mais bem utilizados. Essa organização deve refletir os processos de negócios da empresa e permitir rápido acesso e facilidade de manipulação. 
Assinale a alternativa que contém três elementos relacionados à elaboração de uma base de dados:
Resposta Errada! A resposta correta é a opção A
Justificativa:Os três elementos relacionados à elaboração de uma base de dados são: conteúdo, acesso e estrutura lógica.
	A
	
	Conteúdo, acesso e estrutura lógica.
	B
	
	Organização física, origem dos dados e formatação.
	C
	
	Sistemas, origem e destinatário.
	D
	
	Consumidores, processos e requisitos.
Questão 6 :
Assinale a alternativa que apresenta corretamente três modelos utilizados no desenvolvimento de softwares.
Acertou! A resposta correta é a opção B
Justificativa:Os três modelos utilizados no desenvolvimento de softwares são os seguintes: modelo em cascata, modelo de prototipação e modelo incremental.
	A
	
	Modelo espiral; modelo gestor; modelo pontual.
	B
	
	Modelo em cascata; modelo de prototipação; modelo incremental.
	C
	
	Modelo gestor; modelo pontual; modelo estratégico.
	D
	
	Modelo de desenvolvimento concorrente; modelo processual; modelo de negócio.
Questão 8 :
Qual é a melhor definição para o nível estratégico de decisões? Assinale a alternativa correta.
Acertou! A resposta correta é a opção A
Justificativa:A melhor definição para o nível estratégico de decisões é aquela que estabelece os principais rumos de uma organização. As decisões desse nível são estruturais, de maior duração e afetam os demais níveis porque esse tipo de decisão pode modificar muitos processos.
	A
	
	Estabelece os principais rumos de uma organização. As decisões desse nível são estruturais, de maior duração e afetam os demais níveis.
	B
	
	As decisões não afetam necessariamente toda a organização, mas são vitais para os processos e modos que são definidos, determinando objetivos.
	C
	
	As decisões se referem à questão do controle e execução das decisões como mais um leque de possibilidades de ação.
	D
	
	Esse tipo de nível não possui uma definição clara.
Questão 6 :
Esta dimensão do SI deve ser estruturada em função dos recursos disponíveis e dos serviços, das atribuições, das atividades e dos benefícios que os usuários deverão encontrar no sistema. Sobre qual dimensão do SI se refere o texto?
Resposta Errada! A resposta correta é a opção C
Justificativa:A dimensão humana deve ser estruturada em função dos recursos disponíveis e dos serviços, das atribuições, das atividades e dos benefícios que os usuários deverão encontrar no sistema.
	A
	
	Dimensão anacrônica.
	B
	
	Dimensão subjetiva.
	C
	
	Dimensão humana.
	D
	
	Dimensão tecnológica.
Questão 2 :
O ciclo de vida de um sistema depende muito do tipo de suporte de desenvolvimento que o acompanha. A vida de um sistema refere-se ao modo por meio do qual utilizamos o seus recursos e a sua capacidade plena ou, ainda, à maturidade de um sistema. Maturidade quer dizer: atendimento dos requisitos funcionais e da satisfação do cliente. Pergunta-se: qual é o período médio de vida de um sistema?
Acertou! A resposta correta é a opção C
Justificativa:O ciclo de vida de um sistema depende muito do tipo de suporte de desenvolvimento que o acompanha, mas costuma girar em torno de cinco anos de vida.
	A
	
	Dez anos
	B
	
	Quinze anos
	C
	
	Cinco anos
	D
	
	Um ano
Questão 6 :
Estas ferramentas são capazes de criar, editar e, portanto, fazer a gestão de conteúdos on-line, sem a necessidade de envolver um profissional de programação, e sem que haja necessidade de mexer no código do sistema. Do que se trata esta definição?
Acertou! A resposta correta é a opção C
Justificativa:Quando falamos de ferramentas capazes de criar, editar e fazer a gestão de conteúdos on-line, estamos nos referindo ao CMS (Content Management System ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdos).
	A
	
	DMV
	B
	
	LMS
	C
	
	CMS
	D
	
	FRD
Questão 9 :
Trata-se de um software gratuito, mas o usuário fica obrigado a ver a publicidade embarcada nele. Assinale a alternativa correta.
Resposta Errada! A resposta correta é a opção D
Justificativa:O regime da licença Adware prevê que esse tipo de software seja gratuito, porém o consumidor deverá concordar em ficar exposto à publicidade embarcada nele.
	A
	
	Trata-se da licença Apache.
	B
	
	Trata-se da licença Linux.
	C
	
	Trata-se da licença Windows.
	D
	
	Trata-se da licença Adware.
Questão 10 :
Leia atentamente as duas afirmações e assinale a alternativa correta:
I. Dizemos que as empresas que “se saem melhor” têm uma vantagem competitiva sobre as outras: ou elas têm acesso a recursos especiais que as outras não possuem, ou são capazes de usar os recursos disponíveis de maneira mais eficiente – normalmente devido a ativos de conhecimentos e informações superiores. 
II. Um dos exemplos nessa matéria é a Microsoft, que vem perdendo espaço porque não interpretou corretamente as mudanças ocorridas no mundo virtual na última década. Já o Google, por outro lado, soube interpretar as mudanças e investiu pesado na migração de serviços “gratuitos” (nem sempre são ou alguém sempre está pagando por esta gratuidade).
Acertou! A resposta correta é a opção A
Justificativa:As duas afirmativas estão corretas porque as empresas que “se saem melhor” têm uma vantagem competitiva sobre as outras, pois elas têm acesso a recursos especiais que as outras não possuem ou são capazes de usar os recursos disponíveis de maneira mais eficiente. Além disso, um dos exemplos nessa matéria é o caso da Microsoft, que vem perdendo espaço porque não interpretou corretamente as mudanças ocorridas no mundo virtual na última década. Já o Google, por outro lado, soube interpretar as mudanças e investiu pesado em serviços.
	A
	
	As duas afirmações estão corretas.
	B
	
	Apenas a afirmação I é correta.
	C
	
	Apenas a afirmação II é correta.
	D
	
	As duas afirmações são incorretas.
Questão 1 :
Rezende e Abreu (2006) definem uma lista sequenciada de atividades que podem constar em uma metodologia para elaboração do planejamento estratégico de informação (PEI), que pode variar de acordo com as demandas de cada empresa. Assinale a alternativa que contempla três atividades do PEI.
Acertou! A resposta correta é a opção A
Justificativa:Organizar o projeto e capacitar a equipe de trabalho; identificar estratégias e ações empresariais (business plan), conforme definem Rezende e Abreu (2006), constituem uma lista sequenciada de atividades que podem constar em uma metodologia para elaboração do planejamento estratégico de informação (PEI).
	A
	
	Organizar o projeto e capacitar a equipe de trabalho; identificar estratégias e ações empresariais (business plan).
	B
	
	Modelar objetivos; identificar metas; informar novos conhecimentos.
	C
	
	Planejar metas e subjetividades; identificar metas; propor Sistemas de Informação.
	D
	
	Avaliar a venda; planejar o mercado; gestão de software e hardware.
Questão 7 :
Os Sistemas de Informação dedicados à gestão do aprendizado são conhecidos como Learning Management System (LMS). Em relação aos LMS, é correto afirmar:
Resposta Errada!
A resposta correta é a opção C
Justificativa:As plataformas LMS podem conter conteúdos síncronos ou assíncronos. Por exemplo, uma palestra transmitida ao vivo é considerada um conteúdo síncrono, enquanto conteúdos bibliográficos em diferentes formatos que ficam a disposição do aluno são considerados assíncronos.
	A
	
	O LMS é sempre síncrono.
	B
	
	O LMS é sempre assíncrono.
	C
	
	O LMS pode ser síncrono e assíncrono.
	D
	
	O LMS não é nem síncrono nem assíncrono.
Questão 8 :
Trata-se de uma técnica de alto nível que foi criada para atender às necessidades dos analistas e programadores, que não conseguiam entender determinados requisitos. Assinale a alternativa correta.
Resposta Errada! A resposta correta é a opção B
Justificativa:A modelagem de dados se refere a uma técnica de alto nível que foi criada para atender às necessidades dos analistas e programadores, que não conseguiam entender determinados requisitos.
	A
	
	A afirmação se refere aos processos comunicacionais.
	B
	
	A afirmação se refere à modelagem de dados.
	C
	
	A afirmação se refere aos processos dissociativos.
	D
	
	A afirmação se refere ao modelo de Kremer.
Questão 9 :
A informática começou a fazer parte da vida das empresas no início da década de 1980, quando começaram a surgir os primeiros computadores pessoais no Brasil. Em relação ao início desse processo, é correto afirmar que:
Acertou! A resposta correta é a opção A
Justificativa:Por causa de leis restritivas, os equipamentos de informática chegavam ao Brasil com um custo muito elevado e, por essa razão, eles eram raros.
	A
	
	Os equipamentos eram raros e muito caros para os padrões de consumo das empresas.
	B
	
	Havia muitas linhas de crédito para que as empresas pudessem se informatizar.
	C
	
	Desde o início, as empresas aderiram aos avanços e não houve muitas resistências culturais.
	D
	
	Desde a década de 1950 já existiam muitas empresas médias e grandes equipadas e prontas para o desafio da informática.
Questão 10 :
Os dados podem ser divididos da seguinte forma:
Acertou! A resposta correta é a opção A
Justificativa:Os dados podem ser representados por caracteres alfanuméricos, por imagens ou por meio de áudio e de vídeo
	A
	
	Alfanuméricos, de imagem, de áudio e de vídeo.
	B
	
	Imagem e áudio apenas.
	C
	
	Informações, objetivos, metas e processos.
	D
	
	Processos, de acertos, de metas.
Questão 2 :
Complete a lacuna da frase seguinte e, logo após, assinale a alternativa correta:
_______________ possuem um fluxo baseado na entrada, no processamento e na saída de dados.
Resposta Errada! A resposta correta é a opção C
Justificativa:A alternativa que completa a lacuna é “Os Sistemas de Informação”, pois a explicação descreve o fluxo dos SI, como: entrada, processamento e saída de dados, que são os componentes básicos de um fluxo de informação.
	A
	
	Os processos
	B
	
	Os hardwares
	C
	
	Os Sistemas de Informação
	D
	
	Os projetos
Questão 3 :
Sobre o SI, é possível afirmar que:
Resposta Errada! A resposta correta é a opção A
Justificativa:Um sistema de informação serve basicamente para manipular dados e, com base nesses dados, o sistema permite a geração de informações.
	A
	
	manipula dado e gera informação.
	B
	
	manipula todo tipo de imagem.
	C
	
	controla subjetividades.
	D
	
	não serve como um organizador.
Questão 4 :
Este profissional precisa estar aberto a novas culturas organizacionais e também a qualquer forma de conhecimento específico que for necessário para o desenvolvimento de sistemas. Mas este profissional não deve somente acumular conhecimento, mas buscar uma visão contextual sobre suas práticas profissionais, exercitando o pensamento sistêmico. Que profissional é esse?
Resposta Errada! A resposta correta é a opção C
Justificativa:Conforme estudamos, o profissional de Sistemas da Informação tem obrigação de estar aberto anovas culturas organizacionais e também a qualquer forma de conhecimento específico que for necessário para o desenvolvimento de sistemas.
	A
	
	Profissional de Ciências Contábeis
	B
	
	Profissional de Gestão de Recursos Humanos
	C
	
	Profissional de Sistemas da Informação
	D
	
	Todo profissional deve fazer isso.
Questão 5 :
Os bancos de dados orientados a objetos servem para atender demandas mais complexas. Esse tipo de banco armazena dados e procedimentos como se fossem objetos que podem ser extraídos e compartilhados. Os sistemas orientados a objetos estão se tornando comum porque podem se usados para:
Resposta Errada! A resposta correta é a opção C
Justificativa:Os bancos de dados orientados a objetos servem para atender a demandas mais complexas. Dentre tais demandas, podemos destacar o gerenciamento dos applets (ou multimídia) utilizados na maioria dos aplicativos.
	A
	
	Gerenciar os processos internos de base mais simplificada.
	B
	
	Gerenciar os processos internos de base mais complexa.
	C
	
	Gerenciar os applets (ou multimídia) utilizados na maioria dos aplicativos.
	D
	
	Gerenciar os sistemas básicos em tabelas dinâmicas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes