Buscar

melhoramento MUTAÇOES

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
CAMPUS CERRO LARGO
CURSO DE AGRONOMIA
DISCIPLINA DE MELHORAMENTO VEGETAL
Apresentadores:
Dassaiévis Gonzatto; Guilherme Stasiak; Rodrigo Cadore
Professora: Débora Leitzke
MUTAÇÃO
e 
 
INDUÇÃO
Introdução
Apesar do que possa parecer, as mutações podem ser benéficas, uma vez que são as responsáveis pela variação fenotípica. Variações nas cores das flores e tamanhos das plantas, o sabor de diferentes variedades de laranja, diferenças entre diferentes raças de cachorros foram todos criados pelas mutações. Mutações ocorrem o tempo todo, espontânea e aleatoriamente. No entanto, as mutações também podem ser ruins. Fazem com que certos genes funcionem mal (proteínas mal formadas) e causam doenças.
O que é uma mutação genética? 
 
Uma mutação genética é uma modificação casual ou induzida na informação genética (DNA). Os processos de replicação de DNA e transcrição têm por base um correto emparelhamento das bases complementares, quando ocorre um erro num desses processos há uma alteração súbita do material genético. 
 Podem ainda ser induzidas em laboratório com o uso intencional destes mesmos agentes sobre organismos vivos. 
 
DNA
 O DNA é constituído por quatro bases que emparelham entre si. A timina (T), a citosina (C), a guanina (G) e a adenina (A).
 Na replicação do DNA a timina emparelha com a adenina e a guanina com a citosina. Quando uma base não emparelha com a base correspondente ocorre uma mutação. Felizmente as células possuem um arsenal de mecanismos de reparação do DNA encarregados de anular um possível dano, no entanto estes mecanismos nem sempre são eficazes. Ainda assim, estas células portadoras de uma mutação raramente sobrevivem, apenas uma pequena proporção destas consegue sobreviver e carregar consigo a mutação. 
Aplicações práticas das mutações
Em ciência básica: Elucidação dos mecanismos de ação genética (mutações letais condicionantes)
Na Agricultura: Mutantes de importância econômica (ex. perda de sensibilidade ao comprimento do dia; repolho roxo etc.)
Os efeitos fenotípicos das mutações:
Podem ser imperceptíveis e apenas detectáveis por técnicas moleculares e/ou bioquímicas até modificações grosseiras e letais.
Alguns agentes mutagênicos:
Químicos: Agentes alquilantes (Gás mostarda ou mostarda sulfurada; Mostarda nitrogenada; EMS; EES; NTG); Bases análogas (5-Bromouracil; 2- aminopurina); Acridínas (Proflavina); Agentes desaminantes (ácido nitroso); Outros (hidroxilamina)
Físicos: Raios ultravioleta e radiações ionizantes, o raio x e raios gama, partículas alfa e beta, prótons e nêutrons. Cada um deles possui caracteristica própia.
Mecanismos de reparo:
Clivagem, Excisão e Recombinação : 
fotoreativação induzida pela U.V. da luz do Sol.
Clivagem
Excisão
Recombinação

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais