Buscar

capim elefante

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1 Introdução 
1.1 Histórico
1.2 Introdução no país
1.3 Justificativa
2 Referencial teórico
3 Plantio
3.1 ADUBAÇÃO
3.2 MANEJO
3.3 PRODUÇÃO DE LEITE
4 Conclusão
1.1 Histórico
O Capim-Elefante, originário do continente Africano, tem como principais características ser uma gramínea perene, com crescimento ereto chegando a suportar alturas de 3 a 5 metros (LOPES, 2004). 
1.2 Introdução no País
No Brasil esta forrageira foi introduzida nos anos de 1920, apresentando na atualidade inúmeros cultivares porem, os cultivares existentes apresentam diversos problemas agronômicos dentre eles problemas com propagação vegetativa e dificuldades no sistema de pastejo.
1.3 Justificativa
O presente trabalho averigua, avalia e debate os benefícios do uso do Capim Elefante na alimentação de vacas produtoras de leite.
1.3 Justificativa
Esta planta apresenta-se como uma opção viável para a produção de leite no Brasil devido ao seu baixo custo e alto valor nutritivo para os animais, desta forma justifica-se o trabalho como fonte de informação dessa cultura, que é de grande importância para a pecuária leiteira brasileira. 
2 Referencial teórico
O consorcio com outras espécies de pastagem e uma alternativa utilizada para manter a qualidade da pastagem no período do inverno na região sul do Brasil.
2 Referencial teórico
Não somente para pastejo, o capim elefante tem afinidade para a produção de silagem sendo esta uma alternativa eficaz de alimentação dos animais em períodos de insuficiência de alimento, principalmente no inverno nos estados do sul Brasileiro.
2 Referencial teórico
Quando comparado com a silagem de milho a silagem de Capim-elefante se mostra bastente semelhante quando fornecida aos animais em lactação. Comforme JOBIN (et al. 2006).
2 Referencial teórico
As deficiências nutritivas no capim elefante em relação ao milho são compensadas no menor custo de produção é o que resalta JOBIN et al. 2006.
2 Referencial teórico
A suplementação da dieta de animais com Capim-Elefante em alguns casos se torna interessante como é o caso da suplementação com bagaço de mandioca. Conforme SILVA (et al. 2006):
3 PLANTIO
Escolha da área, o preparo do solo, a época adequada, a quantidade e qualidade das mudas, o método de plantio e o espaçamento são fatores que devem ser levados em conta.
Devido ao capim elefante ser uma planta sensível ao encharcamento do solo, proporcionando a erosão, áreas com declive acima de 25 a 30%, não são recomendadas para essa cultura bem como áreas sujeitas a inundações
A época mais adequada para o plantio é a estação do verão.
Quantidade de mudas necessária para o plantio de 1 hectare de Capim-Elefante, com um espaçamento de 50 a 70 cm entre os sulcos, é de 5 a 6 toneladas de mudas.
Os colmos são colocados em sulcos de 10 a 15 cm de profundidade, um espaçamento entre linhas que pode variar, segundo estudos realizados, de 1,2 a 0,5 metros.
3.1 ADUBAÇÃO
Deve ser constante tendo em vista a grande retirada de matéria orgânica consolidada, com um enfoque maior no aporte de N, sabendo-se que o capim elefante é pertencente da família das Poaceae e não estabelece simbiose com nenhum microorganismos fixador de N.
3.2 MANEJO
O capim elefante deve ser manejado de maneira com que fique com um tamanho de médio a baixo, o que facilita o pastoreio mantendo plantas jovens com um maior potencial de perfilhação, e também uma maior taxa de proteína. 
Pode ser usado para corte ou silagem, podendo ser manejado a grandes tamanhos.
3.3 PRODUÇÃO DE LEITE
Pastejo rotacionado de capim-elefante se observou média de produção leiteira de 13,06 kg/vaca/dia, com suplementação de 4,2 kg de concentrado por animal/dia, estaçao seca.
Durante o período chuvoso, produção média diária de 11,7 kgde leite por vaca em 198 dias, utilizando vacas mestiças Holandês x Zebu exclusivamente empastagem de capim-elefante adubada com 200 kg de N e K2O, e uma lotação de 4,5 vacas/ha.
4 CONCLUSÃO
O fácil manejo que proporciona um menor custo na sua produção, podendo ser usado por pequenos agricultores que não possuem recursos para obterem tecnologias mais avançadas e o alto valor nutricional que possibilita aos animais chegar a altas produções com baixos custos, tanto na produção pecuária quanto na produção leiteira. 
Referências 
LOPES, Bruna Adese. O Capim-elefante, Viçosa, p.1-56, maio. 2004. Disponível em: http://www.forragicultura.com.br/arquivos/capimelefanteBruna.pdf. Acesso em: 28. jan. 2013.
JOBIM, Clóves Cabreira, et al.. Desempenho animal e viabilidade econômica do uso da silagem de capim-Elefante em substituição a silagem de milho para vacas em lactação. Maringá, v. 28, n. 2, p. 137-144, April/Jun, 2006 Disponivel em: <http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciAnimSci/article/viewFile/849/419> Acesso em 20. Jan. 2013.
 
Para maiores informações consultar um Engenheiro Agronomo!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais