Buscar

atividade 2 Linguistica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Atividade 3
Quando produzimos um texto oral ou escrito é sempre importante observar os chamados elementos da textualidade. Sabemos que eles podem ser de ordem linguística ou extralinguística. A coesão e a coerência são elementos linguísticos e necessários na produção de um texto. Explique como a coesão a coerência permitem o indivíduo produzir um texto que tenha lógica e sentido. Pode incluir exemplos criados por você. 
R.: Um texto precisa ter coesão e coerência. Mas o que exatamente isto quer dizer? Bom. Coesão tem a ver com a estrutura do texto, isto é, para que sejamos compreendidos precisamos utilizar adequadamente as palavras e expressões que interligam as frases e parágrafos fazendo com que haja sentido entre as orações. Para isso, é necessário o bom uso das conjunções, pronomes, advérbios e conectivos de modo geral. Assim, alcançaremos êxito na formulação de textos claros e objetivos.   
A coerência por sua vez, é a lógica da escrita, consiste em ideias bem formuladas e organizadas, seguindo uma sequência que torne compreensível o que pretendemos transmitir. Para isso, é necessário que apresentemos ideias que tenham nexo, e sejam racionais. O texto não deve se contradizer, e os parágrafos devem manter um encadeamento, ou seja, estarem interligados, tornando assim a mensagem inteligível.

Outros materiais