Buscar

AVALIANDO APRENDIZADO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A sociedade empresária Sanear Conservação e Limpeza Ltda. ajuizou ação de consignação em pagamento em face do ex-empregado Pedro Braga, afirmando que ele se negava a receber as verbas resilitórias a que faria jus.
 
Citado, Pedro Braga apresentou resposta sob a forma de contestação e reconvenção, postulando diversos direitos alegadamente lesados e incluindo no polo passivo a sociedade empresária Réptil Imobiliária, tomadora dos serviços terceirizados do empregado, requerendo dela a responsabilidade subsidiária.
 
Diante da situação retratada e da norma de regência, assinale a afirmativa correta.
		
	
	a) Não é possível, em sede de reconvenção, ajuizar ação contra quem não é parte na lide principal.
	
	e) O meio processual adequado seria uma denunciação à lide.
	
	b) A pretensão de Pedro somente se viabilizará se a sociedade empresária Réptil Imobiliária concordar em figurar na reconvenção.
	
	d) A Lei processual é omissa a respeito; assim ficará a critério do juiz aceitar a inclusão da sociedade empresária Réptil Imobiliária.
	 
	c) Não há óbice a se incluir na reconvenção pessoa que não figure na lide original.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201605804343)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Maria ajuizou ação trabalhista em face de Supermercado Cidade Maravilhosa Ltda. Durante a audiência inaugural, as partes conversaram e se aproximaram da conciliação, mas alguns detalhes impediram a homologação definitiva. Sendo assim, o patrono do réu aduziu sua defesa e documentos e ambas as partes requereram o adiamento, ante a real possibilidade de transação. O juiz deferiu o requerimento, mas intimou desde logo as testemunhas presentes, consignando em ata a intimação dos litigantes para prestarem depoimento pessoal na próxima assentada designada, advertindo-os de que a ausência acarretaria a confissão. Duas semanas antes da audiência de prosseguimento, o advogado da autora protocolizou petição na qual requereu novo adiamento por conta da dificuldade de transacionar. O juiz despachou "aguarde-se a audiência", em virtude de sua proximidade. Entretanto, no dia designado, compareceram apenas as testemunhas intimadas, o réu e seu advogado, o qual requereu a caracterização da confissão ficta do autor. Nesse caso, o requerimento de confissão deve ser
		
	
	indeferido, uma vez que a hipótese é de arquivamento dos autos.
	
	deferido, uma vez que as testemunhas estavam presentes e poderiam ter sido inquiridas.
	
	indeferido, uma vez que estava precluso o requerimento do réu, haja vista a sua intenção de conciliar manifestada na audiência inaugural.
	 
	deferido, uma vez que a autora foi intimada pessoalmente sob a possibilidade de aplicação desta cominação legal na audiência de instrução na qual deveria depor.
	
	indeferido, haja vista o pedido de adiamento da audiência, contida na petição da autora, anterior à data designada para a instrução.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201605849317)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Analise e marque a opção correta:
I - No processo do trabalho o ônus da prova incumbe ao autor quanto ao fato constitutivo do seu direito. 
II - O ônus da prova incumbe ao reclamado quanto ao fato impeditivo do direito.
III - Em qualquer caso o ônus da prova incumbe ao reclamado no processo do trabalho, tendo em vista o princípio da proteção. 
São corretas:
		
	
	II e III
	
	II, somente 
	
	I e III
	
	I, somente 
	 
	I e II
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201605803819)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Vando ajuizou reclamação trabalhista em desfavor da sociedade empresária Cetro Dourado Ltda., na qual trabalhou por 5 anos e 3 meses, na condição de vigia noturno.
A sociedade empresária não compareceu à audiência, daí porque o pedido foi julgado procedente à sua revelia. Contudo, a sociedade empresária interpôs recurso ordinário no prazo legal e efetuou o recolhimento das custas e do depósito recursal, mas com valor inferior ao devido (R$ 10,00 a menos nas custas e R$ 500,00 a menos no depósito recursal).
Com base na situação retratada, na lei e no entendimento consolidado do TST, assinale a afirmativa correta.
		
	
	Em tese, seria possível que a sociedade empresária recolhesse a diferença das custas, mas não há previsão jurisprudencial de prazo para complementar o depósito recursal.
	
	Na Justiça do Trabalho, não existe possibilidade de se sanar vício referente à diferença no preparo, motivo pelo qual o recurso será considerado deserto.
	
	O recurso não pode ser conhecido, porque houve revelia; assim, a sociedade empresária fica juridicamente impedida de recorrer.
	
	O juiz deverá assinalar prazo de 15 dias para que a sociedade empresária efetue o recolhimento da diferença das custas e do depósito recursal, sob pena de perempção.
	 
	O juiz deverá assinalar prazo de 5 dias para que a sociedade empresária efetue o recolhimento da diferença das custas e do depósito recursal, sob pena de deserção.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201605832839)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Relativamente à aferição de requisitos extrínsecos de admissibilidade de recursos no processo do trabalho, de acordo com o entendimento dominante no Tribunal Superior do Trabalho, analise as seguintes proposições:
 
I - Na contagem do prazo recursal serão computados apenas os dias úteis.
II - Considera-se tempestivo o recurso interposto antes do termo inicial do seu prazo.
III - O depósito recursal e as custas, quando exigíveis, serão realizados e comprovados no prazo alusivo ao recurso.
IV - Tanto para o embargante quanto para o embargado, embargos de declaração intempestivos não interrompem o prazo para a interposição de outros recursos.
 
Assinale a alternativa CORRETA
		
	
	Apenas as assertivas I, II estão corretas. 
	
	Todas as assertivas estão incorretas. 
	
	Apenas a assertiva III está correta. 
	 
	Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas.
	
	Todas as assertivas estão corretas.

Outros materiais