Buscar

Posicionamento Pediatrico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXAME PEDIÁTRICO: Uma abordagem de desenvolvimento
	( RN --- 6 meses: não teme pessoas estranhas, em geral é fácil de examinar e obter uma contenção para realização de exames;
	( De 6 meses --- 3 anos: está no estágio do medo. A princípio medo de pessoas estranhas seguido pelo apego dos pais. Devemos fazer o exame com a presença dos pais ou responsável pela criança, para dar mais segurança ao pequeno paciente, e abordar a criança com delicadeza (brinquedos, chaves, luz e outros atrativos) para realizar os exames;
	( Dos 3 anos --- 6 anos: é a idade da iniciativa, pré escolar, devemos fazer uso de interesse da criança e suas fantasias (citar desenhos animados e programas infantis), nesta idade há aumento da capacidade verbal; 
	( Dos 6 anos --- 12 anos: idade escolar, de muita atividade e crescimento cognitivo. Maior contato com o mundo. Compreende o certo e errado, devemos buscar a cooperação da criança;
	( Dos 12 anos --- 18 anos (adolescência): separação psicológica dos pais, “independência”. Devemos respeitar a individualidade do corpo e seu efeito sobre as outras pessoas. Explicar todos os procedimentos.
	A criança doente não sabe diferenciar a dor de seu sofrimento e a dor de um tratamento................saber entender/escutar e ter paciência.
PROCEDIMENTOS E TÉCNICAS PARA A REALIZAÇÃO DOS EXAMES PEDIÁTRICOS
	Quando uma criança entra num serviço radiológico devemos conversar com ela de modo que tudo fique mais simples para a realização dos exames. Conquistar sua confiança, mostrar os equipamentos, ser compreensivo, pois nem toda a criança vai aceitar o exame.
	Se possível ter balões ou pequenos brinquedos para distraí-las (copinhos pintados, figurinhas, chapés, barcos do papel, língua de sogra).
PROTEÇÃO RADIOLÓGICA
	As gônodas das criaças devem estar sempre que possível protegidas, quando na realização dos exames. Esta proteção é feita através de pequenos “escudos” de chumbo de formas e tamanhos diferentes.
	Também são utilizados colimadores , tempo de exposição curto e evitar repetição dos exames.
	Para tranquilizar os pais, devemos explicar os meios de proteção utilizados e o motivo, sempre numa linguagem clara e simples.
	Para as mulheres é fundamental questionar sobre possível gravidez. Não esquecer de colocar aventais e luvas de chumbo e protetores de tireóide caso tenha que segurar o pequeno paciente.
CUIDADOS COM OS EXAMES
	Antes de começar o exame, lavar as mãos, prepara a sala com temperatura agradável e planejar o exame. 
	Quando for realizar o exame contrastado o tecnólogo deve solicitar a presença do responsável para aompanhar o exame.
	Devemos ter cuidado com a manipulação dos meios de contraste.
	Remover as fraldas ou qualquer outra roupa que possa causar artefatos e evitar sombreamento na imagem radiográfica.
QUANDO O EXAME FOR NO LEITO
Enrolar o filme numa fronha ou fralda, solicitar ajuda profissional da enfermagem para manipular o paciente e se estiver na UTI. Verificar se é necessário a retirada da incubadora. Usar sobre o avental de chumbo um avental de enfermagem.

Outros materiais