A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
21 pág.
PIM VIII

Você está vendo uma pré-visualização

Pre-visualização do material PIM VIII - página 1
Pre-visualização do material PIM VIII - página 2
Pre-visualização do material PIM VIII - página 3

PIM VIII

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR VIII
Itumbiara/GO
2018
DUPONT PIONEER ITUMBIARA SEMENTE MATRIZ (SMM).
					UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
		CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM AGRONEGÓCIOS
Autor:
Eduardo Oliveira dos Santos-1712698
Projeto Integrado Multidisciplinar - PIM apresentado à Universidade Paulista– UNIP, para avaliação semestral no Curso de Gestão Tecnológica em Agronegócios.
Orientador: Rogério C Traballi
Itumbiara/GO
2018
				UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
			CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM AGRONEGÓCIOS
	
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR VIII
DUPONT PIONEER ITUMBIARA SEMENTE MATRIZ (SMM).
Autor:
Eduardo Oliveira dos Santos 1712698
Professor Rogério C Traballi
Itumbiara/GO
2018
		AGRADECIMENTOS
	
				
			
				
		
Agradeço em primeiro lugar a Deus por ser à base de tudo em minha vida;
DEDICATÓRIA
Dedico este trabalho a Deus, pois foi ele quem forneceu todo conhecimento e sabedoria para realizá-lo.
RESUMO
O Projeto Integrado Multidisciplinar VIII do curso de Gestão Tecnológica em Agronegócios tem por objetivo apresentar uma análise da utilização prática dos conhecimentos obtidos nas matérias de Planejamento Estratégico, Agricultura Sustentável e Cadeias Produtivas II. A Indústria denominada Dupont Pioneer Itumbiara Semente Matriz (SMM), atua no ramo de Beneficiamento de grãos. A disponibilidade das informações pela empresa possibilitou em entendermos o balanço patrimonial da empresa, a cadeia produtiva em qual ela se encontra e a influência que o desenvolvimento sustentável tem dentro da empresa.
Palavras-chave Planejamento, Sustentável e Beneficiamento.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO.......................................................................................... 8
2. Planejamento Estratégico:......................................................................... 9
2.1. Investindo estrategicamente para melhor atender ao mercado:............... 10
3. Agricultura sustentável:........................................................................... 15
4. Cadeias produtivas II:.............................................................................. 16
4.1. Aplicabilidade do Conceito de Cadeia Produtiva:................................... 17
4.2. Inserção de empreendimentos:................................................................. 18
CONCLUSÃO:.............................................................................................. 19
REFERÊNCIAS:........................................................................................... 20
INTRODUÇÃO
Este projeto tem como objetivo o desenvolvimento do Projeto Integrado Multidisciplinar VIII que consiste em abordar teoricamente as disciplinas: Planejamento Estratégico, Agricultura Sustentável e Cadeias Produtivas II.
A empresa analisada é a “Dupont Pioneer”, do qual sou integrante e colaborador temporário.
São apresentados os aspectos voltados ao modo o qual está estruturada a cadeia produtiva da empresa, compreendendo a apresentação da empresa Dupont Pioneer bem como os serviços realizados, aspectos como o porte da empresa e equipe de trabalho.
Planejamento Estratégico Baseia-se em traçar os objetivos, definir os cursos de ação e finalmente definir os meios de execução para esta tarefa, ou seja, definir os recursos necessários para alcançar tal objetivo. 
Seguindo com Agricultura Sustentável que visa o respeito ao meio ambiente, do ponto de vista social para que seja economicamente viável, e por último Cadeias Produtivas II, entendendo a filosofia se é sustentável ou não, e seus pontos negativos e positivos.
A empresa foi escolhida por estar no ramo em que eu trabalho e em virtude das mais variadas descoberta do homem, com a finalidade de proporcionar produtos maior resistência a produtores rurais, destacamos o beneficiamento de grãos como tecnologia inovadora e em pleno desenvolvimento, sendo que atualmente proporciona resultados excepcionais ao produtor.
Planejamento Estratégico 
 
O Planejamento Estratégico é uma ferramenta utilizada por muitos gestores nos dias atuais e que envolve todos os níveis e setores da empresa, requisitando uma visão holística da mesma.
Não tem o objetivo de adivinhar o futuro, mas de deixar a empresa preparada para as surpresas e incertezas que podem surgir. Baseia-se em traçar os objetivos, definir os cursos de ação e finalmente definir os meios de execução para esta tarefa, ou seja, definir os recursos necessários para alcançar tal objetivo.
Assim sendo, o Planejamento Estratégico proposto analisa os elementos ambientais internos e externos da organização estudada.
 Planejamento Estratégico é uma técnica administrativa que, através da análise do ambiente de uma organização, cria a consciência das suas oportunidades e ameaças dos seus pontos fortes e fracos para o cumprimento da sua missão e, através desta consciência, estabelece o propósito de direção que a organização deverá seguir para aproveitar as oportunidades e evitar riscos.
Enfim, o Planejamento Estratégico não é uma ferramenta para resolver todos os problemas da empresa. Com ele pode-se identificar as áreas que demandam maior atenção, estabelecer um fluxo de informações mais eficiente, fornece uma maior flexibilidade em face de uma situação adversa, entre outros. O Planejamento Estratégico visa facilitar a tomada de decisão e a alocação de subsídios, incentivando a utilização de modelos organizacionais mais adequados às situações enfrentadas.
A empresa em estudo é a Dupont Pioneer, a maior empresa de sementes do mundo. 
DuPont Pioneer mantém o perfil de uma companhia inovadora, focada na ciência e tecnologia das sementes, antecipando novos conceitos de qualidade e elevando os níveis de produtividade no campo, através de informações úteis levadas aos agricultores a fim de auxiliá-los a obter maior rentabilidade com os produtos da empresa.
Sua Missão:
- Fornecer produtos e assistência que aumentarão a eficiência e a rentabilidade dos agricultores no mundo; 
- A essência de nosso negócio é a ampla aplicação da ciência genética;
 -Buscamos garantir o desenvolvimento da essência do nosso negócio, criando novas oportunidades que realcem esta essência. 
Objetivo:
Produzir os melhores produtos do mercado; 
- Tratar de maneira honesta e justa os funcionários, representantes de vendas, parceiros de negócios, clientes e acionistas;
 - Promover e vender os produtos com determinação, mas sem mistificação;
 - Estar empenhado em fornecer sugestões úteis aos clientes, de maneira a auxiliá-los a obter a maior lucratividade possível com os produtos da empresa.
Investindo estrategicamente para melhor atender ao mercado
Em um país com as dimensões continentais como é o Brasil, com os seus 8.514.876 Km2 de superfície, área cultivada de aproximadamente 70.000.000 hectares na última safra e com um imenso potencial agrícola a ser explorado, as questões de infraestrutura e logística das empresas produtoras de insumos agrícolas são cada vez mais decisivas para atender à demanda crescente dos empresários rurais.
Com o agronegócio cada vez mais intenso, em que se colhe uma cultura e se planta outra na sequência, a exemplo da soja e milho safrinha, planejamento e tempo passam a ser primordiais para o sucesso do setor. Assim, as empresas devem estar estrategicamente preparadas dentro do conceito de cadeia de suprimento/logística para atender à necessidade de seus clientes em quantidade, qualidade e tempo.
No caso específico de uma empresa de genética como a Pioneer, que fornece sementes híbridas de milho e cultivares