A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
21 pág.
PIM VIII

Você está vendo uma pré-visualização

Pre-visualização do material PIM VIII - página 1
Pre-visualização do material PIM VIII - página 2
Pre-visualização do material PIM VIII - página 3

PIM VIII

de soja, e que deve cumprir toda uma sequência de seleção, testes e validação e cujos produtos possuem forte interação com o Dentro de todo este processo, um aspecto fundamental são as regiões de produção. Além de necessitar de planejamento detalhado, considerando as particularidades técnicas de cada cultivar ou híbrido tais como melhor época de plantio, sincronismo entre plantio, ciclo, colheita e capacidade de recebimento nas unidades, também precisa de ambientes adequados para multiplicação das sementes e possuir toda a infraestrutura necessária com cooperados e fornecedores capacitados tecnicamente, aliado de facilidade no escoamento da produção, para que não haja atraso no cronograma de plantio dos clientes.
E este é um dos pontos mais fortes da Pioneer que, sem dúvida, a coloca como a empresa de sementes com melhor posicionamento geográfico e estratégico, com suas unidades de pesquisa e produção posicionadas de maneira estratégica, permitindo o desenvolvimento e a multiplicação de produtos adaptados e de alta performance para atender a complexa logística da agricultura brasileira.
Somente nestes dois últimos anos, a empresa iniciou três novos investimentos, sendo dois Centros de Terminação e Distribuição de Sementes em que se faz o Tratamento Industrial de Sementes com inseticidas e fungicidas, embala, armazena e distribui. Situados em Guarapuava/PR e Primavera do Leste/MT, além de uma nova Unidade de Produção de Sementes de soja em Catalão/GO, somando investimentos de aproximadamente US$ 60.000.000,00. Em Guarapuava, às margens da rodovia BR-277, que liga o Centro-Oeste do país ao Porto de Paranaguá, que abastece os produtores das regiões dos campos gerais e centro norte do Paraná, além do Mato Grosso do Sul. Com uma área de armazenagem de 6.100 m2, possui capacidade de estocagem para 500.000 unidades.
Em Primavera do Leste, em frente a BR-070, no distrito industrial desta localidade, possui 9.000 m2 de armazém, equipado com câmaras climatizadas à 17°C para armazenagem de sementes de soja e câmara fria à 10°C para sementes de milho. Este Centro de Distribuição, estrategicamente localizado, atenderá a partir desta safra o Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e o restante da região Centro-Norte do país tanto em sementes de soja como de milho.
Em Catalão, certamente a Pioneer terá a sua Unidade de Recebimento e Beneficiamento de Sementes de Soja mais moderna do mundo. Localizada às margens da BR-050 e próximo ao distrito industrial, está projetada para o recebimento, beneficiamento, tratamento industrial, armazenagem e expedição de 1.000.000 de sacas de 40 Kg em sua primeira fase de construção, com início de operação previsto para fevereiro de 2012, atingindo 2.000.000 de unidades quando o projeto estiver completo. Além desses investimentos, a empresa está elevando sua capacidade de câmaras frias em praticamente todas as suas Unidades de Produção, garantindo assim a preservação da qualidade superior de seus produtos.
Mostrando claramente confiança no desenvolvimento do Brasil, os investimentos não param. Já estão sendo projetados para o futuro mais investimentos, visando um melhor atendimento às necessidades de um mercado cada vez mais exigente e profissional. ​
Para o Planejamento Estratégico, no que diz respeito ao ambiente externo é importante identificar ameaças e oportunidades. “As oportunidades são fatores externos previsíveis para o futuro que, se ocorrerem, afetarão positivamente as atividades da empresa […] Já as ameaças são fatores externos previsíveis para o futuro que, se ocorrerem, afetarão negativamente as atividades da empresa”.
Essencial também é a análise do ambiente interno, onde podem ser identificados os pontos fortes e fracos da organização. Sobre este tema, o mesmo autor define que “Pontos fortes são aquelas características positivas de destaque, na instituição, que a favorecem no cumprimento do seu propósito; Pontos fracos são características negativas, na instituição, que a prejudicam no cumprimento do seu propósito.
A Matriz SWOT é uma ferramenta de gestão utilizada para a análise do ambiente. Ela cruza as informações obtidas através da análise do ambiente interno da organização com a análise do ambiente externo que a cerca. É um tipo de análise de fácil desenvolvimento e de grande utilidade no planejamento e gerenciamento da estratégia, uma vez que auxilia na escolha adequada para cada empresa.
 Proposta de planejamento estratégico para o caso estudado:
Ambiente Externo
a) Ameaças
Câmbio instável e suscetível a importações e não a exportações. 
Esperada alta da inflação para o ano seguinte.
Envelhecimento da população e, consequentemente, da força de trabalho.
Migração da população brasileira cada vez maior tanto para a zona urbana quanto possível migração para o Nordeste, assim como para o exterior.
Desastres naturais, mais especificamente fortes enchentes e todo o país.
Novas tecnologias advindas do exterior como concorrência.
Leis trabalhistas que favorecem muito mais os trabalhadores.
Proposta de lei que aumentará o aviso prévio para 90 dias, o que acarretaria em maiores gastos.
Criação das Empresas Individuais de Responsabilidade Limitada, aumentando assim a concorrência existente.
Pesadas leis de proteção ambiental, acarretando em custos para a empresa.
Instabilidade na liberação e decréscimo no volume de crédito rural, além de altas taxas de juros.
A concorrência se caracteriza pela briga de preços e os concorrentes são numerosos e apresentam-se bem equilibrados no que pretendem atender.
Infraestrutura tecnológica cara.
Muitas opções para aquisição de equipamentos importados de última linha.
Possibilidade de integração para frente ou para trás na cadeia produtiva.
b) Oportunidades
Caso ocorra a compra de crédito europeu, uma boa oportunidade de parceiros internacionais.
Envelhecimento da população abre mercado para produtos especializados.
Aumento da população economicamente ativa.
Incentivos governamentais para desenvolvimento do Nordeste, pode ser estudada a implantação de novas fábricas.
Tecnologias de Informação e Comunicação como ferramentas de gestão.
Utilizar as leis ambientais a seu favor, apostando no marketing em relação à responsabilidade socioambiental.
Know-how é algo muito relevante no setor estudado.
Apesar de existir a briga por preços, os clientes tem buscado cada vez mais a identificação da marca e a preocupação com a assistência técnica.
Ambiente Interno
a) Pontos Fortes:
• Os mais de 40 anos de existência da empresa no Brasil permitiram desenvolver uma expertise relativa aos equipamentos, traduzindo em um excelente custo-benefício em comparação aos outros fabricantes, gerando máquinas que produzem mais que os similares dos concorrentes, com um custo similar ou mais baixo.
• Possui uma grande carteira de clientes.
• Busca um alto grau de parceria com o cliente, atendendo-o integralmente, mantendo uma forte relação de pós-venda, resolvendo os problemas de imediato mesmo quando complexos e caros, preocupa-se sempre com a satisfação do cliente, pois embora o mercado tenha forte competição por preços este atendimento leva a uma fidelização por parte dos clientes, não muito comum neste ramo que briga basicamente pelos preço.
• O capital humano e conhecimento/experiência das pessoas que lá trabalham fazem com que os processos sejam flexíveis, pois as pessoas são muito especializadas no que fazem.
• Possui uma estrutura adequada, o que torna a comunicação mais direta, facilitando a resolução de conflitos.
b) Pontos Fracos:
• Não existe uma política comercial condizente com a carteira de clientes.
• A rotatividade dos empregados é alta (CONTRATOS TEMPORÁRIOS).
• Os custos administrativos pesam nas vendas pequenas.
• A estrutura da empresa é antiga e insuficiente para as exigências do mercado; por muitas vezes esta estrutura chega a limitar a produção; tal estrutura é fruto de diversas ampliações, gerando muitos fluxos desnecessários.
• Os processos são desenvolvidos de maneira