Buscar

A Importância do Movimento Escola Nova

Prévia do material em texto

A Importância do Movimento Escola Nova
O manifesto que exigia imediata renovação da educação em todas as escolas do Brasil, intitulado como Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, foi lançado em março de 1932, sendo resultado da IV Conferência Nacional de Educação de 1931, cujo tema geral era “As grandes diretrizes da educação popular”, esse movimento fez um diagnostico da educação brasileira na década de 30 enquanto apresentava um plano de reconstrução educacional no Brasil.
Esse documento de grande relevância serviu de base para a construção de um posicionamento crítico em relação ao sistema educacional, no qual se via em tamanha desigualdade de ensino quando a educação pública que compreendida como responsabilidade do Estado, conseqüentemente trazia a perspectiva de uma escola única e igualitária. Sendo assim, se a educação é para todos, classes populares não beneficiadas pelas escolas privadas, teriam uma escola com o mesmo nível de ensino das instituições privadas, de maneira igualitária.
 A defesa da laicidade relacionada à neutralidade religiosa dentro das escolas, longe de confrontos religiosos e desrespeito pela presença ou não de crenças, a co-educação, onde meninos e meninas poderiam estudar juntos e receber os mesmos ensinamentos, sem distinção de gênero, atualmente se encontram deferidas. De acordo com o manifesto, a gratuidade é dependente da obrigatoriedade, pois, o Estado não pode tornar o ensino obrigatório e igual para todos se o mesmo não for gratuito atendendo a todos os níveis sociais existentes em nossa nação.
O manifesto defendia a tese de que o erro do atual sistema de educação publica do Brasil era falta de continuidade e a falta de articulação no ensino, o que apontava a deficiência no estudo com a limitação entre escola secundaria e universidade. Então se fez presente o plano de dividir a instrução entre quatro grandes períodos, conhecidos como o jardim de infância, escola primaria, secundaria e de educação superior, onde o ensino igualitário, de maneira notável apontou o ensino de nível superior não limitado apenas à elite social, firmando igualdade e formando cidadão de todas as classes e nações.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes