Buscar

APOL A EDUCAÇÃO FÍSICA E POPULAÇÕES ESPECIAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

APOL A EDUCAÇÃO FÍSICA E POPULAÇÕES ESPECIAIS
01 – Considerando o dado fragmento de texto e os conteúdos do Livro-base Educação Física e populações especiais sobre atividade física, exercício físico, aptidão física e saúde, assinale a alternativa que apresenta a definição correta de aptidão cardiorrespiratória:
É definida como a possibilidade de resistir a atividades que demandam contração muscular excêntrica.
É definida como a capacidade de se resistir a atividades que demandam esforço com o trabalho de grande amplitude de movimento, mantendo o ritmo constante.
É a capacidade de resistir a atividades que demandam contração muscular concêntrica.
É a capacidade de resistir a atividades que demandem esforço anaeróbio, mantendo o ritmo constante.
É a capacidade de resistir a atividades que demandem esforço físico, com o trabalho de vários grupos musculares, mantendo o ritmo constante.
02 – Considerando o dado fragmento de texto e os conteúdos do Livro-base Educação Física e populações especiais sobre atividade física, exercício físico, aptidão física e saúde, é correto afirmar que são componentes da aptidão física relacionados à saúde:
Os jogos; a aptidão cardiorrespiratória; a flexibilidade e a composição corporal.
O exercício físico; a aptidão cardiorrespiratória; a flexibilidade e as brincadeiras.
A resistência muscular; a aptidão cardiorrespiratória; a flexibilidade e a composição corporal.
A resistência muscular; a aptidão cardiorrespiratória; os exercícios pirométricos e anaeróbios.
Os exercícios posturais; os exercícios aeróbios e anaeróbios e a flexibilidade.
03 – Considerando o dado fragmento de texto e os conteúdos do Livro-base Educação Física e populações especiais sobre a obesidade, enumere, na ordem seqüencial, as explicações que se relacionam a cada um dos seguintes elementos: 
Obesidade hiperplásica
Componentes que estão relacionados ao gasto energético
Obesidade hipertrófica
TNFa (adipocina)
Resistência à insulina 
(  ) Conjunto de reações do organismo que resulta em uma resposta capaz de diminuir os efeitos desse hormônio no metabolismo, principalmente nos tecidos adiposo, muscular e hepático.
(  ) Os adipócitos aumentam de quantidade e de tamanho, crescendo também sua capacidade de armazenamento.
(  ) Um dos principais fatores que levam o organismo a desenvolver resistência à insulina.
(  ) Os adipócitos aumentam de tamanho, mas sua quantidade se mantém.
(  ) Taxa metabólica basal (TBM), efeito térmico dos alimentos (ETA) e efeito térmico da atividade física (ETAF).
3-2-5-1-4 B. 4-2-3-1-5 C. 5-4-3-2-1 D. 5-1-4-3-2 E. 1-5-3-2-4
04 – Considerando o dado fragmento de texto e os conteúdos do Livro-base Educação Física e populações especiais sobre a obesidade, analise as seguintes assertivas e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas. 
I. ( ) O aumento expressivo da obesidade mundial constitui um dos fatores para explicar o aumento das doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs) por ser um dos principais fatores de risco para uma série de agravos, como diabetes, doenças cardiovasculares e câncer.
II. ( ) Muitas horas em frente ao computador em atividades laborais promovem um bom gasto energético, com pouca sobrecarga nos segmentos corporais.
III. (  ) O aumento expressivo da obesidade mundial constitui o principal fator para explicar o aumento das doenças transmissíveis por ser um dos principais fatores de risco para uma série de agravos, como problemas posturais.
IV. ( ) Muitas horas em frente ao computador em atividades laborais promovem pouco gasto energético e, muitas vezes, sobrecarga em determinados segmentos corporais, além de posturas inadequadas. 
V-F-F-V B. V-V-F-F C. F-V-F-V D. V-V-V-F E. F-F-F-V
05 – Considerando o dado fragmento de texto e os conteúdos do Livro-base Educação Física e populações especiais sobre atividade física, exercício físico, aptidão física e saúde, é correto afirmar que a via aeróbia:
Não utiliza o oxigênio como fonte para a produção de ATP (Adenosida Trifosfato).
É considerada uma via glicolítica com liberação de ácido lático.
Utiliza a hidrólise de creatina-fosfato.
Utiliza o gás carbônico como fonte para a produção do ATP (Adenosida Trifosfato).
Utiliza o oxigênio como fonte para a produção do ATP (Adenosida Trifosfato). 
06 – Considerando o dado fragmento de texto e os conteúdos do Livro-base Educação Física e populações especiais sobre exercícios para flexores de cotovelo, é coreto afirmar que, quando a pratica deste tipo de atividade física, o momento em que acontece uma contração:
Fizer a extensão de cotovelo. 
Fizer a rotação do cotovelo
Flexionar o cotovelo.
Fizer a abdução de ombro.
Fizer a extensão de ombro.
07 – Considerando o dado fragmento de texto e os conteúdos do Livro-base Educação Física e populações especiais sobre a flexibilidade assinale as seguintes assertivas marcando V para as verdadeiras e F para as falcas.
( ) A flexibilidade como aptidão física, está diretamente relacionada a saúde e pode ser comprometida caso o individuo permaneça muitas horas na mesma posição, sem fazer exercícios para compensação.
( ) A flexibilidade como aptidão física, esta diretamente relacionada à atividade anaeróbia lática
( ) A flexibilidade é um dos componentes da aptidão física e esta diretamente relacionado a contração isométrica.
( ) A flexibilidade como aptidão física, esta diretamente relacionada à síndrome metabólica. 
V-F-V-F B.V-V-F-F C. F-V-F-V D. V-F-F-F E. F-F-F-V
08 – Considerando o dado fragmento de texto e os conteúdos do Livro-base Educação Física e populações especiais sobre atividade física, exercícios físicos, aptidão física e saúde assinale a alternativa que representa a definição correta de “resistência de força”.
É a capacidade de um músculo ou de um grupo muscular vencer a resistência em exercícios isométricos ou quando a resistência supera a força, onde ele possa a ser concêntrica. 
É a capacidade de um músculo ou de um grupo muscular vencer a resistência (Exercícios excêntricos ) ou se igual à resistência no caso dos exercícios aeróbicos. 
Trata-se da capacidade de um músculo ou de um grupo muscular vencer a resistência (Exercícios concêntricos), ser igual a resistência (Exercícios isométricos) ou quando a resistência supera a força, no caso dos exercícios excêntricos.
O VO2 menor, o limiar aeróbico e anaeróbico e a possibilidade de utilização do movimento em diversos segmentos são indicadores de contração concêntrica. 
Diz respeito a situação geradas quando a resistência cardiorrespiratória apresenta a capacidade de suportar atividades que demandam esforço físico com o trabalho de vários grupos musculares mantendo o ritmo constante contração excêntrica. 
09 – Considerando o dado fragmento de texto e os conteúdos do Livro-base Educação Física e populações especiais sobre o índice de massa corporal (IMC) é correto afirmar que:
O Cálculo do IMC é o mesmo para todas as idades, exceto para indivíduos com menos de 2 anos, para os quais as referencias utilizadas é a relação da circunferência da cabeça com o comprimento dos membros inferiores.
Existem valores específicos para o cálculo do IMC, considerando-se a idade (anos) mais valor da massa corporal (gramas) multiplicados pela altura ao quadrado (centímetros)
Existem valores específicos utilizados para identificar, em meninos e meninas, situações de obesidade, de sobrepeso, de risco de sobrepeso, do IMC adequado para a idade, de magreza ou de magreza acumulada para indivíduos de 0 a 2 anos, de 2 a 5 anos, de 5 a 10 anos e de 10 a 19 anos. 
Existem valores específicos utilizados para identificar a situação de obesidade, sobrepeso, risco de sobrepeso, magreza ou magreza acumulada para individuo de 0 a 5 anos. Para as demais idades o IMC segue o mesmo padrão.
O IMC é avaliado tendo em vistaa intensidade, a duração e o número de vezes que os exercícios são praticados por semana, e, ao se levar em consideração esses valores, o cálculo do IMC é o mesmo para todas as idades. 
10 – Considerando o dado fragmento de texto e os conteúdos do Livro-base Educação Física e populações especiais sobre os aspectos históricos das políticas publicas voltadas ao exercício e a saúde, analise as seguintes questões e marque V Para as Verdadeiras e F para as falsas. 
( ) Promover a saúde e prevenir a doença são atitudes que custam muito menos do que se submeter a tratamentos, exames, internamentos, cirurgias, período de reabilitação e perda de dias produtivos.
( ) Em meados do século X, o exercício, como ferramenta de promoção da saúde e prevenção de doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs) passa a ser estudado por um grande numero de profissionais em diversos países. 
( ). Na segunda metade do século XX pesquisadores de educação física dos Estados Unidos passaram a incentivar em todo o mundo, maios atenção para a mudança de estilo de vida com objetivo de melhoria da aptidão cardiorrespiratória, da força da resistência muscular e da flexibilidade da população. 
( ) Em meados do século XX, o exercício, como ferramenta de promoção da saúde é prevenção de doenças agudas transmissíveis, passa a ser estudado por um grande numero de profissionais em diversos países. 
V-F-V-F B. V-V-F-F C. F-V-F-V D. V-V-V-F E. F-F-F-V

Outros materiais