Buscar

sistemas de informação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

As cadeias produtivas vão muito além da produção, prestação de serviços ou comércio. Elas abrangem os fluxos de matérias e a gestão de fornecedores, tanto de matéria-prima quanto de serviços de transporte e entrega.
Os Sistemas de Gestão da Cadeia de Suprimentos (SCM) integram dados relativos a materiais e logística e apresentam as seguintes funcionalidades:
	
	a.
	Planejamento de operações e vendas, gerenciamento de demanda e cronograma de produção certa .
	
	b.
	Análise de potencial, serviços e informações sobre interações.
	
	c.
	Planejamento estratégico, monitoramento do desempenho e construção de cenários.
	
	d.
	Geração de relatórios multidimensionais, dashboards e scorecards.
	
	e.
	Automação de frente de loja, contas a pagar e planejamento da produção.
O aparecimento da Internet provocou profundas mudanças na sociedade. Paradigmas relativos à distância nas relações pessoais, por exemplo, foram radicalmente alterados. Outro aspecto muito impactante foi o acesso à informação, pois, atualmente, as pessoas têm a seu dispor muito mais conteúdo do que era possível antes do advento da Internet.
As empresas também sofreram alterações em suas crenças e em suas formas de trabalho. Os negócios eletrônicos, por exemplo, alteraram a forma com que a empresa realizava suas transações, especialmente porque hoje se aprofunda a integração entre empresa, fornecedores, parceiros e clientes.
Como consequência dessa integração e de acordo com o cenário de negócios empresariais, são recomendadas duas formas gerais de realizar negócios pela Internet. São elas:
1. Business To Business – B2B.
2. Business To Customer – B2C.
Associe as afirmações a seguir com as duas formas gerais dos negócios eletrônicos apresentadas.
(  ) Redes são estabelecidas para que os parceiros façam contatos ágeis e tomem decisões rápidas em todos os níveis das empresas, compartilhando informações e processos.
(  ) Conjunto de sistemas de informação e tecnologia da informação são desenvolvidos para permitir transações comerciais entre pessoas (consumidores) e empresas (vendedores).
(  ) A coleta de informações sobre clientes é fundamental para que a oferta seja sintonizada com os interesses específicos do visitante.
(  ) Dados e informações são integrados para que os níveis de estoques, pedidos de compra, ordens de transporte e ordens de produção sejam compartilhadas.
(  ) Todo o processo produtivo é alinhado entre empresa, parceiros, fornecedores, partindo do atendimento às necessidades dos clientes até a chegada dos produtos às suas mãos.
	
	a.
	1, 2, 1, 2, 2.
	
	b.
	1, 1, 2, 1, 2.
	
	c.
	1, 1, 2, 2, 1.
	
	d.
	1, 2, 2, 1, 1.
	
	e.
	2, 1, 2, 1, 2.
O Sistema de Gestão Integrada (ERP) é um sistema de informações operacionais que integra todas as funções empresariais em torno dos objetivos de negócios e apoia a coordenação de suas atividades de maneira a criar valor para os clientes da empresa.
Com base no conceito de ERP acima e no texto-base, analise as afirmações a seguir:
I. É possível integrar os processos e compartilhar as informações, pois o ERP é organizado na forma de um único software, com módulos especializados em cada grupo de tarefas.
Porque:
II. Agilizar os processos, reduzir os custos e aumentar a acurácia nas tarefas empresariais somente é possível se as funções empresariais forem integradas e houver compartilhamento de informações, reduzindo retrabalhos e garantindo a qualidade para os consumidores.
Assinale a alternativa correta.
	
	a.
	A segunda afirmação descreve os motivos para os quais a primeira afirmação serve de solução.
	
	b.
	A duas frases são verdadeiras, mas não tem relação entre si.
	
	c.
	As duas afirmações são falsas.
	
	d.
	A primeira afirmação é verdadeira, mas é contraditória em relação à segunda afirmação.
	
	e.
	A primeira afirmação é falsa, mas a segunda é verdadeira.
Os Sistemas de Informação gerencial são projetados, desenvolvidos e utilizados de forma a ajudar as empresas a alcançarem suas metas de curto, médio e longo prazo. Considerando essas informações, relacione os recursos a seguir às suas respectivas funcionalidades.
 
1) Scorecards
2) Dashboards
 
(  ) Utilizam métricas de desempenho, demonstrando o quanto o objeto analisado está próximo (ou distante) das metas definidas.
(  ) Seu principal apelo é a associação de imagens com dados, o que facilita a interpretação do estado atual e permite uma decisão rápida.
(  ) Sua forma é a de um painel de controle, no qual são mostrados gráficos, tabelas, indicadores etc.
(  ) O monitoramento do desempenho é demonstrado mediante o uso de indicadores-chave de desempenho.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	a.
	2, 2, 1, 1.
	
	b.
	1, 2, 2, 1.
	
	c.
	1, 2, 1, 1.
	
	d.
	2, 1, 2, 1.
	
	e.
	2, 1, 1, 2.
Os Sistemas de Informação Gerencial são desenvolvidos para ajudar a empresa a atingir suas metas de curto, médio e longo prazo. Para tanto, levam em conta as particularidades da empresa e as necessidades específicas dos gestores, de maneira que as análises das informações permitam a definição de ações que reduzem riscos ou que ampliam as ameaças aos quais os negócios estão expostos.
Com base nessa afirmação, analise as sentenças e assinale V quando for verdadeira e F quando for falsa.
I. (  ) As decisões requerem velocidade e eficácia, pois o mercado não tolera erros. Por conta disso, os sistemas de informação gerencial devem ser rápidos, mas são difíceis de usar, dada a complexidade das análises que suportam.
II. (  ) Para que os níveis de eficiência sejam aumentados rapidamente, somente a alta administração deve  ter acesso às informações sobre o desempenho da empresa.
III. (  ) Os sistemas de informação gerencial propiciam tomadas de decisão mais rápidas e com base no real entendimento do desempenho da empresa.
IV. (  ) As empresas devem incorporar conjuntos de informações gerenciais comuns ao mercado, de maneira a garantir sua diferenciação e competitividade.
V. (  ) Os sistemas de informação gerencial devem mostrar os resultados dos negócios sem, no entanto, mostrarem informações que possam ajudar na tomada de decisão.
	
	a.
	V, V, F, V, V.
	
	b.
	V, F, F, V, F.
	
	c.
	V, F, F, V, V.
	
	d.
	F, F, V, V, F.
	
	e.
	F, F, V, F, F.

Outros materiais