Buscar

ESTUDOS DISCIPLINARES XII - Questionário Unidade I (Unip)

Prévia do material em texto

ESTUDOS DISCIPLINARES XII
Questionário Unidade I
Pergunta 1
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	“Naturalmente, a preocupação maior estava na representação do ser humano. A arte renascentista nunca se distanciou demasiado dessa sua vocação antropocêntrica. Nesse momento, a preocupação com a figuração da imagem humana se concentraria na representação do corpo, percebido em toda a extensão de sua carnalidade, suas formas, seu peso, sua textura, sua ossatura, sua musculatura, sua anatomia, enfim.” (SEVCENKO, Nicolau. O Renascimento. São Paulo: Atual, 1994. p. 62.)
 
 
Com base na imagem e no texto, considere as afirmativas a seguir. 
I.Vesalius expressa na imagem uma visão idealizada de homem.
II.O artista se apoia em uma concepção religiosa de homem.
III.A imagem procura reproduzir os movimentos do corpo humano.
IV.O nu se torna um tema recorrente na arte ocidental da época.
Estão corretas apenas as afirmativas:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
III e IV.
	Feedback da resposta:
	Resposta: c). Na Idade Média, a arte serviu para ensinar princípios da religião católica e para relatar as histórias bíblicas. No Renascimento, por sua vez, em movimento contrário, não tem concepção religiosa. Ao homem é atribuída uma posição de centralidade em relação a todo universo, pensamento este denominado antropocentrismo. Como vemos na ilustração, o corpo é mostrado além da pele, visto que o nu, as formas humanas, seus movimentos tornam-se objeto de interesse dos artistas da época renascentista.
	
	
	
Pergunta 2
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	 
Complete a frase abaixo:
A palavra ética é derivada do grego ______________. Segundo dicionários, é definida como a ciência da _________________. É algo intrínseco ao ser humano, ______________ da probabilidade e moralidade.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
“Ethikos”; moral; indissociável.
	Feedback da resposta:
	Resposta: a). Habitualmente, ética e moral são termos empregados como sinônimos, sendo definidos como conjunto de regras de conduta obrigatórias. Essa sinonímia deve-se à origem dos termos: moral advém do latim, e ética, do grego. Duas culturas – grega e latina, nomeavam o campo da reflexão sobre os costumes, sua validade e legitimidade.
	
	
	
Pergunta 3
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	(Enade 2009, prova de Ciências Contábeis, questão 3). O Ministério do Meio Ambiente, em junho de 2009, lançou campanha para o consumo consciente de sacolas plásticas, que já atingem, aproximadamente, o número alarmante de 12 bilhões por ano no Brasil. Veja o slogan dessa campanha: 
 
 
O possível êxito dessa campanha ocorrerá porque 
I.se cumprirá a meta de emissão zero de gás carbônico estabelecida pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, revertendo o atual quadro de elevação das médias térmicas globais. 
II.deixarão de ser empregados, na confecção de sacolas plásticas, materiais oxibiodegradáveis e os chamados bioplásticos que, sob certas condições de luz e de calor, se fragmentam.
III.serão adotadas, por parcela da sociedade brasileira, ações comprometidas com mudanças em seu modo de produção e de consumo, atendendo aos objetivos preconizados pela sustentabilidade. 
IV.haverá redução tanto no quantitativo de sacolas plásticas descartadas indiscriminadamente no ambiente como também no tempo de decomposição de resíduos acumulados em lixões e aterros sanitários. 
Estão CORRETAS somente as afirmativas
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
III e IV.
	Feedback da resposta:
	Resposta: e). O slogan diz respeito à promoção do consumo consciente e, portanto, envolve a sociedade em uma ação comprometida com o meio ambiente. A campanha implica na redução do número de sacolas plásticas utilizadas e na consequente redução de resíduos tóxicos agressivos ao ambiente.
	
	
	
Pergunta 4
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	(Enade 2011, prova de Matemática, questão 3). Leia o texto que segue. 
A cibercultura pode ser vista como herdeira legítima (embora distante) do projeto progressista dos filósofos do século XVII. De fato, ela valoriza a participação das pessoas em comunidades de debate e argumentação. Na linha reta das morais da igualdade, ela incentiva uma forma de reciprocidade essencial nas relações humanas. Desenvolveu-se a partir de uma prática assídua de trocas de informações e conhecimentos, coisa que os filósofos do Iluminismo viam como principal motor do progresso. 
A cibercultura não seria pós-moderna, mas estaria inserida perfeitamente na continuidade dos ideais revolucionários e republicanos de liberdade, igualdade e fraternidade. A diferença é apenas que, na cibercultura, esses “valores” se encarnam em dispositivos técnicos concretos. Na era das mídias eletrônicas, a igualdade se concretiza na possibilidade de cada um transmitir a todos; a liberdade toma forma nos softwares de codificação e no acesso a múltiplas comunidades virtuais, atravessando fronteiras, enquanto a fraternidade, finalmente, se traduz em interconexão mundial. LEVY, P. Revolução virtual. Folha de S. Paulo. Caderno Mais, 16 ago. 1998, p.3 (adaptado).
O desenvolvimento de redes de relacionamento por meio de computadores e a expansão da Internet abriram novas perspectivas para a cultura, a comunicação e a educação. 
De acordo com as ideias do texto acima, a cibercultura:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Incorpora valores do Iluminismo ao favorecer o compartilhamento de informações e conhecimentos.
	Feedback da resposta:
	Resposta: e). O texto apresenta a cibercultura como uma forma de continuidade das ideias e dos valores iluministas.
	
	
	
Pergunta 5
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Não faz parte dos princípios do hipertexto:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Organização: dos saberes de maneira fragmentada, em currículos sequenciais e lineares.
	Feedback da resposta:
	Resposta: b). O modelo hipertextual é de simultaneidade e não-linearidade. A organização não é aquela tradicional que expõe o texto em página de papel da esquerda para direita e de cima para baixo. O texto, no mundo virtual, é distribuído em links, e o leitor os percorre, construindo o texto.
	
	
	
Pergunta 6
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	O quadro em seguida refere-se respectivamente a:
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Moral e ética.
	Feedback da resposta:
	Resposta: b). As comunidades humanas são regidas por um conjunto de regras de conduta constituído de proibições de vários tipos, cuja transgressão acarreta sanções socialmente organizadas.
	
	
	
Pergunta 7
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Sabendo que uma proposição é uma sentença declarativa verdadeira ou falsa, mas não ambas, indique a alternativa que não apresenta proposição:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Pode me passar o sal, por favor?
	Feedback da resposta:
	Resposta: c). O enunciado não é uma declarativa, ou seja, uma afirmação que pode ser discutida pelo ponto de vista da veracidade ou falsidade. O enunciado constitui de uma interrogativa, uma pergunta, justamente sem a carga de proposição e, por conseguinte, de verdade ou falsidade.
	
	
	
Pergunta 8
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Sobre a condição humana, os novos paradigmas são:
I.Nosso pensamento e nossa consciência fazem-nos conhecer o mundo físico e distanciam-nos dele. O próprio fato de considerar racional e cientificamente o universo separa-nos dele.
II.A manutenção da concepção de mundo fragmentado em três estratos sobrepostos e não-comunicantes: homem/cultura; vida/natureza; física/química.
III.No século XXI, conhecer o ser humano é, antes de mais nada, situá-lo no universo, e não separá-lo dele.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Apenas as afirmativas I e III adéqua-se ao novo paradigma.
	Feedback da resposta:
	Resposta: e). O ser humano é visto hoje como ser complexo, e não mais como ser unidimensional.Assim também passa a ser vista a relação do homem com o cosmos: uma visão multi e complexa. Como ser vivo do planeta Terra, a humanidade depende vitalmente da biosfera terrestre.
	
	
	
Pergunta 9
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Sobre a relação entre arte, ciência e natureza, leia o texto de Max Bill.
“A pintura concreta elimina toda e qualquer representação naturalista; serve-se exclusivamente dos elementos fundamentais da pintura, a cor e a forma da superfície. Sua essência é, assim, a completa emancipação de todo modelo natural; criação pura.” (BILL, Max apud CHILVERS, Ian. Dicionário Oxford de Arte. São Paulo: Martins Fontes, 2001. p. 122.).
Observe as imagens e assinale a que corresponde à ideia de Arte Concreta no Brasil.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
	Feedback da resposta:
	Resposta: c). A arte pode ser naturalista, ou seja, aproximar seu objeto da realidade. Contudo, tal proposta é rompida, por exemplo, pela pintura concreta. O importante passa a ser a valorização da experiência estética por meio da percepção e intuição.
	
	
	
Pergunta 10
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Um eletricista, um marceneiro e um pedreiro jogam dominó todos os dias. Sabe-se que até agora:
- Raimundo ganhou mais partidas que Daniel.
- Tião ganhou mais partidas que o Raimundo.
- O eletricista não é nem o primeiro, nem o último na disputa geral.
- Não foi o marceneiro que ganhou mais partidas.
Analisando essas informações, é correto afirmar que:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Raimundo é eletricista.
	Feedback da resposta:
	Resposta: b). Trata-se de um exemplo de atividade que exige do leitor o exercício de lógica, baseado nas premissas e em uma conclusão. O processo para chegar ao resultado constitui-se das premissas; a resposta é a conclusão da proposição.

Continue navegando