Buscar

quimica dos materias

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201702247017)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Ao longo da história, o homem vem utilizando os materiais que o cercam na tarefa de sobreviver diante das vicissitudes da realidade ou simplesmente para tornar a vida mais confortável, e a escolha do que utilizar é principalmente uma função das propriedades que o material deve ter para conferir ao projeto eficiência e eficácia. Atualmente, a Ciência dos Materiais considera grupos de materiais separados em função de suas propriedades, composição, formas de obtenção e diversos outros critérios, para que possamos didaticamente resumir a vasta e complexa realidade dos mesmos. Considerando a classificação citada anteriormente, assinale a opção que NÂO está correta.
		
	
	Materiais Poliméricos: os plásticos e borrachas são exemplos de polímeros sintéticos, enquanto o couro, a seda, o chifre, o algodão, a lã, a madeira e a borracha natural são constituídos de macromoléculas orgânicas naturais.
	
	Materiais Cerâmicos: os principais tipos são óxidos, nitretos e carbonetos. A esse grupo de materiais também pertencem os argilo-minerais, o cimento e os vidros.
	 
	Materiais Cerâmicos: os materiais cerâmicos são normalmente combinações de elementos que na tabela periódica são identificados como metais.
	
	Materiais Metálicos: apresentam um grande número de elétrons livres, isto é, elétrons que não estão presos a um único átomo.
	
	Materiais Poliméricos: Os polímeros são baseados nos átomos de carbono, hidrogênio, nitrogênio, oxigênio, flúor e em outros elementos não metálicos.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201702246935)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Os materiais formados frequentemente por óxidos, carbetos e/ou nitretos e que são tipicamente isolantes elétricos e térmicos, são resistentes a alta temperatura e ambientes a abrasivos; são extremamente duros, porém frágeis são classificados como:
		
	 
	Cerâmicas;
	
	Metais;
	
	Compósitos;
	
	Polímeros;
	
	Materiais avançados.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201704338949)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Um defeito pode ser caracterizado como uma quebra da regularidade na estrutura cristalina. O conceito a seguir refere-se a qual tipo de defeito?
"São posições da rede, que deveriam estar ocupadas por átomos, mas não estão. Além disso,é influenciada pelo aumento da temperatura da rede."
		
	
	Contorno de grão
	
	Discordância
	
	Impurezas
	 
	Vacâncias
	
	Macla
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201704338943)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A determinação e o conhecimento das propriedades mecânicas são muito importantes para a escolha do material para uma determinada aplicação, bem como para o projeto e a fabricação do componente. Os fenômenos que ocorrem no material também são importantes para entender o comportamento do mesmo. O conceito "é o fenômeno de transporte de material por movimento atômico", refere-se ao fenômeno de: 
		
	 
	difusão
	
	recozimento
	
	fadiga
	
	polimerização
	
	neutralização
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201702330128)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Considerando que o único problemas a ser considerado em um dado projeto seja o aspecto corrosivo dos materiais envolvidos, marque a alternativa que apresenta o melhor material para este projeto.
		
	
	Borracha.
	
	Aço inoxidável.
	 
	Vidro.
	
	Plástico de garrafa PET.
	
	Prata.
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201702246972)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Com relação às ligas metálicas podemos dizer que¿
		
	
	São materiais formados por um elemento metálico e adições de quaisquer outros elementos em qualquer proporção;
	
	Qualquer material que contenha mais de um elemento metálico na sua composição;
	
	Qualquer material que contenha algum elemento metálico na sua composição;
	 
	São materiais formados pela mistura de dois ou mais elementos metálicos em qualquer proporção;
	
	São materiais formados pela mistura de dois ou mais elementos metálicos em proporções aproximadas;
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201704240445)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Qual é a propriedade do vidro que permite a moldagem a quente, o refino, a limpeza e o clareamento da fusão, além da homogeneização, recozimento e têmpera desse material?
		
	 
	Viscosidade
	
	Tensão superficial.
	
	Dureza
	
	Condutividade térmica
	
	Calor específico
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201702182455)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Com relação ao vidro, assinale a alternativa correta:
		
	
	b) A vantagem do vidro é que ele não sofre dilatação térmica;
	 
	d) O vidro é obtido a partir da fusão das matérias primas. Esse processo ocorre em fornos, que produzem calor, dentro da necessidade que se deseja fundir os materiais;
	
	e) O vidro em baixas temperaturas se torna permeável.
	
	c) O vidro possui uma boa viscosidade a baixas temperaturas;
	
	a) Vidro temperado é o termo usada para um vidro que foi fundido duas vezes;
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201704346835)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	As características mecânicas dos polímeros podem se apresentar muito sensível as interações químicas como o ambiente, ou seja, na presença de água, oxigênio, solventes orgânicos, etc. (CALLISTER, 2002).
Dentre as propriedades químicas mais importantes, podemos destacar a resistência à oxidação, ao calor, às radiações ultravioleta, à água, a ácidos e bases, a solventes e reagentes (MANO, 1991), a seguir descreve-se essas propriedades.
Identifique o item INCORRETO:
		
	
	Resistência a Umidade: Polímeros que absorvem água sofrem alteração de volume, que em muitos casos podem atrapalhar a aplicação nos casos que se exige a precisão, outro aspecto acerca da resistência a água, é que esses polímeros podem sofrer o aumento do seu peso, influencia no dimensionamento e aquisição desses materiais, nestes casos os polímeros devem passar por um sistema de pré secagem antes de sua modelagem. Resinas fenólicas, por exemplo, no caso de cura incompleta dos laminados, incham, mudam de tamanho e sofrem delaminação.
	
	Resistência aos Raios Ultravioleta: essa resistência é menor em macromoléculas com dupla ligação entre átomos de carbono. Ex: Fissuras e rachaduras com a fragmentação do Polipropileno ou Polietileno, quando expostos à luz do sol.
	 
	Resistência a Ácidos: o contato com ácidos em geral, em meio aquoso, pode causar o parcial endurecimento das moléculas poliméricas, levando-as a fragilização semelhante a que ocorre com o vidro. Ex: Resinas melamínicas e produtos celulósicos sofrem alteração em meio ácido mesmo diluído.
	
	Resistência a Oxidação: essa resistência é muito encontrada em macromoléculas contendo apenas ligações simples entre átomos de carbono. Ex: PE, PP. Resistência é menor particularmente em borrachas rompendo as cadeias e na presença de ozônio. Ex: devido a centelhas elétricas nas imediações de tomadas se forma ozônio.
	
	Resistência ao Calor: essa resistência é maior abaixo da temperatura de transição vítrea. Resistência é menor frequentemente com a presença de oxigênio pela ruptura das ligações covalentes dos átomos nas cadeias macromoleculares. Ex: PVC.
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201704274880)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O uso de materiais poliméricos cresceu muito nos últimos anos devido as suas propriedades e baixo custo. Atualmente muitas pesquisas envolvem a busca de materiais com propriedades otimizadas com polímeros já existentes. Baseado nos conceitos e definições sobre os materiais poliméricos é INCORRETO afirmar que:
		
	 
	Os polímeros de alto peso molecular recebem denominação diferente, e são chamados de oligômeros, geralmente, apresentam-se como produtos de baixa viscosidade, de peso molecular na ordem de 300.
	
	O número de meros da cadeia polimérica é denominado de grau de polimerização
	
	Com a elevação da temperaturaocorre o aumento de movimentos, que conferem ao material um comportamento de se tornar mais macio.
	
	Os polímeros são macromoléculas que se caracterizam por seu tamanho, estrutura química interações intra e intermoleculares cujas ligações covalentes se repetem regularmente ao longo da cadeia
	
	Os polímeros são formados a partir dos monômeros, que são uma molécula com uma (mono) unidade de repetição.