Buscar

Hannah Arendt - O que é Política (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Curso de Direito Universidade Estácio 
Disciplina 
Ciência Política
Hannah Arendt: O que é Política
Prof. Fernando de la Cuadra
Fortaleza, 2015
Hannah Arendt: O que é Política
Nasce na Alemanha de uma família judaica (1906). Discípula de Heidegger e Jaspers é educada no existencialismo.
A Arendt cabe, talvez, a mais original retomada do conceito clássico de polis como um espaço público, uma praça pública, esse lugar integrador que não admite a oposição dualista Estado/sociedade.
Sempre proclamou que o pensamento se distingue do conhecimento científico: tem sempre um caráter provisório, onde se está sempre a desfazer o trabalho que antes se levou a cabo.
Hannah Arendt: O que é Política
Arendt defendia o conceito de pluralismo no âmbito político.
Através do pluralismo se geraria o potencial de uma liberdade e igualdade política entre as pessoas.
Dera especial relevância à perspectiva da inclusão do “Outro”, a chamada alteridade.
Fruto do seu pensamento, Arendt se situava de forma critica perante á democracia representativa e preferia um sistema de conselhos ou formas de democracia direta. 
Hannah Arendt: O que é Política
A compreensão da política para a qual Hannah Arendt quer abrir nossos olhos é vinculada com as ideias de liberdade e da espontaneidade humana, para o qual deve haver um espaço para o desenvolvimento.
Sua ideia da política nasceu da lembrança da antiga polis grega, mas que não obstante sempre pode ser realizada de novo.
A política não pode prescindir desse verdadeiro sentido, a fim de poder permanecer livre e humana: “o sentido da política é a liberdade”. 
Hannah Arendt: O que é Política
1. A política baseia-se na pluralidade dos homens;
2. A política trata da convivência entre diferentes;
3. Com a família não existe abrigo para o individuo, quer dizer, para os diferentes. As famílias são fundadas como castelos sólidos num mundo inóspito e estranho. Esse desejo leva à perversão da política, porque anula a qualidade básica da pluralidade ou a perde através da introdução do conceito de parentesco;
Hannah Arendt: O que é Política
4. Pelo contrario, o homem existe ou se realiza na política a partir da igualdade de direitos que os mais diferentes garantem a si próprios;
5. A filosofia tem duas boas razões para não se limitar a apenas encontrar o lugar onde surge a política:
a) A política surge no intra-espaço e se estabelece como relação entre os homens. Distinguindo-se da interpretação geral de Aristóteles (zoon politikon) segundo o qual o político seria inerente ao ser humano, Arendt acentua que a política surge não no homem, mas sim entre os homens, em que a liberdade e a espontaneidade dos diversos homens são pressupostos para o surgimento da política, da verdadeira política;
Hannah Arendt: O que é Política
b) A concepção monoteísta de Deus, em cuja imagem o homem deve ser criado como uma eterna repetição do criador.
6. Só existe liberdade no âmbito particular do conceito intra da política;
7. Na diversidade absoluta de todos os homens entre si a criação do homem por Deus está contida na diversidade. Mas a política nada tem a ver com isso. A política organiza, de antemão, as diversidades absolutas de acordo com uma igualdade relativa em contrapartida com as diferenças relativas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais