A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
10 pág.
Apanhadao Direito Social e Trabalhista

Pré-visualização | Página 1 de 4

P ROVAS P ARA ES TUDO 
1) O artigo 9º da constituição federal diz: “é assegurado o direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exerce-lo sobre os interesses que devem por meio dele defender.” Os serviços de atividades consideradas essenciais deverão ser garatndios durante a greve pelos sindicatos, patrões e empregados. Qual é o prazo mínimo para o aviso que deve ser dado aos empregadores no caso de greve que verse sobre a paralisação de serviços essenciais?
c) 72 horas - (página 24 do livro texto)
2) Quando o empregado é afastado por auxilio-doença:
c) seu salário é pago pelo empregador ns 15 primeiros dias e pelo poder público após esse período – página 89 do LT
3) Suspensão do contrato de trabalho é o fenomeno provisório pelo qual o contrato de trabalho e seus principais efeitos ficam totalmente paralisados. Durante a suspensão do contrato, o empregado não presta serviços, o empregador não está obrigado a pagar os salários e não se conta o tempo de afastamento como tempo de serviço. São exemplos de suspensão, exceto: (exemplos de suspensão intervalos, aborto criminoso, aposentadoria por invalidez, empregado eleito para cargo de diretor)
D) Aviso Prévio- (página 36 do livro texto)
4) Assinale a alternartiva que apresenta um benefício em que não haja carência:
D) Pensão por morte- (página 90 do livro texto)
5) Leia as afirmativas a seguir e analise-as com cautela:
I – A Consolidação das Leis do Trabalho – CLT foi a sistematização das leis exparsas existentes na época, acrescidas de novos institutos criados por juristas que a elaboraram.
II – As normas do Ministério do Tabalho, tais como portarias e ordens de serviços, são fontes do direito do trabalho.
III – Sentenças normativas é o resultado de descisões dos tribunais regionais do trabalho (TRT) ou tribunal superior do trabalho (TST) no julgamento de dissídios coletivos.
IV – Convenção coletivas são pactos celebrados entre uma ou mais de uma empresa e o sindicato da categoria profissional a respeito de condições de trabalho.
D) Apenas as alternativas I, II e III estão corretas. Páginas 15 e 16 do livro texto.
6) O direito previdenciário tem suas raizes:
D) No direito do trabalho. – não consegui validar
7) Analise as afirmativas a seguir:
I – O direito do trabalho coletivo estuda a organização sindical, os conflitos coletivos do trabalho e sua solução.
II – Liberdade Sindical é a faculdade dos empregadores e dos trabalhadores de se organizarem e constituirem livremente seus sindicatos.
III – Os sindicatos são entidades privadas que tem funçoes de representação, arrecadação, assistencia e postulação judicial.
IV – As federações são organizações nos estados da União, bastando para a sua formação cinco sindicatos no mínimo de categorias idênticas.
A)Todas as alternativas estão corretas. Páginas 21/22 do livro texto
8) Dentre os tipos de trabalhadores que temos reconhecidos no Brasil, aparece o estágio. Ele não é considerado empregado e não tem direito a carteira de trabalho assianda. No entando possui alguns direitos reconhecidos. São direitos reconhecidos, exceto: (Bolsa de estudo, alguma forma de contraprestação por seus serviços, jornada de trabalho de 6 horas diáriasm Férias).
E) 13º Salário página 31 do livro texto
9) A seguridade Social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade. Os recursos arrecadados para a seguridade social tem por finalidade custear os direitos relativos a:
C) Saúde, previdência e assistência social. Página 58 livro texto
10) O auxílio reclusão é um beneficio previdenciário que tem como faro gerador a prisão do segurado. Os dependentes deverão requerer tal benefício junto à uma agência da previdência social. Assinale a alternativa correta:
D) O companheiro homosexual tem preferência na percepção do benefício ao irmão do segurado condenado. Página 75 do livro texto
11) Representação dos trabalhadores é um conjunto de meios destinados a promover os interesses dos trabalhadores com os empregadores sobre condições de trabalho. A Constituição dispões que em empresas com número X de empregaos se assegure a eleição de um representante para intermediar conflitos internos. A partir de quantos funcionários pode-se exigir tal direito constitucional?
C) 200. Página 27 do livro texto
12) O direito do trabalho é classificado como um direito social e, somente depois de muita revolta ao redor do mundo, eles foram finalmente reconhecidos nas constituições e protegidos. A primeira constituição que reconheceu os dieitos sociais, entre eles o direito do trabalho, foi a Constituição do México em 1917, seguido da Constituição de Weimar da Alemanha de 1919. Pergunta-se qual a carta política reconheceu os direitos trabalhistas no Brasil?
B) Constituição Federal de 1.934. página 12 do livro texto
13) O salário família é um benefício previdenciário pago ao segurado de baixa renda, ou seja, àquele que recebe mensalmente até R$ 915,05, pelo trabalho realizado. Qual a carência para receber tal benefício?
D) Não há carência. Página 87 livro texto
14) O empregado é um dos tipos de trabalhadores existentes no país. Vários são os requisitos necessários para sua configuração e um deles refere-se a obedecer às ordens de seu “chefe”. Que nome dariamos a este requisito?
D) Subordinação página 28 do livro texto
15) O fundo de garantia por tempo de serviço, mais conhecido como FGTS, é formado por depósitos mensais, feitos pelos empregadores em nome de seus empregados na Caixa Econômica Federal. Analise as alternativas e marque a incorreta:
D) O FGTS existe para proteger o trabalhador em caso de demissões por justa ausa, culminando com a rescião de seu contrato de trabalho. Página 45 do livro texto
16) A Lei 5.859/72, em seu artigo 1º, determina que o empregado doméstico, assim considerado, é aquele que presta serviços de natureza continua e de finalidade não lucrativa à pessoa ou à família, no âmbito residencial. Esse tipo de trabalhador não possui alguns direitos inerentes ao empregado comum. Analise as alternativas a seguir e busqe aquela que contèm o direito não previsto a essa categoria:
D) Horas Extras. Página 73 do livro texto (Observação: Isso mudou em 02/06/2015 onde a Emenda Constitucional 72 – PEC das domésticas de 2013 foi ampliada, incluindo FGTS e Hora Extra).
17) O fim da relação de emprego pode ocorrer por decisão do empregado ou do empregador. São formas de extinção de contrato de trabalho por causa do empregador:
E) Demissão sem justa causa e por justa causa. Página 46 livro texto
18) O fato gerador do auxilio-doença é:
B) Incapacidade total e temporária para o exercício das funções do segurado. Página 89 do livro texto
19) Analise as proposições a seguir e marque a alternativa correta em relação ao contrato de trabalho, ou seja, o acordo de vontates entre empregado e empregador pelo qual se estabelecem as condições de trabalho:
C) O contrato é oneroso porque há uma contraprestação, ou seja, paga-se o salário em troca da prestação de serviço. Página 33 do livro texto
20) Felipe foi admitido pela empresa SPTO Ltda. Em 22/07/2012, desenvolvendo suas atividade por mais de um ano. Em 25/09/2013, foi rejeitado o pedido ao gozo de férias realizado por Felipe. Conforme prometido pela empresa, foi concedido o pedido do direito ao gozo das férias em 30/07/2013. O empregador realizou o pagamento das férias mais 1/3 no dia 27/07/2013. Nessa hipótese de acordo com a CLT e o entendimento TST, assinale a alternativa correta:
D) O empregador concedeu as férias após o término do período concessivbo, portanto não foram concedidadas no período concessivo, o que gera o pagamento em dobro do salário. Página 42 do livro texto
21) Fontes são as raízes de algo, de onde surge a nascente do Direito. São fontes diretas do direito do trabalho, exceto:
B) Jurisprudência. Páginas 15 a 17 do livro texto
22) Maria trabalhou por cinco anos no escritório de contabilidade de José Inácio da Silva,