Buscar

TRABALHO CALORIMETRIA

Prévia do material em texto

FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ
Câmara Cascudo
PRÁTICA DE CALORIMETRIA
ALUNAS: Dayse Wênia Fernandes Araújo 
Jândynne Varela da Paz Cortêz
Matteus Damião da Cunha
Priscila Nascimento da Silva
 Sílvia Rosely Bernardo Coelho
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 3º “B”
DISCIPLINA: FÍSICA EXPERIMENTAL II
PROFESSOR: ÉLCIO CORREIA DE SOUZA TAVARES
Estácio De Natal
Junho/2013
INTRODUÇÃO
 O seguinte relatório trata-se de um experimento realizado na aula prática de Física II do terceiro semestre de Engenharia De Produção, tendo por objetivo identificar o equilíbrio termico.
    Calorimetria é a parte da física que estuda as trocas de energia entre corpos ou sistemas quando essas trocas se dão na forma de calor. Calor, significa uma transferência de energia térmica de um sistema para outro, ou seja: podemos dizer que um corpo recebe calor, mas não que ele possui calor. Na calorimetria, temos os princípios de transformações inversas, onde a quantidade de calor que um corpo recebe é igual, em módulo, à quantidade de calor que um corpo cede ao voltar, pelo mesmo processo, à situação inicial. O calorímetro, usado na experiência, é um aparelho isolado termicamente do meio ambiente e utilizado nos laboratórios para fazer estudos sobre as trocas caloríficas. 
RESUMO
O objetivo deste experimento foi obter o valor médio da capacidade térmica do calorímetro, determinar o equivalente em água do calorímetro.. O experimento foi executado colocando água dentro do calorímetro em temperatura ambiente e misturando com água com maior temperatura.
OBJETIVO
O objetivo dessa atividade é estabelecera relação entre calor e diferença de temperatura por meio do cálculo da quantidade de calor transferida entre dois liquidos iguais de água, a diferentes temperaturas. Por meio dessa atividade, fica evidente como os conceitos científicos de calor e temperatura são diferentes do nosso conceito cotidiano. Na vida cotidiana associamos calor diretamente à temperatura , considerando que uma temperatura mais alta corresponde a uma quantidade maior de calor. Podemos verificar por meio dessa atividade que o conceito ciêntífico de calor relaciona-se com a diferença de temperaturaentre dois sistemas. Isso tem uma implicação importante para o nosso entendimento sobre calor e temperatura sobre o ponto de vista ciêntífico.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Coloquemos 100g/cm³ de água em temperatura ambiente 26°C e adicionamos 300g/cm³ a uma temperatura de 50°C e obtivemos uma tempeatura final de43°C, na segunda parte usamos 200g/cm³ a 50°C e misturamos com 400g/cm³ que estava em uma temperatura de 43°C e depois que adicionamos a água no calorímetro obtivemos outra temperatura de 46°C na ultima etapa esquentamos 200g/cm³ de água para adicionar ao calorímetro que estava com água a 46° ao adicionamos mais 200g/cm³ de água ao calorímetro obtivemos outra temperatura de 49°C.
 MATERIAIS:2 Termômetros
1 Aquecedor
1Béquer( 300ml)
2 Termometro
1 Calorimetro 
1 Água
 REVISÃO TEÓRICA
 Calor é o fluxo de energia de um objeto para outro devido a uma diferença de temperatura, uma vez que o calor é uma forma de energia, no qual pode ser medido. A partir da física que estuda os fenômenos associados as trocas desse tipo de energia ( calor ) é a calorimetria. O princípio básico da calorimetria é a de que vários corpos no interior de um recipiente isolado termicamente, trocam de calor, os de maior temperatura cedem calor aos de menor temperatura, até que se estabeleça um equilíbrio térmico. Substânciasdiferentes possuem diferentes capacidades de armazenamento de energia interna, ou seja, diferentes materiais requerem diferentes quantidades de calor para elevar a temperatura de uma determinada quantidade desse material em um número de graus. A capacidade térmica, por sua vez, mede a quantidade de calor necessáriapara que haja uma variação unitária de temperatura em um determinado corpo.
CONCLUSÕES
No decorrer dessa atividade é conveniente possibilitar discussões sobre como os conceitos de calor e temperaturapodem ser traduzidos em termos de comportamento molecular.Em outras palavras pode-se considerar que a temperatura expressa o maior ou menor grau de agitação térmica de um corpo. Pois quanto maior a temperatura, maior será a agitação térmica, esse modelo pode ser usado também para explicar a transmissão de calor por condução térmica. Sabendo assim que o fluxo de calor continuará enquanto existir uma diferença de temperatura.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes