Buscar

Transcrição de Embriologia - Sistema Digestório

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Transcrição de Embriologia – Sistema Digestório 
O sistema digestório começa a ser formado a partir da quarta semana do desenvolvimento durante o processo de dobramento do embrião. Quando falamos em inicio do sistema digestório – formação do tubo digestório e não de glândulas anexas. Neste processo observamos que o saco vitelínico se incorpora para dentro do embrião em formação, e parte desta estrutura origina o intestino primitivo. Este é delimitado anteriormente por uma membrana bucofaringe – dará origem a futura boca do embrião e posteriormente limitado por uma membrana cloacal. 
Neste processo de dobramento do embrião, observamos ainda que a partir da incorporação de uma parte do saco vitelínico o intestino primitivo será divido em três porções, sendo elas: intestino anterior, intestino posterior sendo formando pelo dobramento do embrião no plano mediano; em relação ao intestino médio, este é formando pela incorporação da outra parte do saco vitelínico no plano horizontal. 
Como parte do intestino é formado pela incorporação do saco vitelínico, iremos ter uma contribuição do endoderma – é o teto do saco vitelínico. Este endoderma dará origem a maior parte do epitélio de revestimento que vai do esôfago até intestino groso, inclusive as glândulas. Já o epitélio das extremidades é derivado do ectoderma, pois, as extremidades estão em contato direto com o revestimento externo do embrião. A porção anterior dá origem ao estomodeu e a posterior dá origem ao proctodeu – fosseta anal que dará origem ao ânus do embrião. 
Já os outros tecidos -conjuntivo, músculo liso e outras camadas são derivados do mesenquima esplâncnico, pois, quando à incorporação do saco vitelínico este, está revestido externamente por mesoderma esplâncnico. 
Para melhor estudar esta aula, esta será dividida em porções, sendo elas: intestino anterior, intestino médio e intestino posterior. 
O intestino anterior – formado pelo pela incorporação de uma parte do saco vitelínico no plano mediando, mais especificamente na prega encefálica. Quais os derivados? São eles: faringe primitiva (cavidade nasal, faringe, língua, tonsilas, glândulas salivares e sistema respiratório superior e inferior) esôfago, estômago e inicio do intestino delgado pela formação do duodeno e glândulas anexas (fígado, aparelho biliar e pâncreas). O ESÔFAGO é um tubo continuo, extremamente muscular por onde passa o alimento para chegar no estômago. O esôfago se separa da traqueia pelo septo traqueoesofágico – fusão das pregas traqueoesofágicas isolando, assim, cavidade nasal da cavidade digestiva. Após essa separação irá ocorrer um alongamento do esôfago, que está diretamente ligado a formação do coração e do pulmão. Já o ESTÔMAGO surge inicialmente como uma pequena dilatação fusiforme (o centro é mais dilatado em relação as extremidades) do tubo em questão. Essa dilatação fusiforme se apresenta na porção distal do intestino e nas duas semanas seguintes sofre mudanças quanto a forma e sua posição. Enquanto o esôfago é um tubo alongado o estômago se apresenta em uma estrutura fusiforme que irá sofrer gradativamente mudanças ao longo de duas semanas; essa mudança se dá através das taxas diferenciais no seu crescimento. Toda mudança de forma se deve ao crescimento diferencial das paredes e mudança da posição de órgão próximos em relação ao estômago. Primeiramente o estômago irá sofrer uma rotação de 90º em relação ao seu eixo longitudinal. Iremos observar que o crescimento da porção dorsal é mais rápido do que da sua porção ventral, isso, faz com que o estomago adquira uma grande curvatura na região dorsal e uma pequena curvatura na região ventral. Logo após essa rotação, iremos notar um outro movimento, só que agora em relação ao eixo anteroposterior. Neste movimento iremos perceber que a região cefálica virá para a esquerda e para baixo e a região caudal se move para a direita e para cima. 
O DUODENO é um órgão de transição, pois, é o final do intestino anterior e inicio do intestino médio. Como este é formado? Pela parte caudal do intestino anterior e parte cefálica do intestino médio e pelo mesoderma extraembrionário esplâncnico. O endoderma dá origem aos epitélios e o tecido conjuntivo, músculo liso – parte serosa é formado pelo mesoderma extraembrionário. A forma do duodeno é uma alça em forma de C e também é resultado da mudança de posição do estômago, por que? Quando a região caudal do estômago vai para a direita e para cima, esta mudança contribui para a formação da alça em forma de C, além disso existe uma rotação do pâncreas que favorece o duodeno a ficar nesta forma. 
O intestino médio - formado pelo pela incorporação da outra parte do saco vitelínico no plano horizontal. Quais os derivados? Intestino delgado (maior parte do duodeno) tem que lembrar que o DUODENO É FORMADO POR UMA PARTE DO INTESTINO ANTERIOR E METADE DO INTESTINO MÉDIO; ceco, apêndice vermiforme, cólon ascendente e parte do cólon transverso. Observamos que o intestino médio é um tubo continuo que se apresenta na forma de uma alça ventral em forma de U; tanto o intestino médio quanto parte do intestino posterior vão se alongando. Ambos são tubo que se alongam rapidamente, ao se alongar especificamente o intestino médio, este irá formar uma alça em forma de U chamada de alça do intestino médio. Essa alça se projeta para a região do cordão umbilical que está sendo formando. Por que desta projeção? O intestino médio se alonga e sofre uma serie de rotações, só que para se alongar ele precisa de espaço e nesta cavidade abdominal não tem mais espaço devido a formação de órgãos – fígado e rins; então a saída foi essa projeção para a região de cordão umbilical, formando, assim, uma hérnia umbilical fisiológica. Toda e qualquer hérnia é projeção de órgãos para fora da sua cavidade. 
A hérnia umbilical fisiológica (permanece até a 10ª semana de gestação) tem esse nome por que ela é comum e tem que acontecer. E como é formada? Pela projeção da alça em U para a região de cordão umbilical e por que é formada? Por que o intestino precisa de espaço para se “formar”. Durante esta projeção e durante a formação da hérnia umbilical fisiologia a alça do intestino médio sofre rotações e está dá origem ao formato do intestino. Está rotação sempre se dá no eixo próprio do intestino e tem o somatório de 270º. 
O intestino posterior – formado pela incorporação do saco vitelínico no plano mediando, mais especificamente na prega caudal. Quais os derivados? Terço esquerdo até metade do colón transverso, ou seja, a outra parte do cólon transverso (órgão de transição entre o intestino médio e intestino posterior), cólon descendente, cólon sigmoide, reto, parte superior do canal anal e parte do epitélio da bexiga urinaria e a maior parte da uretra. 
Na porção final do intestino posterior iremos observar uma cavidade e a esta cavidade dá se o nome de cloaca. Quando observamos mais atentamente a cloaca notamos que ela é revestida internamente por endoderma, mas, está limitada externamente pelo ectoderma, formando, assim, a membrana cloacal. 
Está cavidade é dividida pelo desenvolvimento do septo uroretal, este se aproxima da membrana cloacal e se fusiona com a membrana cloacal. Após essa fusão o septo uroretal dividi a cloaca em duas partes, uma no seio urogenital –dá origem ao sistema urinário e ao aparelho reprodutor e uma no reto. O que acontece com a membrana cloacal? Ela se dividi em uma membrana anal e em uma membrana urogenital. O ponto de fusão entre o septo uroretal com a membrana cloacal dá origem a uma estrutura que chamamos de períneo. Nas meninas se localiza entre o canal vaginal e ânus e nos meninos entre o saco escrotal e o ânus.
Essa membrana anal se rompe por volta da 8ª semana do desenvolvimento do embrião, colocando a parte distal do trato digestivo em comunicação com a cavidade amniótica.

Outros materiais