Buscar

Transcrição de Histologia - Aparelho Digestório

Prévia do material em texto

Transcrição de Histologia – Aparelho Digestório 
Histologicamente estamos falando de um tubo que apresenta um revestimento em camadas ou em túnicas. Cada túnica ou cada camada desta é constituída de mucosa, submucosa, muscular externa e serosa/adventícia. 
Nas mucosas encontrados três constituintes, sendo eles: um epitélio do determinando órgão em questão, uma lamina própria de tecido conjuntivo frouxo e uma terceira camada de muscular da mucosa. Em alguns casos, podemos observar a presença de glândulas de secreção mista. Essas camadas musculares costumar aparecer em mais de uma camada – longitudinal ou circular. 
Na submucosa encontramos um plexo nervoso, denominado de plexo submucoso de Meissner e tem como função realizar a contração da muscular da mucosa. A medida que essa camada se contrai, está favorece o contato do bolo alimentar com as células epiteliais, provocando, assim, aumento da superfície de contato. Somente o esôfago apresenta glândulas nesta região. 
A muscular externa – circular e longitudinal apresenta um musculo liso (exceção do esôfago que apresenta musculo esquelético) e um plexo miontérico de Auerbach, este promove a contração desta camada, favorecendo, assim, o peristaltismo. 
A serosa ou adventícia é a camada mais externa de qualquer tubo; a serosa é um conjuntivo externamente ao órgão e está isolado de ligação com qualquer outro órgão – revestimento de células epiteliais pavimentosas. 
O esôfago apresenta um esquema de abertura e fechamento. O epitélio presente neste órgão é do tipo estratificado pavimentoso não queratinizado em humanos e em animal queratinizado. Logo abaixo deste epitélio iremos encontrar uma lamina própria de tecido conjuntivo frouxo, com ocasionais nódulos linfáticos; vamos ter a presença de algumas glândulas produtoras de muco – glândulas cárdicas que mantem a lubrificação do esôfago. 
A muscular da mucosa apresenta duas camadas, bem espessa – iremos notar o envolvimento do bolo alimentar com as camadas musculares. 
Na submucosa, observamos a presença de reais glândulas esofagianas tanto serosas, quanto mucosas, ou seja, glândulas de secreção mista. Abaixo desta iremos ver uma camada muscular esquelética, seguida de 1/3 de uma camada esquelética e musculo liso indo em direção a um predomínio de musculo liso. Passando do diafragma iremos notas uma camada de serosa. Só para lembrar que na subcamada encontramos o plexo de Meissner e na camada muscular externa teremos o plexo de Auerbach. 
Passando do esôfago teremos somente epitélio simples cilíndrico, mudando só no ânus, passando novamente a estratificado pavimentoso. 
O estômago é uma dilatação do esôfago que forma uma bolsa. Dentro do estomago teremos a formação do quimo – promove a secreção do suco gástrico. A principal enzima digestiva é a pepsina que tem como precursor o pepsinogênio. Histologicamente iremos ter uma transição epitelial – estratificado pavimentoso sem queratina para a um epitélio simples cilíndrico secretor (cai na prova como cacteristica de lamina própria). E secretor por que? Por que promove a secreção do suco gástrico para atuar na digestão dos alimentos, como por exemplo, digerindo proteínas. Na camada submuscular não há a presença de glândulas, além de haver uma secreção de um fator intrínseco. 
O estomago é um tubo ou um saco com infinitas rugas ou pregas. Essas pregas ao invaginarem para a lamina própria causam depressões que chamamos de criptas ou faveolas gástricas – é característica de prova pratica. Se o estomago é um órgão que faz digestão de alimentos, por que ele não se auto digere? Por que apresenta células produtoras de muco que protegem essa região. 
Anatomicamente o estomago apresenta-se em três regiões cárdia, corpo e fundo e piloro. 
No estomago observamos células bem parecidas com as caliciformes, entretanto, não são caliciformes e sim células superficiais ou produtoras de muco. 
A glândula gástrica propriamente dita apresenta células exclusivas do estômago. Essas células são denominadas de parietais ou oxiciticas (células redondas e vermelhas) – produtoras de HCL. 
Dentre as secreções iremos observar: a mucina que produz muco, o HCl, o fator intrínseco antianemico - produzido pelas células parietais/oxiticas, pepsina (renina causa a coagulação da caseína presente no leite materno – as células principais ou zimogênicas são as formadoras do pepsinogênio) e hormônios como a gastrina que estimula a produção de ácido clorídrico. O fator intrínseco promove a absorção de vitamina B12 pelo hialo (terceira porção do Int. Delgado) que ajuda na maturação de hemácias. 
O estômago apresenta ainda outras três camadas – muscular da mucosa, submucosa que contém fibras elásticas, vasos linfáticos, macrófagos, mastócitos e plexo de Meissner e ausência de glândulas. A muscular externa apresenta-se obliqua interna, circular media e longitudinal externa e o plexo mioentérico e a camada serosa que apresenta tecido conjuntivo com presença de mastócitos.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes