Buscar

Etapas da Formação do Câncer

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Patologia-neoplasia II aula 10/11/11
Quando em uma biópsia se retira toda a massa do tumor diz-se q ela é excisional.Quando é retirado uma pequena amostra da massa a biopsia é incisional.
O tratamento radioterápico é para tratamento localmente ou quando há suspeita q ainda exista céls malignas.
O câncer tem crescimento descontrolado,invasão local e à distância.
Etapas de formação do câncer:
(iniciação:mudanças induzidas por carcinógenos físicos,químicos ou biológicos q causam modificações genéticas e alteram sua resposta a um microambiente .
As alterações de resposta podem ser as mais variadas possíveis dentre elas as inibições por contato.
Acredita-se q a partir da 3° mutação é q pode desencadear a formação do câncer.
As céls possuem adesão entre elas (pontes inter celulares ).Uma dessas mutações pode ser exatamente a perda da adesão celular.A cél fica solta e pode se desprender ou inibição por contato
Quando uma cél morre ,as céls vizinhas se dividem para ocupar o espaço daquela que morreu,o contato entre uma e outra cél gera a inibição do crescimento ,no caso do câncer ,essa inibição do crescimento não existe e as céls continuam a crescer.
Essa é a fase da INICIAÇÃO onde tem-se uma cél normal e através de subst físicas,químicas e biológicas (carcinógenos) torná-se cél cancerosa.
*carcinógeno físico :atrito,raio-x,raio UVA,UVB.A cél desenvolve uma forma de resistência (metaplasia) e depois pode evoluir para um câncer.Os efeitos da radiação provoca inibição enzimática,inibição de divisão celular,mutagênese,morte celular e câncer.A radioterapia é causa e tratamento para o câncer ,o q vai depender é o comprimento de onda.Raios UVA e UVB causam melanoma,carcinomas basocelulares.Ocorre lesão do DNA,q no caso do UVB ocorre predominantemente nos oncogenes ou nos genes supressores de tumor levando a alteração no sistema de reparo celular formando assim o câncer.As radiações ionizantes(bomba atômica) provoca carcinoma osteogênico,pulmões,leucemias e câncer de pele.A radiação ionizante Tb pode ser usada para tratar a neoplasia mas pode provocar uma instabilidade genética e provocar uma segunda neoplasia.Esses quimioterápicos matam as céls q se multiplicam rapidamente,esse é o motivo da perda de cabelo,descamação da pele e diarréia durante o tratamento.As céls do sangue Tb se multiplicam com muita rapidez e por isso esse paciente Tb fica anêmico ,pois o tratamento mata as céls sanguineas.Esses radioterápicos e quimioterápicos não são seletivos para céls neoplásicas .O melanoma tem borda irregular,crescimento rápido e sangra com facilidade
*carcinógeno químico:cigarro,formol,amálgama,benzenol,xilol,formol,aflatoxina(fungo no amendoim)
*carcinógeno biológico:HPV,Helycobacter pilori,HIV (sarcoma de kaposi).A dengue em crianças pode desenvolver quadro de leucemia ,pois na dengue hemorrágica há perda de componentes sanguineos ,a medula óssea começa a produzir céls sanguineas muito rapidamente para compensar a perda e acaba por perder a qualidade .A iniciação é uma lesão permanente no DNA.Após a iniciação poderá ou não desenvolver o câncer,para desenvolver o câncer essa cél mutada deverá progredir.
A carcinogênese viral pode ser provocado pelo HPV e HTLV (leucemia humana),HCV(hepatite C), Epstein-Barr (EBV) causa linfoma de burkett (promoção:ocorre expansão das céls iniciadas .As subst promotoras irritam o tecido e provocam reações inflamatórias e proliferativas.A cél iniciada recebe estímulos de agentes promotores e começam a se proliferar .
(progressão:Cél iniciada se multiplicou(promoção) e ocorre novas divisões celulares de outras céls iniciadas (evolução clonal) e caracteriza-se uma heterogenicidade das neoplasias(cada cél vai ter uma caract diferente,invasão local,metástase,perda de inibição por contato).O quimioterápico mata umas céls mas outras céls podem ser resistentes ,o tumor reduz mas haverá uma seleção de céls mais resistentes e é por isso q é necessário esperar por 5 anos para dizer se a quimioterapia foi eficaz ou não,se matou todas as céls ou selecionou alguns clones e estes começam a se multiplicar (recidiva).O tumor é muito heterogêneo em suas características.
Para q a cél se torne cancerosa ,a cél deve sofrer mutação com lesão do DNA (iniciação),o gene de reparo do DNA não consegue consertá-lo ,a apoptose não consegue ser induzida,não há supressor de tumor .
O proto oncogene é um gene responsável pelo ciclo celular,ele permite a multiplicação celular.Quando ele se transforma em oncogene forma-se o câncer (não há mais controle do crescimento) ocorre expansão clonal.
Cada vez q se tem a expansão clonal alguns fatores ainda podem ser adicionados,como:novas mutações,angiogênese(sem isso o câncer não se desenvolve),evasão da imunidade(o sistema imune não reconhece essas céls como céls anormais).Um dos tratamentos do câncer é inibir a angiogênese.A partir disso cria-se uma neoplasia maligna q é o câncer .Ele pode ficar localizado(in situ) ou invadir localmente ou a distância (metástase).
*Agentes químicos q provocam câncer:tabagismo (carcinoma pulmonar),alguns hormônios podem provocar adenoma renal,anilina,aflatoxina (fungo no amendoim provoca hepatocarcinoma)
Mutação:ativação de oncogenes,inativação de anti oncogenes(gene supressor de tumor),ou alteração da regulação da apoptose,qualquer umas dessas alterações fazem uma expressão fenotípica q provoca a expansão clonal e as novas mutações geram o câncer q é heterogêneo(uma cel não é igual a outra).Cada uma dessas céls podem ter uma característica dif.
Metástase
Cada cél tem uma comunicação entre elas(junções comunicantes) e entre elas e a membrana basal (laminina e colágeno tipo IV).A cél com capacidade metastática se solta da cél vizinha ,elas tem capacidade de degradação enzimática q interfere na membrana basal e se solta de sua vizinha(fase de degradação),ela invade a membrana basal com pseudôpodes (invasão)degradando-a..Ela mesma produz essa substância degradativa (autócrina ),atravessa a parede do vaso ,enquanto isso faz angiogênese para se nutrir,entram no vaso ,formam êmbolos neoplásicos (êmbolo sólido),linfócitos e plaquetas se aderem a este êmbolo,percorrem os vasos sanguíneos ou linfáticos ,chega em ponto q este êmbolo pára ,se adere a membrana basal ,invade a membrana basal ,faz vasos sanguíneos para irrigar suas céls q estão se multiplicando. Essa obstrução pode causar necrose. Essa invasão pode ser linfática indo parar nos linfonodos ,se a invasão for hematogênica pode parar em qualquer parte do corpo,mas existem alguns pontos específicos q pode parar,dentre eles o pulmão.
Existe a invasão local e a disseminação trans celomática (penetra na cavidade e fica no espaço,por ex. espaço pleural ou peritoneal ). Os tumores de ovário ,geralmente passam para o espaço peritoneal e invade toda a cavidade abdominal .Frequentemente os carcinomas preferem a via linfática e os sarcomas preferem a via sanguinea.
O carcinoma pode ser procurado nos linfonodos e os sarcomas podem ser procurados no licor,pulmões,fígado ,adrenais e ossos.
Classificação de tumores:
*TUMOR (T)
T0(ausência
T1(peq
T2(med
T3(grande
*LINFONODO (N)
N0(regional e à distância não comprometido
N1(regional comprometido
N2(regional e à distância comprometido
*METÁSTASE (M)
M0(sem metástase
M1(com metástase
Mx(suspeita de metástase
Adenocarcinoma mamário T3 N2 M1 = neoplasia maligna de glândula mamária ,tumor grande com envolvimento de pele,linfonodo regional e à distância comprometido,com metástase
Casos clínicos:
Pac apresentou corte profundo na mão contaminado com bact .Explique as possíveis evoluções desse processo inflamatório agudo.
Pode formar abscesso pois tem bactérias .vai ter um processo inflamatório agudo com contaminação bacteriana ,organismo forma uma coleção de pus com uma cápsula ao redor .
Pode evoluir para inflamação crônica se a bact for resistente o organismo vai tentar modificar a sua resposta e induzir respostainflamatória crônica 
Pode evoluir para o reparo.O agente bacteriano é eliminado ,os mediadores químicos são neutralizados e faz-se o reparo por cicatrização pois o corte é profundo e é contaminado por bactérias .Por segunda intenção porque a lesão é mais extensa e esta contaminada
Pac com quadro de tuberculose pode desenvolver qual tipo de processo inflamatório ?
Crônico com granuloma tipo imunológico devido a presença de agente infeccioso com formação de céls gigantes do tipo langerhans
Diferença entre inflamação aguda e crônica.
Aguda: exsudativa ,céls polimorfonucleares ,rápida , sintomática
Crônica:proliferativa , céls mononucleares ,demorada , geralmente assintomática 
Não imune tipo corpo estranho:núcleos ao acaso e geralmente nota-se o fragmento (fio de sutura, por ex)
Imune com céls gigantes tipo langerhans:A cél multinuclear possui núcleos periféricos, formato meia lua ou ferradura 
Após uma cirurgia abdominal de apendicite ,o paciente foi suturado com fio não absorvível .6 meses após a cirurgia ele apresentou na região uma nodulação simples q foi retirada para análise histopatológica .Descreva o padrão morfológico encontrado nesta lesão.
Granuloma tipo corpo estranho ou padrão não imunológico com fio de sutura e céls gigantes tipo corpo estranho .
Paciente idoso ,diabético,hipertenso ,desnutrido ,sofreu acidente de carro ,perdeu parte da musculatura da perna direita .Qual o tipo de reparo q este pac vai apresentar e quais fatores poderiam interferir neste reparo ?
Reparo por cicatrização de segunda intenção pois foi um acidente e perdeu uma boa parte da musculatura.Fatores q influenciam :ele é idoso então sua capacidade de proliferação é lenta retardando a cicatrização ,ele é diabético o sangue é mais lento a freqüência de hipóxia é maior dando lentidão a proliferação ,ele é desnutrido falta produção de colágeno q é o maior componente da cicatrização 
Após várias semanas de imobilização da perna com aparelho gessado ,foi observado q o diâmetro da panturrilha diminuiu .Depois de retirado o gesso os movimento permaneceram normais .Explique como foi possível essa alteração.
Essa é uma alteração de adaptação com hipotrofia ,redução do volume das céls pela imobilidade.Volta ao normal porque é um processo adaptativo q após a retirada da agressão(aparelho gessado) as céls tem capacidade de voltar ao normal 
Elabore um caso clinico apresentando uma alteração de crescimento celular patológico 
Pode ser fumante desenvolvendo quadro de metaplasia escamosa no epitélio respiratório ..... seja criativo !!!!
Um paciente apresentou um nódulo mamário com crescimento rápido ,com limite de lesão impreciso e invasão de tecido adjacente .Após exames clínicos preliminares foi observado vários nódulos nos pulmões ,fígado e baço.Poderíamos afirmar q este pac apresentava q tipo de neoplasia ?
Neoplasia maligna , um adenocarcinoma mamário pois apresenta vários nódulos em outros órgãos (metástase)
Carcinoma é uma neoplasia maligna de origem epitelial
Sarcoma é uma neoplasia maligna de origem mesenquimal
O crescimento expansivo é benigno 
O crescimento invasivo é maligno.Pode ter muita mitose ou não ( T1,T2,T3)
Foi observado na região submandibular direita de um paciente um nódulo firme ,revestido por uma pseudo cápsula com evolução de crescimento lento .Na análise histopatológica foi evidenciado céls bem diferenciadas localizadas no tecido glandular salivar, raras mitoses e pleomorfismo discreto .qual nomenclatura utilizar para este nódulo e como ele seria classificado?
Benigno: terminação OMA ,origem glândula: adeno então fica : adenoma salivar.
É benigno porque esta em uma pseudo cápsula ,evolução de crescimento lento ,na microscopia tem raras mitoses e pleomorfismo discreto

Outros materiais