Buscar

Sistema Respiratório

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS
 
 
 
DANIEL MASCARENHAS RODRIGUES DA SILVA
ELISE OLIVEIRA
ANTÔNIO FELISMAN A. DE OLIVEIRA
GILSTÉFANY LORRANA FERREIRA DE OLIVEIRA
SUAYDER MILHOMEM COSTA
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
 
Profa M.Sc Cristina D'Ornellas Filipakis Souza
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Palmas-TO
2015/1
Fundamentos de Sistemas de Informação
SISTEMA RESPIRATÓRIO
Entradas
Informação
Tipos de gases inspirados pelo organismo, quantidade de oxigênio absorvida, quantidade de gás carbônico liberado, tempo gasto no processo de troca de gases, pressão necessária para entrada e saída de ar.
 
Energia
Energia mecânica.
Materiais Produtivos
Oxigênio, gás carbônico.
Materiais Operacionais
Nariz, cavidade nasal, faringe, laringe, traqueia, pulmões, brônquios, bronquíolos, alvéolos, diafragma e músculos intercostais. 
Processamento
A função do sistema respiratório é facultar ao organismo uma troca de gases com o ar atmosférico, assegurando permanente concentração de oxigênio no sangue, necessária para as reações metabólicas, e em contrapartida servindo como via de eliminação de gases residuais, que resultam dessas reações e que são representadas pelo gás carbônico.
Este sistema é constituído pelos tratos (vias) respiratórios superior e inferior.
2.1 Trato Respiratório Superior
 O trato respiratório superior é formado por órgãos localizados fora da caixa torácica:
Nariz externo:
 O nariz é uma protuberância situada no centro face, por onde o ar entra é denominado de narinas. Os pelos do interior das narinas filtram grandes partículas de poeira que poderão ser inaladas.
Cavidade nasal
A cavidade nasal localiza -se logo após as narinas, as cavidades nasais (direita e esquerda), são revestidas por mucosa respiratória e essas cavidades são separados pelo septo nasal. Cada cavidade dispõe de um orifício anterior que é a narina e um posterior denominado coana. As cóanas fazem a comunicação da cavidade nasal com a faringe. É na cavidade nasal que o ar torna -se condicionado, ou seja, é filtrado, umedecido e aquecido.
Faringe
A faringe é um tubo que começa nas coanas e estende-se para baixo no pescoço. A faringe funciona como uma passagem de ar e alimento. A faringe é dividida em três regiões anatômicas: nasofaringe (parte nasal da faringe), orofaringe (tanto para a passagem de ar como de alimento) e laringofaringe (separa a passagem do esôfago coma da traqueia).
Laringe
A laringe é um órgão curto que conecta a faringe com a traqueia. A laringe tem três funções: Atua como passagem para o ar durante a respiração; Produz som, ou seja, a voz (por esta razão é chamada de caixa de voz); Impede que o alimento e objetos estranhos entrem nas estruturas respiratórias (como a traqueia).
Parte superior da traqueia
A parte superior da traqueia é um tubo de 10 a 12,5cm de comprimento e 2,5cm de diâmetro. Constitui um tubo que faz continuação à laringe, penetra no tórax e termina se bifurcando nos 2 brônquios principais. Internamente a traqueia é forrada por mucosa, onde abundam glândulas, e o epitélio é ciliado, facilitando a expulsão de mucosidades e corpos estranhos.
 
2.2 Trato Respiratório Inferior
O trato respiratório inferior consiste em órgãos localizados na cavidade torácica:
Parte inferior da traqueia
A parte inferior da traqueia Inferiormente a traqueia se bifurca, dando origem aos 2 brônquios principais: direito e esquerdo, onde para acentuar a separação dos brônquios recebe o nome de carina da traqueia.
Brônquios
Os brônquios principais fazem a ligação da traqueia com os pulmões, são considerados um direito e outro esquerdo. Como a traqueia, os brônquios principais contém anéis de cartilagem incompletos. Os brônquios principais entram nos pulmões na região chamada HILO. Ao atingirem os pulmões correspondentes, os brônquios principais subdividem-se nos brônquios lobares. Os brônquios lobares subdividem-se em brônquios segmentares, cada um destes distribuindo-se a um segmento pulmonar.
Bronquíolos
Os brônquios dividem-se respectivamente em tubos cada vez menores denominados bronquíolos. Os bronquíolos continuam a se ramificar, e dão origem a minúsculos túbulos denominados ductos alveolares. Que determinam estruturas microscópicas com forma de uva chamados alvéolos.
Alvéolos
Os alvéolos são minúsculos sáculos de ar que constituem o final das vias respiratórias. Um capilar (vasos sanguíneos de pequeníssimo calibre) pulmonar envolve cada alvéolo. A função dos alvéolos é trocar oxigênio e dióxido de carbono através da membrana capilar alvéolo-pulmonar.
Pulmões
Os pulmões são órgãos essenciais na respiração. São duas vísceras situadas uma de cada lado, no interior do tórax e onde se dá o encontro do ar atmosférico com o sangue circulante, ocorrendo então, as trocas gasosas (HEMATOSE). Eles estendem-se do diafragma até um pouco acima das clavículas e estão justapostos às costelas. O pulmão direito é o mais espesso e mais largo que o esquerdo. Ele também é um pouco mais curto pois o diafragma é mais alto no lado direito para acomodar o fígado. O pulmão esquerdo tem uma concavidade que é a incisura cardíaca.
 As camadas da pleura e os músculos (escalenos, esternocleidomastoideo, abdominais, intercostais internos e esternos, entre outros) que formam a cavidade torácica também fazem parte do trato respiratório inferior.
 3. Saídas
No processo de inspiração, momento em que inalamos o ar, o ambiente pode conter pó, fumaça, micro-organismos, dentre outras possíveis partículas ou impurezas que, entrando em contato com os pelos nasais são expelidos através do espirro. Se uma dessas partículas porventura passarem por as vias nasais, são capturadas e carregas pelo muco presente nas vias aéreas até a laringe, onde são deglutidas ou expelidas através da tosse. No processo de troca de gases entre as células, após a absorção do oxigênio, o gás carbônico é depositado junto com ar contido nos pulmões e expulso para fora do organismo seguindo o mesmo caminho por onde entrou.
 4. Propósito ou Objetivo
Oxigenação das células e eliminação do gás carbônico.
Os Sistemas
Supersistema
Corpo humano.
Subsistema
Sistema respiratório, e os materiais operacionais todos também funcionam como subsistemas	Comment by Gilstéfany Oliveira: Isso precisa ser alterado.	Comment by Suayder Milhomem Costa: alterar o que ai??? o que ta errado??	Comment by Suayder Milhomem Costa: Gente pelo que eu entendi os subsistemas podem ser qualquer coisa, pois depende do ponto em que queremos observar, e ai eu acho que tudo isso ai funcionam como subsistemas. vejam ai e veem se vcs concordam.	Comment by Daniel Mascarenhas: Concordo. Acredito que todo material operacional também é um sistema. Posicionando-o perante o sistema maior (Respiratório), ele vira um subsistema.
Fronteiras ou Limites
Quantidade de oxigênio e outros gases disponíveis no ar. Pressão do ar. Movimento dos músculos respiratórios.	Comment by Daniel Mascarenhas: Pois se não tiver oxigênio suficiente o processo não acontece. O mesmo se tiver outros tipos de gases em excesso.
Meio Ambiente
Corpo Humano.
Globalismo
Exemplo 01
Interno - Bom: Batimento cardíaco equilibrado porque com o equilíbrio ele faz com que o ritmo respiratório se mantenha e consequentemente todo o resto do sistema trabalha sem fazer esforço.
Interno - Ruim: Lesão no diafragma, pois isso causaria dificuldades na respiração pois toda vez que respirarmos estaria afetando ainda mais a lesão.
Externo - Bom: Oxigênio com quantidade boa/regular (± 21%), pois assim facilitaria as trocas gasosas dentro dos limites do nosso corpo.
Externo - Ruim: Poluição do ar, a entrada de substâncias diferentes afetam muito pois há substâncias que afetam diretamente o pulmão ou outro órgão.
Exemplo 02
Interno - Bom: Funcionamento regular da epiglote, pois se ocorrer um erro nela o alimento que ingerimos pode passar para o sistema respiratórioo qual causaria o engasgo.
Interno - Ruim: Falta de pêlos no nariz, pois os pelos purificam o ar impedindo a entrada de micro partículas indesejáveis.
Externo - Bom: Umidade do ar, a umidade do ar e de suma importância para todo o sistema respiratório, pois ela não deixa nenhuma parte do sistema chegar a ressecar.
Externo - Ruim: Fumaça do cigarro, nessa fumaça existem varias substâncias que prejudicam a respiração, entre elas a nicotina que e uma substancia muito prejudicial ao pulmão.
Retroação
Retroação Positiva: Aumentar a atividade muscular faz com que a circulação sanguínea aumente, que, por sua vez, faz com que o corpo precise de mais oxigênio para trocas.
Fatores de Retroação
Atraso - O tempo que o corpo leva para perceber o aumento da atividade circular e enviar essa informação para o cérebro e o mesmo receber, processar e enviar uma nova informação com a solução para os órgãos que vão atuar na correção;
Ganho - É a quantidade de oxigênio que teve que ser aumentada para o corpo poder suprir a falta devido o aumento do ritmo respiratório.
Carga - Tempo que o corpo leva para aumentar o ritmo respiratório até suprir a oxigenação necessária naquele momento;
Guia - É a quantidade de oxigênio que já está abastecendo o corpo no momento que a retroação está ocorrendo;
Retroação Negativa: Diminuir a atividade muscular.
Fatores de Retroação
Atraso - Tempo de diminuição da atividade muscular à percepção por meio do cérebro.
Ganho - Quantidade de batimentos necessários para que o corpo volte ao seu estado normal.
Carga - Tempo que o corpo leva para diminuir o esforço muscular.
Guia - Tempo restante para a atividade muscular ser regulada.
Características do Sistema
Sinergia
Fossas nasais + Faringe + Laringe + Traquéia + Brônquios + Bronquíolos+alvéolos<Sistema respiratório. 	Comment by Suayder Milhomem Costa: Ei gente, eu num sei se isso ta certo não, acho que eu tava muito sem criatividade mais foi o que eu imaginei que fosse.
O todo é maior do que a soma das partes.
Dinâmica Cíclica
Estados do Sistema
Entropia
Um vírus da família rinovírus, responsável, nesse caso, pelo resfriado, penetra o corpo pela boca e chega até as vias respiratórias superiores. Ele afeta não só o Sistema Respiratório, mas também o Supersistema - Corpo Humano - prejudicando o processo normal de respiração e causando uma série desconfortos e perturbação. Como exemplos, temos dificuldade para respirar, sonolência excessiva e dores abdominais.
Negentropia
As células infectadas por vírus no nariz enviam sinais que recrutam células brancas especializadas para o local da infecção. Essas células emitem uma gama de químicos do sistema imunológico para que o sistema respiratório se livre da infecção e volte a operar normalmente.
Homeorese
O sistema passa por um processo de adaptação quando é possível observar os sintomas do resfriado, que nada mais é do que um meio de eliminar o parasita, ao causar inchaço e inflamação das membranas nasais, vazamento de proteínas e fluidos dos capilares e vasos linfáticos, e elevação da produção de muco.
Homeostase
Em torno de uma semana as células conseguem matar o agente e então o sistema está em equilíbrio, com as entradas e saídas reguladas.
Classificação de Beer
Complexo - probabilístico.
Classificação de Boulding
Humanos.

Outros materiais

Perguntas Recentes