Buscar

Avaliação Parcial II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação Parcial: CCJ0090_SM_201408265052 V.1 
	Aluno(a): WALLACE GOMES DE ANDRADE
	Matrícula: 201408265052
	Acertos: 10,0 de 10,0
	Data: 09/11/2018 00:01:49 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201408469328)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Segundo o artigo 1.245 do Código Civil, "transfere-se entre vivos a propriedade mediante o registro do título translativo no Registro de Imóveis". Relativamente ao registro imobiliário, podemos afirmar que: I) enquanto não se registrar o título translativo, o alienante continua a ser havido como dono o imóvel; II) enquanto não se promover, por meio de ação própria, a decretação de invalidade do registro, e o respectivo cancelamento, o adquirente continua a ser havido como dono do imóvel; III) o registro é eficaz desde o momento em que se apresentar o título ao oficial do registro, e este o prenotar no protocolo; IV) se o teor do registro não exprimir a verdade, poderá o interessado reclamar que se retifique ou anule; V) cancelado o registro, poderá o proprietário reivindicar o imóvel, independentemente da boa-fé ou do título do terceiro adquirente; É correto afirmar se afirmar que nas alternativas acima:
		
	
	Somente a I, II e III estão corretas;
	 
	Todas as assertivas estão corretas;
	
	Somente a I, III e V estão corretas;
	
	Somente a III, IV e V estão corretas;
	
	Somente a II, III e IV estão corretas;
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201408918486)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Conforme estudamos na aula 1, o Direito Registral tem origem na Alemanha, onde incidia sobre bens móveis e imóveis, numa forma de contratação essencialmente formalista, em que a conduta dos interventores era o elemento sem o qual as partes não podiam ficar obrigadas, nem surtir efeitos os atos que eram celebrados. O Mancipio Accipiens e o Mancipio Dans compareciam perante o Libripens e os Testis Classicus, para que, em primeiro ato, pronunciassem as palavras rituais, o Nuncupatio, e, ao mesmo tempo, colocassem suas mãos no ato que simbolizavam. Em ato seguinte, golpeavam a libra, sustentada pelo Libripens, com um ramo de árvore. Contemporaneamente, na linguagem jurídica e imobiliária, a tradição significa:
		
	 
	A situação jurídica resultante de uma situação de fato: a entrega do bem. Consiste na entrega real de uma coisa ou da transmissão contratual da sua propriedade ou da sua posse entre pessoas vivas.
	
	O cumprimento da solenidade de transferência da propriedade, no ato da celebração da escritura em um cartório público de notas, onde ocorrem os pronunciamentos vinculatórios entre as partes contratantes.
	
	A prévia verificação dos registros imobiliários havidos na matrícula do imóvel pretendido, para apurar a cadeia sucessória das transmissões de propriedade e ônus reais, perante o Cartório do Registro de Imóveis onde tradicionalmente foram feitas as transcrições anteriores à vigência da Lei nº 6.015/73.
	
	A expedição de ato administrativo de tombamento pelo IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, de forma a preservar os referenciais históricos e significados culturais consagrados para uma região imobiliária.
	
	A transmissão do conhecimento jurídico do Direito Imobiliário, por meio de registros doutrinários e pela transmissão de conceitos e práticas jurídicas na atuação dos profissionais do ramo imobiliário.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201408469346)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Prenotação é ato de natureza preparatória, de eficácia cautelar e com natureza antecipativa, através do qual os títulos tomarão, no livro de protocolo, o número de ordem que lhes competir em razão da sequência rigorosa de sua apresentação. Relativamente à prenotação podemos afirmar que: I) Cessa automaticamente os seus efeitos, se decorridos 30 (trinta) dias do seu lançamento, o título não for registrado por omissão do interessado em atender as exigências formuladas; II) Cessa automaticamente os seus efeitos, se decorridos 15 (quinze) dias do seu lançamento, o título não for registrado por omissão do interessado em atender as exigências formuladas; III) O documento, uma vez prenotado, torna irrevogável o seu registro e o apresentante não pode mais desistir do mesmo; IV) O apresentante poderá desistir do registro depois de prenotado e terá restituída as despesas antecipadas, deduzidas as de buscas e prenotação; A esse respeito, podemos afirmar que:
		
	 
	Estão corretas somente as assertivas I e IV;
	
	Todas as assertivas estão corretas;
	
	Todas as assertivas estão erradas;
	
	Estão corretas as assertivas II, III e IV;
	
	Estão corretas as assertivas I, II e IV;
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201408528294)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A palavra retificar significa tornar reto e, por extensão, corrigir. Assim, retificar um registro é corrigir um registro válido, mas que apresenta uma ou mais irregularidades sanáveis. Com o advento da Lei nº 10.931/04, que alterou os artigos 212 e 213 da Lei de Registros Públicos, o legislador ampliou os poderes do registrador (oficial do Registro de Imóveis), possibilitando uma rápida solução para hipóteses de menor complexidade. Relativamente a retificação dos registros imobiliários, podemos afirmar que:
		
	
	Só pode ser requerida administrativamente;
	 
	Retificação de registro ¿ Pode ser solicitada na esfera administrativa, por requerimento do interessado ao Oficial do Registro de Imóveis ou mediante processo judicial (jurisdição voluntária).
	
	A lei só prevê retificação dos atos de menor complexidade;
	
	Só pode ser requerida judicialmente;
	
	Pode ser requerida por qualquer pessoa capaz, mesmo que não tenha interesse no registro;
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201408528345)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	De acordo com a lei 8.935/1994, é correto afirmar que são direitos do notário e registrador:
		
	
	Observar os emolumentos fixados para a prática dos atos do seu ofício;
	 
	Exercer opção, nos casos de desmembramento ou desdobramento de sua serventia, bem como organizar associações ou sindicatos de classe e deles participar;
	
	Atender às partes com urbanidade e presteza;
	
	Fornecer certidão dos atos que praticar;
	
	Fiscalizar o recolhimento dos tributos incidentes sobre os atos que praticarem;
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201408469387)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	As atividades dos Tabeliães de Notas e Oficiais de Registro, são exercidas por delegação do Estado, a teor do que dispõe o artigo 236 da Constituição da República, significando que o delegatário exerce de atividade que seria própria da administração pública. Significa dizer que:
		
	
	os registradores e notários são servidores da administração pública;
	 
	o delegatário pode transferir aos seus prepostos, que atuam como substitutos e auxiliares, a prática dos atos notariais, sob sua responsabilidade;
	
	é autorizada a cessão ou terceirização da delegação;
	
	a delegação tem caráter personalíssimo;
	
	podem ser pessoas físicas ou jurídicas;
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201409003253)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Análise as afirmativas que seguem e escolha a opção adequada: I - Da incorporação resultará o condomínio edilício, tratando-se de edificações ou conjunto de edificações, de um ou mais pavimentos, construídos sob a forma de unidades isoladas entre si, destinadas a fins residenciais ou não residenciais. II - Da incorporação resultará a criação de unidades imobiliárias vinculadas à fração ideal do terreno sobre o qual se erigiu a edificação, na forma de projeto de construção aprovado pela autoridade administrativa e de memorial que o descreva, e arquivado no registro de imóveis. III - Considera-se incorporação imobiliária a atividade exercida com o intuito de promover e realizara construção, para alienação total ou parcial, de edificações ou conjunto de edificações compostas de unidades autônomas
		
	 
	Todas estão certas.
	
	Apenas a II está certa.
	
	Estão certas apenas as I e II.
	
	Estão certas apenas as II e III.
	
	Estão certas apenas as I e III.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201408469397)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O condomínio pro indiviso resulta da unidade imobiliária que tenha mais de um proprietário. Disso concluímos que:
		
	 
	Os co-proprietários do imóvel indiviso podem usar do mesmo conforme sua destinação;
	
	Nem todos exercem todos os direitos compatíveis com a indivisão;
	
	Qualquer um dos co-proprietários pode alterar a sua destinação, sem autorização dos demais;
	
	Só pode reivindicar a coisa de terceiros, aquele que a possuir fisicamente;
	
	Não existe comunhão de fato e de direito de todos na indivisão do bem.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201408432615)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Relativamente aos poderes da Comissão de Representantes, podemos afirmar que:
		
	 
	A Comissão de Representantes exerce todas as funções necessárias à representação dos condôminos e fiscalização da construção, praticando todos os atos necessários ao funcionamento regular do Condomínio.
	
	Eles estão elencados de forma exaustiva na Lei;
	
	Depende de previsão instrumentária ou de disposição contratual, os poderes da Comissão;
	
	Não pode, sob pena de responsabilidade de seus representantes, convencionar as modificações solicitadas por condôminos em sua respectiva unidade;
	
	Não é função da Comissão zelar pela exatidão das contas;
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201409025911)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	No que concerne a incorporação imobiliária, assinale a opção correta.
		
	
	Dispensa-se plano aprovado para a caracterização de condomínio horizontal de casas, por haver presunção absoluta da intenção de edificação com finalidade habitacional.
	
	Se possuir certificado de quitação, o incorporador poderá negociar sobre unidades autônomas, mesmo antes de ter arquivado a incorporação no ofício imobiliário competente.
	 
	Não se considera abusiva a cláusula de cobrança de juros compensatórios incidentes em período anterior à entrega das chaves nos contratos de compromisso de compra e venda de imóveis em construção sob o regime de incorporação imobiliária.
	
	As taxas de manutenção criadas por associação de moradores podem ser impostas a proprietário de imóvel que não tenha se associado nem aderido ao ato de instituição do encargo.
	
	Ofende ao disposto no Código de Defesa do Consumidor a estipulação de rescisão automática do contrato em caso de inadimplência, pelo adquirente ou contratante, de três prestações do preço da construção.
	
	
	Gabarito Com

Outros materiais