Buscar

RESENHA JOGOS VORAZES E O FILME OS ESTAGIÁRIOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Resenha de livro e filme
COLLINS, Suzane. Jogos Vorazes. Tradução de Alexandre D’élia- Primeira edição. Rio de janeiro. Rocco Jovens Leitores,2010, 396 p.
LEVY, Shawn. Os estagiários. EUA, 2013
	A autora Suzane Collins é escritora e roteirista de ficção científica. Começou sua carreira escrevendo para programas infantis da televisão americana e têm Jogos Vorazes como o primeiro livro de uma trilogia direcionada à literatura infanto juvenil.
	O livro é narrado pela protagonista Katniss Everdeen, jovem de 16 anos, que vive no 12º de doze distritos controlados pela capital totalitária da abrangência territorial de Panem. O ambiente da história é centrado em uma atmosfera pós-guerra, em que se têm como tratado de punição, por uma revolta ocasionada pelos distritos contra a capital, a chamada colheita. Nesse processo, anualmente, cada distrito deve oferecer um garoto e uma garota, com idades entre doze a dezoito anos, para lutarem entre si; restando apenas um sobrevivente e vitorioso. Jogos Vorazes foge à temática estritamente romântica da maioria das publicações voltadas para os jovens ao apresentar como plano principal a disputa, muitas vezes violenta, entre seus personagens. 
	O nome do livro é citado em uma das passagens do filme Os estagiários (The Internship, EUA, 2013). A comédia, que nem sempre é engraçada, é dirigida por Shawn Levy, retrata a história de dois vendedores que se percebem obsoletos para o mercado de trabalho, após serem demitidos da empresa a qual trabalhavam. Tendo como protagonistas Billy (Vince Vaughn) e Nick (Owen Wilson), que se candidatam a vagas de estagiários na empresa Google. O que torna o filme altamente comercial. 
	Na Primeira Parte do livro, a autora explica detalhadamente as características dos personagens, o funcionamento dos jogos, o modo de vida dos habitantes do distrito 12 e a convocação dos tributos. Dentre os quais se destaca a corajosa Katniss, ao se voluntariar como tributo no lugar da irmã de apenas 12 anos, sorteada pela consultora enviada pela capital, Effie Trinket. O tributo masculino, deste mesmo distrito, é Peeta Mellark, um jovem também de dezesseis anos, considerado carismático, forte e estrategista. Como treinador e mentor para os jogos, os jovens têm Haymitch, vencedor de uma das edições que, traumatizado por experiências anteriores, dedica-se a bebida e ao descrédito ao funcionamento da disputa.
	Na segunda parte do livro começam os jogos. A narrativa fica mais intensa e vibrante. Todos os tributos são reunidos e preparados em um centro de treinamento na capital para serem apresentados em uma cerimônia transmitida para toda Panem. Mais uma vez, os personagens principais ganham destaque: Katniss com sua habilidade de caçar com arco e flecha e Peeta por sua destreza em camuflagem e levantamento de peso. Para ganhar simpatia do público da capital, ambos são envolvidos em um suposto romance que os ajuda na sobrevivência desde o primeiro dia de batalha na arena, em que mais da metade dos tributos morrem, até o final do jogo.
	Assim como no livro, o filme também apresenta uma dupla, neste caso de velhos amigos, igualmente participantes de uma espécie de jogo, mas só que de equipes. Billy e Nick, juntamente com jovens geniais, de mentes vorazes e especialistas em computação, disputam um punhado de vagas no quadro de funcional da maior empresa multinacional de serviços online e software dos Estados Unidos. Além de suas “lábias” de vendedores e a grande diferença de idade com os demais competidores, a dupla não possui nenhuma outra vantagem nem o mínimo de habilidade tecnológica. Eles são rejeitados, e têm como única opção juntarem-se com a equipe dos que sobraram.
 	
	A união como condição na tentativa de vencer a disputa também ganha destaque na terceira parte de Jogos Vorazes. Após a mudança de uma das regras, que permite a vitória de dois tributos do mesmo distrito, Katniss e Peeta, já entre os finalistas, unem-se resgatando a estratégia “dos amantes desafortunados”. Na tentativa de salvar a vida de seu parceiro, Katniss demonstra, mais uma vez, toda a sua destreza ao sair em busca de medicamentos para recuperá-lo. No momento mais critico da batalha, os sobreviventes retornam ao ponto de partida para o último e decisivo combate, restando apenas o casal. Surpreendendo o leitor, os idealizadores dos jogos revogam a decisão, e ordenam que haja apenas um vencedor. Mas, envolvida pelo espírito de revolta, Katniss utiliza mais uma artimanha na qual envenenaria a ambos os finalistas, não havendo assim vencedores, o que desagradaria aos idealizadores. Rapidamente a ordenação é novamente revogada, e tem-se Katniss e Peeta como vencedores da 74º edição dos Jogos Vorazes.
	Já no filme, a dupla inicialmente perde as tarefas em equipe, por haver certo desentendimento sobre as desigualdades dos participantes e consenso de grupo. Estas dificuldades são superadas a partir de um desafio de esporte, onde todos começam a pensar uniformemente, aproveitando o que cada integrante tem de melhor a oferecer. Posteriormente, ainda com adversidades, o grupo consegue vencer a quantidade de missões necessárias para se destacarem e garantirem seus contratos de emprego na empresa Google. 
 Tanto o livro quanto o filme são uma boa opção de entretenimento. Os Estagiários surpreende menos, falha ao apostar em piadas já esperadas pelo telespectador e, em alguns momentos, transmite um tom repetitivo ao focar em passagens de superação muito semelhantes as já vistas em outros filmes. Apesar disso, consegue chamar a atenção de quem, de certa forma, se interessa por questões ligadas à tecnologia e ao cotidiano de empresas como o Google. Jogos Vorazes acerta ao apostar na crítica ao sistema de manipulação e obediência vivido por diversas sociedades. Ao levar a uma reflexão sobre o que restará do mundo e sobre a violência, a autora diferencia a obra das demais voltadas ao mesmo público. O caráter competitivo e algumas vezes duvidoso dos personagens da um tom mais humano à obra que algumas vezes pode parecer apenas mera fantasia.

Outros materiais