REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS
8 pág.

REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS


Disciplina<strong>reflexões</strong> Sobre Arte2 materiais5 seguidores
Pré-visualização2 páginas
LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
PRÁTICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO À DOCÊNCIA (PE:ID)
POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1
REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS
ALUNO
MARIEL DE JESUS SILVA BATISTA.........RA 1603518
PÓLO DE BARCARENA / PA
2017
SUMÁRIO 
1. Relatório das Reflexões Referentes aos 13 Textos.............................................3
1.1 Educação? Educações:aprender com o índio................................................. 3
1.2 O Fax do Nirso..................................................................................................3
1.3 A História de Chapeuzinho Vermelho (na versão do lobo) ...............................4
1.4Uma pescaria inesquecível................................................................................4
1.5 A Folha Amassada.............................................................................................4
1.6 A Lição dos Gansos...........................................................................................5
1.7 Assembleia na Carpintaria.................................................................................5
1.8 Colheres de Cabo Comprido..............................................................................5
1.9Faça parte dos 5%.............................................................................................6
1.10 O Homem e o Mundo.......................................................................................6
1.11 Professores Reflexivos....................................................................................6
1.12 Um Sonho Impossível? ..................................................................................7
1.13 Pipocas da Vida...............................................................................................7
2.1 Referências Bibliográficas..................................................................................8
RELATÓRIO SOBRE OS TEXTOS APRESENTADOS NO LIVRO TEXTO \u2013 PRÁTICA DE ENSINO \u2013 INTRODUÇÃO À DOCÊNCIA DOS TREZE TEXTOS.
1. INTRODUÇÃO 
As reflexões foram desenvolvidas com base nos textos presentes no Livro Texto da Disciplina Prática de Ensino \u2013 Introdução à Docência. 
1.1 Educação? Educações: Aprender com o Índio.
Julgamos possuir mais cultura que outros povos atribuindo valores errôneos e caracterizando-os como atrasados ou inferiores. O conceito de educação é produto do meio em que vivemos, portanto, para o índio, é o homem branco que não possui \u201chabilidades úteis\u201d, precisamos flexibilizar nossos pensamentos e conscientizar-nos que não somos melhores ou piores do que outras culturas somos apenas diferentes. Ninguém escapa da educação, em casa, na rua, na escola, de um modo ou de muitos todos nós envolvemos com ela: para aprender, para ensinar, para aprender e ensinar. E já que por isso sempre achamos que temos alguma coisa a dizer sobre a educação que nos invade a vida, por que não começar a pensar sobre ela com o que uns índios uma vez escreveram.
1.2 O fax Do Nirso.
As habilidades e talentos que um indivíduo tem revelam o seu dom para um determinado ramo de trabalho, como no caso do \u201cNirso\u201d. Para um indivíduo talentoso conduzir a carreira a um patamar mais elevado necessita de preparo. A educação escol ar é exigência p ara assumir cargos de maior relevância. Nirso vende um produto e se sobressai como vendedor. No texto não importa sua falta d e domínio léxico. Mas na realidade, sem a educação escolar, um indivíduo não consegue se sobre sair, nem sobreviver ao mercado de trabalho, mesmo sendo autônomo, há sempre a necessidade de seguir atualizando-se, pois, o talento nato ainda não é suficiente para um grande êxito na vida profissional. 
1.3 A História de Chapeuzinho Vermelho (na versão do Lobo).
A escola nos ensina que o professor é um grande formador de opiniões, um exemplo de sabedoria a ser seguido. Porém, às vezes nos deparamos com professores intransigentes. Eles simplesmente impõem uma maneira do aluno pensar e crê que essa seja a forma correta, sem ao menos deixar os alunos terem a liberdade e o direito de opinar. Será o professor o único mantenedor do saber ou os alunos também têm o direito de questionar e dizer o que acham certo e errado? Professor também erra, apesar de seus estudos e atualizações frequentes. E com o diálogo entre aluno e professor pode-se desenvolver um ensino muito mais amplo que aquele ensino conservador muitas vezes apresentado. 
1.4. UmaPescaria Inesquecível.
O texto nos dá um belo exemplo boa conduta ética. A ética é à base do caráter e da moral de um indivíduo, está na personalidade, faz parte do caráter de uma pessoa. Muitos anos de escola nem sempre são suficientes para que uma pessoa tenha essa qualidade. Veja o caso do Senhor Arruda e de tantos outros.O texto nos apresenta exatamente a situação em que o pai tendo condições de levar a vantagem de permitir ao filho a chance de ficar com o maior peixe que o menino já havia pescado, não o faz, agindo eticamente mesmo estando sozinhos à beira do lago. O pai aproveita o momento para ensinar ao filho a lição de fazer o certo sempre em todas as situações que se apresentarem. É preciso ser e agir com ética em todas as situações. 
1.5 A Folha Amassada.
Algumas situações são totalmente repentinas, e mesmo a mais preparada das pessoas, pode ver-se qualquer dia em uma situação de não saber qual atitude tomar diante de um aluno explosivo como abordou o texto, acreditamos que o primeiro passo é tentar aproximar-se do aluno e tentar entender as razões que o levam a ser tão explosivo. Problemas familiares podem estar ocasionando o distúrbio. O aluno sentindo-se próximo ao educador, dificilmente agirá de forma abrupta exceto se tenha algum problema externo muito forte o afetando. Achamos que ser amigo do aluno, seria aceitável.Existe ainda o agravante de que os atos de um aluno deste tipo possam influenciar o comportamento dos outros alunos, e fazer com que uma situação isolada cresça para uma confusão generalizada.
1.6 A Lição dos Gansos.
Importante e adequado o texto dos gansos. Ninguém vive sozinho. Vivemos em comunidade e precisamos uns dos outros. No trabalho, em casa, em diversas situações. \u201cDuas cabeças pensam melhor do que uma\u201d. Imagine várias. As empresas valorizam e muito o trabalho em equipe. E que usemos sempre o termo equipe, pois um grupo pode ter objetivos diferentes, mas uma equipe trabalha em conjunto em prol do bem comum, fica mais fácil atingir os objetivos, cada um pode se dedicar melhor as suas funções confiando que o outro fará o mesmo e tudo sairá como o planejado.
1.7Assembleia na Carpintaria.
 Muitas vezes observamos os defeitos dos outros justamente para esconder os nossos. Como o texto abordou, todos têm defeitos e todos temos qualidades. O importante é trabalharmos unidos, em equipe como exposto acima, procurando sempre exaltar as qualidades e habilidades de cada um e, na medida do possível, aprender com nossos erros para o desenvolvimento contínuos daquilo que talvez não sejamos tão bons. O texto nos faz refletir sobre a prática do trabalho em dupla, escolher os pares com habilidade complementares e cada um cumprir uma função nesta parceria, promovendo a troca de aprendizado e a compreensão de habilidades individuais e sua importância.
1.8. Colheres de Cabo Comprido.
O texto mostra a realidade de muitas sociedades, do nosso cotidiano, muitas pessoas pensam em si própria achando que nunca vai precisar de alguém o que obviamente e errado, um exemplo somos nós alunos do curso de História sempre estudamos juntos e cada um contribui de alguma forma e todos se ajudam.Um trabalho em equipe significa dar as mãos, se envolvendo em um sóobjetivo, não fazemos nada sozinho precisamos uns dos outros. A tarefa deeducar não é tão fácil, mas precisamos demonstrar e passar confiança para queos alunos se tornem conhecedores da sua aprendizagem e capacidade dodocente em ajudá-lo.
1.9. Faça parte dos 5%.
CÉSAR
CÉSAR fez um comentário
BOM MATERIAL
0 aprovações
Carregar mais