Buscar

COMO A TECNOLOGIA PODE TRABALHAR EM FAVOR DA FÉ

Prévia do material em texto

TRABALHO
DE
RELIGIÃO
ESCOLA MUNICIPAL JULIA ELISA COELHO.
ALUNO: Joelton Oliveira
PROF.ª.: Margareth
SÉRIE: 7º ano TURMA: C
DATA: 08/11/2018.
COMO A TECNOLOGIA PODE TRABALHAR EM FAVOR DA FÉ
Vivemos em um mundo cada vez mais tecnológico, sendo hoje quase impossível não estar conectado, seja através de aplicativos, sites, redes sociais, mesmo dentro dos nossos smartphones ou aparelhos celulares estamos com conexões o tempo todo. Devemos entender que a tecnologia não é uma inimiga da fé, pois como ela pode gerar distrações, também pode ser uma ótima ferramenta de evangelização e propagação da Palavra e hoje vamos entender algumas maneiras utilizar a tecnologia em favor da fé. 
Hoje a internet é uma das ferramentas mais populares e presente em grande parte dos lares, contando com 116 milhões de pessoas conectadas no Brasil, ou seja, uma boa parte de nossa população é atingida diretamente por esta importante tecnologia. Mas como podemos utilizar as tecnologias da internet em favor da fé. Podemos utilizar a tecnologia para propagar a palavra. O Facebook, Instagram, Twitter, Google Plus, e outras redes sociais onde as pessoas se reúnem diretamente postando conteúdos, imagens, fotos, seu dia a dia, porém, como utilizar esta tecnologia em favor da fé? Primeiro devemos começar filtrando os conteúdos que visualizamos nas redes sociais, como páginas dos Padres, Paróquias, ou mesmo páginas que produzem diariamente conteúdos católicos.
Existem muitos blogs na internet como o próprio blog da família que utilizam a tecnologia em favor da fé, trazendo conteúdos interativos, orientações e notícias sobre o mundo católico de maneira séria e pensada na família cristã. Ao acessarmos blogs católicos podemos receber boas orientações, sendo excelentes meios dos fiéis se comunicarem e se atualizarem com conteúdo produzidos por padres, bispos, ou mesmo pessoas que são ligadas aos estudos da Igreja.
O You tube é uma ferramenta que vem se destacando cada vez mais, principalmente entre o público mais jovem, pois há a possibilidade de a informação ser colocada em vídeos, sendo excelente para a difusão de missas, grupos de oração, seja através das famosas “lives do you tube” levando mais próximo do jovem similar a uma transmissão de TV, porém podendo ser assistida de qualquer mídia, ou então através de vídeo gravados que podem ser vistos em qualquer hora e lugar. Muitos pensam que no you tube encontramos apenas os “blogueiros” dedicados a conteúdos de entretenimento vazio, porém existem principalmente jovens que se propõem a produzir conteúdo aos católicos aproximando mais e mais a comunidade, principalmente os mais jovens.
As Bíblias online a internet traz com sua interatividade esta opção para sua leitura. Através das Bíblias online podemos encontrar trechos, passagens, versículos específicos, sanar nossas dúvidas e aprender mais sobre. O Terço Eletrônico é uma ferramenta pensada na propagação desta linda prática do terço para os mais jovens pois de maneira simples você consegue ouvir um áudio do terço de maneira rápida e fácil em qualquer lugar. Além do mais Terço eletrônico faz grande sucesso para idosos, crianças, enfermos, para aqueles que querem aprender a rezar, e claro para quem não têm a oportunidade de assistir pessoalmente à recitação do Santo Rosário na igreja. 
Podemos chegar à conclusão que a tecnologia é uma arma importante para o católico, quando bem utilizada traz benefícios para o que praticam pois consegue trazer a palavra e os ensinamentos mais próximos de todo. Líderes religiosos como padres e pastores estão atentos à evolução tecnológica da comunicação e a cada ano usam maior número de dispositivos e aparelhos de mídia para dialogar com os fiéis e divulgar suas mensagens para uma gama maior de pessoas.

Outros materiais