Buscar

ATIVIDADE1 CULTURA RELIGIOSA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

O tema desta questão discursiva 1 é o fundamentalismo e a intolerância religiosa. Precisamos nos debruçar sobre este assunto, pois a religião está presente em nossas vidas, influenciando sociedades e culturas.
Em final de 2017, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou: “É tempo de reconhecer oficialmente Jerusalém como capital de Israel. Presidentes anteriores haviam feito disso uma promessa de campanha, mas fracassaram em cumpri-la. Hoje, eu estou cumprindo”.
Esta frase alarmou os líderes de diversos países do Oriente Médio, e também do mundo, que veem nesta declaração potencial para colocar em risco o já frágil processo de paz entre israelenses e palestinos. É bom ressaltar que esta é uma questão política, mas impossível de ser dissociada da religião, pois aqui encontramos uma mistura de nacionalismo político e religiosidade, que fomentam a intolerância entre grupos islâmicos, judaicos e cristãos, pelo menos.
No Brasil, a liberdade de crença é garantida pela nossa Constituição. Aqui convivem cristãos, judeus, muçulmanos, umbandistas, espíritas, budistas e tantas outras religiões. No entanto, ao analisarmos mais de perto a realidade brasileira, também percebemos problemas com a intolerância religiosa, apesar de pouco destaque midiático.
Para dissertar sobre o tema, você deve assistir ao vídeo de Karen Armstrong, renomada pesquisadora das grandes religiões do mundo. Você acessa o vídeo no seguinte endereço eletrônico: https://www.youtube.com/watch?v=SJMm4RAwVLo
Depois de assistir ao vídeo e ter lido o primeiro capítulo do livro texto, escreva 15 linhas sobre o tema: A tolerância religiosa no Brasil: desafios contemporâneos. Como usar a regra de ouro proposta por Armstrong no vídeo indicado para promover o convívio pacífico na enorme diversidade religiosa em que nos encontramos?
A intolerância religiosa resulta da ignorância plantada por quem não respeita a fé e a história alheia. A religião é uma dimensão importantíssima na vida de muita gente e todas as suas vertentes têm seu espaço e merecem respeito.
Por isso se pode afirmar que “não tem religião oficial no Brasil, cada um com seu Deus, não me aponte o seu fuzil”. Este é um trecho de “Notícias do Brasil” que retrata a intolerância religiosa no País, cujas raízes são fundamentalistas.
Diferentemente do discurso que circula na sociedade de que o Brasil respeita todas as religiões, sabemos que não é verdade, especialmente quando estamos falando das religiões de matriz africana, sistematicamente injuriadas pelo racismo. Infelizmente, é comum ver templos da umbanda e do candomblé depredados, pessoas agredidas física e verbalmente nas ruas etc. Um tipo de violência inaceitável, principalmente vindo de outras pessoas que se dizem religiosas.
A letra da música-protesto “Notícias do Brasil” é da produtora musical Elisa Gargiulo e da artivista Ellen Souza entrevistada de Católicas. Ellen vai contar um pouco sobre sua experiência como artista e candomblecista.

Outros materiais