Buscar

Avaliação I - Individual FLEX

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	Institutos Federais, Faculdades, Centros Universitários e Universidades, são todas Instituições de Ensino Superior, mas são denominadas distintamente, pois em uma perspectiva acadêmico-administrativa possuem características que as distinguem entre si. O Ministério da Educação e Cultura explicita essas características e elucida comparativamente tais denominações. Sobre estas denominações das IES, analise as afirmativas a seguir:
I- Como instituição pluricurricular, a Universidade pode trabalhar mais áreas do conhecimento, todavia sem ter pesquisa institucionalizada e sem estar definida na LDB. 
II- Um Centro Universitário tem autonomia, por exemplo, para criar de cursos e expedir diplomas, é pluridisciplinar e apresenta requisitos mínimos de titulação acadêmica e carga de trabalho do corpo docente, estando definida na LDB.
III- Sem ter autonomia para conferir diplomas e títulos, a Faculdade precisa fazer isso via uma Universidade, como também não tem a função de oferecer pós-graduações.
IV- Os Institutos Federais podiam ofertar Ensino Médio com ensino técnico, todavia com a mudança da lei, só podem ofertar cursos superiores (de tecnologia e licenciaturas) e pós-graduações.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 b)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	2.
	A pesquisa deve fazer parte da vida acadêmica desde o seu início. Isso poderá ocorrer durante o curso de qualquer disciplina, não apenas nas disciplinas que exigem um trabalho específico de pesquisa. Entretanto, quando um acadêmico irá elaborar um projeto de pesquisa ou de Iniciação Científica, deve observar alguns requisitos para evitar erro no processo e obter maior eficácia no trabalho. Sobre os requisitos para se elaborar um projeto de pesquisa, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	A ideia da pesquisa pode surgir do interesse do aluno sobre um tema, pode ser de diversas áreas, como a social, política, econômica, ambiental, entre outras.
	 b)
	O aluno deve elaborar o projeto a partir de seu próprio conhecimento do tema de interesse, evitando a leitura de outros textos sobre o tema, pois pode confundir-se e não fazer boa pesquisa.
	 c)
	Deve-se sempre colocar no papel a proposta, inserindo a delimitação do tema, a problemática, justificativas, o método, os objetivos, entre outros itens.
	 d)
	Deve ser ressaltado o problema a ser pesquisado no assunto de interesse, sem um problema claro não há pesquisa.
	3.
	Elaborar um projeto de pesquisa não é um bicho de sete cabeças, não é algo tão difícil que somente pessoas com muita experiência podem fazer. Um estudante do Ensino Superior pode e deve fazer pesquisa, e elaborar projetos, enriquecendo seu conhecimento sobre o mundo. Todavia, algumas observações devem ser levadas em conta para que o projeto de pesquisa seja válido. Por exemplo, há certos itens que não devem ser colocados no projeto de pesquisa. Sobre o item que não pode estar inserido em um projeto de pesquisa, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Justificativas.
	 b)
	Delimitação do tema.
	 c)
	Objetivos gerais, podendo ter os específicos.
	 d)
	Resultados e discussões.
	4.
	Hoje ao contemplarmos tudo o que conseguimos realizar através do uso de nosso conhecimento, como espécie, podemos perceber a nossa evolução. Neste contexto, Mithen (2002 apud EBERT; POSSAMAI; SIMON, 2017, p. 9) afirma que "a capacidade de pensar cientificamente se origina na mente humana a partir do momento em que três propriedades críticas aparecem e interagem". Assinale a alternativa CORRETA que apresenta uma destas três propriedades críticas:
FONTE: EBERT, Luis A.; POSSAMAI, Cleide T. N.; SIMON, Vanessa S. P. Perspectivas Profissionais. Indaial: UNIASSELVI, 2017.
	 a)
	Habilidade de gerar e regular emoções.
	 b)
	Capacidade para desenvolver apego e relacionamentos.
	 c)
	Uso de metáforas e analogias comparativas.
	 d)
	Aprimoramento dos instintos adaptativos primários.
	5.
	As taxas de ocupação e desocupação no Brasil podem ser analisadas via diversas características do perfil da população. Estas características podem ser a região do território nacional em que os indivíduos residem, a idade destes indivíduos, assim como o gênero. Sobre o gênero e a taxa de ocupação/desocupação, de acordo com o relatório do IBGE do segundo trimestre de 2017, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: AGÊNCIA IBGE NOTÍCIAS. PNAD Contínua: taxa de desocupação é de 12,4% no trimestre encerrado em setembro. 2017. Disponível em: <https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-denoticias/releases/17507-pnad-continua-taxa-de-desocupacao-e-de-12-4-notrimestre-encerrado-em-setembro.html>. Acesso em: 21 nov. 2017.
	 a)
	A região Nordeste apresentou o maior percentual de mulheres desocupadas de todas as regiões.
	 b)
	A média geral é que há mais mulheres desocupadas do que homens.
	 c)
	Na região Sul há mais homens desocupados em comparação com as mulheres.
	 d)
	A média geral é que o percentual de homens é superior ao de mulheres na população desocupada.
	6.
	O Método Hipotético Dedutivo defendido por Karl Popper é uma abordagem eficaz no fazer ciência. A proposta de Popper evita problemas que surgem no uso de outros métodos e que prejudicam a pesquisa científica. Popper, assim, não apenas criticou os outros métodos, mas descreveu um caminho para a ciência que ainda hoje é utilizado como modelo eficaz. Sobre a proposta de Karl Popper, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As críticas de Popper eram voltadas ao Método Indutivo, pois neste método formulavam-se ideias antes da observação, o que impossibilitava a precisão do observado.
(    ) Um dos aspectos centrais da proposta de Popper é a necessidade da refutação, do processo de falseamento das teorias sobre o observado.
(    ) O Método Hipotético Dedutivo sugere que a pesquisa deve partir sempre de um problema, depois disso elaboramos conjecturas usando os experimentos para então tentar falsear a teoria.
(    ) Segundo Popper, o conhecimento científico é uma verdade absoluta, ou seja, ele sempre nos levará do senso comum à verdade pura e objetiva, isso é o que o torna tão especial.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - F - F - F.
	7.
	O papel do docente em uma Instituição de Ensino superior possui atribuições singulares que o distinguem de um docente que trabalha na Educação Básica. A verdade é que não é somente as responsabilidades e funções do docente que se alteram no âmbito do Ensino Superior, pois o estudante neste nível de ensino também possui atribuições singulares que devem ser observadas. De qualquer modo, o docente, que, por exemplo, tem tempo parcial ou tempo integral, possui desde a sua contratação certas responsabilidades em seu serviço. Sobre a responsabilidade docente nestes dois tipos de contratações, de tempo integral e de tempo parcial, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O docente contratado em tempo integral divide suas 40 horas semanais com pelo menos 20 horas semanais para pesquisa, gestão, avaliação, orientação e outras atividades a parte da ministração de aulas.
(    ) O docente contratado em tempo parcial precisa ter reservado pelo mesmo 50 por cento de suas 10 horas semanais para atividades extras, ou seja, que não sejam para ministrar aulas.
(    ) O docente de tempo integral poderá dividir suas 40 horas entre, no máximo, duas Instituições, sendo que em uma delas poderá somente ministrar aulas e na outra realizar pesquisas.
(    ) O docente de tempo parcial, também é denominado de docente horista, pois pode alterar sua carga horária desde 4 horas até 39 horas, pois ao passar deste limite jáse caracteriza como integral.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	F - V - F - F.
	 d)
	V - F - F - F.
	8.
	A história das escolas de Ensino Superior em território nacional está associada à chegada da família real portuguesa em 1808. Este é um marco importante para a compreensão da evolução do Ensino Superior no Brasil. Sobre as primeiras escolas deste nível de ensino em território nacional, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A primeira escola de ensino superior em território nacional a ser fundada foi a Universidade de Coimbra.
	 b)
	A Academia Real Militar foi fundada primeiramente, logo na chegada da família real em 1808.
	 c)
	As escolas de Cirurgia e Anatomia em Salvador foram umas das primeiras a serem fundadas.
	 d)
	A primeira a ser fundada foi a Real Academia de Pintura e Escultura.
	9.
	A motivação e dedicação para elaborar um projeto de pesquisa, o esforço posterior de executar a coleta de dados, a análise e discussão dos mesmos, é apenas uma parte do processo de se fazer ciência. Uma outra parte é a elaboração de um trabalho de divulgação dos resultados, que pode ser um artigo científico. Mesmo assim, ainda não terminou o processo, pois temos o desafio de submetê-lo para ser publicado em algum periódico científico. Sobre o processo de submissão de artigos científicos para revistas especializadas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O aceite prévio ou não do artigo dependerá de se a pesquisa está coerente com o objetivo do periódico e se está formatado de acordo com as normas da revista.
(    ) A avaliação do conteúdo da pesquisa é realizada por até três avaliadores de área, eles também verificam o nome do autor da pesquisa, para ver se as outras pesquisas dele estão coerentes com a atual.
(    ) Podem ser solicitadas alterações necessárias ao autor do artigo, caso tenha um parecer favorável, sendo que ao menos dois dos três referees precisam aprovar o trabalho.
(    ) Quanto aos periódicos científicos, podemos afirmar que precisam ter o International Standard Serial Number (ISSN), que indica a regularidade de publicação e o registro da revista.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	10.
	Após o projeto de pesquisa elaborado, a parte de coleta dos dados, prevista no projeto, é executada. Com estes dados em mãos fazemos o seu registro de acordo com as técnicas de análise escolhidas no projeto. E damos sequência na pesquisa, até finalizarmos, o que nos conduz a necessidade de elaborar o relatório da pesquisa, que poderá ser em forma de artigo. Sobre a parte da pesquisa que deve estar presente no relatório ou artigo e que não está no projeto de pesquisa, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Justificativa.
	 b)
	Resultados e discussão.
	 c)
	Cronograma.
	 d)
	Objetivos específicos.

Outros materiais