Buscar

EDUCAÇÃO E ECONOMIA POLÍTICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EDUCAÇÃO E ECONOMIA POLÍTICA
	Tipo de Avaliação: AV
	
	Professor:
	BEATRIZ MARIA ARRUDA DE A PINHEIRO
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 7,0        Nota de Partic.: 2        Data: 03/03/2015 11:09:00
	�
	 1a Questão (Ref.: 201202055576)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Vários autores se debruçam sobre a crise de 1929 tentando encontrar soluções para o reaquecimento da economia. Entre eles é possível destacar John Maynard Keynes, economista inglês. As idéias deste autor serviram como fundamento para justificar o novo formato que o Estado capitalista assume para regular esta nova etapa monopolista e garantir a continuidade do processo de acumulação: o Estado de Bem Estar Social. Explique as mudanças preconizadas por Keynes para superação da crise e o novo papel regulador assumido pelo Estado na manutenção do processo de acumulação capitalista.
	
	
Resposta: O Estado deveria intervir na economia sempre que necessário, como foi no caso da crise de 1929, investindo no social, em politicas publicas que atendessem as necessidades do cidadão, oferecendo saúde, educação, gerando empregos, pois na falta deste não há salários e a economia fica estagnada, tanto na produção como no consumo,levando assim a uma grande crise na manutençaõ do processo capitalista.
	
Gabarito: Para Keynes, há somente uma saída para esta estagnação: a intervenção estatal. O Estado deve intervir e garantir investimentos (obras públicas, subsídios, incentivos) que possibilitem um novo caminhar econômico. A intervenção é necessária para diminuir o desemprego, incentivar a poupança e aumentar o nível de renda da população para que a mesma volte a consumir e com isso os empresários voltem a investir, reaquecendo a economia. O Welfare State pode ser caracterizado pelo desenvolvimento de políticas sociais estatais que têm como meta a garantia do pleno emprego, melhoria de salários, direito à habitação, etc., além de ser um mecanismo de controle sobre as classes trabalhadoras.
	
	�
	 2a Questão (Ref.: 201202055587)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	JUVENTUDE PERDIDA Altamente qualificados, mas sem perspectivas, jovens europeus fracassam no mercado de trabalho Diploma universitário na mão, conta bancária minguada e o quarto ainda ocupado na casa dos pais. Para milhares de jovens europeus, nem mesmo uma pós-graduação ou o domínio de línguas estrangeiras garantem o emprego na carreira sonhada. Muitos acabam se conformando em trabalhar como taxistas ou operadores de telemarketing. [...] Na Alemanha, as clínicas de psicoterapia mal dão conta de atender todos os jovens bem qualificados que estão em crise por causa do desemprego. Na França, só 38% dos jovens diplomados têm emprego. Um dos desempregados chegou ao cúmulo de se colocar à venda no eBay. Notícia publicada em O Globo do dia 17 de maio de 2009 Discuta a notícia anteriormente apresentada, relacionando a situação descrita à Neoteoria do Capital Humano. Explique os principais postulados da teoria, mostrando como na atual fase do processo de acumulação capitalista, diante do novo quadro do mercado de trabalho (marcado pelo desemprego, pelo aumento da informalidade e pela precarização das relações de trabalho), a teoria do Capital Humano passa a ganhar novos contornos no discurso oficial para que seja possível justificar a nova ordem neoliberal.
	
	
Resposta: A Teoria do Capital Humano diz que quanto mais anos de escolaridade e quanto mais se investir no capital humano, maior será o desenvolvimento economico e mais elevada será a renda do trabalhador. Ela assume um novo papel na qualificação do trabalhador, pois deve prepará-lo para o mercado de trabalho. Porém ela forma uma escola dual, que atende a uma grande parcela da sociedade, com uma escola de péssima qualidade, que não ensina o indivíduo a refletir e a questionar seu lugar na sociedade, mas sim ajuda a reafirmar a divisão das classes sociais, preparando esse grupo para um trabalho para atuar ns diferentes fases da produção, o trabalhador multifuncional . Por outro lado há uma pequena parcela da população que tem acesso a uma escola de qualidade e que prepara o indivíduo para criar, gerir e administrar as diversas faces da produção, uma formação mais intelecutualizada, o trabalhador central. Com a Neoteoria do Capital Humano, a Educação ainda está a serviço do mundo do trabalho e deve preparar o homem para a empegabilidade, ele deve aprender a aprender e, caso o mesmo não consiga se inserir e se manter no mundo do trabalho, a responsabilidade será única e exclusivamente dele. Essa teorias possui principios de competitividade, egoísmo e individualidade. Para os neoliberais a escola deve ser gerida e avaliada como qualquer outra empresa e a produção educacional ainda deve estar subordinada as necessidades do mercado.
	
Gabarito: A Teoria do Capital Humano, agora apoiada numa base material bastante distinta da dos anos 50 e 60, passa por um processo de reconceptualização, o que implica, em manter alguns princípios que sustentavam aquela perspectiva, mas articulando-os a novos diagnósticos sobre as atuais condições de regulação dos mercados (especialmente do mercado de trabalho). Diferentemente da teoria do Capital Humano, a Neoteoria do capital humano afirma que um incremento no capital humano individual aumenta as condições de empregabilidade do indivíduo, o que não significa que ele terá um lugar garantido no mercado. Incrementos na educação e formação profissional apenas darão melhores condições de competição na disputa pelos poucos empregos disponíveis. A noção de empregabilidade tem cumprido um importante papel ideológico. Atribuindo aos indivíduos a responsabilidade por sua inserção no mercado esse conceito acaba por ser responsável pela ¿construção e legitimação de um novo senso comum sobre o trabalho, sobre a educação, sobre o emprego e a própria individualidade¿ Restringe-se a possibilidade de reivindicação do direito de todos ao trabalho, e passa-se a valorizar a lógica da competição individual num mercado estruturalmente excludente, assumindo que, como resultado dessa competição, será natural que alguns fracassem.
	
	�
	 3a Questão (Ref.: 201202126539)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Assinale a opção que apresenta uma característica da formação econômica asiática:
	
	 
	os déspotas centralizam o poder decisório sobre a sua comunidade
	
	ser cidadão é condição para ser proprietário
	
	a propriedade da terra toma forma de feudos
	
	os serviços manuais são realizados pelos escravos e estrangeiros, cabendo aos cidadãos os deveres políticos e filosóficos
	
	a base de sustentação da economia é o servo
	
	�
	 4a Questão (Ref.: 201202009884)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	(UFPI) Na transição do feudalismo para o capitalismo, tivemos:
	
	
	a mudança de uma sociedade de castas para uma sociedade estamental, onde a mobilidade social era definida pela tradição familiar.
	
	a transformação de uma sociedade de classes, com grande mobilidade vertical, para uma sociedade estamental com fraca mobilidade vertical e posições sociais determinadas pelo poder econômico.
	
	a passagem de uma sociedade de classes para uma sociedade de castas fundada no pensamento liberal.
	 
	a transformação de uma sociedade estamental, com fraca mobilidade vertical e posições sociais pela origem de nascimento, para uma sociedade de classes com grande mobilidade vertical e posições sociais determinadas pelo poder econômico.
	
	a desorganização de uma sociedade patriarcal, com grande mobilidade vertical, para uma sociedade estamental com fraca mobilidade social.
	
	�
	 5a Questão (Ref.: 201202144398)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Para Keynes, há somente uma saída para a estagnação da economia e da crise, a intervenção estatal. Um bom exemplo de intervenção estatal foi o New Deal, uma conjunto de políticas implantado pelo presidente Roosevelt no período de 1933 e 1937, buscando a recuperação da economiaamericana devido a crise de 1929. Assinale a opção que envolve as medidas adotadas.
	
	
	O investimento maciço em obras públicas, a concessão de recursos com taxas de juros mais baratas para estimular os investimentos e a criação de bolsas de estudo para jovens carentes.
	
	O investimento maciço em obras públicas, a concessão de empréstimos aos empresários industriais e a criação de um seguro-bancário.
	
	O investimento maciço em obras privadas, a concessão de empréstimos aos microempresários que é o segmento que mais emprega e a criação de seguro-desemprego.
	 
	O investimento maciço em obras públicas, a concessão de empréstimos aos proprietários agrícolas e a criação de um seguro-desemprego.
	
	O investimento maciço em obras públicas, a concessão de bolsas de estudo para reciclagem de operários desempregados e a criação de seguro-desemprego.
	
	�
	 6a Questão (Ref.: 201202016686)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sobre as relações entre capital e trabalho no capitalismo contemporâneo não é correto afirmar:
	
	 
	Especialização de toda a classe trabalhadora e ampliação dos postos de trabalho.
	
	Subproletariazação do trabalhador expressa num novo tipo de contrato: o trabalho terceirizado
	
	Diminuição da classe operária (desproletarização).
	
	Retração do setor secundário e aumento do nível de empregos no setor terciário.
	
	Desespecialização do operário industrial oriundo do fordismo.
	
	�
	 7a Questão (Ref.: 201202473895)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Marx reconhece duas formas de aumentar o valor da mais-valia: para o patrão interessa o aumento constante da mais-valia e consequentemente de seus lucros. A primeira forma é relativa ao aumento máximo da jornada de trabalho. A outra forma se refere a que é possível graças à introdução de máquinas modernas, desenvolvimento da tecnologia e ampliação da produtividade. Marque abaixo a opção certa.
	
	
	mais valia de trabalho e mais valia de relativa.
	
	mais valia absoluta e mais valia tecnológica.
	
	mais valia de conhecimento e mais valia tecnológica.
	 
	mais valia absoluta e mais valia relativa.
	
	mais valia produtiva e mais valia relativa.
	
	�
	 8a Questão (Ref.: 201202055610)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A disseminação da teoria do Capital Humano é realizada num contexto de início do processo de globalização. As fábricas começam a se espalhar pelo globo terrestre buscando formas de economizar com mão-de-obra mais barata e, assim, aumentar os seus lucros e os países ¿subdesenvolvidos¿ aumentam o seu parque industrial. É esse contexto que traz novas demandas para a educação brasileira, tornando necessário que: I) a escola assuma um novo papel na qualificação do trabalhador II) as classes trabalhadoras tenham mais acesso à escola III) a escola prepare o trabalhador para o consumo e para atuar nas fábricas IV) seja reduzida a formação escolar das elites e camadas médias Assinale:
	
	 
	se somente as afirmativas I, II e III estiverem corretas
	
	se todas as alternativas estiverem corretas
	
	se somente as afirmativas IV e III estiverem corretas
	
	se somente as afirmativas I e III estiverem corretas
	
	se somente as afirmativas II e III estiverem corretas
	
	�
	 9a Questão (Ref.: 201202055633)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas, no que se refere às estratégias pensadas pelos neoliberais para possibilitar que a escola garanta o desenvolvimento econômico dos países ditos ¿subdesenvolvidos¿, isto é, para que a escola cumpra a função preconizada pela Teoria do Capital Humano: ( ) devem ser estabelecidos mecanismos de controle e avaliação da qualidade e produtividade para a escola e os serviços educacionais. ( ) o sistema escolar dever ser administrado e avaliado como qualquer empresa. ( ) a produção educacional deve ficar subordinada às necessidades do mercado de trabalho ( ) a escola deve ser submetida a um rígido controle gerencial que objetive a qualidade e eficiência Assinale a ordem correta das respostas
	
	
	V/V/F/F
	
	F/V/V/F
	
	V/F/F/V
	 
	V/V/V/V
	
	F/V/V/V
	
	�
	 10a Questão (Ref.: 201202055787)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Uma formação voltada para a preparação dos indivíduos para atuar no mercado de trabalho é entendida pelo pensamento crítico como uma formação:
	
	
	omnilateral
	
	emancipadora
	
	integral
	
	ampla
	 
	unilateral

Outros materiais