Buscar

HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA II
	Tipo de Avaliação: AV
	
	Professor:
	GESSICA GOES GUIMARAES GAIO
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 6,5        Nota de Partic.: 2        Data: 06/03/2015 11:11:11
	�
	 1a Questão (Ref.: 201202149509)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	A crise de 1929 foi um marco na história do século XX, pondo fim ao sonho de enriquecimento fácil e a ideia de uma prosperidade sem limites. A crença de que o dinheiro fácil era acessível se encerrou, iniciando um novo ciclo na história do capitalismo liberal. A URSS não foi diretamente atingida pela crise, o que gerou incerteza quanto à inviabilidade do modelo econômico soviético. Assim aponte as principais motivações que podem explicar po rque a União Soviética não foi atingida por essa crise.
	
	
Resposta: A URSS não havia adotado o modelo capitalista e nem mantinha relações comerciais com os EUA. Quando a crise de 1929 atingiu a maioria dos paises dos mundo, a URSS não sentiu seus efeitos, pois o seu modelo economico era o socialismo.
	
Gabarito: O aluno deve apontar o fato de que a URSS não era um país de economia capitalista e nem tinha relações comerciais diretas com os Estados Unidos, de modo que não sentiu em sua economia os efeitos dessa crise do capitalismo liberal.
	
	�
	 2a Questão (Ref.: 201202149770)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Em outubro de 2001, o presidente norte americano, George W, Bush assina o Ato Patriótico. Relacione-o ao ataque terrorista sofrido pelo país neste mesmo ano.
	
	
Resposta: Com o crescimento e a expanção do processo de globalização, alguns paises sairam privilegiados, como no caso dos EUA, que passaram a exportar seu modo de vida e sua cultura para todo o mundo. Isso gerou o surgimento e até o aumento de grupos de extrema direita que passaram a usar a violência como práticas políticas e assim, defenderem sua visão de mundo. Esse Ato Patriótico foi visto como mais uma afronta e desrespeito ao modo de vida dessas nações, que mais uma vez utilizaram-se de práticas terroristas como uma maneira de rearfirmar que não aceitavam essa aculturação e nem a dominação estrangeira.
	
Gabarito: O ato patriótico foi um instrumento legal para coibir ataques como o que havia ocorrido em 11 de setembro de 2001. Para isso, ele tornava legal a observação pelo estado de suspeitos de terrorismo, investigar documentos privados, tanto de empresas quanto de pessoas físicas o que, na pratica, levou a perda de parte das liberdades civis, tão caras aos norte-americanos.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): O ato patriótico foi um instrumento legal para coibir ataques como o que havia ocorrido em 11 de setembro de 2001. Para isso, ele tornava legal a observação pelo estado de suspeitos de terrorismo, investigar documentos privados, tanto de empresas quanto de pessoas físicas o que, na pratica, levou a perda de parte das liberdades civis, tão caras aos norte-americanos.
	
	�
	 3a Questão (Ref.: 201202168579)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O Tratado de Versalhes foi considerado um fator de humilhação para o povo alemão pois colocava o país em condição humilhante para o povo alemão. Esse tratado tinha várias determinações, estabelecendo sanções para a Alemanha e a devolução de territórios conquistados da França durante a Guerra Franco-Prussiana. Esses territórios eram:
	
	
	Toulon e Nice
	
	Berlim e Ravensbruk
	
	Werbrüg e Lorena
	
	Servia e Eslovaquia
	 
	Alsacia e Lorena
	
	�
	 4a Questão (Ref.: 201202025689)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	(Adaptada de concurso público) Os conflitos mundiais trouxeram expectativas negativas na ordem internacional. Depois da 1ª Guerra Mundial:
	
	 
	os Estados Unidos ampliaram sua influência política nas relações internacionais da época
	
	a Europa tornou-se o centro político do Mundo, com o aumento da sua modernização industrial.
	
	a Itália progrediu de forma rápida, com a implantação imediata da economia fascista
	
	as tensões continuaram até a criação da eficiente Liga das Nações na Europa Ocidental.
	
	a democracia ganhou espaço político, com as derrotas das idéias militaristas e socialistas
	
	�
	 5a Questão (Ref.: 201202467658)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os Estados Unidos não participaram da Liga das Nações, ao final da primeira guerra. Apesar de terem sido um dos fomentadores da criação do órgão, sua ausência se deveu:
	
	
	A busca pela consolidação de um mercado voltado para Ásia e África.
	
	As perdas materiais decorrentes da guerra.
	
	A preocupação em construir um mercado continental, tendo o canada como principal parceiro.
	
	A gestão de Woodrow Wilson, que era fortemente contra a Liga das Nações.
	 
	A sua política isolacionista, que buscava afastar dos conflitos internacionais europeus tanto quanto possível.
	
	�
	 6a Questão (Ref.: 201202026253)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	(Adaptada de concurso público) Sabe-se que o ano de 1929 pode ser considerado o marco de uma das maiores crises da história do capitalismo. Foi o ano em que os Estados Unidos foram abalados por uma grave crise econômica que repercutiu no mundo inteiro. Sobre a temática acima observe os enunciados abaixo:
I. Um dos fatores que iniciou a referida crise foi a superprodução agrícola: formou-se um excedente de produção agrícola nos EUA, principalmente de trigo, que não encontrava comprador, interna ou externamente.
II. A inspiração do New Deal foi pautada nos princípios econômicos de François Quesnay.
III. Os efeitos econômicos da depressão da década de 1930 só foram superados com o início da Segunda Guerra Mundial, quando o Estado tomou conta de fato sobre a economia ajudando a ampliar as exportações.
Está(ão) correta(s):
	
	
	Apenas a I está correta
	
	I, II e III.
	 
	I e III
	
	I e II.
	
	II e III.
	
	�
	 7a Questão (Ref.: 201202026257)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	(Adaptada de concurso público) O totalitarismo, regime político marcado por um Estado forte tem sua denominação associada à frase de Benito Mussolini: "Tudo no Estado, nada contra o Estado, nada fora do Estado." "(...) no afã de provar que tudo é possível, os regimes totalitários descobriram, sem o saber, que existem crimes que os homens não podem punir nem perdoar. Ao tornar-se possível, o impossível passou a ser o mal absoluto, impunível e imperdoável, que já não podia ser compreendido nem explicado pelos motivos malignos do egoísmo, da ganância e da cobiça (...)" (ARENDT, Hannah).
De acordo com os textos, os regimes totalitários que emergiram entre as décadas de 20 e 30 do século XX, tinham algumas características comuns. Assinale a alternativa correta relacionada aos regimes totalitários.
	
	 
	Os regimes ditatoriais estavam presentes tanto em sociedades capitalistas quanto em regimes socialistas, e se empenharam em destruir qualquer segmento social que pudesse ameaçar a sua liderança
	
	Para ocorrer o totalitarismo, em todos os países houve a sistemática divulgação da verdade, mesmo com a censura aos meios de comunicação e a pregação de um nacionalismo exaltado
	
	Eram regimes que utilizavam a violência, apoiados em uma ideologia política por meio da qual buscavam alcançar uma sociedade racionalista, humanista e igualitária
	
	A ideologia totalitária forja, por meio da educação e do controle dos meios de comunicação "verdades absolutas" com o desejo de expansão dos partidos revolucionários de esquerda
	
	A adoção de uma política democrática fundamentada na ideologia oficial do pluripartidarismo deveria ser manobrada pelos próprios partidos e pela presença policial
	
	�
	 8a Questão (Ref.: 201202026425)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	(Adaptada de concurso público) No contexto da Segunda Guerra Mundial, os alemães, utilizando nova estratégia militar, depois de dominar a Polônia, conquistaram rapidamente os países abaixo listados, excetoHolanda
	
	Bélgica
	 
	Argentina
	
	Noruega
	
	Dinamarca
	
	�
	 9a Questão (Ref.: 201202467666)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Guerra Fria foi um período de conflitos entre diversos países, Como Cuba e Coreia. No caso coreano, em 1953 foi assinado o armistício, em Pan Munjon, que determinava:
	
	
	A adoção do socialismo como sistema em todo o país.
	
	O capitalismo que sistema politico e dominante nas duas Coreia.
	 
	A divisão da Coreia, em uma estrutura que permanece ainda no século XXI.
	
	A unificação da Coreia em um único país.
	
	A anistia a prisioneiros políticos e a liberdade de intervenção de potencias estrangeiras, desde que sancionadas pela ONU.
	
	�
	 10a Questão (Ref.: 201202467702)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Duas olimpíadas foram boicotadas durante a Guerra Fria: em 1980, os jogos de Moscou sofreram boicote norte-americano e em troca, os jogos de 1984, sediados em Los Angeles, sofreram boicote soviético. Embora estas ações sejam simbólicas, elas demonstram, no plano politico.
	
	
	O abandono das estratégias de cooperação econômica firmadas nos anos 80.
	
	A progressiva perda do poder politico soviético, que levaria a desintegração da URSS na década de 90.
	
	O sucesso do SALT, plano de controle de armamentos firmado entre URSS e EUA.
	
	A hegemonia politica norte americana no contexto internacional.
	 
	Que, apesar dos esforços de aproximação iniciados na Era Nixon, a Guerra Fria ainda era uma realidade e a bipolaridade não havia sido extinta.

Outros materiais