Buscar

Filo Gnetophyta

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

O Filo Gnetophyta Possui Membros com Características Semelhantes às Angiospermas
As gnetófitas compreendem três gêneros atuais e cerca de 70 espécies de gimnospermas muito incomuns: Gnetum, Ephedra e Welwistschia. Gnetum, um gênero com cerca de 30 espécies, consiste em árvores e trepadeiras com folhas grandes e coriáceas, que lembram muito àquelas das eudicotiledôneas. Gnetum é encontrado nos trópicos úmidos.
A maioria das aproximadamente 35 espécies de Ephedra é constituída por arbustos profusamente ramificados com folhas inconspícuas, pequenas e escamiformes. Com suas folhas pequenas e caules aparentemente articulados, Ephedra lembra Equisetum.A maioria das espécies de Ephedra habita regiões áridas e desérticas do mundo.
Welwitschia é provavelmente a planta vascular mais bizarra, A maior parte da planta fica enterrada em solo arenoso. A parte exposta consiste em um disco côncavo, maciço e lenhoso, o qual tipicamente produz apenas duas folhas em forma de fita que se fendem longitudinalmente com a idade. Algumas plantas produzem uma ou duas folhas adicionais. Os ramos com estróbilos crescem a partir de um tecido meristemático na margem do disco. Welwitschia ocorre na costa desértica do sudoeste da África, em Angola, Namídia e África do Sul.
Embora os gêneros de Gnetophyta sejam claramente relacionados uns com os outros e apropriadamente agrupados (estudos moleculares sustentam fortemente que as gnetófitas são monofiléticas), eles diferem enormemente em suas características. Esses gêneros, entretanto, possuem muitas características, semelhantes às das angiospermas, tais como as similaridades de seus estróbilos com algumas inflorescências de angiospermas, a presença de elementos de vasos muito similares no xilema dos dois grupos e a ausência de arquegônios em Gnetum e Welwitschia. As análises atuais favorecem a ideia de que as duas últimas características, embora semelhantes àquelas de angiospermas, derivaram-se independentemente nesses grupos.
Como mencionado anteriormente, análises cuidadosas de características morfológicas indicam que as gnetófitas representam o grupo de gimnospermas mais estreitamente relacionado às angiospermas. Em 1990, observou-se que a dupla fecundação – um processo que envolve a fusão do núcleo do segundo gameta masculino com um núcleo do megagametófito – também ocorre frequentemente em Ephedra. Desse modo, a dupla fecundação, anteriormente considerada como ocorrendo exclusivamente nas angiospermas, pode realmente ter estado presente em um ancestral comum às angiospermas e gnetófitas. Diferentemente das plantas com flores, nas quais a dupla fecundação produz um tecido especializado para a nutrição do embrião chamado endosperma, o evento da segunda fecundação em Ephedra (e também em Gnetum) produz embriões extras. (Um fenômeno similar foi recentemente relatado para Pseudotsuga menziesii, onde o núcleo do segundo gameta masculino funde-se com o núcleo da célula ventral do canal; o embrião resultante é abortado.). Como em todas as gimnospermas, também em Ephedra e Gnetum um megagametófito grande fornece a nutrição do embrião em desenvolvimento no interior da semente.
Nenhuma das gnetófitas atuais poderia ser um ancestral de qualquer angiosperma – cada um dos três gêneros atuais de gnetófitas possui suas próprias especializações peculiares. E interessante que as estruturas reprodutivas de pelo menos algumas espécies de todo os três gêneros de gnetófitas produzem néctar e são visitadas por insetos. A polinização pelo vento é claramente importante – pelo menos em Ephedra – mas os insetos também desempenham um papel importante na polinização dessas plantas.
A fertilização dupla que ocorre nas gnetófitas, em que após a fertilização de um óvulo por um gameta masculino de um gametófito, um segundo gâmeta masculino fusiona-se com outra célula do mesmo gametófito feminino, e ao contrário do processo que ocorre nas angiospérmicas, não é seguida pela formação de endosperma, mas de embriões extra.
O filo Gnetophyta é um pequeno grupo e gimnospermas, abrigado 70 espécies, distribuídas em 3 gêneros: Gnetum, Ephedra e Welwitschia. Possuem semelhanças com angiospermas, principalmente em seu sistema vascular. Acredita-se que seja o grupo mais próximo das angiospermas.
A reprodução destes organismos também é semelhante à das angiospermas, pois ocorre dupla fecundação em Ephedra. A dupla fecundação é característica das angiospermas, porém em Ephedra esta dupla fecundação produz outros embriões. Em angiospermas, a dupla fecundação forma o embrião e o endosperma. Algumas gnetófitas são polinizadas por insetos.

Outros materiais