CASO CONCRETO 1 A 16 DIREITO PENAL
18 pág.

CASO CONCRETO 1 A 16 DIREITO PENAL


DisciplinaDireito Penal I73.492 materiais1.213.998 seguidores
Pré-visualização8 páginas
CASOS CONCRETOS 1 A 16
SEMANA \u2013 1
Leia o texto abaixo e responda às questões formuladas com base nas leituras indicadas no plano de aula e pelo seu professor. 
Maria, funcionária de uma empresa de telecomunicações, uma semana após comunicar seu empregador que estava grávida com o respectivo laudo é demitida por ordem direta do dono da empresa, o Sr Ricardo. Considerando que Ricardo praticou um ilícito, violando o art. 391-A da CLT (decreto lei 5.452/43) é possível afirmar que ele praticou um crime, uma vez que será sancionado? Assim, é possível afirmar que todo ilícito configura crime? Responda de forma justificada com base nos estudos realizados sobre as missões do Direito Penal no Estado Democrático de Direito.
RESPOSTA \u2013 Ricardo embora tenha praticado um ilícito, ele não praticou um crime, para se configurar um crime preciso que haja uma pena prevista em lei. No art. 1º do C.P primeira parte, diz que, não há crime sem lei anterior que o defina. Portanto nem todo ilícito é penal.
O Direito Penal é uma ferramenta de controle social, na medida que visa coibir condutas lesivas. Porém, num Estado Democrático de Direito, ainda que num olhar Garantista a análise do bem jurídico é de suma importância critério limitador do poder punitivo do Estado. Assim, analisando a função do Direito Penal, marque a opção correta:
RESPOSTA \u2013 C \u2013 A pena, exclusiva do Direito Penal, como visa ressocializar, seu uso é sempre salutar, devendo ser utilizada mesmo nos conflitos mais simples
a) O Direito Penal visa garantir todos os bens jurídicos, por isso deve ser o mais amplo possível
 b) A pena é uma característica do Direito e, por isso, é definida como sanção em todos os ramos jurídicos 
c) A pena, exclusiva do Direito Penal, como visa ressocializar, seu uso é sempre salutar, devendo ser utilizada mesmo nos conflitos mais simples 
d) Em razão da gravidade da pena, o Direito Penal só deve ser aplicado nos casos de grave violação nos bens jurídicos de maior relevância
3) Segundo a aula ministrada sobre as fontes do Direito Penal, assinale a alternativa incorreta: 
RESPOSTA \u2013 A \u2013 Na ausência de lei penal, o juiz pode usar os costumes para sancionar uma conduta considerada lesiva 
a)Na ausência de lei penal, o juiz pode usar os costumes para sancionar uma conduta considerada lesiva 
b) Os Estados membros e municípios não podem legislar matéria criminal 
c) As medidas provisórias, atos normativos exclusivos do Presidente da República, embora com força de lei, não são lei, por isso não podem tratar matéria criminal 
d) O legislador penal, em atenção ao princípio da intervenção mínima, deverá evitar a criminalização de condutas que possam ser contidas satisfatoriamente por outros meios de controle, formais ou informais, menos onerosos ao indivíduo.
SEMANA \u2013 2
Leia o texto abaixo e responda às questões formuladas com base nas leituras indicadas no plano de aula e pelo seu professor. 
Em abril de 2014 José é flagrado por autoridades de fiscalização com um molinete e anzol pescando numa área interditada, de preservação ambiental. Em depoimento ele afirma que estava pescando apenas para distrair e levar um peixinho para o almoço, não fazendo de tal prática seu meio de vida. Ocorre que ele é preso e denunciado pela prática do crime previsto no art. 34 da lei 9.605/98. Uma vez condenado, havendo recurso da defesa o TRF o absolveu alegando que não ocorreu dano e nem grave risco ao bem jurídico tutelado que é o meio ambiente.
Ante o exposto, é correto afirmar que a decisão do magistrado teve por fundamento qual (is) princípio (s) norteador (es) de Direito Penal? Responda de forma fundamentada.
RESPOSTA \u2013 O magistrado teve por fundamento norteador o principio da intervenção mínima, segundo qual o direito penal só pode ser utilizado como forma de controle social se realmente necessário e eficaz face aos demais ramos do direito. 
Marcos, após beber 2 copos de cerveja com amigos, entra em seu carro e volta dirigindo para sua casa. Porém, no meio do caminho é parado por uma operação da lei seca. Ao ser submetido ao teste de alcoolemia pelo? Bafômetro? é constatada a ingestão de álcool, sendo preso em flagrante em razão do art. 306 do Código de trânsito (lei 9.503/97). Considerando que nos autos não há qualquer depoimento ou outra prova atestando que Marcos dirigia de forma perigosa ou sob o efeito do álcool, o juiz o absolveu informando que sua conduta não lesionou e nem gerou um risco concreto à incolumidade pública. Com base nessa decisão, qual o princípio norteador do direito foi utilizado pelo magistrado? 
RESPOSTA \u2013 B \u2013 Da lesividade
a) Da legalidade 
b) Da lesividade 
c) Da adequação social 
d) Da subsidiariedade
Em relação ao princípio da insignificância ou de bagatela, assinale a alternativa incorreta:( Prova: MPE-SP - 2006 - MPE-SP - Promotor de Justiça) 
RESPOSTA \u2013 D \u2013 Somente tem aplicabilidade em crimes contra o patrimônio.
a) Seu reconhecimento exclui a tipicidade, constituindo-se em instrumento de interpretação restritiva do tipo penal.
b) Somente pode ser invocado em relação a fatos que geraram mínima perturbação social. 
c) Sua aplicação não é prevista no Código Penal, mas é amplamente admitida pela doutrina e jurisprudência. 
d) Somente tem aplicabilidade em crimes contra o patrimônio. 
e) Exige, para seu reconhecimento, que as consequências da conduta tenham sido de pequena relevância.
SEMANA \u2013 3
Maria, após ter bebido alguns copos de cerveja num churrasco com amigos, acreditando estar bem pega seu carro para voltar para casa. Porém, em razão dos efeitos do álcool, numa curva perde a direção, vindo a colidir com outro veículo, gerando uma lesão corporal no condutor. Identificada a alcoolemia, Maria é indicia e denunciada pelos crimes de lesão corporal culposa na direção de veículo automotor e por dirigir alcoolizada, conforme os artigos 302 e 306 do CTB (lei 9.503/97). Analisando os princípios que solucionam o conflito aparente de normas, está correta essa capitulação? O que pode ser alegado na defesa de Maria quanto à referida tipificação? Justifique sua resposta. 
RESPOSTAS \u2013 antes da entrada em vigor da lei 11705 não havia possibilidade de serem aplicados, em um mesmo caso, os art. 302 / 303 combinados com o art. 306, tendo em vista que se a condutora do veículo estivesse sob efeito de substancia alcoólica, tal fato seria usado como causa de aumento de pena, afastado assim a incidência do artigo 306 ctb, com a entrada em vigor da lei 11705, foi revogado o inciso 5 do paragrafo único dos art. 302 e 303, permitindo assim a aplicação de tais artigos, em conjunto com o 306, contando para os casos ocorridos antes de 19/06/2008 (lei 11705) surge uma novacios legis in melius, afastando-se a incidência do artigo 5.
?Um fato definido por uma norma incriminadora é meio necessário ou normal fase de preparação ou execução de outro crime, bem como quando constitui conduta anterior ou posterior do agente, cometida com a mesma finalidade prática atinente àquele crime?. (DPE-MS/ 2012 - VUNESP - Defensoria Pública) No conflito aparente de normas, esta afirmação explica o princípio da?
RESPOSTA \u2013 C \u2013 Consunção 
a) Especialidade 
b) Subsidiariedade 
c) Consunção 
d)Alternatividade
 Segundo os estudos da presente aula, marque a opção correta quanto à norma penal em branco: 
RESPOSTA \u2013 A \u2013 É uma norma incompleta que precisa de outro ato normativo para integrá-la 
 
a) É uma norma incompleta que precisa de outro ato normativo para integrá-la 
b) É uma norma incompleta que exige a interpretação analógica 
c) É uma norma clara e precisa 
d) É uma norma permissiva que afasta o delito
SEMANA \u2013 4
Consta dos autos que o ora paciente foi denunciado pelo Ministério Público Federal pela prática dos crimes de tráfico de drogas (Lei 6.368/76, art. 12, ?caput?, c/c o art. 18, I e III) e de corrupção ativa (CP, art. 333, ?caput?), após haver sido preso em flagrante, no município de Jaci/SP, em 12/11/2000, na posse de seis mil e dezesseis (6.016)