Buscar

PIM III E IV

Prévia do material em texto

�PAGE \* MERGEFORMAT�1�
UNIVERSIDADE PAULISTA
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS 
CRISTIANE SANTOS DE SOUSA
PIM VII e VIII
Projeto Integrado Multidisciplinar
 
VITÓRIA DA CONQUISTA
2014
RESUMO
A organização é uma empresa de pequeno porte localizada na cidade de Vitória da Conquista. Onde tem como finalidade, buscar qualidade no atendimento e satisfazer seus clientes, quando se fala em sorvetes e lanches, procurando inovar a cada dia naquilo que faz e no atendimento. A organização adota um posicionamento de que o colaborador bem informado e com uma compreensão clara das expectativas da empresa para com o seu desempenho, conseguirá ele mesmo gerir o seu desenvolvimento e sua produtividade. Os lucros são os resultados da prática competente das funções. Pode-se dizer que, onde duas ou mais pessoas se reúnem com um propósito, há possibilidade de crescimento para todos incluindo a empresa. Procurar o melhor caminho para, juntos, atingirem a principal meta onde a organização investe na qualificação dos seus colaboradores, visando crescimento e conhecimento para ambas as partes.
Palavras chave: Satisfazer; Qualidade, Inovar.
SUMÁRIO
Introdução _______________________________________________4
Descrição da Empresa ______________________________________5
 Porte e tipo de negócio_ da Empresa __________________________ 5
 Principais produtos e/ou serviços _____________________________ 5
 Posicionamento da Empresa no mercado nacional_ _______________ 5
Planejamento Estratégico ____________________________________ 6
Treinamento e Desenvolvimento______________________________ 6
Plano de Saúde e Segurança__________________________________ 7
Plano de Benefício e Assistência Social__________________________8
Técnicas de Negociação _____________________________________ 8
Sistema de Operações de RH__________________________________9
Desenvolvimento Sustentável _________________________________9
 Conclusão _________________________________________________ _11
 Referências _________________________________________________12
1. INTRODUÇÃO
 	 O objetivo deste projeto é produzir bens e serviços, para satisfazer as necessidades das pessoas.
 	 Vivendo em uma época onde a competição, o forte impacto da tecnologia e as rápidas mudanças se tornaram os maiores desafios externos, a vantagem competitiva das empresas está na maneira de utilizar o conhecimento e o perfil das pessoas.
 	 Enxergando o trabalhador como peça essencial dentro da organização, onde os chamavam de mão de obra, hoje são chamados de fornecedores de conhecimento para a empresa. Essa é uma visão que se torna tão importante para a empresa, quanto o próprio negócio.
 	 Para uma empresa destacar-se no mercado é necessário que ela atenda as necessidades do consumidor final e também forneça boas condições de trabalho aos seus colaboradores. 
 	 A estrutura da organização está direcionada com base nas disciplinas estudadas do Treinamento e Desenvolvimento, Técnicas de Negociação, Desenvolvimento Sustentável, Planejamento Estratégico, assim como os aspectos que a empresa utiliza no desenvolvimento das matérias estudadas.
2.DESCRIÇÃO DA EMPRESA
 	 Inaugurada em março de 2010, a “Sorveteria Boa Demais” trouxe inovação, satisfação e lazer aos moradores do bairro onde está localizada na cidade de Vitória da Conquista tornou-se um sonho realizado, causando um grande diferencial no ramo alimentício da cidade.
 	 Originada pela falta de um lugar onde as pessoas pudessem levar sua família para se descontrair, ou onde saboreiam uma deliciosa sobremesa em um ambiente agradável, calmo e aconchegante, não havendo uma área de lazer que fornecesse esses desejos, foi criada a sorveteria.
 
2.1. Porte e tipo de negócio da empresa
 	 É uma empresa de Pequeno Porte com Natureza Jurídica. Com empresário individual – uma Sorveteria, com o ramo de produtos alimentícios.
2.2. Principais produtos e/ou serviços
 Os produtos que são servidos aos consumidores são de primeira qualidade.
 Sorvetes com diversos sabores irresistíveis, além da variedade de guloseimas servidas: Bombons recheados de vários sabores, doces diversos (chicles, balas, dropes, jujubas, etc), coberturas de sorvetes (gelada e quente), sorvetes de frutas, de doces, de leite, etc. Sucos, refrigerantes, vitaminas, etc. Salgados diversos como: coxinhas, pastéis de vários sabores, baurú , cachorro quente, hamburguês de diversos tipos e sabores, misto, etc. Frutas recheadas, com coberturas de chocolate, variações na preparação dos sorvetes: sandey, milkshake, vaca preta, vaca malhada, colegial, etc.
 	Tendo sempre como alvo a satisfação dos clientes, por isso os valores são acessíveis ao bolso dos consumidores.
2.3.Posicionamento da empresa no mercado nacional 
 A indústria do sorvete está crescendo diariamente não só no Brasil, mas no mundo inteiro. Causando grandes oportunidades para o mercado desenvolvido como os processadores, as empresas de embalagens, fornecedores de equipamentos e fornecedores de ingredientes. Como esse comércio internacional é muito significativo, só tende a aumentar de tamanho. 
 A empresa é regional e tem uma grande participação no mercado do bairro onde se localiza, a inovação nas criações dos sabores diversificados e formas de montagens dos sorvetes têm causado um forte impacto no ramo alimentício na cidade. Isso tudo pensando sempre no consumidor para que eles se sintam satisfeitos com os produtos e serviços que são oferecidos a eles.
 Os resultados obtidos são visíveis, pois a procura pelo produto tem aumentado o serviço de entrega por ser um dos pontos que faz o diferencial na empresa tem surtido um grande efeito e praticidade para os moradores que recebem o produto fresquinho e perfeito para o consumo.
3. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
3.1. Treinamento e Desenvolvimento
 A empresa faz pesquisas de clima organizacional, periodicamente o que possibilita uma grande satisfação para todos, pois os colaboradores sempre recebem o feedback de todas as suas perguntas, onde a empresa mostra que eles são de muita importância para a organização
 A cada seis meses os funcionários recebem treinamentos, capacitações no atendimento ao cliente, palestras motivacionais, cursos de vendas, jogos interativos, entre outros. Pois eles terão mais conhecimentos e a empresa terá retorno.
 Um dos principais desafios é atrair talentos com perfil desejado e que seja capacitado, para a sobrevivência e crescimento da empresa. Antes de fazer um recrutamento ou seleção, é feito uma coleta de informações a respeito do cargo que se pretende preencher, com um levantamento de características intrínsecas e extrínsecas do cargo.
 Para se fazer o recrutamento é feito uma atividade de convocação de candidatos que tenham potencial para a vaga disponível, e essa divulgação é feita com distribuição de cartazes em pontos estratégicos, principalmente em entidades escolares.
 	 Os candidatos recrutados passam por entrevista e testes, para que possam ser avaliados para a vaga disponível, de acordo com o perfil e qualificações. Após o recrutamento os candidatos escolhidos passam por um processo de seleção através de uma atividade avaliativa, onde terão seus currículos analisados juntamente com seus requisitos mentais, físicos, de conhecimento ou capacidade e de personalidade de entrevista e testes psicométricos.
 Avaliando também o desempenho do candidato e seu potencial, sua desenvoltura no mercado, sua forma de atendimento ao cliente. Todos esses testes são feitos por um profissional capacitado (psicóloga) que presta serviço para a empresa por meio de parceria.
 O trabalho integrado, entre gestores de linha e Recursos Humanos, éindispensável dentro de uma empresa, por isso os setores trabalham interligados.
 Após esta fase, eles passam por um treinamento e aprimoramento para atuar naquele determinado setor.
 Quando enfim o candidato é aprovado ele é contratado imediatamente com todos os benefícios garantidos pela CLT, por um período de 30 dias, após esse período ele passa a ser funcionário efetivo da empresa. 
3.2. Plano de Saúde e Segurança
 Os funcionários são de extremo valor para a empresa, cuidando dos funcionários a empresa cuida de se própria.
 A empresa possui um plano de saúde onde os familiares dos funcionários são acolhidos, recebem suporte e ajuda financeira caso precisem de alguma medicação. 
 A empresa atende a Legislação sobre Acidentes do Trabalho, priorizando a exigência do uso dos Equipamentos de Segurança Individual (EPI) visando cuidados importantes para que os mesmos possam trabalhar com segurança e satisfação.
 A assistência Médica ao Trabalhador é feita a cada seis meses onde eles passam pelo médico do trabalho para que possam realizar exames periódicos possibilitando ao trabalhador condições básicas e necessárias à saúde do qual tem direito.
 Funcionários felizes e com saúde, clientes felizes e satisfeitos. 
3.3. Plano de Benefícios e Assistência Social
 A empresa trabalha com plano de benefícios e assistência social para os colaboradores.
 Na empresa não existe rotatividade de funcionários, isso possibilita uma relação interpessoal muito gratificante. Todos os funcionários que fazem horas além do combinado pela empresa, recebem por elas conforme a lei trabalhista.
 Os benefícios são dados pela empresa espontaneamente são eles​: gratificações, refeições, assistência médica hospitalar, etc.
 A empresa sempre busca melhorias na qualidade de vida dos empregados e melhoria no clima organizacional, com isso os objetivos da empresa e os objetivos dos colaboradores estão alinhados, trazendo benefícios para ambas as partes.
 
4. TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
 A comunicação é essencial dentro da organização, principalmente para que haja entendimento, com objetivos de se chegar a uma decisão conjunta possibilitando troca de experiências e opiniões.
 Usando a comunicação perfeitamente pode se obter excelentes negociações dentro da empresa como com os fornecedores e consumidores.
 Nesse tipo de negociação a empresa ganha e os funcionários também ganham, pois a empresa considera os valores sociais e as necessidades das pessoas e dos colaboradores.
 A empresa foca no planejamento da negociação sob o ponto de vista estratégico a ser seguido tendo a construção do relacionamento interpessoal o ponto mais importante.
 A empresa trabalha com seus fornecedores no processo do ganho-ganha, onde os fornecedores através de negociações podem lucrar e, ao mesmo tempo, a empresa que compra lucra juntamente com eles.
.
5. SISTEMA DE OPERAÇÕES DE RH
 A gestão de pessoas utilizada na empresa atua com o objetivo de integrar e buscar novas formas de motivação para os funcionários, com o intuito de melhorar o desempenho. Fazendo pesquisas de clima organizacional periodicamente, colocando possíveis objetivos a serem alcançados, proporcionando oportunidade de desenvolvimento e estabelecendo um ambiente adequado para se trabalhar. Isso se torna um elemento motivador. Com essas pesquisas, são coletados dados para obter um feedback dos envolvidos, buscando ter uma visão ampla dos resultados.
 É necessário estabelecer caminhos, buscando uma posição competitiva favorável e sustentável. A organização tem buscado melhorias a cada dia para se obter um ótimo atendimento aos clientes e satisfação para os funcionários em seu ambiente de trabalho. Pensando nisso a empresa investe no ambiente para que os funcionários se sintam bem e como retornam trabalhem satisfeitos, pois a lucratividade aumenta.
 Valorizando o colaborador no seu ambiente de trabalho e a sua família, a empresa tem obtido retorno, pois os funcionários trabalham com mais satisfação e prazer naquilo que estão fazendo. Todo investimento que se tem feito nos funcionários como cursos e treinamentos, servem como crescimento não só profissional para as funções que exercem como para crescimento pessoal também, onde eles se tornam um profissional habilitado e capacitado para exercer a função ou assumir outro cargo melhor.
 
6. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
 
 A natureza sempre foi e é a “fonte de alimento para o homem.”
 Pode ser visto a má utilização dos recursos ambientais e o grande desperdício feito por várias empresas, não devolvendo ao meio ambiente aquilo que foi retirado.
 A Sorveteria Boa Demais sabe disso, por isso tem se preocupado com as gerações futuras, trabalhando com recursos e materiais que podem ser reutilizados desde o preparo até a chegada ao consumidor.
 As embalagens para entrega são térmicas e recicláveis, a empresa também faz parte dos 5S onde o desperdício não existe contribuindo para uma coleta seletiva e para o bem estar dos funcionários.
 A água utilizada passa por um processo de tratamento onde é parcialmente reutilizada procurando evitar desperdícios. Energia utilizada parte eólica e parte solar possibilitando menos gasto, contribuindo para o aumento dos lucros ainda conservando o meio ambiente.
CONCLUSÃO
 Apesar de ser uma empresa pequena, todos trabalham com o mesmo objetivo de buscar qualidade a cada dia e para juntos atingirem as metas de lucratividade. Utilizando assim, os recursos físicos, financeiros, e principalmente o humano. O funcionário não trabalha para a empresa crescer e sim para que ele cresça juntamente com a empresa.
 Todas as pessoas dentro de uma empresa são importantes. Por meio delas é que a empresa é formada, independente do cargo que ocupe, todos são importantes e essenciais, isso é um dos pontos positivos da empresa valorizar o colaborador. 
 Para isso a empresa paga de acordo com as normas da CLT onde o funcionário sabe que são respeitados os seus direitos, outro ponto positivo é a assistência social e o plano de saúde dos funcionários e dos seus familiares, onde eles se sentem acolhidos pelo serviço, e como retorno trabalha de forma onde a empresa se sente gratificada com eles. Não possuindo assim ponto negativo.
 A comunicação é de grande importância dentro da organização, principalmente para que haja entendimento, com objetivos de se chegar a uma decisão conjunta possibilitando troca de experiências e opiniões, pois os colaboradores deixaram de ser apenas mão de obra e passam a ser fornecedores de conhecimento. 
 
REFERÊNCIAS
CHIAVENATO. Idalberto – Gestão de Pessoas. 2003. Ed. Campus.
 Iniciação à Administração de Recursos Humanos. 2003. Ed. Campus.
FALCONI. O valor dos Recursos Humanos na Era do Conhecimento – INDG TECS
Motta, Paulo Roberto, planejamento organizacional dimensão sistêmica gerenciais. Porto Alegre, FDM, 1979
http://www.rhportal.com.br(curso EAD de recursos humanos)
http:/www.eadsebrae.com.br (cursos EAD de análise e planejamento financeiro, primeiros passos para a excelência)
http://www.fioretto.com.br/content_fioretto_sorvete.htm

Outros materiais