A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
27 pág.
Apanhado de Observação Orientada2018

Pré-visualização | Página 1 de 10

#CIA@organizações*apanhados
Apanhado de Observação Orientada
01) A ação observatório exige que tipo de postura do aluno/profissional no ambiente de estagio? A) Ética. ok ( LIVRO E ATIVIDADE TELE AULA)
02) A apresentação final de um projeto deve conter: D) A definição do título do problema, da justificativa, dos objetivos Gerais e específicos, das metas, da metodologia, do cronograma, do orçamento e apresentação, das referências bibliográficas. ( correta provas gabaritada)
04) A apresentação do projeto deve seguir uma estrutura básica, ou seja, deve conter aspectos formais que, englobados, permitirão a compreensão acerca do objetivo de estudo ou pesquisa. Dentre esses aspectos formais, precisamos destacar o item metodologia, sendo que esse item deve: A)definir de que forma se pretende atingir os objetivos. ( correto pg 70)
05) A apropriação e a capacitação da profissão dão subsídios para o profissional para modificar e transformar a realidade existente. Essa ação representa: A) Instrumentalidade. ok ( correto pg 70 e atividade tele aula)
06) A caracterização da comunidade permitira o conhecimento da realidade em que vivem os usuários da instituição / órgão / empresa nos aspectos:
Sociais
Econômicos
Sociais, econômicos e culturais. ( duvida, no slide inclui a questão poliitca )
Culturais
Políticos.
07) A caracterização da comunidade figura como um momento relevante durante o processo de Observação. Nesse momento, são obtidas informações sobre a comunidade com a qual a entidade. .. Será realizada a observação possui relação. Esse momento também se destina à coleta de dados e informações, sendo que dentre eles podemos destacar o levantamento sobre os equipamentos sociais... Significa que: E) Devem ser obtidas informações sobre os equipamentos de prestação de serviços públicos ou privados. conf gabarito.
08) A capacidade ou a propriedade construtiva da profissão que possibilita a objetividade e a intencionalidade da ação profissional, modificando e transformando a realidade social, é a: D) Instrumentalidade. Ok ( ok atividade tele aula)
09) A disciplina Observação orientada pressupõe que o aluno realize uma caracterização da instituição, órgão ou empresa em que ira realizar sua Observação. Essa caracterização corresponde a: E)Identificar os elementos da instituição, órgão ,empresa que podem ser usada em beneficio da comunidade.
10) A disciplina Observação Orientada, desenvolvida pelo curso de serviço da Universidade Paulista, pressupõe que o aluno realize uma aproximação da realidade profissional. Essa aproximação se torna relevante á formação profissional ao passo que permiti: A) ao aluno estabelecer uma interlocução entre a teoria e a pratica.(ok slide tele aula)
11) A discussão sobre a instrumentalidade no serviço social tem sido amplamente efetivada. A partir desta afirmativa, assinale a alternativa correta. D) instrumentalidade possibilita a mediação do mediato/imediato, da aparência/essência numa perspectiva de totalidade. (pv gabaritada)
12) A dimensão investigativa para o assistente social demanda, de acordo com esse profissional possua uma prática: B) Sistematizada.
13) A elaboração de um projeto demanda essencialmente que o sujeito pesquisador realize algumas reflexões orientadas no sentido de definir o problema. Isso corresponde a: B)Uma definição clara do que queremos solucionar. ( PV GB) 
14)A elaboração do orçamento necessário para execução do projeto é parte fundamental, por: A) Determina a sua viabilidade. B) Prepara os financiamentos para os gastos necessários. C) Permite o corte de verbas antes mesmo de seu inicio. D) Demonstra à seriedade do trabalho E) Permite a solicitação de verba complementar ao longo do trabalho.
15) A escolha de instrumentos e técnicas no trabalho profissional tem como pressuposto:
A)Os instrumentos e técnicas próprios do serviço social garantem a especificidade da profissão.
16) A ética quando trata de normas e comportamentos se constroem com base em valores: B)Históricos e culturais. (atividade tele aula)
17) A fase do planejamento da observação corresponde a uma previa em que definimos como iremos proceder em tal abordagem. Esse momento se torna crucial pelo fato de que: A) Essa fase é usada apenas para que seja definido o objeto que se pretende observar. B) É uma fase importante, porem opcional. C) É uma fase relevante no sentido de conduzir a observação, mas é desenvolvida apenas em projetos científicos. D) Trata-se de uma fase que é empreendida apenas para avaliar se a observação aconteceu da forma esperada apenas como um instrumento de avaliação. E) É elaborada uma orientação sobre a forma de conduzir a observação, definida dentre diversos aspectos os objetivos e o objeto, entre outros necessários.
18) Ainda hoje podemos observar algum distanciamento entre os profissionais que se inserem no mercado de trabalho e os profissionais que optam pela carreira acadêmica com vistas á formulação teórica. Tais fatos ocorrem principalmente: A) Devido à categoria não se preocupar com a sua atualização profissional sistemática. B) Devido à falta de oportunidades de pesquisas nas universidades. C) Devido ao fato dos assistentes sociais não terem o habito da leitura D) Devido ao fato de muitos profissionais que se dedicam a formulação teórica não se referenciarem na pratica profissional. E) Devido ao fato dos profissionais que se dedicam a carreira acadêmica não publicarem as formulações teóricas que produzem. 
19) Ainda partindo da necessária caracterização da instituição, percebemos que é relevante a identificação das expectativas dos usuários acerca do trabalho que é oferecido. A aproximação a essas informações nos permitira