Buscar

atividade complementar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Serviço social
Atividade complementar
Curso: Educação em Direitos Humanos.
O curso apresenta uma visão geral da temática, recuando no tempo para apresentar uma perspectiva histórica da luta pela afirmação dos direitos humanos como condição para uma existência digna, como sujeito de direitos, em qualquer ponto do planeta. Na sequência, o conteúdo trata dos documentos importantes para a educação em direitos humanos, tanto internacionais quanto nacionais, avançando pelas contribuições de especialistas e pelos esforços para que esses marcos normativos se tornassem realidade.
- O primeiro módulo aborda os conceitos relativos à temática dos Direitos Humanos e mostra como, no decorrer da história, esses conceitos foram se consolidando e se adaptando aos contextos em que foram requisitados. Apresenta, também, uma interessante relação entre direito à educação e Direitos Humanos.
- O segundo módulo aborda como o conceito de Educação em Direitos Humanos evoluiu e se consolidou em documentos como o Plano Mundial de Ação para a Educação em Direitos Humanos e, no Brasil, o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos – PNEDH.
- O terceiro módulo aborda a situação atual e as tendências para a Educação em Direitos Humanos em futuro próximo. 
O Congresso Internacional sobre Educação em Prol dos Direitos Humanos e da Democracia, realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1993, instituiu o Plano Mundial de Ação para a Educação em Direitos Humanos, que foi referendado na Conferência Mundial sobre Direitos Humanos, realizada em Viena neste mesmo ano. Essa Conferência foi um marco para a Educação em e para os Direitos Humanos, contando com a representação não somente dos Estados, mas também das Organizações da Sociedade Civil Global. Educação em Direitos Humanos é um processo sistemático e multidimensional (que ocorre em várias frentes). Ele acontece levando em conta a participação de cada um e a construção coletiva, levando em conta o ganho de conhecimento, as relações afetivas e, sem dúvida, o contexto social e político em que a educação acontece. A Declaração Universal dos Direitos Humanos define a obrigação de países, escolas e de cada um de nós na promoção dos Direitos Humanos por meio da educação. 
O desafio, para um país complexo como o Brasil, é definir o que significa promover Educação em Direitos Humanos. E não precisamos ir muito longe para perceber que, no nosso caso, a prioridade é investir na educação básica. Afinal, é a partir dela que a pessoa adquire condições de exercer plenamente sua cidadania. Nenhuma pessoa pode exercer plenamente sua cidadania se não recebe educação básica, A educação básica não resolve todos os problemas, mas é imprescindível para que a pessoa possa exercer seus direitos civis, políticos, sociais, econômicos, etc. Este é o desafio prioritário do Brasil, pois o analfabetismo é um problema crônico e dramático. Muitos governos implantaram políticas de redução dos índices de analfabetismo no decorrer da história e, mesmo assim, não conseguiram atingir padrões compatíveis com o nível de desenvolvimento que o país procura. Outro desafio também é desconstruir a visão do senso comum sobre os Direitos Humanos (visão de que a defesa dos Direitos Humanos só serve para proteger bandidos) Construir ambientes educativos que respeitem e promovam Direitos Humanos é fundamental para vencermos esses e outros grandes desafios.
Trazer projetos específicos entre educadores, alunos e comunidade é essencial para se fazer a desconstrução de tantos preconceitos, descriminação e racismo vivenciados por tantas pessoas hoje, professores precisam ter educação continuada para promover a educação e saber abordar os Direitos Humanos em sala de aulas. A cidadania se começa a partir dos direitos que todos os cidadãos têm garantidos na constituição de 1988, mas poucos sabem como alcançar seus direitos pois lhes faltam esclarecimentos.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes