Buscar

Atividade complementa 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Serviço social
Atividade complementar
Curso – Direitos Humanos: uma declaração universal.
Curso realizado na instituição ENAP (Escola Nacional de Administração Publica), dividido em cinco módulos:
Modulo 1- Fundamentos dos direitos humanos.
Modulo 2- Direitos civis.
Modulo 3- Os direitos políticos e declaração universal dos direitos humanos.
Modulo 4- Direitos econômicos, sociais e culturais.
Modulo 6- Direitos humanos de solidariedade.
Modulo 6- O exercício dos direitos humanos.
 A Segunda Guerra Mundial foi um fato histórico ocorrido no início do século XX, especificamente entre os anos de 1939 e 1945, deixou milhões de mortos e foi determinante para a construção da ideia de Direitos Humanos que temos atualmente.
 O fim da Guerra também marcou a criação da Organização das Nações Unidas, pensada com a finalidade de buscar a paz mundial. As dificuldades eram muitas, a começar pelo surgimento de duas superpotências nucleares que dividiram o mundo em dois lados liderados por Estados Unidos e União Soviética que, no contexto após a Segunda Guerra Mundial, acabou por rachar a Europa ao meio, ficando a parte ocidental sob influência dos Estados Unidos, com orientação capitalista, e a parte Leste sob influência da União Soviética, sob orientação comunista.
 Somente após a Segunda Guerra Mundial, marcada pelo extermínio massivo de milhões de pessoas nos campos de concentração nazistas e com a explosão de duas bombas atômicas nas cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki pelos Estados Unidos, com o extermínio da população local, os países se uniram para impedir que massacres decorrentes de guerras acontecessem novamente, com o compromisso político, por meio da Declaração Universal de Direitos Humanos, de proteger os direitos de todas as pessoas, independente de raça, etnia, sexo ou crença religiosa. Em dezembro de 1948, a Assembleia Geral das Nações Unidas adotou a Declaração Universal dos Direitos Humanos (com a sigla DUDH), sendo a primeira vez na história que um compromisso global entre países foi firmado, com uma proposta de direitos semelhantes para todos os seres humanos. Em seus 30 artigos, a Declaração Universal descreve os direitos humanos e as liberdades fundamentais de todos os seres humanos. O princípio da universalidade, que deve ser entendido como direitos para todos e todas, é visto logo em seu preâmbulo. A Declaração Universal dos Direitos Humanos traz, em seus primeiros artigos, um conjunto de direitos que podemos classificar como:
 
OPINIÃO:
De fato existem diversas políticas públicas executadas pelo Estado que protegem os Direitos Humanos, ou seja, que se relacionam diretamente com a proteção do direito à vida e da integridade física das pessoas. Mas muitas dessas politicas precisar ser revistas a exemplo: o enfretamento ao trabalho escravo, onde ainda hoje encontramos muitos trabalhadores e ate crianças em situações de trabalho escravo, no Nordeste Brasileiro (cidades de Pé de Serra – Pernambuco e Amarelão – Rio Grande do Norte) ha diversas pessoas trabalhando como castanheiros, com rotinas pesadas, sem estrutura alguma para a realização do trabalho, mal remuneradas, pessoas que perdem os sonhos, crianças que deixam os estudos e tornam-se adultos analfabetos. E por serem pobres e não terem dinheiro ou condições mínimas para sua sobrevivência recebem a castanha crua do explorador (atravessador) sem pagar nada, mas com a condição de terem que vender de volta ao mesmo atravessador pelo preço que ele achar justo, Configurando assim o trabalho escravo. E o poder público por sua vez, não traz uma politica publica eficiente e eficaz voltada para essa problemática que fere e vai de encontro aos Direitos Humanos.
 Outro exemplo é a politica para a população em situações de rua, que possui em comum a pobreza extrema, os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados e a inexistência de moradia convencional regular, e que utiliza os logradouros públicos e as áreas degradadas como espaço de moradia e de sustento, de formas temporárias ou permanentes, bem como as unidades de acolhimento para pernoite temporário ou como moradia provisória mais é insuficiente pra a quantidade de moradores de rua existentes, pois com o aumento do desemprego e os crescentes números de usuários de drogas essa população tem aumentado a cada dia e como sempre o governo faz de conta que nada acontece, e cidadãos e famílias inteiras muitas vezes acabam nessa situação, convivendo com a violência diária em diversas formas, como a violência física e psicológica, remoções arbitrárias ou recolhimento de pertences, negligência no atendimento e ausência de políticas públicas. Pois de fato temos direitos garantidos com o objetivo da igualdade e equidade, o respeito à dignidade da pessoa humana, o direito à convivência familiar e comunitária, a valorização e respeito à vida e à cidadania, o atendimento humanizado e universalizado, além do respeito às condições sociais e diferenças de origem, raça, idade, nacionalidade, gênero, orientação sexual e religiosa, com atenção especial às pessoas com deficiência. 
Com a proclamação da declaração universal dos Direitos humanos das Nações Unidas com certeza houve grandes e significativas mudanças na vida da população em geral, começamos então a ser tratados como seres humanos, conquistando direito como parte de um todo indivisível. Mas precisamos buscar que de fato muitos desses direitos sejam cumpridos com efetividade, pois é dever do poder púbico providenciar os meios e instrumentos para se concretizar esses Direitos Humanos, tais como as politicas publicas. Assim, para assegurá-los e promovê-los, estão instituídas pela própria Constituição Federal essa não é, portanto, uma preferência política do gestor, mas uma obrigação do Estado e um direito da população.

Outros materiais