liderança
7 pág.

liderança


Disciplina<strong>liderança</strong>1 materiais28 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Pergunta 1 
	 
	
	
	Observe a imagem a seguir.
No ambiente organizacional, a língua inglesa está constantemente relacionada ao meio, e muitos termos utilizados nos negócios são trabalhados sem uma tradução. Exemplo disso é a palavra gap, usada na área de produção para definir redução na produtividade ou mesmo uma parada no processo. A tradução de gap é gargalo, que define muito bem o conceito, no entanto, não se utiliza a palavra traduzida, mas sim em inglês. Inclusive para se encontrar bibliografias sobre determinados assuntos é importante conhecer as expressões em inglês, pois a quantidade de material encontrado é muito maior.
De acordo com o texto-base da disciplina, temos outras palavras em inglês que são muito utilizadas nas organizações:
 
1. Controller
2. Empowerment
3. Feedback
 
Associe cada palavra em inglês a sua respectiva definição.
 
(  ) Retorno sobre o desempenho individual ou da equipe que busca maximizar a eficácia organizacional. 
(  ) Responsável pela definição das ações à avaliação dos resultados para garantir o desempenho organizacional.
(  ) Caracterizado por meio de uma divisão de autoridade como forma de obter o comprometimento e motivação dos indivíduos.
 
A seguir, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	e. 
3, 1, 2.
	
	
	
Pergunta 2 
	 
	
	
	Considere o excerto a seguir:
\u201cEm resumo, os objetivos fundamentais da avaliação do desempenho podem ser apresentados em três facetas:
1) Permitir condições de medição do potencial humano no sentido de determinar sua plena aplicação.
2) Permitir o tratamento dos recursos humanos como importante vantagem competitiva da organização e cuja produtividade pode ser desenvolvida, dependendo obviamente da forma de administração.
3) Fornecer oportunidades de crescimento e condições de efetiva participação a todos os membros da organização tendo em vista, de um lado, os objetivos organizacionais e, de outro, os objetivos individuais de cada pessoa\u201d. 
CHIAVENATO, I. Desempenho Humano nas Empresas: como desenhar cargos e avaliar o desempenho para alcançar resultados. 7. ed. Barueri, SP: Manole, 2016. p. 117.
 
Conforme Chiavenato (2016), a avaliação de desempenho tem três objetivos principais, que são a possibilidade de mensurar o potencial individual, tratar o indivíduo de forma a se tornar uma vantagem competitiva para a empresa e permitir a participação de todos nos objetivos organizacionais e individuais. De acordo com o texto-base da disciplina, considerando a gestão do desempenho organizacional para o atingimento dos objetivos acima listados, analise as afirmativas a seguir.
 
I. O gerenciamento do desempenho em uma organização exclui a relação com remuneração, pois trata especificamente com a produtividade dos indivíduos.
II. Todo sistema de gestão utilizado pela empresa tem como propósito criar condições para a tomada de decisão.    
III. A medição alcançada por um sistema de desempenho permite ações em tempo real, sejam pequenos ajustes ou grandes mudanças.
IV. A avaliação de desempenho considera o relacionamento informal entre líderes e liderados, buscando-se um consenso de informações.
V. As métricas elencadas devem ser organizadas em conjunto e de maneira estratégica por meio de um sistema de indicadores de desempenho.
 
São definidas como características da gestão do desempenho organizacional apenas o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	e. 
II, III e V.
	
	
	
Pergunta 3 
	 
	
	
	Leia atentamente o trecho a seguir:
\u201cSaber ouvir é uma capacidade que poucos têm e é importantíssima para uma boa comunicação. Conheça o que está errado e o que fazer para contornar essa situação. Emissor, receptor e código são os elementos mais básicos para uma exposição oral, mas nunca podemos nos esquecer da importância do feedback, que é a recepção e a resposta à mensagem transmitida. Para tal, a principal habilidade a ser desenvolvida é saber ouvir. Aprenda técnicas para ser um bom ouvinte\u201d. 
VASQUES, E. F. Técnicas de Negociação e Apresentação. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2014. p. 3.
 
Conforme o autor, não é fácil dar um feedback a alguém e muito menos recebê-lo, portanto, é importante criar condições ou técnicas que auxiliem esse processo. No texto-base da disciplina, são informadas algumas técnicas de feedback que são utilizadas no meio organizacional. Uma delas é denominada feedback sanduíche, que apresenta três etapas para a realização do processo, de forma a criar condições de ser bem recebido pelo indivíduo avaliado. Considerando essas informações e nossos estudos, analise as afirmativas a seguir e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.
 
I. (  ) O primeiro passo do feedback sanduíche é juntar informações que precisam ser melhoradas no indivíduo.
II. (  ) O segundo momento do processo consiste em informar os aspectos positivos do liderado.
III. (  ) A terceira etapa do feedback sanduíche é finalizar a conversa enfatizando de que forma o liderado contribui com a organização.
IV. (  ) O propósito do feedback sanduíche é garantir que as informações e a ações corretivas sejam recebidas positivamente pelo indivíduo.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	b. 
F, F, V, V.
	
	
	
Pergunta 4 
	 
	
	
	Analise o excerto a seguir.
 
\u201cA intenção estratégica não apenas pinta uma visão do futuro, como também sinaliza o desejo de vencer e reconhece que estratégias de sucesso são construídas tanto em torno do que pode ser quanto do que realmente é. Ela foca a organização em alvos competitivos mais importantes e define metas sobre quais competências desenvolver, que tipos de recursos explorar e em que segmentos se concentrar. Em vez de se preocupar com o grau de adequação entre os recursos e oportunidades atuais, ela altera o foco para como preencher o gap existente de competência\u201d.
KLUYVER, C. A; PEARCE II, J. A. Estratégia: uma visão executiva. 2. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. p. 11.
 
Conforme os autores, reconhecer os nichos de mercado e as falhas nele existentes pode ser uma alternativa de alavancagem e sucesso de uma organização. É imprescindível basear-se em estratégias de negócio que auxiliem os líderes para a realização das atividades envolvidas. De acordo com o texto-base, a ferramenta estratégia competitiva é composta por três estratégias competitivas genéricas, que garantem desempenho superior das organizações. Sendo assim, analise as afirmativas a seguir e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.
 
I. (  ) Optar por uma das três estratégias competitivas garante que a organização se mantenha no mercado por mais tempo.
II. (  ) Na estratégia de diferenciação,  oferecer aos clientes um produto exclusivo seria uma forma de se diferenciar da concorrência.
III. (  ) Na estratégia de custo,  agregar valor ao produto atende as características desse tipo de estratégia. .
IV. (  ) A estratégia de enfoque contempla as estratégias de custo e diferenciação.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	c. 
F, V, F, V.
	
	
	
Pergunta 5 
	 
	
	
	Leia atentamente o fragmento a seguir.
 
\u201cAtualmente, grande parte das organizações internacionais de financiamento e de cooperação para o desenvolvimento adota obrigatoriamente a Metodologia do Marco Lógico. No Brasil, a MML vem sendo utilizada de forma constante, por exemplo, pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e por todas as organizações públicas que postulam financiamento/apoio junto às principais instituições internacionais como a Organização das Nações Unidas (ONU), a União Europeia (EU), o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)\u201d.
PEREIRA, E. C.; CONCEIÇÃO, R. J.; CABALLERO NUNEZ, B. E. A Metodologia do Marco Lógico e a