Buscar

Resenha Além da sala de aula

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Filme: Além da sala de aula 
Estados Unidos.
Duração: 95 minutos 
Ano de lançamento: 2011 (EUA) 
Direção: Jeff Bleckner
Baseado em fatos, o filme narra a trajetória e os desafios enfrentados por uma professora recém-formada em uma escola temporária para sem-tetos nos
O filme é baseado em fatos reais, dirigido por Jeff Bleckener, com gênero Drama, foi lançado no dia 24 de abril de 2011 com 95 minutos de duração, foi lançado nos Estados Unidos da América com o título Beyond the Blackboard. O filme acontece em meadosnde 1987 na cidade de Salt Lake City e conta a história de uma aluna adolescente muito inteligente chamada Stacey Bess (Emily VanCamp) que sempre desejara tornar-se professora e, desde os tempos de escola, batalhara muito para isso. No entanto, aos 16 anos, acaba engravidando e adiando o tão esperado sonho.
Recém-formada, com o apoio do marido e dos dois filhos, vai a procura do seu primeiro emprego. É encaminhada como professora substituta em um projeto experimental. 
Ao contrário de tudo o que pensara, a escola para qual fora encarregada de trabalhar era um prédio que há muito se transformara em um abrigo para pessoas sem lar. A sala de aula se encontrava inteiramente deteriorada; não havia material escolar nem verbas nem diretor; os pais das crianças não demonstravam o menor interesse pela educação dos filhos; e, para piorar, seus alunos eram rebeldes e desrespeitosos.
A recém-formada professora se depara com uma realidade totalmente diferente do contexto social em que vive e precisa vencer seus próprios preconceitos para enfrentar a dura realidade de uma escola desigual. Questiona-se sobre importância dos 6 anos de sua formação e não poder transmitir o que sabe de uma forma adequada e digna. 
Assim, por muitos dias Stacey se sentiu desapontada e sem o menor estímulo para continuar com a árdua função de ensinar as crianças que se propôs a educar. No entanto, para não decepcionar os filhos, ela decide encarar a situação de frente e sair à procura de verbas. Mas só encontra resistência por parte de pessoas influentes, porém, com dedicação além do normal ela passa a conhecer a realidade de cada aluno, seus desejos, medos, sonhos iniciando então  um elo de cumplicidade entre que forma, professora e alunos se juntam em função de um único desejo a educação.
Com muito esforço Stacey vai em busca de melhorias para a escola, porém várias vezes volta sem retorno. Em alguns momentos acaba comprado com seu próprio salário materiais didáticos e lanche para que as crianças pudessem estudar melhor sem estar com fome.
Porém a luta para conseguir um ambiente adequado vai se reforçando a cada não que recebe, em uma conversa franca com Dr. Warren, diretor de pessoal, o mesmo confessa não conhecer a realidade da escola, mas acaba se comovendo com a fala de Stacey referente aos alunos e decide ajudar com a construção de uma nova escola e mantimentos para um melhor desenvolvimento da aprendizagem dos alunos.
Com muito esforço e dedicação, a professora conseguiu envolver os pais de seus alunos. Apesar de vários deles não terem uma perspectiva de sonhar mais, estudar ou até mesmo trabalhar, Stacey os envolvia em reuniões onde trocavam ideias e tornava esses pais como facilitadores no processo educacional de seus filhos. 
O trabalho de Stacey foi reconhecido e ela pode compartilhar sua experiência com muitas outras pessoas através de palestras em vários lugares sobre o seu trabalho como uma jovem educadora. 
Conclusão pessoal: 
À primeira vista, parece mais um filme comum, que não traz muitas novidades. Porém, é desta maneira, que ele consegue prender a atenção do inicio ao fim e emocionar de diversas formas, pois o enredo do filme é uma realidade que muitas escolas enfrentam decorrente da desvalorização dos governantes em relação à educação.
Outro problema enfrentado pelos docentes que ingressam em uma instituição, é que não são vistos como pessoas que podem fazer a diferença, diretores e professores mais antigos desprezam o apoio dele. Existem as exceções onde escolas os acolhem e apoiam esses docentes em novos projetos, mas a realidade que vemos hoje em dia é que essas são uma pequena minoria. 
Este filme desperta uma vontade de fazer a diferença em sala de aula, de não ser mais um professor frustrado que aceita tudo que é imposto.

Outros materiais