Buscar

Resenha do Filme Quando tudo começa com capa atualizado

Prévia do material em texto

Resenha do Filme: “Quando tudo começa ”
Luciana Gatti Amaral 
RA 1621640
Arujá – 2017
Filme: Quando tudo começa
Título Original: Ça Commence Aujourd’hui
Duração: 117 minutos 
Ano de lançamento: 1999 (França) 
Estúdio: Les Filmes Alain Sarde / Little Bear / TFI Films
Direção: Bertrand Tavernier
Produção: Frederic Bourboulon, Alain Sarde
Gênero: Drama 
 O filme francês “Quando tudo começa” retrata a vida de um diretor de escola. 
Um professor de uma escola pública se envolve com as situações vividas 
pelas famílias das crianças das crianças que frequentam sua escola. 
 
Por se tratar de uma escola pública, assim como muitas existentes em nossa sociedade, nos mostra uma triste realidade das camadas mais pobres da nossa população. O filme fala sobre as crianças da educação Infantil de uma cidade pequena que enfrenta um grande número de desempregados devido ao fechamento das minas de carvão da cidade.
O diretor da escola, que também é professor se depara com a injustiça e miséria enfrentado pela população que frequenta sua escola. 
O governo não dá a assistência necessária à essa parte da população.
O professor/diretor é um profissional bastante dedicado e comprometido com a educação e tenta de todas as formas manter a escola aberta.
Conhecendo a triste realidade dos alunos e de suas famílias, o diretor comada uma campanha contra o governo local, reivindicando condições mínimas de vida e dignidade para a população de sua cidade.
Além de se deparar com as dificuldades pessoais e familiares de seus alunos, o professor passa a enfrentar enormes dificuldades burocráticas e represálias por parte do governo, o que acaba interferindo em sua relação com seus próprios familiares. 
Embora o filme nos trazer a história em uma escola pública na França é impossível não relacionarmos com as dificuldades que muitas de nossas escolas enfrentam. 
Problemas familiares e o grande número de desemprego fazem com que muitas de nossas crianças, muitas vezes apoiadas pelas suas famílias abandonem a educação. 
Fica muito claro que a política afeta diretamente nossos estudantes. Crianças que frequentam escolas públicas em nossa sociedade, muitas vezes se deparam com a falta e professore, falta de merenda escolar, entre outros problemas. 
Escolas, diretores e professores precisam estar sempre atentos à do acolhimento dos alunos na escola, e transformá-las em um local de valorização e de construção do conhecimento. Um lugar que permita a auto expressão dos alunos e transformá-los em pessoas críticas. Pois, só através da capacidade de pensar é que as pessoas podem reivindicar dos políticos por elas eleito que seus direitos sejam respeitados.
 
Nós como futuros educadores temos a obrigação de trabalhar para amenizar os efeitos político em nossa sociedade e ajudar nossos alunos a construir uma identidade saudável e capaz de mudar nossa sociedade, para tornarem-se adultos felizes e realizados. 
Bibliografia: 
https://cfilmesonline.com/assistir-quando-tudo-comeca-32125

Outros materiais