Buscar

APOL EDUCAÇÃO FÍSICA E POPULAÇÕES ESPECIAIS NOTA 100.docx

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - A Educação Física e Populações Especiais
Leia a seguinte afirmativa: 
"Sabe-se que o exercício aeróbico é considerado um fator efetivo para manter e melhorar a atividade cardíaca, promover adaptações fisiológicas favoráveis no metabolismo e proporcionar melhor qualidade de vida ao indivíduo". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARQUES, João Gabriel Paes Gall et.al. Exercício aeróbico como ferramenta não farmacológica na prevenção e/ou tratamento de pacientes com Síndrome Metabólica. Revista Científica FUNVIC – Fundação Universitária Vida Cristã, v. 3, n. 1, p. 22-31, 2018. p. 23. 
Considerando o dado fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação Física e populações especiais sobre atividade física, exercício físico, aptidão física e saúde, é correto afirmar que a via aeróbia:
	
	A
	Não utiliza o oxigênio como fonte para a produção de ATP (Adenosida Trifosfato).
	
	B
	É considerada uma via glicolítica com liberação de ácido lático.
	
	C
	Utiliza a hidrólise de creatina-fosfato.
	
	D
	Utiliza o gás carbônico como fonte para a produção do ATP (Adenosida Trifosfato).
	
	E
	Utiliza o oxigênio como fonte para a produção do ATP (Adenosida Trifosfato).
Questão 2/5 - A Educação Física e Populações Especiais
Leia a seguinte afirmativa: 
"Estudos revelam que as crianças e adolescentes estão apresentando baixos níveis de aptidão física [...]. Atualmente, os níveis satisfatórios de aptidão física estão relacionados à saúde e podem favorecer a prevenção, manutenção e melhoria da capacidade funcional, reduzir a probabilidade do desenvolvimento de inúmeras disfunções de caráter crônico-degenerativas, tais como obesidade". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CORDEL, Patrícia Taís et.al. Comparação da aptidão física relacionada à saúde e à prática esportiva entre meninos e meninas. Saúde, Santa Maria, v. 44, n. 1, p. 1-8, jan./abr. 2018. p. 2. 
Considerando o dado fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação Física e populações especiais sobre atividade física, exercício físico, aptidão física e saúde, é correto afirmar que são componentes da aptidão física relacionados à saúde:
	
	A
	 Os jogos; a aptidão cardiorrespiratória; a flexibilidade e a composição corporal.
	
	B
	O exercício físico; a aptidão cardiorrespiratória; a flexibilidade e as brincadeiras.
	
	C
	A resistência muscular; a aptidão cardiorrespiratória; a flexibilidade e a composição corporal.
	
	D
	A resistência muscular; a aptidão cardiorrespiratória; os exercícios pirométricos e anaeróbios.
	
	E
	Os exercícios posturais; os exercícios aeróbios e anaeróbios e a flexibilidade.
Questão 3/5 - A Educação Física e Populações Especiais
Leia a seguinte afirmativa: 
"Para muitos estudiosos em aptidão, a resistência cardiorrespiratória é o componente mais importante da aptidão relacionada à saúde. Pois, para muitas pessoas, estar ‘em forma’ significa ter boa capacidade de resistência cardiorrespiratória, adquiridas por através de corrida, ciclismo, natação, durante tempos longos de exercícios". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SCHNEIDER, I. L. M. et al. Aptidão física relacionada à saúde (resistência aeróbica) em escolares do gênero masculino do município de Concórdia, SC. Revista Digital, Buenos Aires, n. 198, ano 19, 2014. <http://www.efdeportes.com/efd198/aptidao-fisica-saude-em-escolares.htm>. Acesso em 13 nov. 2018. 
Considerando o dado fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação Física e populações especiais sobre atividade física, exercício físico, aptidão física e saúde, assinale a alternativa que apresenta a definição correta de aptidão cardiorrespiratória:
 
	
	A
	É definida como a possibilidade de resistir a atividades que demandam contração muscular excêntrica.
	
	B
	É definida como a capacidade de se resistir a atividades que demandam esforço com o trabalho de grande amplitude de movimento, mantendo o ritmo constante.
	
	C
	É a capacidade de resistir a atividades que demandam contração muscular concêntrica.
	
	D
	É a capacidade de resistir a atividades que demandem esforço anaeróbio, mantendo o ritmo constante.
	
	E
	É a capacidade de resistir a atividades que demandem esforço físico, com o trabalho de vários grupos musculares, mantendo o ritmo constante.
Questão 4/5 - A Educação Física e Populações Especiais
Leia a seguinte passagem de texto: 
"Hoje o senso comum aceita e propaga a ideia de que exercício físico faz bem à saúde. De fato, a prática regular e bem orientada de exercícios físicos traz inúmeros benefícios. Com base nisso, surgiram propostas voltadas para a educação física escolar com o objetivo de popularizar a prática do exercício físico e, desse modo, contribuir para a melhoria da saúde e da qualidade de vida da população". 
 Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERREIRA, Marcos Santos. Aptidão física e saúde na educação física escolar: Ampliando o enfoque. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 22, n. 2, p. 41-54, jan. 2001. p. 42.
Considerando o dado fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação Física e populações especiais sobre o índice de massa corporal (IMC), é correto afirmar que:
	
	A
	O cálculo do IMC é o mesmo para todas as idades, exceto para indivíduos com menos de 2 anos, para os quais a referência utilizada é a relação da circunferência da cabeça com o comprimento dos membros inferiores.
	
	B
	Existem valores específicos para o cálculo do IMC, considerando-se a idade (anos) mais valor da massa corporal (gramas), multiplicados pela altura ao quadrado (centímetros).
	
	C
	Existem valores específicos utilizados para identificar, em meninos e meninas, situações de obesidade, de sobrepeso, de risco de sobrepeso, do IMC adequado para a idade, de magreza ou de magreza acentuada para indivíduos de 0 a 2 anos, de 2 a 5 anos, de 5 a 10 anos e de 10 a 19 anos.
	
	D
	Existem valores específicos utilizados para identificar a situação de obesidade, sobrepeso, risco de sobrepeso, magreza ou magreza acentuada para indivíduos de 0 a 5 anos. Para as demais idades, o IMC segue o mesmo padrão.
	
	E
	O IMC é avaliado tendo em vista a intensidade, a duração e o número de vezes que os exercícios são praticados por semana, e, ao se levar em consideração esses valores, o cálculo do IMC é o mesmo para todas as idades.
Questão 5/5 - A Educação Física e Populações Especiais
Atente para a seguinte citação: 
“A maior e mais frequente fonte de força gerada dentro do corpo humano é pela contração dos músculos. Forças passivas adicionais ocorrem pela tensão das fáscias, ligamentos e estruturas não contráteis dos músculos [...]. Nas contrações concêntricas a origem e a inserção se aproximam, produzindo a aceleração de segmentos do corpo, ou seja, acelera o movimento”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PORTAL Educação. Os tipos de contração muscular. <https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao-fisica/os-tipos-de-contracao-muscular/27933>. Acesso em 13 nov. 2018 
Tendo em vista a citação acima e os conteúdos do livro-base Educação Física e populações especiais sobre exercício para flexores de cotovelo, é correto afirmar que, quando da prática desse tipo de atividade física, o momento em que acontece uma contração concêntrica é quando a pessoa:
	
	A
	Fizer a extensão de cotovelo.
	
	B
	Fizer a rotação do cotovelo.
	
	C
	Flexionar o cotovelo.
	
	D
	Fizer a abdução de ombro.
	
	E
	Fizer a extensão de ombro.

Outros materiais