TCC ADMINISTRAÇÃO
18 pág.

TCC ADMINISTRAÇÃO


DisciplinaTcc em Administração424 materiais5.572 seguidores
Pré-visualização5 páginas
A IMPORTÂNCIA DO AMBIENTE DE INOVAÇÃO NUMA EMPRESA
José Welliton Morais 
Claudia Marcia Pereira Loureiro 
RESUMO
Nos dias atuais o mercado consumidor tem sido marcado por intensas transformações em função de demandas por novos serviços, além da revolução tecnológica que a sociedade vem experimentando, culminando na necessidade de eficiência de produtos e serviços para uso das pessoas. Alicerçado nestes nortes, o objetivo do presente artigo é refletir a importância da inovação nas empresas enquanto vantagem competitiva que as façam perpetuar-se no mercado. A metodologia utilizada foi a bibliográfica, em consulta a obras diversas. Conclui-se o trabalho com a concepção de que as empresas precisam investir em gerência de inovação alicerçada em sinais que as façam conceber as demandas do mercado e suas ameaças, de forma a ter seus produtos e serviços satisfatórios ao público consumidor.
Palavras-chave: Competitivo. Inovação. Mercado. Produtos. 
Introdução
 
As organizações nos dias atuais têm buscado maneiras de garantir sua competitividade no mercado e para isso, têm lançado mão de estratégias que a mantenham em crescimento num ambiente dinâmico, marcado pela globalização e pela fluidez com que as informações trafegam em todo o mundo. Neste prisma, concebe-se que sua competitividade estará em função de sua capacidade de adequação às transformações porque passa o ambiente ao qual estar inserida. 
Além dos fatores elucidados, o cenário financeiro mundial tem sido marcado por incertezas que desafiam as empresas a buscarem diferenciais que as façam competitivas, na luta de superar seus adversários no que se refere a concorrência por clientes. Assim, elas são levadas a redefinição de objetivos, planejamento de caminhos a serem trilhados, bem como serem ágeis para adaptação as mudanças iminentes que o cenário turbulento as fazem tomar. 
Em função do exposto, é comum que empresas diversas busquem ferramentas e técnicas que sejam potencializadoras de seus aspectos gerenciais, a fim de vislumbrar vantagens competitivas associadas a diversificação de negócios e sobretudo, no processo da inovação de seus produtos e serviços. As transformações mencionadas têm culminado em reflexos nos ambientes na forma de novos modelos de gestão, ao novo perfil que o consumidor tem apresentado e, principalmente, a forma de relacionamento com os clientes.
O que se pode inferir, é que a empresa incorpora vantagens competitivas, quando conseguem ser resolutas no mercado, agindo com eficiência e rapidez de acordo com os estímulos orquestrados pelo ambiente em que se inserem, bem como na apresentação de produtos e serviços inovadores, que atendam as expectativas e demandas dos clientes. 
Assim, o objetivo do presente artigo é refletir a importância da inovação nas empresas enquanto vantagem competitiva que as façam perpetuar-se no mercado. 
A metodologia utilizada foi bibliográfica, onde o pesquisador trilhou leituras diversas que tratassem do temam, como livros, artigos científicos, revistas, periódicos e outros.
Dentre os autores pesquisados, destacam-se Barbieri et al. (2004); Christensen (2003); Drucker (1997); Mitchell e Coles (2004); Rabechini Jr. e Correa (1996); Schumpeter (1998) e Terra (2009). 
Desenvolvimento
Nos dias atuais, o termo inovação organizacional traduz-se como sendo um tema de estudos e pesquisas acadêmicas e empresariais de maneira diretamente proporcional a elevação das estatísticas em crescimento e competividade no mercado e sua dependência com as inovações que surgem nas organizações. Por conta de tais motivos, torna-se crucial que se analise o contexto inovacional através de uma perspectiva de abrangência mais ampla.
A palavra inovação traz em sua gênese, a lembrança de significados diversos que a depender do contexto, pode-se vislumbrá-lo como que pouco detalhados e muitas vezes, específicos e por demais detalhados. Segundo o Dicionário Aurélio, inovação significa \u201cato ou efeito de inovar\u201d (FERREIRA, 1996, p. 949). Entretanto, esta palavra possui sua gênese no latim innovo, innovare que dentre outros significados, quer dizer tornar novo, renovar ou implementar alguma novidade de qualquer espécie, ou seja, esta palavra vem do termo innovatione, que significa renovado, tornado novo, afirma Barbieri et. al. (2004) e Machado (2004). Nesta perspectiva, inovação é concebido como algo novo, ou seja, um produto ou serviço, alguma coisa que cause surpresa ao consumidor, que atenda as suas expectativas, necessidades (CHRISTENSEN, 2003).
Segundo Schumpeter (1998) existe uma considerável diferença entre invenção e inovação, posto que a primeira remete ao significado diverso da inovação. A inovação pode ocorrer sem ter sua gênese na invenção, e esta, é a descoberta, a origem de novos processos e produtos, novas metodologias, novos bens de capital que são desenvolvidos pelo trabalho de engenheiros e cientistas. Neste ponto, o autor destaca que efetivamente:
Enquanto não forem levadas à prática as invenções são economicamente irrelevantes. E levar a efeito qualquer melhoramento é uma tarefa inteiramente diferente da sua invenção e uma tarefa, ademais, que requer tipos de aptidão inteiramente diferentes. Embora os empresários possam naturalmente ser inventores exatamente como podem ser capitalistas, não são inventores pela natureza de sua função, mas por coincidência e vice-versa. (SCHUMPETER, 1988, p. 62).
Para Drucker (1997) o ato de inovar requer, necessariamente uma invenção e o ato de comercializar, pois sem isso, não haveria sentido para esta persiga pelas empresas. O autor pondera assim, que a invenção é algo e a transformação deste algo e mais alguma coisa, algo de novo e aceitável pelos clientes é algo totalmente novo.
Barbiere (2004) corrobora com a ideia de Drucker (1997) e diz que a renovação vai mais abrangente, pois a invenção é \u201c[...] uma ideia elaborada ou uma concepção mental e algo que se apresenta na forma de planos, fórmulas, modelos, protótipos descrições e outros meios de registrar ideias\u201d (2004, p. 44). 
Para este autor, para que uma invenção seja considerada como um invento inovador, deve garantir um efetivo sucesso no mercado.
Para Gundling (2009) existe um paradigma acerca do impacto que a inovação orquestra numa empresa e no mercado. O autor pondera que a inovação pode ser traduzida como sendo um conjunto de ações que exprime resultados para a empresa ou organização diversa, seja como melhoria dos serviços prestados e/ou obtenção de lucro. 
Gundling (2009) diz também, que é preciso muitas vezes, levar os funcionários de uma organização a diferenciar inovação de criatividade, pelo fato de que indiscutivelmente, a inovação gera determinados impactos na organização, entretanto esta é muito além do que uma ideia criativa, porque é capaz de implementar transformações na instituição de forma perceptível a todos.
A inovação baseia-se no discernimento do que favorece a possibilidade de mudança das conjunturas para a inovação. É a proposta de mercancia ou correlação no meio social das criações, desempenhando o vínculo de situações divergentes, sendo elas; descobrimento, essa que independe do sentido e da função social com a eventualidade de adquirir respostas financeiras com criatividade. 
A ideia coloca-se como inovação. Esta vista e considerada como um suporte que auxilia no aprimoramento e na ampliação dessas ideias que se correlacionam com estratégia e inovação. Logo, para que venha a se lançar uma novidade no meio social é necessário que se realize inúmeros e incansáveis pesquisas para que se obtenha resultados satisfatórios de tudo que se pretenda lançar e consequentemente propagar. 
De acordo com o Manual de Oslo, publicado pela OCDE (2005, p. 55): \u201cuma inovação é a implementação de um produto (bem ou serviço) novo ou significativamente melhorado, ou um processo, ou um novo método de marketing, ou um novo método organizacional nas práticas de negócios, na organização do local de trabalho ou nas relações externas\u201d
Assim, Drucker (1997) diz
Suzy
Suzy fez um comentário
oi welliton preciso da sua ajuda para fazer o avaliando se puder curti e salvar meu material. agradeço desde ja. obrigada
0 aprovações
Suzy
Suzy fez um comentário
oi welliton eu estou na sua lista de contatos, se puder curti e salvar o meu material estou precisando muito da sua ajuda para fazer o meu avaliando. obrigada. o passei direto não esta pontuando corretamento o meu material que enviei..
0 aprovações
Suzy
Suzy fez um comentário
oi welliton eu estou na sua lista de contatos, se puder curti e salvar o meu material estou precisando muito da sua ajuda para fazer o meu avaliando. obrigada.
0 aprovações
Suzy
Suzy fez um comentário
oi welliton eu estou na sua lista de contatos, se puder curti e salvar o meu material estou precisando muito da sua ajuda para fazer o meu avaliando. obrigada
0 aprovações
Carregar mais